domingo, 27 de junho de 2010

AMIGO MUSICAL CONVIDADO # 5 - Roberta Almeida! (27/06)

Das amigas mais musicais "ever"


Então tinha a presença. Tinham os papos por MSN que logo se transformavam em ligações telefônicas e, cadinho depois, num arrojado encontro pessoal onde quer que fosse. Tinham as saídas, quase sempre prum lugar-comum com nossos inúmeros amigos (aliás, nos conhecemos na casa de um deles), ou então uma reunião mais intimista, em alguma sorveteria, orla, nossas casas...
Tinham os shows, é verdade: nosso maior ponto de encontro, sem dúvidas, eram shows de música alagoana que íamos no Teatro Deodoro, nos palcos dos Sesis/Sescs da vida, nos Festivais de Inverno em Garanhuns ou naqueles ao ar livre de nossa cidade. Procurávamos ir até aos de artistas bem desconhecidos: já estivemos em apresentações com pouquíssima gente e, a despeito disto, estávamos lá, vibrando e curtindo, mesmo sem conhecer nenhuma das músicas dos ditos-cujos (risos).
Vieram namorados. Cada um, paralelamente à fidelíssima amizade, construiu uma "carreira solo" de esperanças/desilusões amorosas onde o ponto comum era o apoio com o qual nos ajudávamos quando os assuntos do coração pesavam mais do que deviam. Eu não tinha segredos com Beta. A gente se conhecia no âmago, de alma mesmo. Sempre soube de suas fraquezas, alegrias, do que lhe incomodava, empolgava e a reciprocidade era mais que verdadeira.
Como não poderia deixar de ser, depois veio a distância. O redemoinho da vida tanto traz quanto leva pessoas nossas e nesse meio, Roberta foi iluminar sua terra natal, o sempre cultural Pernambuco e está, hoje, no lugar adequado pra abastecer sua rica bagagem musical com os mestres de lá. A distância dói demais, claro, mas meu medo de nossa amizade se perder é cada vez mais afastado, pois já se encontra bastante consolidada e rígida. Quando vou lá, quando ela vem cá, parece que nada mudou. Nossa afinidade por música nos juntou e permanece nos conectando cada vez mais. E assim que deve permanecer, sempre!
Meiga, tímida, desastrada, lerdinha, lentinha, sexy, mutante nos estilos e muito sensível. Mais adjetivos, por favor: é uma bela-com-conteúdo, inteligente, feminista ferrenha, defensora de minorias, levantadora de bandeiras, reacionária, determinada. Seria uma perfeita pisciana, (risos) mas essa taurina teimosa se orgulha demais de seu signo.
Alguém que tem tanta música em suas veias, claro, não conseguiria escrever um texto sobre apenas uma. Logo, resolveu desfiar toda trajetória musical de sua vida e deixou a meu cargo a escolha de uma representante.
Fico feliz com cada uma de suas conquistas e quero muito que seja sempre realizada, como e com quem estiver. Muita luz, minha deliciosa Robertinha do Recife! ;)
.

Vercilo: uma das escolhas mais certeiras de Roberta

**********************************

A pedidos do meu amigo TH que me pediu singelamente para dizer quais as músicas nacionais que me marcaram vieram inúmeras que fica até difícil registrar todas. Uma só não bastaria. Mas lá vai a linha do tempo...

ANOS 80 – Infância

Carimbador maluco (composição: Raul seixas)
Vou de táxi – Angélica
Me dá um beijinho – Angélica

As que descrevi das músicas infantis nacionais dos anos 80 foram as que me marcaram. Angélica marcou por ser uma mulher que eu adorava e achava seu jeito de comandar admirável e animador. A música de Raul era a questão de quebrar barreiras e toda vez que a ouvia sentia plena sensação de liberdade.


Anos 90 - Adolescência

Maracatu atômico - Chico science e nação zumbi
Via láctea – Legião Urbana
Eu gosto é de mulher – Ultraje a rigor
Ciúme – Ultraje a rigor
Dança da solidão – Marisa Monte
Explode coração – Maria Bethania
Pro dia nascer feliz – Cazuza
Lôra burra – Gabriel O pensador
Retrato de um playboy – Gabriel O pensador
Tempestade – Legião Urbana
Malandragem – Cássia Eller
O chamado – Marina lima
Pierrot – Marina lima
Pessoa – Marina lima
Rubens – Cássia Eller
Catedral- Zélia Duncan
Imorais – Zélia Duncan
Vou tirar você do dicionário – Zélia Duncan
Sissi na sua – Marina Lima


