segunda-feira, 11 de outubro de 2010

MEMÓRIA MUSICAL INFANTIL: ESPECIAL DIA DAS CRIANÇAS!




Domingo desses, batendo um papo despretensioso com meu pai, veio a constatação: “mas antes tinha tanta música boa pra criança, né, pai?” Ao invés de responder, ele começou a dedilhar “Aquarela” no violão, que era apenas a primeira de uma série de clássicos da nossa MPB que reinou o repertório daquela tarde em sua casa...
No dia das crianças, os leitores do EnTHulho Musical merecem reavivar as melhores memórias musicais infantis. Para isso, compartilho uma seleta lista de vários hits de nossa música aos pequenos!
A Música popular brasileira por vezes banca a “educativa” e entretém a criançada (e muitos adultos) com grandes obras privilegiadas. Quem não se lembra da “Arca de Noé (1 e 2)”, obras prima de Vinícius de Morais? Ou, para se fazer mais recente, da sequência de “Partimpins”, novidade expressa pela multitalentosa Adriana Calcanhotto? Ela tem mesmo capacidade de externar nossa alma, e muitas vezes conseguiu alcançar os mais puros coraçõezinhos infantis!
Como todas as listas do blog, esta é meramente exemplificativa e, claro, acabei deixando muita coisa de fora. Vale a pena conferir – cada canção eleita tem um lugarzinho especial cativo no meu coração. Soltemos as crianças que existem em nós e vamos nos divertir!

“Hoje eu vou brincar de ser criança e nessa dança, quero encontrar você. Distraído, querido. Perdido em muitos sorrisos, sem nenhuma razão de ser ” Zélia Duncan

1) PIRUETAS (Chico Buarque & Os Trapalhões)



Vamos começar com nosso artista do mês. Chico, na década de 70, criou, junto a Sérgio Bardotti e Luiz Enriquez Bacalov uma peça teatral que adaptava o conto ‘Os músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm, intitulada “Os Saltimbancos”. Em 1981, Os Trapalhões, no auge de sua inserção no cinema, lançaram seu filme mais bem sucedido, “Os Saltimbancos Trapalhões’, baseado na peça. Da rica trilha sonora, eu escolho a grande “Piruetas”, que mantém viva toda atmosfera circense que toda criança idolatra. Chico comprovava ter talento nato não apenas para emocionar adultos, mas um faro invejável pra oferecer qualidade à gurizada. Medalha de ouro!

“Uma pirueta, duas piruetas, bravo, bravo. Superpiruetas, Ultrapiruetas, Bravo, bravo Salta sobre a arquibancada e tomba de nariz, que a moçada Vai pedir bis! "


2) DEPENDE DE NÓS (Ivan Lins & Balão Mágico)


Ivan Lins se juntava a um dos grupos musicais infantis mais conceituados da década de 80, “Balão Mágico”, e criava o tema de abertura do programa dos garotos, na Globo. Uma lembrança muito afetiva e “mágica” – não há adulto hoje que não tenha se emocionado com o pelo refrão da canção – um tempo em que música infantil era assoviável e tinha conteúdo. E o Balão iniciou um filão de grupos de “criança” falando para criança, abençoados com louvor pelo titio sensível Ivan.

“Depende de nós...quem já foi ou ainda é criança...quem acredita ou tem esperança...quem faz tudo prum mundo melhooooor”



3) AQUARELA (Toquinho)


Nosso Amigo Musical Convidado Antonio Elias já fez um irretocável texto sobre sua importância no post de 28 de Julho deste ano, mas ela nunca poderia deixar de constar nessa lista! Aliás, Toquinho fez um trabalho na MPB muito bonito destinado ao público infantil e Aquarela fez sucesso inclusive internacional – no site oficial de Toquinho, conta-se uma linda história sobre o nascimento de Aquarela, que veio de Acquarello, em italiano, e ele segue: “a música desperta a criança que temos dentro de nós, reforça o romantismo e a amizade, aviva as delícias de se ganhar o mundo com a rapidez moderna e, por fim, nos alerta para o enigma do futuro que guarda em seu bojo a implacável ação do tempo”. Lição de vida!

