Muitas são as opiniões sobre Chico Buarque – o artista do mês. Uma das mais atuantes é a de que ele não passa emoção ao cantar (apesar de, “Trocando em Miúdos” ser uma canção perfeita para sua própria voz miúda). Então, para contrabalançar e não deixar suas obras tão emblemáticas e sensíveis sem a interpretação exata, temos inúmeros bons intérpretes de suas composições. Nesse campo, como não poderia deixar de ser, quem mais se destaca são as femininas! Chico tem o dom de compor magníficamente se colocando no lugar das mulheres e isso é captado com louvor pelas melhores cantoras brasileiras. Escolher um Top 10 com as melhores interpretações da obra de Chico Buarque é covardia, mas como o EnTHulho paga por um desafio, vamos lá!
Lista, como sempre, meramente afetiva!
Detalhe: a lista abaixo não necessariamente representa a ótima ilustração acima!
1) ELIS REGINA (Canta "Atrás da Porta")
A interpretação de Elis para “Atrás da Porta” se tornou referência absoluta para as novas intérpretes. Nunca se viu tamanha emoção ou agonia ao agarrar com unhas e dentes uma composição e fazê-la instrumento da própria dor como fez Elis. E os “olhos de adeus” então descritos fizeram todos os telespectadores do MPB Especial na TV Cultura em 1973 e a própria Elis literalmente chorarem. Aplausos de pé e primeiro lugar com louvor em qualquer lista.
2) MARIA BETHÂNIA (Canta "Olhos nos Olhos)
Bethânia tem interpretações bastante interessantes de Chico Buarque, inclusive que lhe renderam coletâneas duplas. Fácil vê-la brilhar em musicas como “Com açúcar, com afeto”, “o meu amor”, “Terezinha”, entretanto a que mais me reaviva a memória é mesmo “Olhos nos olhos’, um belíssimo retrato de “volta por cima” depois do baque, que a cantora nos emociona ao interpretá-la até nos shows mais contemporâneos.
“Quando você me quiser rever. Já vai me encontrar refeita, pode crer. Olhos nos Olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como me suporta me ver tão feliz!”
3) GAL COSTA (Canta "Folhetim")
Uma das escolhidas para a nova microssérie da Globo que estreia em Janeiro, sobre a obra de Chico Buarque. Não conheço melhor interpretação que a de Gal Costa, que conquistou todos num dueto irresistível com Chico. O hilário é vê-los juntos na atuação e nunca imaginar que o dono da música é justamente a voz mirrada que se torna mais pequenina e engolida pelo furacão “Gal”.
“Se acaso me quiseres, sou dessas mulheres que só dizem sim. Por uma coisa à toa, uma noitada boa, um cinema, um botequim”
4) NARA LEÃO (Canta "João e Maria")
Essa beleza foi indicada em maio pela primeira amiga musical convidada do blog, Vera Calvão. A parceria com Nara foi bastante acertada, sobretudo nessa canção, que mostrou o talento e a faceta de Chico pra escrever pros pequenos.
“Agora eu era o herói, e me cavalo só falava inglês. A noiva do cowboy, era você além das outras três”
5) ZIZI POSSI (Canta "Pedaço de Mim")
Confesso que quis colocar a versão da Gal aqui, mas é inegável a importância da interpretação da música para a carreira da super Zizi Possi. Aliás, Maria Izildinha Possi tem coisas bem legais de Chico, e sua voz penetrante e suave é certeira para pontuá-las!
“Ò pedaço de mim. Ó metade afastada de mim. Leva o teu olhar que a saudade é o pior tormento. É pior do que o esquecimento. É pior do que se entrevar”
6) CLARA NUNES (Canta "Apesar de Você")
A sexta posição traz Clara cantando um samba delicioso de Chico. Clara sempre foi ótima pra colocar sua boa energia nas interpretações, e fez esse “sambão” ter um charme a mais. Das que mais aguçam minha memória auditiva afetiva, sem dúvidas!
“Apesar de você, amanhã há de ser um novo dia”
7) MONICA SALMASO (Canta "Ciranda da Bailarina")
Das contemporâneas, Monica, acredito eu, é a que mais tem química com as letras de Mr. Buarque. Tem todo um preparo jazzístico e uma elegante postura cênica que casam bem com a grife Buarque de ser. E “Ciranda da Bailarina”, pra mim, é seu auge!
