quarta-feira, 27 de maio de 2015

O OLHAR DO FÃ: ZIZI POSSI



Mais uma antiga sessão que ressurge no novo EnTHulho Musical. O blogue dá voz aos fãs para que falem de seus artistas do coração, reafirmando o caráter intimista que a gente adora!

Para hoje, o queridão Guilherme Staush retorna ao EnTHulho, 5 anos após sua primeira participação (na sessão Amigo Musical Convidado), fazendo uma "cronologia ilustrada" da nossa Artista Do Mês, Zizi Possi, não por acaso, uma de suas cantoras favoritas!

O Gui, que é professor lá do Rio Grande Do Sul,  é conhecido no mundo virtual como o mentor do canal Memória Da TV. Com ele estabeleci uma relação de afeto e respeito, volta e meia tricotamos e ele me dá vários conselhos que levo pra vida...além de falarmos besteiradas mesmo! rs. Obrigado por mais uma vez voltar por essas bandas e nos enriquecer com seu bom gosto musical, fato que, aliás, sempre nos aproximou! ;)

P.s.: 5 anos e ainda não o convenci a deixar postar uma foto nítida sua. Quem sabe na próxima :D





Do grande número de cantoras que surgiram no cenário da MPB no final dos anos 70, Zizi Possi é uma das poucas que ainda consegue se destacar na mídia, ainda que sem a grande repercussão que teve nos anos 80. A paulista Maria Izildinha Possi, que completa 60 anos no ano que vem, conseguiu, ao longo de sua carreira de 37 anos, experimentar o gosto da popularidade e o sabor da liberdade musical, não necessariamente em um mesmo projeto, já que as duas coisas parecem incompatíveis no cenário artístico brasileiro, ou, pelo menos, é privilégio de poucos.


ZIZI POSSI– AR PURO (1983)





Através de seus dez discos lançados em sua primeira fase musical pela Polygram (hoje, Universal Music), Zizi emprestou sua voz melódica e suava às composições dos mais variados artistas brasileiros: Ivan Lins, Djavan, Nico Rezende, Marina Lima, João Bosco, entre muitos outros. Entretanto, sempre fez questão de descobrir novos talentos, e apostou, por diversas vezes, em compositores novos: foi uma das primeiras a gravar Eduardo Dussek (“Ave”, em 1979), além de tornar nacionalmente conhecidos o gaúcho Zé Caradípia (“Asa Morena”, em 1982, um dos maiores sucessos da cantora até hoje) e o alagoano Herman Torres (“Caminhos de Sol”, em 1981).



ZIZI POSSI – ASA MORENA (1982)




Apesar de emplacar uma sequência de sucessos na década de 80, a cantora não se sentia confortável em gravar músicas de fácil apelo popular, que se distanciavam cada vez mais do que ela realmente queria cantar. Foram inúmeros sucessos nas rádios e na televisão, entre eles: “Nunca”, as já mencionadas “Caminhos do Sol” e “Asa Morena”, “O Amor Vem Pra Cada um” (versão para “Love Comes to Everyone”, de George Harrison”), “Dê um Rolê”, e o hiper-mega-sucesso “Perigo”. 



ZIZI POSSI – TODA UMA HISTÓRIA (1983)





Mesmo estando no auge e conhecedora da fórmula do sucesso, Zizi propôs à Polygram, em 1989, fazer um disco bem diferente dos que ela vinha fazendo até então. Nasceu “Estrebucha Baby”, um disco com composições a arranjos bastante apurados e com uma atmosfera mais intimista, mas que acabou não emplacando. A cantora rompeu, pelo menos por algum tempo, os laços com sua gravadora para aventurar-se em projetos mais pessoais, em gravadoras menores. Dessa reciclada, nasceram “Sobre Todas as Coisas” (1991 – Eldorado) e “Valsa Brasileira” (1993 – Velas), dois projetos ousados que enfatizaram a qualidade vocal e a apurada escolha de repertório da cantora. Ainda na década de 90, Zizi descobre um novo filão – a música italiana. O grande sucesso da música “Per Amore”, tema musical da novela “Por Amor” (1997) engatilhou as vendagens do CD homônimo, e fez nascer um segundo volume da série de canções italianas, “Passione” (1998). Aliás, a música italiana estava em alta no Brasil naquele momento – a cantora Laura Pausini fazia grande sucesso por aqui, além de Renato Russo, que havia gravado um CD só com músicas italianas em 1995, e mais tarde, em 1999, ainda foi impulsionada pela repercussão da novela “Terra Nostra”.



ZIZI POSSI – PER AMORE (1997)





Nos anos seguintes, os registros musicais ficaram mais escassos – não só para a cantora, mas para a maioria dos músicos brasileiros. Em 2005, Zizi embarcou em uma nova aventura musical, o CD “Para Inglês Ver e Ouvir”, todo com músicas em inglês, o que rendeu o seu primeiro DVD ao vivo. No ano passado lançou “Tudo se Transformou”, onde regravou vários sucessos, inclusive, alguns já gravados por ela mesma anteriormente, como “Disparada” e “Explode Coração”. Fazem parte ainda do projeto, “Meu Mundo e Nada Mais”, clássico de Guilherme Arantes e “Sem Você”, de Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown.



ZIZI POSSI – SEM VOCÊ (2014)




TH - Felizizi dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...