sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

AMIGO MUSICAL CONVIDADO #20 - Grazi Ella Feliz Ares

Ela tem manha de personagem de desenho animado! =D


Chegou a aguardada vez da garotinha feliz!
Não, eu não conheço a Grazi pessoalmente. Troquei pouquíssimos papos com ela no MSN e volta e meia nos comunicamos por outras redes sociais, mas dá pra percorrer muito pelo seu mundinho e sabem porque? Porque é transparente!
Um dos meus melhores amigos (Dan McPhee) é seu amigo de infância e garante com convicção que ela é do jeitinho que se expressa: tímida no início, mas empolgadíssima quando tem conhecimento do assunto ou se o mesmo é do seu agrado. Eu sempre a idealizei assim: aquela que ficava observando reticente seu ídolo de longe (qualquer um dos Carpenters, por exemplo), porém um aceno amistoso a faria correr pra se apresentar, fazer mil perguntas e falar, falar, falar, falar, falar...sempre com o termômetro da empolgação nas alturas!
Esta linda professorinha de Araraquara (SP) consegue me remeter aos amigos que eu tinha quando pequeno, aqueles que viravam noites de sexta feira assistindo filmes em sequência, conversando sobre música e devorando guloseimas. Gente que consegue eternizar esses momentos amenos como jóias raras da vida. Gente que vive, que consegue aproveitar o melhor que o outro pode oferecer em gestos simples, mas que se eternizam. É a leitura que faço dela, sob a ótica do seu amigo Dan.
Sua admiração por ABBA, Carpenters, comerciais antigos, brincadeiras de infância, seriados que lhe divertiam (dia desses ela forneceu uma matéria excepcional sobre o conceituado "Anos Incríveis" pro blog "Alfarrábio do Meu Coração"), Guilherme Arantes "das antigas", a credenciam como uma exímia saudosista. Volta e meia ela leva cultura de seu agrado pra mostrar aos seus alunos, tão carentes de boa difusão cultural nos dias de hoje...
O EnTHulho fica muito feliz em publicar o relato sensível, bem descrito e empolgado (como não poderia deixar de ser) de uma menina que adora compartilhar as aleluias de seu universo. E o mundo requer cada vez mais pessoas assim! =D
P.s.: Mais uma que O-D-E-I-A exposição virtual. Por isso a grafia "Grazi Ella Feliz Ares" é a "marca registrada".


Guilherme nos primeiros anos de carreira: a admiração fervorosa de Grazi é contagiante!



“Sinto agora que o vento
Traz coisas de longe de casa libertando a voz
São lugares perdidos, imagens confusas de tempos
Que não voltam mais...”


Sabe aquelas canções que permanecem vivas na memória apesar de passados os anos? Aquelas que nos remetem a fatos, lugares, sentimentos, sabores dos tempos de outrora?

“...E pessoas com quem convivi, suas palavras, seus sonhos,
Seus atos, seus modos de ver a vida
Olhe o que o vento traz, antes da chuva chegar
Olhe o que o vento traz, antes da chuva chegar...”


Década de 80. Enquanto, no quintal, o tempo voa nas brincadeiras próprias da infância, minha mãe deixa rolar “As dez mais” na estação de rádio local... ao fundo, canções que, confesso, escutava a contragosto... Claro, eu queria mesmo era brincar ao som de Balão Mágico, meu favorito absoluto. O que eu não podia imaginar é que aquelas canções marcariam minha existência e memória afetiva de forma indelével...

“...Pela rua deserta e forrada
De folhas caídas que voam ao léu
Corre o meu pensamento
No rastro das nuvens pesadas que habitam o céu...”

Enquanto a estação de rádio desfilava o rol de canções que marcariam o ritmo dos inesquecíveis anos 80 – Reluz (Marcos Sabino), Muito estranho (Dalto), Vitoriosa (Ivan Lins), Lua e flor (Oswaldo Montenegro), Canção de verão (Roupa Nova), Todo azul do mar (Flávio Venturini), Pelo interfone (Ritchie), Asa morena (Zizi Possi), Sonho de Ícaro (Biafra) – um compositor e intérprete viria a se tornar meu preferido, e conquistaria meu coração de criança que, na época, só tinha ouvidos para Tob, Mike e Simony... Sim, eu me lembro como vibrei, pulei, dancei quando ouvi pela primeira vez “Lindo Balão Azul”. Num primeiro momento, imaginei ser um novo sucesso do Balão (aliás, ainda hoje há adultos que associam essa canção ao referido grupo, porque era o tema de abertura do programa), mas meu pai insistia em dizer que o nome do compositor daquele que viria a ser um dos maiores sucessos infantis da história da música brasileira era Guilherme Arantes... A música ganhou inclusive uma versão que cantávamos “até ficar afônicos”: “Pegar carona nessa classe de capeta, ver a professora de ponta cabeça, brincar de esconde-esconde na diretoria, voltar pra casa suspensão de trinta dias...”.
O próprio Guilherme Arantes comentava numa reportagem da época: “Minha música é a voz da garotada”... E os tempos passaram...

