domingo, 8 de agosto de 2010

COMO NOSSOS PAIS (08/08)





Filho de peixe, peixinho é? Grandiosidade se herda também??
Não posso afirmar se isso sempre é verdade, só sei que no mundo musical brasileiro, diversos filhos seguiram as carreiras de seus pais. Uns se inspiraram livremente; outros pegaram gancho na fama, até por não terem entre si uma relação tão afetuosa assim, mas uma coisa é fato: o gene musical tá a solta e o EnTHulho hoje procura relembrar alguns casos de pais musicais famosos - filhos idem. Com ou sem talento (risos).
Que tal me ajudarem a complementar a lista?? É com vocês!
Uma observação: dedico o post a meu pai, Nelson Vieira, músico seresteiro e talentoso daqui de Alagoas. Feliz dia dos pais a todos!





1) DORIVAL CAYMMI

Podem chamá-lo de boa vida, daqueles que passam o dia inteiro deitado na rede esperando a inspiração chegar para poder compor, mas o fato é que Dorival foi um gênio da música brasileira. E ensinou muito de seu ofício a sua prole – Danilo, Dori e principalmente Nana Caymmi. É de dar gosto ver como a cantora tem uma verdadeira adoração pela memória do pai. Em show recente, constatei esse amor, pois ela lamentou profundamente o quanto os músicos de hoje menosprezam a obra de Dorival, sobretudo por suas composições não serem tão regravadas como as de outros. Isso é que é amor de filha....medalha de ouro pros baianos!

2) JAIR RODRIGUES

Jair Rodrigues surpreendeu positivamente plateias mundo afora com sua tão boa engajada parceria com Elis Regina. Do Samba à Bossa Nova, o sorrisão de Jair sempre lhe conferiu um grande carisma, que é evidenciado mais ainda pela bela maneira com que se relaciona com seus filhos, que seguiram o sucesso do pai. Jair Oliveira, que foi famoso integrante do Balão Mágico, hoje se tornou um talentoso compositor, depois de ter se dedicado mesmo aos estudos musicais fora do país. E Luciana Mello parece que herdou o gene da boa voz do pai, conseguindo também causar surpresa e emoção quando se apresenta. Família de orgulho, medalha de prata pr’ eles!

3) MARTINHO DA VILA

O sambista Martinho Da Vila afirma não ser um bom pai por sempre estar viajando na época do dia dos pais, frustrando a expectativa de seus oito filhos. Mart’nália, a mais famosa, diz que é caduquice dele e que sempre foi um bom pai sim, conferindo-lhes base mais em cima dos palcos do que com presença física. A cantora começou uma boa carreira com pé no samba, mas com uns dedinhos na MPB contemporânea. Medalha de bronze pro cara que já teve mulheres de todos os tipos, mas que é um ótimo pai :)

4) LUIZ GONZAGA

Um dos parentescos mais festejados do mundo da música, Gonzaguinha é, na verdade, filho adotado de Luiz Gonzaga. Foi criado por tios e padrinhos, e, de alguma forma herdou o talento do pai e se tornou tão conhecido e aclamado como o rei do Baião, tornando-se cantor e compositor respeitado e gravado por muita gente. É do Nordeste o quarto lugar!



5) WILSON SIMONAL

Wilson sempre chamou atenção por sua grande voz que se amoldava com facilidade ao fino da Bossa Nova, mas poderia percorrer tranquilamente por demais ritmos musicais. Teve outros grandes méritos, como ter sido o primeiro negro a e apresentar sozinho num programa de televisão no país (o show em...si...monal) e reinar na copa do mundo de 70 ao lado de Pelé e de seus amigos da seleção Canarinho. A partir daí desenvolveu uma carreira complicada por conta de suas relações com polícia, política e órgãos de informação, caindo no ostracismo em plena década de 80. Seus dois filhos famosos, Wilson Simoninha e Max de Castro passaram o pão que o diabo amassou sendo eternamente apontados como crias do homem maldito. Sempre o defendem, alegando que a história está, na verdade, incompleta e a partir da década de 2000 começaram paralelamente suas carreiras musicais. Esse gesto de amor com um pai que pôde não ter se situado sempre num caminho linear, merece ser apontado.


6) ALTEMAR DUTRA

Altemar Dutra, às do bolero brasileiro, foi sucesso em toda América Latina, iniciando seu trabalho na rádio. Seu filho, Altemar Filho, destaca-se, além da música, nos esportes, sendo campeão sul americano de kickboxing full contact. Apesar dos poucos discos gravados, sempre elogia e relembra as glórias de seu pai.