“Numa folha qualquer, eu desenho um sol amarelo. E com cinco ou seis retas, é fácil fazer um castelo...”

4) A GUERRA DOS MENINOS (Roberto Carlos)


Talvez nem tenha sido um hit destinado às crianças, mas minha memória afetiva infantil ativa imediatamente quando revejo, na internet, o videoclipe onde o rei contracenava com várias crianças, cantando essa letra tão “pra cima” e primorosa. Não vejo, hoje em dia, algo parecido fazendo tanto sucesso nas paradas e veículos de comunicação. Curiosidade adicional: essa foi uma das músicas atacadas com “mensagens subliminares” de acordo com inúmeros “fanálunáticos” pelo tema...tsc..tsc...


“E saí cantando meu pequeno hino
Quando vi que alguém também cantava
Vi minha esperança na voz de um menino
Que sorrindo me acompanhava
Outros que brincavam mais além
Deixavam de brincar pra vir também
E cada vez crescia mais aquele batalhão de paz
Onde já marchavam mais de cem”


5) O LEÃOZINHO (Xuxa & Caetano Veloso)

Pouco antes de virar a rainha absoluta dos baixinhos, Xuxa perambulou pela Manchete e comandou o “Clube da Criança”. Lá, com voz miúda e nem um pouco trabalhada, ousou e lançou dois discos intitulados “Xuxa e seus amigos’. O volume 2, no entanto, reside absoluto em minha memória afetiva – parcerias bem afinadas com Marina Lima, Erasmo Carlos, Nara Leão, Chico Buarque e Os Trapalhões garantiram a qualidade do produto – no entanto o hit de Caetano, “Leãozinho”, é de longe o mais bem sucedido sucesso do LP. E Xuxa acaba de regravá-lo ao lado de Maria Gadu, numa bem merecida homenagem. Palmas para a loira!

“Gosto tanto de te ver, Leãozinho, caminhando sob o sol...”


6) BRINCAR DE VIVER (Maria Bethânia)


Também já esteve presente no blog graças ao Amigo Musical Convidado Ivan Gomes, que compartilhou conosco suas memórias infantis mais emocionantes! A música, contudo, da lista, parece ser a menos “destinada” ao público infantil, apesar de sua mensagem positiva e a letra tão preciosa de Guilherme Arantes, numa interpretação magistral de Maria Bethânia. O hit fez parte do programa Plunct Plact Zum – num tempo em que havia sortimento no menu de opções televisivas aos pequenos.

“Você verá que é sempre assim, a história não tem fim. Continua sempre que você responde sim à sua imaginação. A arte de sorrir, cada vez que o mundo diz, não”


7) SUPERFANTÁSTICO (Balão Mágico & Djavan)

Dispensa totalmente apresentações! O Balão se juntava ao meu conterrâneo Djavan e, juntos, criaram uma bela parceria – das mais lembradas até hoje. Aliás, os cantores e compositores de MPB eram tão mais flexíveis para isso – faziam com gosto e muito bem! Talvez seja o maior hit do grupo infantil. Jair Oliveira, o Jairzinho, que entrou no grupo em 1984, comenta que o programa do Balão era gravado duas vezes por semana para não atrapalhar o estudo dos pequenos, que tinham um verdadeiro trabalho de gente grande! A equipe “tiny” era bem unida e se entrosava facinho com as “participações especiais”. Muito legal!

“Sou feliz, por isso estou aqui. Também quero viajar nesse balão...superfantástico, no balão mágico, o mundo fica bem mais divertido!”


