sexta-feira, 15 de outubro de 2010

AMIGO MUSICAL CONVIDADO # 15 - Guilherme Staush!


O grande mentor do Memória da TV!



- TH, não tenho nada contra sua "jente"!
Com uma frase quase assim, começa mais uma de nossas conversas non-senses via MSN, onde eu sou o 'jagunço" sem instrução e ele o meu professor de finesse, sempre com altas dicas de como "me portar" e ter o nariz em pé diante de reles mortais que estão à solta pelo mundo.
Divertimento é talvez nossa maior sintonia. Não nego que me pego rindo pra caramba com papos tão absurdos e às vezes beirando à surrealidade. Mas, contrariando toda porra-louquice, tenho uma admiração ímpar pela inteligência e o bom senso com suas posturas e opiniões, sobre música (foco do EnTHulho) e sobre TV. Falando nela, convém apresentar, pra quem não conhece: ele é dono de um dos blogs mais completos sobre o tema, o Memória da TV, que encontra complemento no portal de vídeos on line de mesmo nome.
O trabalho do Gui é excelente! Resgata a memória televisiva mediante recortes escaneados de periódicos antigos, vídeos (cenas de novelas, shows, programas e até capítulos de teledramaturgia inteiros), matérias antigas ou escritas por ele mesmo...É utilizado no blog material próprio e mais alguns enviados por colaboradores, deixando sua contribuição pra memória televisiva cada vez mais completa!
Eu não o conheço. Nem pessoalmente, nem por telefone ou sequer vi seu rosto. Mas Freud explicaria o carinho que tenho pela figura, que preza por discrição (porque acham que não quis mostrar o rosto?) e tem uma sensibilidade musical muito grande. A curiosidade é algo de fato inerente ao ser humano, mas com o passar do tempo e das muitas conversas, percebi que ele já nos oferece tanto que temos a impressão de já o conhecermos das antigas! Não há como não respeitar sua postura reservada e não nos tocarmos de que já temos o melhor do moço bem acessível! :)
Aproveitando o dia oportuno, desejo-lhe feliz dia dos mestres (ele é professor lá no Rio Grande do Sul) e deixo-lhe justificar a indicação musical, uma das músicas mais lindas (e injustamente esquecida) do cancioneiro brasileiro.
Dá-lhe limão! :D


Jane Duboc estreia com louvor no EnTHulho Musical!

Acho que todos nós, amantes da música, temos um pouco de sentimento de posse com relação aos nossos “tesouros musicais”. Sabem quando a gente descobre uma daquelas músicas “lado B”, escondidinhas num cd, e temos a sensação de que ninguém mais conhece esse tesouro, e que, se por uma manobra do destino, essa música tem o azar de cair numa trilha de novela das 8, ficará banalizada, e dessa forma, todo mundo vai descobrir nosso “tesouro”, e ele perderá todo o seu valor? Pois é. ..Por mais mesquinho e egoísta que isso possa parecer, a maioria de nós já experimentou essa sensação. Acho que essa é mais uma das várias sensações que a música tem o poder de depositar em nós. A música pode nos tornar um pouco egoístas e por muitas vezes sensíveis demais, chegando a despertar nossa ira. Quem nunca se sentiu ofendido ao ver seu cantor preferido ou sua canção predileta serem duramente criticados, chegando a reagir de forma exacerbada? Ou então, reagir negativamente quando não há silêncio e queremos nos deleitar com uma canção emocionante e sensível? Talvez isso seja uma mera conseqüência. Afinal, se a música nos sensibiliza, é natural que deixe todos os nossos sentimentos mais aguçados, por menos nobres que possam parecer.
Verdes Anos”, composição de Tulio Mourão e Ronaldo Bastos, e gravada por Jane Duboc, representa um desses meus tesouros. É uma belíssima canção que fala da inocência infantil em contraste com as barbaridades a que somos expostos quando adultos, ainda que seja possível, através do amor, manter essa doçura, guardar essa chama de inocência infantil.
A brilhante interpretação de Jane Duboc e o arranjo muito bem adequado da música me fizeram sentir que essa canção estaria entre minhas favoritas desde o primeiro momento que a escutei. Não há como não se emocionar com a letra, em prefeita sintonia com a contagiante voz da cantora. “Verdes Anos” tem sabor de nostalgia, de inocência e de melancolia.

GUILHERME STAUSH

Memória da TV: http://memoriadatv.blogspot.com/




******************************************
VERDES ANOS
Jane Duboc.

Composição: Túlio Mourão e Ronaldo Bastos


Quando os bichos falavam
Era noite sem cara
Eu era apenas menino
O mundo terminava
Na curva de uma estrada
Pra lá de mim estava o sonho
E eu, menino, sonhava
A incontável beleza
Que vinha encher as retinas
A terra sem fronteiras
País das brincadeiras
Eu era feliz no meu cantinho

Veio o tempo da guerra
Veio a hora do exílio
Nem despedi da criança
Entrou na minha vida
Poupou minha alegria
Mas não sepultou a esperança
Quis prender meus amigos
Separar os amantes
E abusar da tortura
Cruzou o meu caminho
Feriu com seu espinho
Mas não conseguiu
A chama apagar

O amor valerá
Por certo, valeu
Os meus vinte anos com pedras na mão
O que eu sonhei será para sempre
O amor vai reinar
Eterno senhor
Dos meus verdes anos com pedras na mão
Guardei a doçura
E mando pra você


TH - Linda!


