quinta-feira, 14 de maio de 2015

AMIGO MUSICAL CONVIDADO # 48: Henderson Arsênio!


"Assim como o sol derrete o gelo, a gentileza evapora mal entendidos, desconfianças e hostilidade"

Com esta frase de Albert Schweitzer, começo a definição do meu mais novo amigo musical convidado, que, aliás, é o aniversariante de hoje! Lógico que vou contar historinha, antes!

Conheci o Henderson, esse jornalista paulistano que atualmente mora em Campinas/SP, por intermédio aqui do EnTHulho (só pra variar...risos...que bom que o blogue tem essa função, de me presentear com bons amigos, com as melhores referências, não apenas musicais, mas humanas também). De comentarista, passou a amigo de redes sociais, e volta e meia trocamos figurinha. Daí o convidei para escrever um texto pra mim, e ele fez sobre o Teatro Mágico, só que...

...o texto me foi entregue em 2011 e o blogue entrou em hiato logo em seguida! Claro que os riscados dele restaram prejudicados e datados, por exclusiva culpa minha! Quando regressei, em 2014, perguntei se ainda tinha interesse de que eu publicasse o relato pendente, e concordamos que ele ficou desatualizado, motivo pelo qual, muito cordialmente, ele se predispôs a escrever um novo texto. E o fez! Com a habilidade jornalistica de sua profissão, fez um excelente relato, de uma das escolhas mais surpreendentes que um convidado já fez na nossa seção: a carreira musical do ator Alexandre Nero. Ficou tão caprichado que me deixou muito feliz!

Dá pra entender agora porque o caput da seção de hoje foi iniciado com a citação de gentileza. É esse o ponto que mais se destaca no Henderson. Qualquer um teria ficado puto com o atraso do texto, mas ele foi extremamente cortês e cordato, e mereceu que eu o publicasse em seu dia de aniversário. 

Com meus sinceros parabéns, e (mais) um pedido de desculpas, deixo vocês com essa verdadeira matéria jornalística, especial e muito bem escrita, acerca do universo lúdico de Alexandre Nero. Salve!!




Música, amor!

Ao mesmo tempo em que registrou para TV um inesquecível comendador de novela das nove, Alexandre Nero deixou para posteridade sua particular visão do mais nobre dos sentimentos

“Revendo Amor – Com Pouco Uso Quase na Caixa” é o nome do documentário que Nero lançou no final de 2013, alguns meses de encarnar o protagonista José Alfredo, criado por Aguinaldo Silva. Dirigido por Alan Raffo, o vídeo mistura faixas do CD lançado em 2011 (“Vendo Amor”) com leituras de outros textos (alguns escritos pelo próprio Alexandre Nero [http://twitter.com/alexnero], outros do filósofo Erich Fromm e do poeta curitibano Paulo Leminski).




Tema Cafona

Logo no início da produção, o ator e músico chega a declarar que “o amor fez mais músicas ruins do que casais felizes”. Declarações como esta inovam mesmo um tema tão batido quanto este que deve ser um dos sentimentos mais inspiradores do universo.

A ideia, que estava no álbum e no documentário, é retratar o amor das suas mais variadas maneiras, mas destacando o lado concreto dele – sem aquelas mesmices baba-ovo de comédia romântica. É aí que o musical fica legal: justamente por reunir canções batidas como “A banda” (Chico Buarque) e “Não aprendi a dizer adeus” (conhecidas pelos sertanejos Leandro & Leonardo) até coisas singelas como “Boa pessoa” (de A Banda Mais Bonita da Cidade) e a fetichista “Golden Shower”.

Todos os sons do DVD têm forte influência das bandas marciais, fanfarras e antigos realejos franceses. Para quem curte música com bastante metais e piano, este é o som ideal. O filme ainda tem a participação afetiva de André Abujamra e Luiz Felipe Leprevost. Totalmente gravado em uma casa do século XIX localizada em Curitiba, terra natal do artista, o filme tem um clima misto de ensaio com um show feito pelos músicos e para os músicos, sem plateia. 

(Perfil do cantor/autor no Instagram: https://instagram.com/p/x-E1ZHNoL5/ )

Menestrel

Ao contrário do que muita gente pensa, a carreira artística de Nero não começou como ator de televisão. O cara já tem mais de 10 álbuns lançados em carreira solo e também junto a outros grupos musicais da cena paranaense, como Maquinaíma Denorex 80. 

Ao todo, já são mais de 50 trabalhos como compositor, músico e galã de novela ruim. A Wikipedia [http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexandre_Nero] tem tudo listado para você conferir. 

Nascido em 1970, o sujeito já foi indicado e venceu uma dezena de prêmios como ator. No final do ano passado, Nero foi um dos reconhecidos na premiação Men Of The Year [http://gq.globo.com/Men-of-the-Year/fotos/2014/11/os-premiados-do-men-year-2014.html] da versão nacional da Revista GQ


HENDERSON ARSÊNIO
Jornalista
Campinas/SP



Nero: multitalento.


Admirem agora o álbum 'Vendo Amor", de 2011, inteirinho, para quem quiser, conhecer um pouco mais da obra musical do Nero, recomendadissíma pelo Henderson e pelo EnTHulho Musical!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...