domingo, 10 de maio de 2015

TOPTULHO MUSICAL # 23


Bom dia, amigos musicais brasileiros!

Cá estamos nós com mais uma edição do TopTulho, essa a de número 23. Também destaco mais uma peculiaridade desta edição: é a primeira apresentada diretamente de Maceió/AL, cidade natal minha, na qual estou passando merecidas férias!

Hoje também é o Dia Das Mães, razão pela qual eu destaco, na edição de hoje, uma super mãe, que, não por acaso, é a Artista do Mês de Maio/15 aqui no EnTHulho: a sempre elegante Zizi Possi, que estreia mais uma música na parada: "Mania", tema da novela "Babilônia". Deu pra ver que Izildinha está com tudo por aqui, hein?

Thiago Pethit permanece na primeira posição. Jorge Vercilo, Elba Ramalho e Capital Inicial tiveram expressivas subidas, enquanto as maiores descidas foram para "Como Vês", da Alice Caymmi (12 a menos); "Luz Do Sol", da Marjorie Estiano, e "Transbordada", da Paula Toller, que estava no ranking da semana passada, em 3º lugar. 

Além da já citada música da Zizi Possi, tivemos também a super estreia de Gal Costa, que vem incendiando Brasil afora com seu novo espetáculo, elogiadíssimo pela crítica e principalmente pelo público. A música? "Ilusão À Toa", de Johnny Alf, que é também tema da novela "Babilônia"Baby Do Brasil e a parceria entre Mart'nália e Pedro Luís se despedem de nós. 

Assim ficou o TopTulho "Dia Das Mães":

1) THIAGO PETHIT - Honey Bi (=) (7 Semanas)
2) VANESSA DA MATA - Por Onde Ando, Tenho Você (=) (10 Semanas)
3) PITTY - Serpente (+2) (6 Semanas)
4) MARIA BETHÂNIA - Eu Te Desejo Amor (=) (5 Semanas)
5) JOTA QUEST - Entre Sem Bater (+2) (6 Semanas)
6) CAPITAL INICIAL - Coração Vazio (+4) (6 Semanas)
7) ELBA RAMALHO - Árvore (+4) (4 Semanas)
8) ZIZI POSSI - Sem Você (+5) (3 Semanas)
9) TIAGO IORC - Dia Especial (=) (7 Semanas)
10) MART'NÁLIA - Pra Que Chorar? (+2) (5 Semanas)
11) ANA CAROLINA - Coração Selvagem (+3) (3 Semanas)
12) PAULA TOLLER - Transbordada (-9) (12 Semanas)
13) MARJORIE ESTIANO E GILBERTO GIL - Luz Do Sol (-7) (11 Semanas)
14) JORGE VERCILO - Talismã Sem Par (+6) (2 Semanas)
15) MARISA MONTE - Verdade: Uma Ilusão (Ao Vivo) (+1) (2 Semanas)
16) GAL COSTA - Ilusão À Toa (ESTREIA)
17) MARIA RITA - Abismo (=) (2 Semanas)
18) GUSTAVO GURI - Olívia (+1) (2 Semanas)
19) ZIZI POSSI - "Mania" (ESTREIA)
20) ALICE CAYMMI - Como Vês (-12) (13 Semanas)

Saíram:

MART'NÁLIA E PEDRO LUIS - Tem Juízo, Mas Não Usa (9 Semanas. Maior posição: 6)
BABY DO BRASIL - A Menina Dança (1 Semana. Maior posição: 18)

Claaaaro que eu escolheria uma uma mamãe para ser homenageada nesse TopTulho, e a eleita foi justamente nossa Artista Do Mês!

Zizi ressurgiu ano passado, depois de um bom período hiático, mesclando sucessos com músicas requintadas e pouco comerciais. Aliás, ela deixou boa parte de seus sucessos extremamente fáceis de fora de sua versão piano e voz.

No TopTulho, "Sem Você", sua versão para "Busy Man", do Carlinhos Brown & Marisa Monte, está numa linha crescente muito grande, hoje, inclusive, subindo 5 posições. Faixa do disco "Tudo Se Transformou, é ela que ouviremos a partir de agora! 


Zizi apresentando o seu novo sucesso.


