terça-feira, 10 de agosto de 2010

UMA ALELUIA DE BELÉM (10/08)

Feliz aniversário, Fafá!

Madame Rita Lee, no auge da segunda versão de sua "Arrombou a Festa", disparou: "no meio disso tudo a Fafá vem dar um jeito. Além de muita voz ela também tem muito peito!". Verdade. Fafá é dona de uma das vozes mais poderosas de nossa música popular brasileira e seus famosos seios fartos não chegaram a causar estranheza quando começou, em 1975, aparecendo como a voluptuosa cantora acima do peso que cantava descalça e tinha um vozeirão. Arrombando todas as festas!
Ela poderia também (como tantos outros) constar na lista que fiz dos artistas que tiveram um upgrade na carreira por causa da TV, pois foi graças a Gabriela, a novela, que a cantora se tornou conhecida Brasil afora com a bela interpretação para "Filho da Bahia". Consagraria, a partir de então, uma longa carreira de altos e baixos como qualquer outro artista, percorrendo por diversos ritmos - com direito a forró, sertanejo e até lambada - versatilidade sempre foi o forte dessa aleluia de Belém.
Minha preferidas, contudo, estavam no começo da trajetória da moça. Escutando Mp3 antigos, notei que, tal qual Simone, o problema da Fafá foi deixar a verve romântica em massa gritar mais alto na década de oitenta, perdendo a identidade de cantora mais refinada que tinha atraído até o mais temido crítico musical, José Ramos Tinhorão, na época do lançamento de seu primeiro disco. Mas, como tudo tem seu lado positivo, sua popularização lhe trouxe mais sucesso e fez com que atingisse até as periferias com sua voz firme e alta. Foi competente parceira inclusive de Michael Sullivan, sempre tido como o "embregador" da carreira dos artistas.
O único show de Fafá que contemplei foi em 2005, na inauguração do memorial Teotônio Vilela, aqui em Maceió. A cantora, sabe-se, é uma das maiores interpretes da música "Menestrel das Alagoas" de Milton Nascimento e Fernando Brant que foi composta para o falecido senador alagoano na década de 80. Quase que eu reproduzia a canção aqui, mas como estamos em tempos políticos e como Teotônio Vilela Filho é candidato a reeleição em nosso estado, não quero fazer panfletagem. Logo escolhi a sensível letra de Sueli Costa, renomada compositora que atinge em cheio corações mais aflitos e emotivoss, casando perfeitamente, com o inegável talento de Fafá.

Em pesquisa minha feita na net, não se decidem se seu aniversário é 09/08 ou 10/08. Na dúvida, parabéns pra moça de resPEITO!


*********************************

DENTRO DE MIM MORA UM ANJO
Sueli Costa e Cacaso
Fafá de Belém


Quem me vê assim cantando
Não sabe nada de mim
Dentro de mim mora um anjo
Que tem a boca pintada
Que tem as unhas pintadas
Que tem as asas pintadas
Que passa horas à fio
No espelho do toucador
Dentro de mim mora um anjo
Que me sufoca de amor
Dentro de mim mora um anjo
Montado sobre um cavalo
Que ele sangra de espora
Ele é meu lado de dentro
Eu sou seu lado de fora
Quem me vê assim cantando
Não sabe nada de mim
Dentro de mim mora um anjo
Que arrasta suas medalhas
E que batuca pandeiro
Que me prendeu em seus laços
Mas que é meu prisioneiro
Acho que é colombina
Acho que é bailarina
Acho que é brasileiro
Quem me vê assim cantando


TH - A melhor fase da cantora, mesmo.

11 comentários:

  1. Fafa é realmente um dos expoentes da nossa música, na minha memória sempre vem aquele cd que ela canta coisas de sua terra natal. Parabéns pela escolha acertada como sempre, acho útil o que tú fazes, trazer ao grande público músicas e artistas genuinamente brasileiros, precisamos de ter mais contato com aquilo que é nosso, patrimônio de todo brasileiro.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, só me lembrei da história em que um prefeito de determinada cidade do Centro-Oeste queria pagar pra pegar nos peitos dela... ai, ai...
    Mas é inegável os enormes apelo e talento que essa mulher possui.
    Parabéns pelo post, TH!

    ResponderExcluir
  3. Dentro de mim Mora um Anjo e Como nossos Pais são pérolas da MPB ... marcaram importantes momentos de minha vida ...

    obrigado por este momento de recuerdos ...

    ps: e quero conhecer o menino das Alagoa, e como quero ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  4. estou encantado com tua habilidade Jornalística e olha eu peco pois estou tão atarefado que me sobra tão pouco tempo para viajar entres os endereços dessa blogsfera eu que amo Mpb e me encanto com a voz poderosa e apaixonada da Fafá amei muito como escreves. Advogado, os jornais é que tem que te descobrir

    ResponderExcluir
  5. e olha teu rank me deixou meu tonto, é coisa boa, eu colocaria a Adriana acima, pois por mais que a Zélia tem uma força e uma gostasa maneira de encantar, eu considero a Adrianna lírica e sempre disposta a criar novas possibilidades de modo eficaz, não é atoa que ela musica poemas de maneira tão sutil e delicada, tornando tudo um encanto.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, queridos, pelos comentários.
    Talles, o ranking corresponde aos artistas que mais tiveram músicas aqui no blog desde o inicio, em 2005. Adriana vem por aí, pra abocanhar mais posições...em breve farei outra matéria com a moça :)
    Abração

    ResponderExcluir
  7. Adoro intérpretes femininas e a Fafá de Belém é, sem dúvida, um expoente. Meu lado passional, sempre que penso nela, me remete a uma das mais exageradas canções do seu repertório: "Abandonada" (do Michael Sullivan e Paulo Sérgio Valle), minha preferida. Extremo oposto, gosto também da melancólica versão de "A medida da paixão", do Lenine e Dudu Falcão, outra interpretação excelente. Parabéns pelo texto.
    Já estou seguindo o blog e agradeço o comentário carinhoso no InterTextual. Amanhã, à propósito, postarei um novo poema que fala sobre a música e as mulheres. Não deixe de ler.
    Antes de encerrar, uma última observação: gostei de ver a Marina Lima tão bem posicionada aqui no teu ranking, ela é minha cantora favorita.
    Em resumo: você me ganhou, tô me sentindo em casa aqui.
    Abraço do novo amigo,
    Marcio.

    ResponderExcluir
  8. Belissima canção na voz emocional de Fafa!

    abraço

    ResponderExcluir
  9. Cada vez que venho aqui, me surpreendo. Teu blog está cada vez ,melhor. Tem um selinho "procê" lá no meu, passa lá e pega, tá? Abço.

    ResponderExcluir
  10. Adorava a Fafá no início da carreira, até 83, quando ela foi para a Somlivre e transformou seu repertório, como a maioria das cantoras.
    Ela parecia mais autêntica mesmo quando cantava clássicos da música gaúcha em seus primeiros discos.
    Depois, acabou rendendo-se a Lambadas, fados e outras loucuras que nao tinham nada a ver com ela. Prefiro a Fafá de "Ontem ao Luar", "Moça do mar", "Tentação", "Que me Venha Esse Homem", e "Bilhete".

    ResponderExcluir
  11. A Fafá do início de carreira realmente é ótima,ainda bem que tem pessoas como você que sabe disso.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...