8) HI LILI (Gal Costa & Trem da Alegria)


O Trem da Alegria chegou logo após o Balão, com uma premissa bem ‘pop” e abençoados demais pela dupla de compositores populares Michael Sullivan e Paulo Massadas. Era bem fácil vê-los em programas infantis, e com bastantes participações no Xou da Xuxa, por exemplo. A minha eleita para a oitava posição é uma versão para a popular música internacional “Hi-Lili, Hi-Lo", de Bronislau Kaper, consoante em regravações de muitos, como Richard Chamberlain e até Ray Connif. Aqui no Brasil, Gal Costa cantou a música lindamente, acompanhada do festivo coro infantil ao seu final. E uma das que mais marcaram minha infância, sem dúvidas!

“Eu vivo a vida cantando...Hi Lili Hi Lili, Hi Lo...por isso sempre contente estou, o que passou passou. O mundo gira depressa, e nessas voltas eu vou. Cantando a canção tão feliz que diz, Hi Lili Hi lili Hi Lo..”

9) LINDO BALÃO AZUL (Guilherme Arantes & vários)


Mais um gol certeiro de Guilherme Arantes, essa alma sensível que consegue verbalizar emoções puras para ouvintes de todas as idades. Essa eu acho que já bateu o recorde de regravações: Balão Mágico, Angélica, SNZ, Claudinho & Buchecha... sinal de que foi mesmo marcante pra toda essa gente e pra todos os pequenos daquele começo dos anos 80!

“Pegar carona nessa cauda de cometa, ver a Via Láctea, estrada tão bonita! Brincar de esconde-esconde numa nebulosa, voltar pra casa, nosso lindo balão azul!”

10) CARIMBADOR MALUCO (Raul Seixas)


O Disco “Plunct Plact Zum”, com músicas do programa, foi lançado em 1983 e é até hoje uma grande referência de entretenimento musical destinado ao público mirim. Temos nele muitos hits – a já citada “Brincar de Viver”, “Sereia”, composição de Lulu Santos cantada aqui por Fafá de Belém, dentre outras. Mas, sem dúvidas, a canção que abre o disco é a mais conhecida. Sucesso absoluto colocando Raul Seixas numa experiência interessante: loguinho o cantor de hits psicodélicos setentistas se tornou o tiozão da molecada graças a seu “Plunc Plact Zummmmm


"O seu Plunct Plact Zum, não vai a lugar nenhum! Plunct Plact Zum, pode partir sem problema algum!"


11) A HISTÓRIA DE UMA GATA (Nara Leão)

Essa também faz parte da obra musical “Os Saltimbancos” e já teve inúmeras intérpretes. Contudo essa, digamos, formação original é a que mais gosto. Miúcha dava vida à galinha, Ruy ao cão, Magro ao jumento e Nara à independente bichana. Acho que caiu como uma luva pra bela voz da leoa, que é uma das cantoras que mais admiro... Texto original de Sérgio Bardotti, tradução e adaptação de Chico Buarque/1977

“Nós gatos já nascemos pobres, porém, já nascemos livres! Senhor, senhora, senhorio...felino, não reconhecerás!


12) DONA FELICIDADE (Lucinha Lins & Trem da Alegria)

Essa me dá uma saudade apertada...(risos). A música é linda e Lucinha sempre teve esse lado maternal de lidar com crianças desde cedo – basta relembrar sua experiência no Lupu Lipim Caplô Topô! (Manchete) ou sua participação no filme “Os Saltimbancos Trapalhões” cantando “História de uma gata’. Aqui, ela busca a felicidade junto à turma do Trem da Alegria, numa bela e entrosada parceria!

“Mas parece ninguém sabe, aonde a Felicidade, resolveu de vez morar
Até que um anjo me disse que ela existe e é tão fácil encontrar
Bem lá no fundo do peito, o amor é feito, é só você se entregar. E você vai ser muito feliz, é só na vida acreditar!”