SEM VOCÊ
Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes.. 
Interpretação: Zizi Possi

Pra onde vou agora livre mas sem você
Pra onde ir o que fazer como eu vou viver
Eu gosto de ficar só
Mas gosto mais de você
Eu gosto da luz do sol
Mas chove sempre agora

Sem você

As vezes acredito em mim
Mas as vezes não
As vezes tiro meu destino da aminha mão

Talvez eu corte o cabelo
Talvez eu fique feliz
Talvez eu perca a cabeça
Talvez esqueça e cresça

Sem você

Talvez precise de colchão
Talvez baste o chão
Talvez no vigésimo andar
Talvez num porão
Talvez eu mate o que fui
Talvez imite o que sou
Talvez eu tema o que vem
Talvez te ame ainda

Sem você
La, la, la, la, la




Delícia de música, hein? A mamãe-MPB mandou ver nessa. Mas não acabou não...senta aí que agora é a hora do...


Semana passada encerramos a década de 80. Em 10 edições do TopTulho Musical Do Passado, debulhamos todos os anos dos 80's, a cada edição. A partir desta, vamos relembrar agora os sucessos dos ANOS 90, começando por 1990.

O polêmico 1990 começa com Fernando Collor assumindo a presidência do país e, desde já, confiscando as poupanças por meio de seu "Plano Collor". Eu mesmo, já peguei ações de liberação desse dinheiro assim que me tornei advogado. 

No cinema, Ghost, O Outro Lado Da Vida e Uma Linda Mulher foram os carros-chefe da pieguice na telona. Na telinha brazuca, "Rainha Da Sucata" se tornou mania nacional, mas a toda-poderosa Globo se viu ameaçada pela Rede Manchete, que lançava "O Pantanal", projeto de Benedito Ruy Barbosa que havia sido rejeitado pela emissora de Roberto Marinho, e que fez bastante sucesso! Ainda teve a discussão nacional acerca da barriga de aluguel, em novela homônima. 

Teve Copa Do Mundo infrutífera para nós, na Itália. E, musicalmente, perdemos o nosso ícone da rebeldia. Claro que falo de Cazuza...

Ainda sobre música, sigamos a nave nostálgica do TopTulho Musical, nos levando de volta para......1990!

HÁ 25 ANOS...

1) ENGENHEIROS DO HAWAII - Era Um Garoto, Que Como Eu, Amava Os Beatles e Os Rolling Stones
2) OS PARALAMAS DO SUCESSO - Lanterna Dos Afogados
3) ROUPA NOVA - Coração Pirata
4) ADRIANA CALCANHOTTO - Naquela Estação
5) BARÃO VERMELHO - O Poeta Está Vivo
6) MARIA BETHÂNIA - Tocando Em Frente
7) FAFÁ DE BELÉM - Nuvem De Lágrimas
8) LEGIÃO URBANA - Monte Castelo
9) KID ABELHA - No Seu Lugar
10) RITA LEE E ROBERTO DE CARVALHO - Perto Do Fogo 
11) WANDERLÉA - Foi Assim (Re-Issue)
12) DJAVAN - Cigano
13) LÉO JAIME - É Ilegal, Imoral Ou Engorda
14) SIDNEY MAGAL - Me Chama Que Eu Vou
15) EMÍLIO SANTIAGO - Verdade Chinesa
16) IRA! - Tarde Vazia
17) ALCEU VALENÇA - Te Amo Brasília
18) JOSÉ AUGUSTO - Aguenta Coração
19) KAOMA - Chorando Se Foi
20) FERNANDA ABREU - A Noite

Menções Honrosas: 

BETO BARBOSA - Preta
CAPITAL INICIAL - Fogo
CÁSSIA ELLER - Por Enquanto
CHICO BUARQUE - Baticum
CHITÃOZINHO e XORORÓ - No Rancho Fundo
ED MOTTA - Solução
ENGENHEIROS DO HAWAII - O Papa É Pop
GUILHERME ARANTES - Guarde O Coração
HERÓIS DA RESISTÊNCIA - Diga Não
IVAN LINS - Quem Saberia Perder
KAOMA - Dançando Lambada
LEGIÃO URBANA - Meninos e Meninas
LÉO JAIME - Eu Vou Comer a Madonna (!)
LULU SANTOS - Não Acredito
MARINA - Próxima Parada
NENHUM DE NÓS - Extraño
OS PARALAMAS DO SUCESSO - Caleidoscópio
PLACA LUMINOSA - Ego
RITCHIE - Mais Você
SÁ & GUARABYRA - Ziriguidum Tchan
SANDRA DE SÁ - Quem É Você
TITÃS - O Camelo e o Dromedário
ULTRAJE A RIGOR - Os Quatro Cabeludos
XUXA - Lua De Cristal (!)

COMENTÁRIOS DE TH: Eu considero o primeiro ano dos 90's muito fraco, musicalmente falando, mas é apenas a minha opinião. Claro que há coisas boas, porém não me apetece de forma profunda. 