"Procurando bem, todo mundo tem pereba, marca de bexiga ou vacina. E tem piriri, tem lombriga, tem ameba. Só a bailarina que não tem”
8) ÂNGELA MARIA (Canta "Gente Humilde")
A composição de Chico (que, na verdade, diz que os versos são de Vinicius) praticamente salvou a carreira de Angela, que se encontrava no declínio na época. Apesar de preferir a música com Maria Bethânia (que a interpreta magistralmente em seus shows), eu gosto muito dessa versão também.
“São casas simples, com cadeiras na calçada / e na fachada escrito em cima que é um lar / pela varanda, flores tristes e baldias / como a alegria que não tem onde encostar...”
9) MIÚCHA (Canta "Sobre Todas as Coisas")
Mais uma com uma infinidade de ótimas intérpretes... Zizi, Bethânia, Maria Rita, Nana Caymmi... Mas eu vou destacar a da irmã de Chico, Miúcha, que conseguiu captar com propriedade mais uma música com enfoque eminentemente feminino composta por Chico. Aliás, a eterna “galinha” do espetáculo infantil “Saltimbancos” nunca esteve por aqui!
“Pelo amor de Deus, não vê que isso é pecado? Desprezar quem te quer bem...não vê que Deus até fica zangado...”
10) FAFÁ DE BELÉM (Canta "Sob Medida")
Quem se lembra da matéria dos bafões da música brasileira, sabe que essa música foi praticamente o pomo da discórdia entre as cantoras Simone (que gravou primeiro) e Fafá de Belém, que gravou quase no mesmo ano. Gosto das duas, mas considero a da Fafá mais bonita e emocionante...
“Se você crê em Deus, encaminhe pros céus, uma prece...e agradeça ao senhor, você tem o amor, que merece”
PARA SE TER!
Em 2009, a Som Livre lançou a grande coletânea dupla "Chico Buarque por Eles e Elas", contando um elenco completo de grandes artistas brasileiros recitando a poesia de Chico Buarque. Você pode conferir a relação dos artistas logo abaixo!
CHICO POR ELES!
1. A Rita - Zeca Pagodinho
2. Gente Humilde - Renato Russo e Hélio Delmiro
3. Beatriz - Milton Nascimento
4. Samba do Grande Amor - João Nogueira
5. Samba e Amor - Caetano Veloso
6. Até o Fim - Zeca Baleiro
7. Cotidiano - Marcelinho da Lua (com Seu Jorge)
8. Bye Bye Brasil - Ed Motta e João Donato
9. Tatuagem - Djavan
10. Sonho de um Carnaval - Paulinho da Viola
11. A Banda - Wilson Simonal
12. Roda Viva - Ivan Lins e Nó em Pingo D'Água
13. Construção - Ney Matogrosso
14. Baticum - Lenine
CHICO POR ELAS:
1. Partido Alto - Cássia Eller
2. Apesar de Você - Clara Nunes
3. Olhos nos Olhos - Nara Leão
4. Deixa a Menina - Ivete Sangalo
5. Com Açúcar, com Afeto - Fernanda Takai
6.Quem Te Viu, Quem Te Vê - Mônica Salmaso
7. Atrás da Porta - Elis Regina
8. Anos Dourados - Miúcha
9. O Meu Amor - Maria Bethânia - Alcione
10. Sobre Todas as Coisas - Maria Rita
11. A História de Lilly Braun - Maria Gadú
12. Ciranda da Bailarina - Adriana Calcanhoto
13. O Meu Guri - Beth Carvalho
14. Valsinha - Monique Kessous
*******************************************
ATRÁS DA PORTA*
Elis Regina. Composição: Frances Hime e Chico Buarque
Quando olhaste bem nos olhos meus
E o teu olhar era de adeus
Juro que não acreditei, eu te estranhei
Me debrucei sobre teu corpo e duvidei
E me arrastei e te arranhei
E me agarrei nos teus cabelos
Nos teu peito, teu pijama
Nos teus pés ao pé da cama
Sem carinho, sem coberta
No tapete atrás da porta
Reclamei baixinho
Dei pra maldizer o nosso lar
Pra sujar teu nome, te humilhar
E me vingar a qualquer preço
Te adorando pelo avesso
Pra mostrar que ainda sou tua
TH - Pausa contemplativa...