13) CIRANDA DA BAILARINA (Mônica Salmaso)

Vocês vão terminar enjoando de me ouvir falar de Chico Buarque (risos). Mas ele é o artista do mês, e ainda será muito citado ao longo do mesmo. Aqui, ele faz uma divertida letra, já interpretada por tanta gente, como a própria Adriana Calcanhotto. A melhor versão pra mim, contudo, foi uma que descobri, ironicamente, depois de adulto, que foi a da simpaticíssima paulistana Mônica Salmaso, de voz firme, mas conseguindo suaviza-la pra dar uma interpretação rica pra criançada!

“Procurando bem
Todo mundo tem pereba
Marca de bexiga ou vacina
E tem piriri, tem lombriga, tem ameba
Só a bailarina que não tem
E não tem coceira
Verruga nem frieira
Nem falta de maneira
Ela não tem”

14) AS ABELHAS (Moraes Moreira)

Representando meus amigos nordestinos, Moraes canta a que acho mais legal canção do clássico disco “Arca de Noé”, de 1980. Composição de quem? De Vinicius, é claro! :D
Tem a cara das tardes que passava com minha mana ouvindo LP que marcou gerações!

“Abelha mestra
E as abelinhas
Estão todas prontinhas
Pra ir para a festa”




15) BOLA DE MEIA, BOLA DE GUDE (Milton Nascimento & 14 Bis)



Milton Nascimento representa Minas com uma louvável ode aos pequenos. A poesia de Milton é linda e é mais do que representativa para qualquer adulto que preserva o espírito infantil intacto. Faz com que, de repente, constatemos que não se deve nunca deixar de lado o “regresso às origens” quando a vida de adulto se torna chata ou apática! A melhor versão, em minha opinião, é a do 14 Bis, que canta com Samuel Rosa!

“Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança
Ele vem pra me dar a mão”


16) ACALANTO (Dorival Caymmi & Nana Caymmi)


Da Bahia, temos esse verdadeiro “acalanto” ao coração. Quem nunca foi “ninado’ ou dormiu ao som dessa deliciosa canção? Eu já! Se dizem que Dorival era craque em compor deitado em sua rede, acho que ele estava inspiradíssimo ao fazer tantos pequenos dormirem ao som dessa beleza (risos)


“É tão tarde
A manhã já vem,
Todos dormem. A noite também.


17) A CORUJINHA (Elis Regina)

Outra da dupla imbatível Toquinho & Vinicius, aqui defendida da melhor forma possível por Elis Regina. Elis quase entraria aqui com “Aguas de Março” que, não é exatamente uma canção infantil, mas foi muito importante e constante na minha infância. Mas fico com corujinha que, aliás, é um dos bichinhos que mais admiro! :p


“Corujinha, corujinha,
Que peninha de você.
Fica toda encolhidinha
Sempre olhando não sei quê.”




18) CASA (Toquinho)


Não sei por que, mas essa me remete a antigas cantigas de ninar que algumas babás cantavam pra mim quando era pequeno. A obra da dupla é tão vasta que ficou bem difícil selecionar o que faria parte ou não dessa lista, mas a “Casa” mais famosa do cancioneiro infantil não poderia ficar de fora!

“Era uma casa muito engraçada
Não tinha teto, não tinha nada
Ninguém podia entrar nela não
Porque na casa não tinha chão”




19) PEDRINHO (Aquarious. Composição: Dori Caymmi)


Representando o Sítio do Picapau Amarelo - que sempre foi tão importante pras minhas memórias de criança (e de todos, suponho), uma bela "cantiga", que mostrava como eu realmente queria ser, junto à minha imaginação. Não só eu - todo moleque que também adorava deixar as asas da imaginação voarem mais alto. Perfeito!

"Ele imaginava
Que era rei, soldado
Herói, pirata e domador
Era o que queria ser
Porque era um sonhador..."