7) MORAIS MOREIRA

Morais pai dispensa apresentações. Mais de 40 discos gravados, integrante renomado do grupo “Novos Baianos” e conceituadíssimo no cenário musical. Morais filho começou como integrante de bandas de cantores como Caetano Veloso, Marisa Monte e Vanessa da Mata; ficou mais conhecido quando se casou com Ivete Sangalo e agora se dedica a uma tímida carreira solo.


8) JOÃO GILBERTO

João Gilberto, perdoem-me os fãs, pra mim sempre foi um porre. Daqueles que brigava com a plateia, que insistia em dizer que “vaia de bêbado não vale”. O que não desconfigura seu talento e relevância para a música popular brasileira. Um de seus muitos trunfos é a filha Bebel Gilberto, uma das que mais luta pra representar nossa música lá fora. Muitos não topam com o ar blasé da moça, mas verdade seja dita: ela sempre honrou a confiança depositada por seu pai. E muito bem!

9) HERIVELTO MARTINS

A história de Herivelto Martins e seu filho, Pery Ribeiro, foi contada na minissérie “Dalva & Herivelto”, no início do ano na Rede Globo. Herivelto casou-se com Dalva de Oliveira e iniciaram uma relação recheada de brigas e traições. Nesse cenário, Pery desde cedo começou a cantar profissionalmente e, apesar de tudo, nunca deixou de demonstrar o orgulho do ofício de seu pai.






10) GILBERTO GIL

No fim da parada, temos Gilberto Gil, ex ministro da cultura e músico como poucos nesse país. Sua filha, Preta Gil, por sua vez, consegue a façanha de não ser unanimidade. Sua carreira versátil não a situou num só ramo, e muitos torcem o nariz pra isso. Do pai, só herdou a fama e as facilidades adquiridas com ela, pois mais que talento, Preta chama mais atenção pela maneira sincera e despojada nas entrevistas e apresentações. E, claro, por sua exuberância, tão pouco a ver com a simplicidade do pai.


TH - Parabéns, papais!

15 comentários:

  1. Mais do q ninguém eu posso falar de problemas com meu pai, né TH? Adorei a matéria

    ResponderExcluir
  2. muito bom o post...gostei!

    http://vauneiguimaraes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, TH!!!
    E, realmente, a família do Jair Rodrigues é tudo de bom!!! Esbanjam simpatia!!
    Amo o Almanaque Brasil, apresentado pela Luciana!

    ResponderExcluir
  4. mto bom!! tal pai, tal filho mesmo!!
    http://www.naosentindo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Tá se superando a cada post, hein?
    Cadê a mídia que não te contrata pra falar de música, hein? =P
    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  6. MIGOOOOOOOOO esqueceu uma Elis Gerina e com Maria Rita e seu irmão que agora eu esqueci o nome... PODE N ESQUECER ELISSS beijos mil

    ResponderExcluir
  7. Ai migo, entra tb, Sandy e Junior do Chitãozinho, Vanessa Camargo, filha do ZEzé de camargo, Diogo Nogueira filho de João Nogueira... ai amigo tem maissss...kkkkk agora agora eu esqueci...rs

    ResponderExcluir
  8. Tudo bem é dia dos pais, porem Maria Rita é filha de Cesar Camargo Mariano...rs E seu irmão Pedro Mariano

    ResponderExcluir
  9. Ótimo post. Mostra o quanto pais cantores influenciam - e facilitam a entrada - dos filhos com talento em seu meio.

    A propósito, feliz dia dos pais (atrasado) para quem for aqui.

    ResponderExcluir
  10. Felipe: Realmente!
    Vaunei e Greg: muito obrigado pelos comments
    Fábio: Sim, as facilidades pelo parentesco contam bastante

    Grazi: que bom vc aqui :)
    Marquinhos: Pensei no Cesar tambem, mas a Elis era mais famosa do que ele
    MCI: o rapaz da foto com o filhinho é a sua cara! rs

    ResponderExcluir
  11. Eii otimo blog!...so melhora mais na matéria sobre o Rock.

    ResponderExcluir
  12. Hey! Não sabia que havia este espaço aqui dedicado a música, meu vício. Já estou seguindo!

    ResponderExcluir
  13. Belissima homenagem, foi perfeito a providencia Divina em relação à sua herança musical, lembrando os grandes seresteiros da sua família, como seu avô materno e seu pai, a genética jamais falharia nesse quesito com voce... Parabens pela suavidade e alegria do Post. beijinhos!

    ResponderExcluir
  14. Amei! Post super criativo em uma data óbvia. Parabéns TH, sempre arrasando!

    ResponderExcluir
  15. Sempre corro e recorro ao EnTHulho pra ficar bem informado sobre música e afins... Uma lista em data óbvia, como bem disse o Vitor, mas bem curiosa, pois alguns não fazem jus ao pai que têm, musicalmente falando, evidente... Como homenagem aos pais, um excelente post, pra variar, né Seu Thiago? Um abraço!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...