terça-feira, 5 de outubro de 2010

AMIGO MUSICAL CONVIDADO # 14 - João Dionísio Soares!


Autor das máximas mais "máximas" ever!


E esses "Amigos Musicais Convidados" me dão um trabalho! Mas não no pior sentido da palavra: a tarefa árdua aqui é conseguir reunir, num simples textinho de apresentação, o melhor de cada um. E sempre acho tão insuficiente!
Vejam o João Dionísio. Editor de cultura do Jornal Tribuna Independente daqui de Alagoas, sempre com textos inspirados e bastante diferentes do usual, aproximando-se cada vez mais do público e acertando em cheio o que eles querem ler. Como tecer elogios à altura de alguém que, além de bom profissional, é inteligente e nos presenteia com "máximas" certeiras, criativas e até absurdas?
Conheci João em 2006 e de lá pra cá, apesar de esporádicos encontros pessoalmente, temos uma refinada sintonia e é alguém com quem me sinto à vontade de falar sobre tudo. Bom de se ter perto, amigo de dizer verdades sem papas na língua e um ser humano que admiro demais. Dia desses batemos um papão sobre "coragem" e ele me veio com um ensinamento acidental e oportuno: "gente covarde é pior do que gente burra!"
A despeito de seu natural "abuso" (e os amigos podem dizer: a natureza abusada é bem constante), é um cara bem afável e romântico de carteirinha! Daqueles que resistem pra se confessarem assim. Normal...tudo a seu tempo!
Agora o moço percorre no ramo jurídico. Já cansei de chamá-lo de louco (risos), pois eu quero seguir o caminho inverso: do jurídico pro jornalismo. Coisas da vida...
Por fim: segue abaixo um dos mais inspirados relatos para a seção - altamente à altura dos textos de cultura do rapaz no http://www.tribuna-al.com.br/ . E fica também o agradecimento por ter colocado duas matérias do EnTHulho Musical - a do Dia do Rock e a dos 20 anos da morte de Cazuza, impressas no jornal dominical.
Priceless!

Pérola quase esquecida do cancioneiro brasileiro



SORRISO MAIS QUE ABERTO
João Dionisio Soares

Thiago me pediu para falar de uma música, uma canção dessas que marcam, que avassalam, que nos estragam e nos acompanham. Foi difícil achar uma, são tantas que fazem esse serviço. Tenho as minhas primeiras referências musicais, quando meu pai nos colocava ( eu, minha mãe, minhas três irmãs e uma tia ) em sua caravan dourada e partia rumo a praia. E naquela toca fita ia de tudo, sonho meu com Gal e Bethânia, os estrondosos sucessos melosos de Julio Iglesias, a potência de Alcione, Roberto Carlos, Ivone Lara, João Nogueira (quem tem mais de 30 se emociona com "Espelho"), Nelson Gonçalves, Caetano, Agepê a malícia de Wando. Mais tarde quando o carro era uma Parati – a inocência dos anos 70 e a tia já não nos acompanhava - tinha até Cazuza e C&A (meu pai se modernizou e adorava ouvir Rita Lee, Paralamas e até Legião – os mestres antigos como Cartola e Nelson do Cavaquinho nunca deixaram nossos passeios). Era uma mistura maravilhosa. Como se diz hoje, ia tudo junto e misturado. Era uma ansiedade saber o que iríamos ouvir no próximo domingo, sempre tinha uma novidade Na procura ordenada por TH me veio uma canção que me acompanha, vai não vai, vira e mexe, mexe para lá e para cá e ela tá por perto traduzindo. “Sorriso aberto” de Jovelina Perola Negra. O sambão, que é a cara do Brasil, não podia deixar de ser a minha. Pra cima, otimista, correndo atrás, na frente, pelo que acredita. E como ela diz “Logo, eu com meu sorriso aberto. E o paraíso perto, pra vida melhorar”. A música é uma homenagem a esperança, ao retorno ao que vai por e para cima. Ah! ela também lembra a minha mãe, quando voltávamos dos passeios à praia tomando banho de mangueira no quintal e lavando os cabelos longos das filhas, me chamando para deixar o cachorro quieto (saudades do cheique) e tomar banho. E era para na segunda-feira começar tudo novamente. Somos felizes assim até hoje, nos banhos de mangueira, agora o quintal tem uma enorme goiabeira, e nos altos e baixos que a vida nos deu ao longo dos anos, nunca se deixou de ter um sorriso aberto e a vontade de que vai tudo ficar bem logo, logo !!! Então, Th, não é preciso muito. Basta ler a letra. Ah e quando colocar deixa o "laia laia" tá?


***************************************
SORRISO ABERTO
Jovelina Pérola Negra. Composição: Guará

La, laia laia laiá
Laiá laiá laiá laiá
Laiá Laiá...

É
Foi ruim a beça
Mas pensei depressa
Numa solução para a depressão
Fui ao violão
Fiz alguns acordes
Mas pela desordem do meu coração
Não foi mole não

Quase que sofri desilusão
Quase que sofri desilusão

Tristeza foi assim se aproveitando
Pra tentar se aproximar
Ai de mim
Se não fosse o pandeiro, o ganzá e o tamborim
Pra ajudar a marcar (o tamborim)

Logo eu com meu sorriso aberto
O paraiso certo, pra vida melhorar
Malandro desse tipo
Que balança mais não cai
De qualquer jeito vai
Ficar bem mais legal
Pra nivelar
A vida em alto astral

A vida em alto astral...

TH - Vivamos a positividade!


6 comentários:

  1. Jovelina é mais q uma pérola negra ... é um verdadeiro diamante ... pena q tão pouco reconhecida ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  2. Tão pouco conhecida mesmo, pq eu não a conheço.
    Mas sambão é legal!
    Bjksss

    ResponderExcluir
  3. meu querido TH.... a inteligência não vem dos meus cometários, vem da sua percepção.. me senti tão lisogeado em vc pedir um comentário, uam dica minha...e vc me vem com essa de elogios rasgados..por isso que te adoro e torço para vc nao fazer caminho inverso nenhum kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. "gente covarde é pior do que gente burra!" Não concordei com isso. Se a coragem fosse fator determinante para ser alguém "melhor", estariamos em busca de ser a imagem da megalomania. Ser corajoso, algumas vezes, é ser covarde.

    ResponderExcluir
  5. show te^^
    essa musica é linda e eu nunca baixei!
    vou aproveitar p/fazer isso agora!!

    ResponderExcluir
  6. amigo por que não colocar os audios dos amigos musicais do mês sempre quando leio fico me perguntando como isso é em música

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...