20) É TÃO LINDO (Roberto Carlos & Balão Mágico)


Para fechar com chave de ouro, o rei compartilhava sua majestade com o Balão (olha eles aí, mais uma vez!), numa das mais deliciosas canções “ever”, com aquele ritminho gostoso que eu costumava “repetir” sempre recolocando a agulha da vitrola no inicio. Que falta fazia um botão de repeat, hein? :D

“É tão lindo!
Não precisa mudar
É tão lindo!
É tão bom se gostar”



MENÇÕES HONROSAS (Ou as que, por razão de espaço, infelizmente ficou de fora)


O CADERNO – CHICO BUARQUE
QUADRO NEGRO – ALCEU VALENÇA
MARACANGALHA – GILBERTO GIL
BORBOLETA – MARISA MONTE
A GALINHA – MIÚCHA

MENININHA – TOQUINHO & MARIA BETHÂNIA
O RELÓGIO – WALTER FRANCO
HOLLYWOOD - LUCINHA LINS
GATINHA MANHOSA – ADRIANA PARTIMPIM
PETER PAN – XUXA (composição: RITA LEE)
A PULGA – BEBEL GILBERTO



Agora é a vez de vocês! Contem-me as suas músicas preferidas de infância. Vamos fazer do nosso cantinho musical um verdadeiro baú de recordações sonoras e afetivas!


TH - Espalhando o espírito infantil!

18 comentários:

  1. Ufa!
    Lindo o post! Muito gostoso recordar nossa infância através de canções tão emblemáticas! Gostei da sua seleção. Justíssimas as menções honrosas, enfim, tudo bem à altura do mais completo blog sobre MPB da atualidade!
    Fico muito feliz que este cantinho seja cada vez mais visitado e reconhecido pelos internautas!
    Tá na hora de algum grande veículo de comunicação contratar você pra falar sobre música, TH!
    Aproveitando o espaço, faço um convite aos seus leitores mais saudosistas para que conheçam o meu ALFARRÁBIO!
    Grande abraço e parabéns pela qualidade dos posts!

    ResponderExcluir
  2. Amei esse post, queridão! Esse espírito de criança, eu, graças a Deus, conservo até hoje, ouvindo muitas das músicas citadas aí. E as que ainda não constavam na minha playlist, estão sendo baixadas aqui neste exato momento. rs

    Eu tenho inúmeras lembranças das músicas que compõem esse post, mas em termos de canções ouvidas na infância, a rainha Xuxa lidera aqui!

    ResponderExcluir
  3. Belas escolhas, TH!
    O Sítio nao poderia ficar de fora...aquele primeiro volumé tem um repertório fantástico!

    ResponderExcluir
  4. Meus olhos marejaram de lágrimas ao ver, por alto, os versos da Corujinha-pobrezinha-coitadinha da Elis Regina, pisciana de carterinha, como nós, TH. Agora, lembrar da música do Pedrinho foi golpe baixo. É linda por demais e me marcou muito mais do que "Baila Comigo", "Sétimo Sentido" e "Sol de Verão", por exemplo, que nos anos '80 eram restritas apenas aos adultos, devido ao boletim da censura do regime militar.

    ResponderExcluir
  5. pra mim a musica tema dos trapalhões já me faz chorar só de ouvir

    ResponderExcluir
  6. Tê Agá que emoção, cara!!!! Corri pra ver e viajei no tempo com essas músicas. Sabe qual faltou? A do sitio, de abertura do Gilberto Gil, "sitio do picapau amarelo", cara, essa foi a musica da minha infancia!

    ResponderExcluir
  7. Amei a lista! Gosto de todas, principalmente de "História de uma gata", que tem um subtexto incrível: "mas é duro ficar na sua quando à luz da lua, tantos gatos pela rua...". Fala sério, esses versos servem tanto ára adultos quanto para crianças..rsrsrsrs!
    _________

    Balão Mágico é um capítulo à parte. Praticamente todas fazem parte de meu panteão infantil. Idem "Pirlimpimpim" e "Plunct Plact Zum".
    _________
    Pra citar fora da lista, relembro o LP "Turma do Pererê". Adorava a canção "Tininim", cantada por Zezé Motta. Meu disco tá até arranhado nessa faixa...rsrsrs!