Século XXI - Idade adulta

Pelo sabor do gesto – Zélia Duncan
Admito que perdi – Paulinho moska
Miopia – Zélia Duncan
Coração na boca – Zélia Duncan
Templo- Chico césar
Eu não sou eu – Zélia Duncan
Avesso – Jorge vercillo
Iguais – Isabella taviani
Recado do tempo – Isabella taviani
Degrau por degrau – Isabella taviani
Homem aranha – Jorge vercillo
Monalisa – Jorge vercillo

O que posso dizer que cada musica desta marcou meus momentos de tristeza e alegria e me causam boa sensação. É impossível escolher uma apenas, seria arrancar um pedaço de mim, logo, deixarei pro meu amigo TH fazer o "trabalho-sujo" :)


ROBERTA ALMEIDA


*********************************
MONALISA
Jorge Vercilo

É incrível
Nada desvia o destino
Hoje tudo faz sentido
E ainda há tanto a aprender
E a vida tão generosa comigo
Veio de amigo a amigo
Me apresentar a você

Paralisa com seu olhar
Monalisa
Seu quase rir ilumina
Tudo ao redor minha vida
Ai de mim, me conduza
Junto a você ou me usa
Pro seu prazer, me fascina
Deusa com ar de menina

Não se prenda
A sentimentos antigos
Tudo que se foi vivido
Me preparou pra você
Não se ofenda
Com meus amores de antes
Todos tornaram-se ponte
Pra que eu chegasse a você

Paralisa com seu olhar
Monalisa
Seu quase rir ilumina
Tudo ao redor, minha vida
Ai de mim, me conduza
Junto a você ou me usa
Pro seu prazer, me fascina
Deusa com ar de menina

Paralisa com seu olhar
Monalisa
E ao quase rir ilumina
Tudo ao redor, minha vida
Ai de mim, me conduza
Junto a você ou me usa
Pro seu prazer, me fascina
Deusa com ar de menina

Me fascina
Deusa com ar de menina


TH - Eu tenho minha amiga-menina-deusa ;)


8 comentários:

  1. Beta é uma amigona, apesar de nos vermos muito pouco, uma vergonha pra mim,que sempre me divirto muito com ela, mas ela entende que nossa vida aqui é uma loucura, mas ela está sempre perto, e é uma figura que sempre podemos contar, é uma amiga que acompanha rsrsr Nossos encontros são sempre movidos por coencidência, mas são sempre os melhores encontros, mas que se fossem marcados, né Beta? Mas ela mora no meu coração e sabe disso. Te amo tá. Adorei a música. bjs

    ResponderExcluir
  2. Betinha sempre foi uma de minhas maiores confidentes do sexo feminino, junto a D. Vera Calvão. A sintonia é imediata e torço diariamente pro seu sucesso em tudo na grande Recife.

    ResponderExcluir
  3. Que legal! E uma curiosidade: Roberta selecionou duas músicas da Angélica, cara! Rs. A segunda bem menos conhecida que a primeira, claro. Uma delícia acompanhar a trajetória musical da sua amiga! Há músicas lindas na seleção dela.
    =)

    ResponderExcluir
  4. adorei a homenagem fiquei muito comovida.assim como eu aprendi muito sobre música e tudo mais com a sua ótima bagagem cultural. Saudades enormes de ti alma, das conversas e debates culturais. bjão

    ResponderExcluir
  5. que retrospectiva eim? fantástica mesmo ... qta coisa em comum ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  6. ai betaaaa amo ela...acho massa falar nela, pois ela é tudo, quando eu conheci ela n pude fazer nada me apaixonei...kkkkkk beijos minha amiga lindaaaaa

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post! Realmente amizade deve ser um dos sentimentos mais nobres! Já sobre o post anterior eu tenho que dizer que Ludov ´uma banda simplesmente perfeita! Sempre que posso vou aos shows! Adoro a Notre Voyage, faixa do album Caligrafia! Abração!

    ResponderExcluir
  8. Falar da menina bailarina é facil e ao mesmo tempo extremamente dificil, sempre a vi como uma boneca fragil, no estilo bailarina de caixinha de musica, a primeira vez que a vi fiquei impressionada, como era serelepe, andava pelos quatro cantos do bar, não parava quieta um instante, mas sempre mantendo a delicadeza nos passos e a singeleza no olhar. Com o tempo aprendi a ver Betinha como um vento forte, capaz de mudar de direção e de intensidade num piscar de olhos,altivez que contrasta com sua delicadeza. Enfim, Betinha é a menina doce e alegre que encanta a todos que a conhecem. As musicas a traduzem em toda a sua essencia. Beijinhos lindos e lindas

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...