Jane Duboc estreia com louvor no EnTHulho Musical!
Acho que todos nós, amantes da música, temos um pouco de sentimento de posse com relação aos nossos “tesouros musicais”. Sabem quando a gente descobre uma daquelas músicas “lado B”, escondidinhas num cd, e temos a sensação de que ninguém mais conhece esse tesouro, e que, se por uma manobra do destino, essa música tem o azar de cair numa trilha de novela das 8, ficará banalizada, e dessa forma, todo mundo vai descobrir nosso “tesouro”, e ele perderá todo o seu valor? Pois é. ..Por mais mesquinho e egoísta que isso possa parecer, a maioria de nós já experimentou essa sensação. Acho que essa é mais uma das várias sensações que a música tem o poder de depositar em nós. A música pode nos tornar um pouco egoístas e por muitas vezes sensíveis demais, chegando a despertar nossa ira. Quem nunca se sentiu ofendido ao ver seu cantor preferido ou sua canção predileta serem duramente criticados, chegando a reagir de forma exacerbada? Ou então, reagir negativamente quando não há silêncio e queremos nos deleitar com uma canção emocionante e sensível? Talvez isso seja uma mera conseqüência. Afinal, se a música nos sensibiliza, é natural que deixe todos os nossos sentimentos mais aguçados, por menos nobres que possam parecer.
“Verdes Anos”, composição de Tulio Mourão e Ronaldo Bastos, e gravada por Jane Duboc, representa um desses meus tesouros. É uma belíssima canção que fala da inocência infantil em contraste com as barbaridades a que somos expostos quando adultos, ainda que seja possível, através do amor, manter essa doçura, guardar essa chama de inocência infantil.
A brilhante interpretação de Jane Duboc e o arranjo muito bem adequado da música me fizeram sentir que essa canção estaria entre minhas favoritas desde o primeiro momento que a escutei. Não há como não se emocionar com a letra, em prefeita sintonia com a contagiante voz da cantora. “Verdes Anos” tem sabor de nostalgia, de inocência e de melancolia.
GUILHERME STAUSH
Memória da TV: http://memoriadatv.blogspot.com/
******************************************
VERDES ANOS
Jane Duboc.
Composição: Túlio Mourão e Ronaldo Bastos
Quando os bichos falavam
Era noite sem cara
Eu era apenas menino
O mundo terminava
Na curva de uma estrada
Pra lá de mim estava o sonho
E eu, menino, sonhava
A incontável beleza
Que vinha encher as retinas
A terra sem fronteiras
País das brincadeiras
Eu era feliz no meu cantinho
Veio o tempo da guerra
Veio a hora do exílio
Nem despedi da criança
Entrou na minha vida
Poupou minha alegria
Mas não sepultou a esperança
Quis prender meus amigos
Separar os amantes
E abusar da tortura
Cruzou o meu caminho
Feriu com seu espinho
Mas não conseguiu
A chama apagar
O amor valerá
Por certo, valeu
Os meus vinte anos com pedras na mão
O que eu sonhei será para sempre
O amor vai reinar
Eterno senhor
Dos meus verdes anos com pedras na mão
Guardei a doçura
E mando pra você
TH - Linda!
P.s.: O vídeo abaixo foi editado pelo próprio Gui, com a música em questão, e faz uma bela homenagem a profissionais da TV que já fizeram sua "viagem".
Gui é um querido! a distancia não permite a demonstração do q a gente sente por ele! talvez fique a dúvida nele se tal ou tal pessoa distante gosta dele mesmo! Eu gosto, apesar dele , na brincadeira ou não desejar ser o''odioso'', mas fica impossível qdo a verdade de um ser humano transborda o virtual e sentimos a essência do ser humano. Não conhecia a música, o tesouro particular do Gui, mas é linda ! é bom esse partilhar do tesouro!
ResponderExcluirO texto inicial, como ja é característica do TH, é sensível e quem conhece o mínimo do ''doce limão'' concorda! Obrigado querido!
Gui, q não nos percamos na vida e na distancia q o virtual impõe!
Obrigado pela linda homenagem, TH!
ResponderExcluirSim, antes de mais nada vejo essa postagem como uma homenagem e uma honra em ter um pedacinho meu em um dos meus blogs preferidos!
Esse jagunço sabe bem como pegar a gente pela emoção!
Ah, TH! Vc nao precisa de lições de finesse. Vc já é a finesse em pessoa, e vc sabe disso!
Aprendi no mundo virtual que a gente pode gostar até mais de uma pessoa através da distância do que presencialmente (Talvez porque os defeitos fiquem menos visíveis..kkkkkkkk)
Obrigado pelas doces palavras, querido amigo!
É claro que Gui, meu amado e querido, ia fazer uma bela escolha. Linda música e lindo vídeo. E lindo o texto de introdução, TH. Gui é exatamente como você definiu! Não precisamos ver o rosto, pra saber que ali mora um grande coração! Acordei piegas hoje, de fato. haha
ResponderExcluirParabéns, meninos!
Introdução linda pra definir mister Limão doce, mesmo q ele recuse o velho apelido!!
ResponderExcluirBoa a escolha dele;D
Valeu pelos comentários, queridos!
ResponderExcluirDas afinidades que tenho com o Gui, a musical certamente é a maior delas, e compartilhamos muitas informações e até mp3 de músicas antigas! rs
Espero sempre contar com a presença dele e de vocês por essas bandas.
Abraços!
Achei que o Guilhotine ia mostrar a sua cara, tal como o Cazuza pede pro Brasil... rsrsrs
ResponderExcluirFalando sério, a música é linda. Bom gosto total. Jane Duboc é mãe de um dos meus cantores favoritos: o Jay Vaquer.
E mais, Guilhotine é uma pessoa nota 10 e admiro MUITO o trabalho que ele faz com a Memória da TV. Sem dúvida, um dos melhores registros de nossas tão esquecida TV.
Palmas Guilhotine!
O que adoro no seui blog é que tudo converge para o verdadeiro valor da amizade e sempre tem música, abraços!
ResponderExcluirvc jagunço é? kkkkkkkkkkkkk massa.
ResponderExcluire recordar algumas cenas de novela é mt bom, ótimo trabalho do Gui. bjsss
que maravilha que maravilha mesmo amei aqui em Fortaleza teve um festival de novas vozes da mpb lembrei de ti pois é um excelente curador no assunto
ResponderExcluirvamos fazer no dia 15 de novembro o dia do grito viva a poesia lá no orkut proclamando a república dos sonhos então precisamos de seguidores @diadogrito todos, tem possibilidade de um post especial sobre o evento? você tem um público muito grande e seria uma grande honra compartilhar isso com você. todos os que publicarem sobre o dias serão linkados e twittados lá no @diadogrito e os que seguirem e twittar poemas, poesias e afins serão retuwitados ^^ é uma grande corrente para não deixar a poesia morrer^^ Espero Respostas ^^ te adollu
ótima escolha! Nao conhecia a música e achei linda! Parabéns.
ResponderExcluirTHiago, a postagem é linda, a música fantástica, Jane canta lindamente. O vídeo é maravilhoso, alguns eu não sabia ou não lembrava que já não estão mais entre nós, grandes perdas inevitáveis da vida.
ResponderExcluirUm abraço, ótima semana.
assistirei ao vídeo, mas me antecipo em dizer que o texto do convidado é a minha cara.
ResponderExcluirPena ainda não termos nos encontrado no hotmail, Thiago. Se estiver no FaceBook ou orkut, me adicione depois, é só procurar Marcio Nicolau.
ResponderExcluirUm abraço,