    _________
    Enfim, belo post. Parabéns pela alta qualidade de sempre!

    ResponderExcluir
  8. Maravilhoso o post! Arrasou!!
    Sou fã de música infantil... Balão Mágico lidera absoluto dentre os meus preferidos, "Oi mundo", "Juntos", "Se enamora", "Quadrinhas e um refrão" marcaram minha infância...
    A "Lindo Balão Azul" fez parte das aberturas do programa Balão Mágico, embora não seja do grupo...
    Guilherme Arantes, como sempre, arrasando quando o assunto é composição, para todas as idades... Também vale destacar Edgard Poças, o responsável pela maioria das composições do Balão e do Trem da Alegria...
    Todas as canções dos especiais Plunct Plact Zumm e Pirlimpimpim são incríveis tb... e não entendo pq a Globo Marcas não lançou os DVD's ainda... =/
    PArabéns, mais uma vez, TH... primorosa seleção! Só faltou "Palavra Cantada"... =)

    ResponderExcluir
  9. Muito legal essa postagem de dia das crianças cara...
    Penso que a música e toda a arte voltadas para o meio infantil, devem ser muito mais valorizadas...

    ResponderExcluir
  10. Saudade. Não podia ser diferente. É cliche, eu sei, mas sinto saudade, e como não sentir??

    Afinal, houve um tempo em que música infantil não subestimava a inteligência das crianças. Houve um tempo em que música de criança era simplesmente música (para crianças de todas as idades).

    O Entulho, todavia, resgata e valoriza a memória.

    ResponderExcluir
  11. Vou botar um trechinho do poema de Casimiro de Abreu...

    "Oh! que saudades que tenho
    Da aurora da minha vida,
    Da minha infância querida
    Que os anos não trazem mais!
    Que amor, que sonhos, que flores,
    Naquelas tardes fagueiras
    À sombra das bananeiras,
    Debaixo dos laranjais!

    Como são belos os dias
    Do despontar da existência!
    - Respira a alma inocência
    Como perfumes a flor;
    O mar é - lago sereno,
    O céu - um manto azulado,
    O mundo - um sonho dourado,
    A vida - um hino d'amor!
    (...)"

    ResponderExcluir
  12. Uma seleção de tirar o chapéu. Adoro todas essas músicas, senti falta do "ursinho pimpão"...era a favorita dos meus filhos:

    "Vem meu ursinho querido
    Meu companheirinho,
    Ursinho Pimpão
    Vamos sonhar aventuras
    Voar nas alturas
    Da imaginação"...

    ResponderExcluir
  13. O nostalgico e chorão aqui leu c/sorriso nos olhos, um arrepio bobo e aquele leve choro feliz... Que presente lindo Teagazildo!!
    Eu queeeeeeeeeeero um cd com essa seleçãããããão... Faz um pra mim??rss...
    Dog pidão mode: ON!

    É por isso q eu digo e repito melhor blog musical ñ há... Deveria ser um programa de radio ou uma revista!!

    ResponderExcluir
  14. TH, você é um talento, esta minha noite de domingo se tornou única! Me fez feliz, encantada e emocionada ao ler seus textos e recordações de músicas infantis geniais. Trabalho com animação de festa infantil e gosto também de levar músicas de qualidade para as crianças.

    ResponderExcluir
  15. TH, você é um talento, esta minha noite de domingo se tornou única! Me fez feliz, encantada e emocionada ao ler seus textos e recordações de músicas infantis geniais. Trabalho com animação de festa infantil e gosto também de levar músicas de qualidade para as crianças.

    ResponderExcluir
  16. TH, você é um talento, esta minha noite de domingo se tornou única! Me fez feliz, encantada e emocionada ao ler seus textos e recordações de músicas infantis geniais. Trabalho com animação de festa infantil e gosto também de levar músicas de qualidade para as crianças.

    ResponderExcluir
  17. Agradeço os elogios, Francisca, e VOLTE SEMPRE!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...