P.s.: O vídeo abaixo foi editado pelo próprio Gui, com a música em questão, e faz uma bela homenagem a profissionais da TV que já fizeram sua "viagem".



13 comentários:

  1. Gui é um querido! a distancia não permite a demonstração do q a gente sente por ele! talvez fique a dúvida nele se tal ou tal pessoa distante gosta dele mesmo! Eu gosto, apesar dele , na brincadeira ou não desejar ser o''odioso'', mas fica impossível qdo a verdade de um ser humano transborda o virtual e sentimos a essência do ser humano. Não conhecia a música, o tesouro particular do Gui, mas é linda ! é bom esse partilhar do tesouro!
    O texto inicial, como ja é característica do TH, é sensível e quem conhece o mínimo do ''doce limão'' concorda! Obrigado querido!
    Gui, q não nos percamos na vida e na distancia q o virtual impõe!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela linda homenagem, TH!
    Sim, antes de mais nada vejo essa postagem como uma homenagem e uma honra em ter um pedacinho meu em um dos meus blogs preferidos!
    Esse jagunço sabe bem como pegar a gente pela emoção!
    Ah, TH! Vc nao precisa de lições de finesse. Vc já é a finesse em pessoa, e vc sabe disso!
    Aprendi no mundo virtual que a gente pode gostar até mais de uma pessoa através da distância do que presencialmente (Talvez porque os defeitos fiquem menos visíveis..kkkkkkkk)

    Obrigado pelas doces palavras, querido amigo!

    ResponderExcluir
  3. É claro que Gui, meu amado e querido, ia fazer uma bela escolha. Linda música e lindo vídeo. E lindo o texto de introdução, TH. Gui é exatamente como você definiu! Não precisamos ver o rosto, pra saber que ali mora um grande coração! Acordei piegas hoje, de fato. haha

    Parabéns, meninos!

    ResponderExcluir
  4. Introdução linda pra definir mister Limão doce, mesmo q ele recuse o velho apelido!!
    Boa a escolha dele;D

    ResponderExcluir
  5. Valeu pelos comentários, queridos!
    Das afinidades que tenho com o Gui, a musical certamente é a maior delas, e compartilhamos muitas informações e até mp3 de músicas antigas! rs
    Espero sempre contar com a presença dele e de vocês por essas bandas.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Achei que o Guilhotine ia mostrar a sua cara, tal como o Cazuza pede pro Brasil... rsrsrs
    Falando sério, a música é linda. Bom gosto total. Jane Duboc é mãe de um dos meus cantores favoritos: o Jay Vaquer.
    E mais, Guilhotine é uma pessoa nota 10 e admiro MUITO o trabalho que ele faz com a Memória da TV. Sem dúvida, um dos melhores registros de nossas tão esquecida TV.
    Palmas Guilhotine!

    ResponderExcluir
  7. O que adoro no seui blog é que tudo converge para o verdadeiro valor da amizade e sempre tem música, abraços!

    ResponderExcluir
  8. vc jagunço é? kkkkkkkkkkkkk massa.
    e recordar algumas cenas de novela é mt bom, ótimo trabalho do Gui. bjsss

    ResponderExcluir
  9. que maravilha que maravilha mesmo amei aqui em Fortaleza teve um festival de novas vozes da mpb lembrei de ti pois é um excelente curador no assunto

    vamos fazer no dia 15 de novembro o dia do grito viva a poesia lá no orkut proclamando a república dos sonhos então precisamos de seguidores @diadogrito todos, tem possibilidade de um post especial sobre o evento? você tem um público muito grande e seria uma grande honra compartilhar isso com você. todos os que publicarem sobre o dias serão linkados e twittados lá no @diadogrito e os que seguirem e twittar poemas, poesias e afins serão retuwitados ^^ é uma grande corrente para não deixar a poesia morrer^^ Espero Respostas ^^ te adollu

    ResponderExcluir
  10. ótima escolha! Nao conhecia a música e achei linda! Parabéns.

    ResponderExcluir
  11. THiago, a postagem é linda, a música fantástica, Jane canta lindamente. O vídeo é maravilhoso, alguns eu não sabia ou não lembrava que já não estão mais entre nós, grandes perdas inevitáveis da vida.

    Um abraço, ótima semana.

    ResponderExcluir
  12. assistirei ao vídeo, mas me antecipo em dizer que o texto do convidado é a minha cara.

    ResponderExcluir
  13. Pena ainda não termos nos encontrado no hotmail, Thiago. Se estiver no FaceBook ou orkut, me adicione depois, é só procurar Marcio Nicolau.

    Um abraço,

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...