sexta-feira, 20 de agosto de 2010

MÚSICA ALAGOANA "DE FORA" (20/08)


O primeiro disco da banda, lançado há dez anos.


Mopho é uma banda de rock que ajuda Alagoas a se situar no mapa musical brasileiro. Não tem a visibilidade nacional que merece, ou ainda tantos discos lançados para se projetar como deviam, mas todo merchan e propaganda que nosso blog puder oferecer ainda será pouco. Os caras são muito bons e desfilam com elegância por estilos retrôs, psicodélicos, folk e rock - do clássico ao mais pesado. Ainda fazem o público brasileiro preconceituoso pagar a língua - nunca imaginavam um grupo tão criativo e moderno na seara musical alagoana, sempre remetida a músicas mais populares ou folclóricas. Nada contra, diga-se de passagem. Alagoas é uma capital onde o folclore se faz presente sempre - é da nossa raiz, apenas festejo a versatilidade dos integrantes do Mopho (João Paulo, guitarra e voz; Hélio Pisca, bateria; Junior Bocão, baixo e Dinho Zampier, piano e teclados), que conseguem também outro tipo de público para nosso estado.
O nome da banda é dos mais óbvios possíveis: quem escuta a sonoridade "a la" Beatles e Mutantes, entende que se ouve música com um quê de antiguidade (mas com arranjos modernos e atuais). Nada menos que um "Mofo" resmaterizado e clean. Aliás, "Mofo" usualmente nos remete a coisa estragada, bolorenta...mas nem sempre é assim. O próprio canal Mofo TV, da internet, é um dos maiores campos de resgate da memória televisiva, por exemplo. Essa coisa de dar uma nova cor a palavras que inicialmente soam negativas é um dom...posso até colocar o "EnTHulho" nessa - à primeira audição, o nome soa feio e lembra roupa amontoada, armário lotado....mas aqui, falamos de nosso querido blog especializado em música brasileira de todos os tipos! ;)
A seguir, mais dos mofados roqueiros alagoanos, que estão lançando seu terceiro disco agora, em 2010. Infelizmente, constatando que não dá pra se viver do rock que eles fazem só em nosso estado. Trampolim, contudo, pro resto do país apreciar sua excelente música.

FICHA:
INÍCIO DE TUDO: 1995
INFLUÊNCIAS: Beatles, Mutantes, Secos & Molhados, Pink Floyd, Raul Seixas, Pholhas
DISCOGRAFIA:
DEMOS:
1995 - Uma Leitura Mineral Incrível
1998 - Geladeira
DISCOS DE ESTÚDIO:
2000 - Mopho
2004 - Sine Diabolo Nullos Deus
P.s.: A banda encontra-se produzindo seu terceiro disco, mixando e trabalhando bastante. Fora isso, existe um muito bom disco ao vivo deles, de 2006, intitulado "Mopho É Um Barato", apresentação ocorrida no Teatro Deodoro.

A formação do grupo em 2000



****************************************

A CARTA
Mopho

Fale eu não ligo meu amor
Antes que eu acorde
Seja como for
Não pode ser pior
Que ficar deixando tudo pra depois
A esperar fazendo planos inúteis

Nada faz sentido
Hoje eu sei
Todo aquele tempo quanta ilusão
Foi tudo o que eu quis
E pensar me faz querer um pouco mais
Compreender o que não tem explicação

Escreva uma carta
Nela me diga que você
Não esqueceu de mim
Que sente a minha falta e quer
Me beijar

E pensar me faz querer um pouco mais
Compreender o que não tem explicação

Escreva uma carta
Nela me diga que você
Não esqueceu de mim
Que sente a minha falta e quer
Me beijar, oh



TH - Parece música alagoana?


2 comentários:

  1. O rock do Mopho é ótimo e os caras são bem acessíveis. O show que eu fui no Deodoro mostrou muito isso. Bom vccolocar artistas de Alagoas no blog, TH. Parabeeeens

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...