“... Vejo a casa na qual me criei,
Vejo a escola, o jardim,
Vejo a cara de cada um dos meus companheiros.
Olhe o que o vento traz, antes da chuva chegar
Olhe o que o vento traz, antes da chuva chegar...”

Guilherme Arantes continuou a percorrer sua trajetória como compositor e intérprete inigualável, sua maturidade musical desabrochava a cada novo sucesso, ao mesmo tempo em que se tornava a trilha sonora de minha vida e da vida de muitos outros brasileiros. Eterno poeta, suas canções falam ao coração de quem acredita que viver “é uma arte”.
Escutar Guilherme Arantes, sem pré-conceitos, sentir toda a riqueza de suas melodias, cujas mensagens trazem verdadeiras lições de vida, é uma deliciosa viagem no tempo pra quem deseja “nunca perder esse riso largo e essa simpatia estampada no rosto”...
Para figurar a memória musical do EnTHulho escolhi duas canções. Uma Lado B, lançada no primeiro LP de Arantes, em 1976, intitulada “Antes da chuva chegar” – cuja letra foi tecida ao longo desta matéria e revela meu íntimo, minha alma, meu jeito de ser. E uma Lado A, “Cuide-se bem” – do mesmo LP – minha assinatura, meu registro, meu autorretrato, meu jeito de estar...


GRAZI ELLA FELIZ ARES


[Seu desejo é uma ordem. Pela primeira vez no EnTHulho, uma indicação musical dupla! =D]


******************************************
ANTES DA CHUVA CHEGAR [Lado B]
Guilherme Arantes

Sinto agora que o vento
traz coisas de longe de casa libertando a voz
são lugares perdidos, imagens confusas de tempos
que não voltam mais
e pessoas com quem conviví, suas palavras, seus sonhos,
seus atos, seus modos de ver a vida
olhe o que o vento traz, antes da chuva chegar

Pela rua deserta e forrada
de folhas caídas que voam ao léu
corre o meu pensamento
no rastro das nuvens pesadas que habitam o céu

Vejo a casa na qual me criei,
vejo a escola, o jardim,
vejo a cara de cada um dos meus companheiros.
olhe o que o vento traz, antes da chuva chegar
olhe o que o vento traz, antes da chuva chegar


***********************************

CUIDE-SE BEM [Lado A]
Guilherme Arantes

Cuide-se bem!
Perigos há por toda a parte
E é bem delicado viver
De uma forma ou de outra
É uma arte, como tudo...

Cuide-se bem!
Tem mil surpresas
A espreita
Em cada esquina
Mal iluminada
Em cada rua estreita
Em cada rua estreita
Do mundo...

Pra nunca perder
Esse riso largo
E essa simpatia
Estampada no rosto...

Cuide-se bem!
Eu quero te ver com saúde
E sempre de bom humor
E de boa vontade
E de boa vontade
Com tudo...

Pra nunca perder
Esse riso largo
E essa simpatia
Estampada no rosto


TH - Duas jóias do pop brasileiro num mesmo LP! Parabéns, Grazi!




12 comentários:

  1. Essa é a sessão do blog q eu mais gosto TH. Sempre tem gente tão legal e que escreve tão bem!!!!
    A infancia da Grazi ficou muito clara pra nos pelo texto dela
    Parabenss!!!

    ResponderExcluir
  2. Gra! Fiquei tão emocionado com o seu relato!
    E confesso que fiquei também impressionado com a minha capacidade de descrever as pessoas queridas: TH captou bem a sua essência, o seu espírito!
    Meu depoimento, então, será o do amigo coruja: a Gra é uma pessoa fantástica, com quem, afortunadamente, guardo semelhanças que me são muito caras: a Gra de EMPOLGA, a Gra NÃO TEM MEDO de parecer boba, ri das coisas mais improváveis sem medo de explodir em gargalhada e é, como eu, na essência, uma SAUDOSISTA! Uma pessoa que não se conforma com os rumos que o mundo tomou desde que éramos duas crianças, a conviver pelas salas de 1a à 8a série, no mesmo colégio, que marcou nossas vidas para sempre!
    O que mais me orgulha na Gra é o CARÁTER. Ela é uma amiga leal, sincera e verdadeira.
    E eu morro de orgulho por pessoas de VALORES em dias tão conturbados como os nossos.
    Essa moça é um achado!
    E eu a quero muitíssimo bem!
    Beijão, Gra!

    ResponderExcluir
  3. que lindo o texto!

    Fiquei pensando aqui o quanto a geração atual tem sido expropriada! É triste pensar que as crianças hoje não contam com um fundo musical como o que a Grazi contou.

    No fundo THiago, somos saudosistas porque, se pararmos pra pensar, as canções que ouvimos não tocam nas rádios.

    Que emocionante o texto, adorei!

