sexta-feira, 29 de maio de 2015

TEMA DE NOVELA ESPECIAL: DOSSIÊ ZIZI POSSI!



Hoje é dia de mais um dossiê do EnTHulho Musical, dessa vez debulhando a trajetória sonoplasta de Zizi Possi nas novelas brasileiras!

Para este Dossiê, eu preciso, primeiro, fazer alguns agradecimentos:

- Ao Tom Ferreira, que me ajudou a relacionar as principais inserções de Zizi no mundo das novelas;
- Ao querido Vitor de Oliveira, que está arrasando na colaboração da novela "I Love Paraisópolis". Porque estou agradecendo ao Vitor? Porque no antigo blogue dele, "Prefiro Melão", ele tinha uma seção "irmã-gêmea" da nossa "Tema De Novela", a "Temas e Trilhas", e, diante de sua devoção por Zizi, a dele ficou tão sensível quanto uma canção da cantora, e usei vários elementos dela na minha seleção. Obrigado Vitin!
- Ao Nilson Xavier, que sempre me ajuda com seu site "Teledramaturgia", a verdadeira enciclopédia da telenovela brasileira!

Voltando à Zizi, a partir dos anos 80, tornou-se onipresente em temas de novela, e esse aparceiramento deu um "up" tanto nas tramas, como na carreira dela. Vamos relembrar seus principais momentos??



1) PER AMORE ("Por Amor", Globo, 1997)

Tive que ser "mainstream" no primeiro lugar da seleção, mas não tinha como não. 'Per Amore" era praticamente uma personagem da novela de Manoel Carlos. Desde as cenas iniciais na Itália, onde Atílio (Antônio Fagundes) conhece a protagonista Helena (Regina Duarte), até os momentos decisivos da revelação da troca dos bebês, quando a mesma Helena era sub-julgada pelos demais personagens, usando apenas sua emoção como justificativa (e a música, ratificando suas ações, que foram feitas unicamente "per amore"). Uma novela inesquecível, na qual Zizi fez parte, tanto quanto Antônio, Regina, Gabriela Duarte, Fábio Assunção e tantos mais. Primeiro lugar mais que merecido!

Ps.: 1: A música suplantou inclusive o próprio tema de abertura da novela, "Falando De Amor", do Quarteto Em Cy, em termos de popularidade;

Ps.: 2; A companheira de elenco, Susana Vieira (que viveu a inesquecível "Branca"), cantou a música no Domingão Do Faustão, em 2009, só que... esquece!



2) PERIGO ("Selva De Pedra", 1986, Globo)

O segundo lugar vai também para mais uma das inesquecíveis de Zizi, não por acaso, uma das preferidas dos fás, que caiu como uma luva pra vilã "cheia de charme" vivida pro Christiane Torloni no remake da novela "Selva De Pedra". Ela, Fernanda, tinha suas ações sublinhadas pela voz cristalina de Zizi, e dessa junção surgiu o hit maior do ano de 1986. 



3) A PAZ ("Mandala", Globo, 1987)

Lúcia Veríssimo era a contemplada da vez pela voz de Zizi, dessa vez, com esse verdadeiro manifesto de paz, como seu tema Ironicamente, o ano anterior, 1986, era justamente o "Ano Internacional Da Paz". Nada menos que um hino da carreira da cantora, que sonorizou as cenas da charmosa Letícia Ramalho, personagem de Lúcia na novela 'Mandala".


4) RENASCER ("Pão Pão, Beijo Beijo", 1983, Globo; e "Que Rei Sou Eu", 1989, Globo)

Uma linda canção, mais uma vez defendida com maestria por Zizi, que foi tema de duas novelas globais. Na trama de Walter Negrão, pertencia à personagem Bruna, de Elizabeth Savalla; Já na novela clássica de Cassiano Gabus Mendes, era o indefectível tema da Princesa Juliette (Cláudia Abreu). 


5) EU ANDO OK (Ridin' High) ("Pé Na Jaca, 2006, Globo)

Uma improvável e diferente canção de Zizi foi o tema da não menos irreverente novela de Carlos Lombardi de 2006. Quebrando o romantismo e melancolia que marcaram sua passagem pelas trilhas sonoras, a divertida música acompanhou a mais divertida ainda abertura, uma das melhores da década de 2000.



6) SÓ SEI AMAR ASSIM ("O Clone", 2001, Globo)

"Muito pra mim é nada
Tudo pra mim não basta
Eu quero cada gesto
Cada palavra
Cada segundo da sua atenção"


Somente esses trechos iniciais da belíssima composição de Herbert Vianna já davam o tom da sofrida personagem Edna, magistralmente interpretada por Nívea Maria na novela de Glória Perez. Ela era apaixonada por Albieri (Juca De Oliveira), o cientista criador do clone em questão que não conseguia retribuir-lhe a paixão. Ainda assim, Edna persistiu, a ponto de sua devoção entrar em conflitos éticos, tudo por "um segundo de sua atenção". 