* Música já constante no blog antigo, no dia 13 de Dezembro de 2007!
Amo Elis. A interpretação dela ficou perfeita *-*
ResponderExcluirhttp://evesimplesassim.blogspot.com/
Se você não botasse a Zizi cantando "Pedaço de Mim", eu ia bater em você!
ResponderExcluirChico, realmente, é TUDO como autor... pena que ele anda tão bissexto, ultimamente.
Pra mim, a melhor interpretação de "Gente Humilde" é a de Renato Russo - que é mais mulher que metade das intérpretes aqui citadas... (fui malvado, agora, não fui?)
Pergunta: por que você colocou uma foto da Adriana Calcanhotto se nem citá-la no post você citou?
ResponderExcluirTom, faltou a Calcanhotto, mas como mencionei acima, o disco não tem nada a ver com a lista eleita
ResponderExcluir;)
Parabéns pela post que não deixa de ser uma homenagem ao Chico.Sucesso!!
ResponderExcluirLindas interpretações , mas eu ainda prefiro a presença do Chico na canção dele rodando no "prato" e a figura deslumbrante dos seus olhos que ao vivo e a cores ( coloquem cores para ler este comentário , mas fiquem com ardósia que é só dele) encantam e libertam nossos ouvidos para ouvirem o que quisermos das nossas histórias pessoais realmente vividas, imaginadas ou fictíciamente apropriadas.
ResponderExcluirAo vivo , repito, os olhos dele chupam a gente como num zoom( é dele , essa alegoria) e é uma rendição emocionante.
Com Adriana Calcanhoto , a ciranda da bailarina ficou linda, também Beatriz com a Ana Carolina. Com açucar e com afeto é para Nara. Lembrei também da Paula Toller para o "Dueto" , saindo completamente da lista das Divas .
Estou louca para ver como fica a "com açúcar " na voz da Takai. Boa pedida para busca hoje.
gente difício fazer esse top 10 em amigo?
ResponderExcluiro Brasil é tão fértil quando se fala em talento femininos e todas são encantada com as letras e os olhos do Galante Chico
^^
amo amo amo Olho nos olhos para mim é o 1#
Sou fã do Chico e adoro a música "Atrás da porta", mas confesso que a interpretação da Elis Regina é fantástica. Ela "sofre" junto com a música.
ResponderExcluirParabéns pelo post! Gosto muito do seu blog.
Bjs
Só não gostei da inclusão de Miucha pra cantar "Sobre Todas as Coisas". Essa é da Zizi.
ResponderExcluirEu me lembro de quando você me mostrou o clipe com a Elis. É mesmo tão intenso... Arrepia! Essa dobradinha é perfeita: Chico compõe, elas cantam! Vozes femininas dão outra magia às músicas. Amo a Elis, mas vou ficar com Nara Leão e a inesquecível "João e Maria"! Tão linda,tão singela, tão especial.
ResponderExcluirMais um grande post.
Mais um pra elogiar a Elis. Apesar de adorar as interpretações da Fernanda Takai, da Calcanhotto e da Narinha, a que mais me toca ainda é "Atrás da Porta". A primeira vez que eu ouvi essa música foi num especial da TV Cultura, em 2000. A Elis me deixou uma impressão muito forte, porque foi num crescendo de emoção durante a música, terminando com a voz totalmente embargada. Adorei o post.
ResponderExcluirAbraço
Adorei a seleção, TH!
ResponderExcluirEu colocaria na voz de Clara Nunes "Morena de Angola". Acho mais marcante. E também a inesquecível interpretação de Verônica Sabino cantando "Todo Sentimento".
Na minha opiniao faltou a meu guri na voz da beth carvalho
ResponderExcluirAss Diego Souza
"Meu Guri", com Elza Soares, essa sim sente realmente todo o drama dessa letra linda do Chico.
ResponderExcluir"Sobre todas as coisas",na voz de Gilberto Gil é imbatível."E Gente humide",o Chico só fez o último verso,e quase obrigado pelo Vinícius que queria muito ser seu parceiro .E a Elis,continua sendo um enigma.Existiu mesmo?
ResponderExcluir