    ResponderExcluir
  4. Que bom ver Guilherme Arantes no Enthulho!
    Sempre achei que o Guilherme , mesmo tendo composições de qualidade, é meio que "esquecido" ou desvaliorizado pela mídia e pelos próprios cantores. Já deveria ter tido uma justa homenagem na TV (teve uma no programa do Raul Gil, mas quem viu? rs).
    Tem canções belíssimas nesse disco dele de 76, como essas duas citadas pela Grazi, e "Nave Errante" e "Descer a Serra (Sorocabana)"

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Felipe, pelas palavras de carinho!
    Obrigada, Danzinho... seu texto tb me emocionou, e realmente, vc soube me descrever tal e qual pro Th... Empolgada, saudosista, alegre e risonha até quando não pode... =)
    Marcio, realmente, somos privilegiados por termos crescido ao som desses grandes nomes da MPB... e tento dividir um pouco desse privilégio com meus alunos...
    Gui, concordo, também penso que o Gui Arantes é vítima do preconceito da mídia e merecia mais espaço. Eu amo todas as canções do disco de 76: Meu mundo e nada mais, Pégaso Azul, Lamento lhe encontrar triste, Águas passadas, etc... por isso foi difícil escolher, e acabei optando por duas...
    Só adiantando que ele prepara relançamento do disco instrumental "NEW CLASSICAL PIANO SOLOS" em vinil, CD e DVD... Não vejo a hora!!
    Ele também acabou de lançar um site com produção própria, com cifras e partituras para violão, piano e orquestra e muito material exclusivo, totalmente novo e livre de mercado fonográfico (http://www.guilhermearantes.com/ e www.guilhermearantes.com.br). Também está produzindo um trabalho bem pop, com músicas “pra cima”, com temas alegres e que vai ser um “disco de verão”, como foi o de 1982.
    Me empolguei... =)

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O Guilherme Arantes mudou-se para Salvador há alguns anos. Não entendi o que ele foi fazer lá.
    Seus sucessos sempre foram nacionais mas o sotaque paulista não nega o berço.
    Eu não vi "Duas Vidas"(1976), então não sei como foi aproveitada essa bela música na novela.

    Sou da época de "Deixa Chover", de "Cheia de Charme", de "Um Dia Um Adeus" e "Êxtase". Anos 80. Nesse tempo Guilherme Arantes reinou. Músicas lindas em novelas mais lindas ainda. Pouco posso falar do período anterior. Então, digoque a minha favorita é "Cheia de Charme". Se o mundo pudesse a voltar a ser o que era em 1984...

    ResponderExcluir
  8. Grazi, não teve como não me identificar com o seu texto, com as memórias e com as músicas de que você falou. Parabéns pelo seu texto sensível. Adoro o Guilherme Arantes, mas minha música preferida é "Meu Mundo e Nada Mais" Quantas madrugadas eu não acordei com o rádio tocando "Eu queria tanto estar..."
    Como sempre, o EnTHulho caprichando nos convidados!

    ResponderExcluir
  9. Olá Marcelo...obrigada pelo comentário!
    Eu tb sou da época em que o Guilherme, de cabelos curtos, cantava "Pedacinhos" no Globo de Ouro... Eu nasci em 1980, portanto, também não vivenciei toda efervescência do início da carreira do Guilherme cabeludo cantando "Meu mundo e nada mais" no piano Steinway... Mas pesquisando um pouco sobre a vida dele e comprando os relançamentos em CD, me apaixonei pelo disco de 1976 e pelo primeiro trabalho dele no grupo Moto Perpétuo... toda carreira dele é incrível, mas ele teve um início soberbo! =)

    Walter! Obrigada pelo elogio! Como disse, tive dificuldade para escolher a minha preferida... E, se fosse possível, elencaria todo o álbum de 1976... "Meu mundo e nada mais" é maravilhosa... e eu amo revê-lo cantando essa música de cabelos compridos atrás do piano... =)
    Aliás, o comercial da Caixa Econômica Federal desejando Feliz 2011 canta um trecho de uma música do Gulherme: "O melhor vai começar"...
    Bj!!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Marcelo...
    Esqueci de dizer o que o Guilherme foi fazer na Bahia...
    O sotaque paulista ainda é carregado, sim. As opiniões, que sempre foram fortes, também não mudaram. MAs ele mudou-se para Barra do Jacuípe, em Lauro de Freitas (BA), para levar uma vida mais saudável, em contato com a natureza. Abriu a pousada/estúdio Coaxo do Sapo, onde produz os próprios trabalhos e lança outros artistas. O Guilherme sempre esteve descontente com a hegemonia das gravadoras que só pensavam no lucro em detrimento da qualidade musical, então, ele lutou para ter sua própria produtora, e poder se aventurar livremente pelo mundo da música, sem restrições... De lá ele também comanda o Instituto Planeta Água de Pesquisas Ambientais... =)
    Ele foi pra Bahia em busca de alguns sonhos e conseguiu realizá-los!

    ResponderExcluir
  12. gostaria das cifras de "nave errante"

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...