7) MEU AMIGO, MEU HERÓI ("Plumas e Paetês", 1980, Globo)

Mais uma vez Elizabeth Savalla é sublinhada pela voz de Zizi, agora na novela "Plumas e Paetês", de Cassiano Gabus Mendes, como a perturbada protagonista Marcela. O entrecho principal dessa novela esteve no remake de Ti Ti Ti, de 2010, a cargo de Maria Adelaide Amaral, e sua personagem foi vivida, dessa vez, por Isis Valverde. 

8) EU TE AMO ("Cara e Coroa", 1995, Globo)

Do excepcional disco "Sobre Todas As Coisas", temos Zizi cantando Chico Buarque, em mais um tema de Lúcia Veríssimo, dessa vez da novela de Antonio Calmon. Zizi-Chico-Lúcia - quer conexão mais classuda?

9) CACOS DE AMOR (Com Luísa Possi) ("Flor Do Caribe", 2013, Globo)

A parceria romântica com a filhota foi um dos principais temas da novela ensolarada de Walter Negrão, representando Zizi com louvor nessa década de 2010, aqui em nossa seleção. 

10) LACREME NAPOLITANE/VURRIA ("Terra Nostra", 1999, Globo)

Encerrando nosso Top 10, as lágrimas de Giuliana (Ana Paula Arósio), e seu romance com Matteo (Thiago Lacerda), tinham como tema de fundo mais uma bela inserção de Zizi na música italiana, gênero que fez a carreira da cantora deslanchar nos anos 90. A novela era de Benedito Ruy Barbosa, e o sucesso, garantido! 


TEM MAIS!

“Vida Noturna”, Salário Mínimo (1978)
“A Força”, O Todo Poderoso (1979)
“Nunca”, Olhai Os Lírios do Campo (1980) e JK (2006)
“Eu Velejava em Você”, Jogo da Vida (1981)
“Agora Só Falta Você”, Os Adolescentes (1981)
“Silvana”, Vereda Tropical (1984)
“Dê um Rolê”, Corpo a Corpo (1984)
“Vida de Bailarina”, Vida Nova (1988)
“Dedicado a Você”, O Sexo dos Anjos (1989)
“Lamentos”, Éramos Seis (1994)
“Não Tem Solução”, Olho no Olho (1993)
“Mais Simples” Salsa e Merengue (1996)
“Caminhos Cruzados”, Metarmophoses (2004)
“Love for Sale”, Belíssima (2005)
“Ponteio (com Edu Lobo)”, Cidadão Brasileiro (2006)
“Riding High”, Pé na Jaca (2006)
“Explode Coração”, A Vida da Gente (2011)
“Beatriz”, Jóia Rara (2013)
“O Amor”, Alto Astral (2014)
“Mania”, Babilônia (2015)

E você, lembrou de outra que não consta na lista? Diz pra mim! Agora, fiquemos com o primeiro lugar, um dos melhores temas de novela de todos os tempos!!


PER AMORE
Zizi Possi

Io conosco la tua strada ogni passo che farai
Le tue ansie chiusa e ivuoti sassi che allontanerai
Senza mai pensare che comme roccia io rittorno in te...

Io conosco il tuoi respiri tutto quello che non vuoi
Lo sai bene che non vivi
Riconoscerlo non puoi

E sarebbe come se questo cielo in fiamme
Ricadesse in me
Comme scena su un attore...

Per amore hai mai fatto niente solo
Per amore hai sfidato il vento e urlato mai?
Diviso il cuore stesso pagato e riscommesso
Dietro questa mania che resta solo mia

Per amore hai mai corso senza fiato
Per amore perso e ricominciato
E devi dirlo adesso quanto de te ci hai messo
Quanto hai creduto tu in questa bugia

E sarebbe come se questo fiume in piena
Risalisse a me
Comme china al suo pittore

Per amore hai mai speso tutto quanto la ragione
Il tou orgoglio fino alpianto
Lo sai stasera a resto
No non nessun pretesto
Soltanto una mania che è ancora forte e mia
Dentro quest'anima che strappi via

E te lo dico adesso sincero con me stesso
Quanto mi costa non saperti mia...

E sarebbe come se tutto questo mare
Annegasse in me...



TH - Buon Giorno!


2 comentários:

  1. Tem mais:

    "Canzone Per Te", Suave Veneno (1998)
    "“De Manhã”, Animal (2015)
    “Tenha Pena de Mim", Éta Mundo Bão" (2016)
    “Faltavam Seus Olhos”, Tempo de Amar (2017)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...