sexta-feira, 11 de junho de 2010

UM NOME CERTO NA HISTÓRIA DO ROCK BRASILEIRO (11/06)

Formação dos anos 2000


E eis que outra dívida minha nesses 5 anos de blogue era ter algo referente à banda clássica trintona e ainda ativa de nosso rock nacional: Titãs.

Fato bem incomum deles era ter em sua formação inicial 9 músicos - na época, seus contemporâneos Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, RPM e Barão Vermelho eram destaque no nosso cenário roqueiro com bem menos integrantes, mas a quantidade exagerada de vozes desintonizadas dos Titãs no palco acabou por conferir uma curiosa característica refletida em seu estilo musical: o que poderia soar como anarquismo moldou-se em atitude rock, que se complementava com um visual exagerado de ternos, gravatas e penteados exóticos. Começaram a chamar atenção com pequenos shows em casas noturnas - querendo ou não, aquele início dos 80's esse tipo de comportamento era muito comum (The Cure, Smiths, David Bowie...) e fazia sucesso. O crescimento foi inevitável!

Voltando à formação da banda, os iniciais eram: Arnaldo Antunes (um dos grandes "cabeças-dinossauros-pensantes, que teve uma carreira solo bacana depois de sua saída, e fez sucesso em 2002 com os Tribalistas, ao lado de Carlinhos Brown e Marisa Monte. A morena, aliás, sempre se declarou fã ardorosa do grupo e tornou conhecida sua versão para "Comida" em seu primeiro disco), Branco Mello (vocal e baixo- ainda pertence à formação atual), Marcelo Fromer (saudoso, morreu em 2001, curiosamente e por absoluta coincidência, no dia 11 de Junho daquele ano. Juro - não foi proposital escrever esse texto em data póstuma!), Nando Reis (talvez, o detentor da mais bem sucedida carreira solo pós-banda. Nando é um compositor famoso e suas letras e melodias são solicitadas à exaustão por inúmeros músicos brasileiros), Paulo Miklos (também conhecido por sua inserção como produtor, diretor e até ator de novelas globais!), Sérgio Britto (vocal, teclado, guitarra e baixo - também remanescente) , Tony Belloto (guitarrista, diretor e marido de Malu Mader), Ciro Pessoa e André Jung. Pouco depois, Ciro sai da banda e André dá lugar a Charles Gavin, baterista que se tornou o mais tradicional de toda carreira deles.

Então, Os Titãs tiveram sua história dividida em diversas fases: de roqueiros estilosos promissores, no meio da década de 80 passaram a ter a imagem mais "suja" por incidentes acontecidos a alguns de seus componentes - e nem um pouco lembravam mais a inocência com a qual foram concebidos. Hits bem comerciais (Marvin, Sonífera Ilha, Flores) intercalados com grandes canções, dignas de inúmeras releituras nas vozes de outros, videoclipes bem transados (de acordo com suas épocas) e elogios de gente musical pensante feito Caetano Veloso e Renato Russo construíram a carreira do grupo, que, como todo outro detém momentos de auge e de baixa. Sua discografia é curiosamente das mais não-lineares da história de nossa música - o que era sucesso de crítica desagradava público e vice versa. Uns discos eram bem trabalhados, mas não refletiam a energia deles em palco. Enfim...apenas com raríssimas excessões a satisfação era quase unânime.

Nos anos 90, a fase "disco de estúdio - intervalo comercial fazendo Acústico da MTV" fez com que a credibilidade deles se tornasse duvidosa - mais ainda com a releitura de "Pelados em Santos", e seu clipe horrendo. Eu nunca fui fã ardoroso do grupo, mas conheço fãs ardorosos xiitas que chiaram demais com os rumos com os quais se enroscavam. Nos 2000, abalos sísmicos pesados foram a saída de Nando e a morte de Marcelo. Em meio a tantas fases, projetos paralelos de alguns e motivos para não continuar, o fôlego, amizade e afinidade musical dos integrantes remanescentes (um quinteto, na fase final) há de serem destacados, tornando-os, enfim, com orgulho, a banda de rock brasileira mais duradoura da história. Merecedores certos daqui. :)

Obs.: Escolhi um dos melhores videoclipes da equipe para representá-los. Essa realmente foi bem marcante pra mim naquele longínquo 1998...


A banda na década de 80


********************************************

OS CEGOS DO CASTELO
Titãs. Música: Nando Reis

Eu não quero mais mentir
Usar espinhos
Que só causam dor
Eu não enxergo mais o inferno
Que me atraiu
Dos cegos do castelo
Me despeço e vou
A pé até encontrar
Um caminho, um lugar
Pro que eu sou...

Eu não quero mais dormir
De olhos abertos
Me esquenta o sol
Eu não espero que um revólver
Venha explodir
Na minha testa se anunciou
A pé a fé devagar
Foge o destino do azar
Que restou...

E se você puder me olhar
Se você quiser me achar
E se você trouxer o seu lar...

Eu vou cuidar
Eu cuidarei dele
Eu vou cuidar
Do seu jardim...


Eu vou cuidar
Eu cuidarei muito bem dele
Eu vou cuidar
Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!
Eu cuidarei do seu jantar
Do céu e do mar
E de você e de mim...

TH - Cuidemos, pois...


Um comentário:

  1. Ah eu adoro Titãs dos anos 80, uma das melhores bandas de rock nacional daquela época (que tinha bandas ótimas, aliás, nada se comparado a nx0 da vida), mas eu acho que a partir do ano 2000 eles perderam aquela pegada característica deles e fizeram umas musiquinhas muito pobres....Bjos Dr. (@patscrazytrain)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...