Maria Bethânia lança nesse ano sua maravilhosa gravação de "Tocando Em Frente", hino sertanejo de Almir Sater, que integrou a trilha da novela Pantanal. Ainda da MPB, temos a estreia com pé direito de Adriana Calcanhotto, colocando vida e saxofones deliciosos na composição de Caetano Veloso ("Naquela Estação"). Drica arrasou logo de cara! E Djavan marca presença com a curiosa "Cigano". 

A novela "Rainha Da Sucata" é a campeã de músicas nessa edição. Além das já mencionadas "Cigano" e "Naquela Estação", comparece com um "Coração Pirata" clássico do Roupa Nova, a "Lanterna Dos Afogados", que é uma das melhores letras dos Paralamas Do Sucesso; O relançamento de "Foi Assim", delicinha tradicional da Wanderléa e o tema de abertura, a lambada que invadiu o país e contagiou todo mundo, além de ter ressuscitado Sidney Magal: "Me Chama Que Eu Vou", com o clássico "Hey-E Ô, Ê Ô". 

Já que falamos de lambada, o Beto Barbosa, apesar de não estar no Top20, estava no auge no estilo, e pode ser visto no "Menções Honrosas". A banda Kaoma se destacava cada vez mais, um ano depois de ter estourado com o sucesso "Chorando Se Foi", a música ainda teve força pra ser bastante pedida em 1990. 

Do rock nacional, além dos já citados Paralamas (mais uma vez presentes, pra variar...risos), tivemos Legião Urbana, Rita Lee e Roberto De Carvalho, Léo Jaime, Ira!, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii...e, no ano do falecimento de Cazuza, sua obra permanece viva pelo clássico absoluto do Barão Vermelho, "O Poeta Está Vivo". 

Passando o bastão para os populares, temos José Augusto e a cafonalha em estado bruto (tema de abertura de "Barriga De Aluguel"); e Fafá De Belém berrando em sua versão sertaneja de "Nuvem De Lágrimas". 

Complementam a parada o charme-funk carioca da bem transada Fernanda Abreu, em seu ano de estreia-solo e Emílio Santiago, com o romantismo-sambista na sua "Verdade Chinesa".



O ano mais bem sucedido dos Engenheiros Do Hawaii foi justamente o de 1990 (com o álbum "O Papa É Pop") e, pasmem: para uma banda tão autoral, ironicamente o maior sucesso se deu por causa de uma regravação que os caras fizeram.

A original brasileira (de 1967, da banda "Os Incríveis"), já era uma regravação.  C'era un ragazzo che come me amava i Beatles e i Rolling Stones de Gianni Morandi e Franco Migliacci de gMas, é claro que a que todos sempre irão lembrar é a dos Engenheiros, razão pela qual ela ficou em primeiro lugar em 1990 e que você ouve...agora!


ERA UM GAROTO, QUE COMO EU, AMAVA OS BEATLES E OS ROLLING STONES
Migliacci / Lusini
Os Engenheiros Do Hawaii


Era um garoto que como eu
Amava os beatles e os rolling stones
Girava o mundo sempre a cantar
As coisas lindas da américa

Não era belo, mas mesmo assim
Havia mil garotas afim
Cantava help and ticket to ride
Oh! Lady jane e yesterday

Cantava viva à liberdade
Mas uma carta sem esperar
Da sua guitarra, o separou
Fora chamado na américa

Stop! Com rolling stones
Stop! Com beatles songs
Mandado foi ao vietnã
Lutar com vietcongs

Ratá-tá tá tá, tatá-rá tá tá
Ratá-tá tá tá, tatá-rá tá tá
Ratá-tá tá tá, tatá-rá tá tá
Ratá-tá tá tá

Ra-tá-tá tá-tá, ra-tá-tá tá-tá

Era um garoto que como eu
Amava os beatles e os rolling stones
Girava o mundo, mas acabou
Fazendo a guerra no vietnã

Cabelos longos não usa mais
Nao toca a sua guitarra e sim
Um instrumento que sempre dá
A mesma nota, ra-tá-tá-tá

Não tem amigos, não vê garotas
Só gente morta caindo ao chão
Ao seu país não voltará
Pois está morto no vietnã

Stop! Com rolling stones
Stop! Com beatles songs
No peito, um coração não há
Mas duas medalhas sim

Ratá-tá tá tá, tatá-rá tá tá
Ratá-tá tá tá, tatá-rá tá tá
Ratá-tá tá tá, tatá-rá tá tá
Ratá-tá tá tá

Ra-tá-tá tá-tá, ra-tá-tá tá-tá


TH - Feliz Dia Das Mães!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...