Quando digo que no âmago da Música Popular Brasileira reside nossa alma - junto a todos seus desvaneios, purezas, inseguranças, alegrias e amores, não tô brincando. A MPB tem mesmo esse dom de ditar, de forma explícita ou metafórica, tudo o que sentimos. Os letristas são verdadeiros poetas musicais, e os intérpretes seus instrumentos, tornando-se, na maior parte das vezes, também 'posseiros" das composições.
Leila Pinheiro é exemplo claro disso. Sua entrega é tanta que nos faz pensar ser dona de tudo o que canta. E é mesmo. Não ter sido a compositora em nada implica desmeritá-la. Lembro que conhecia uma coisa ou outra de sua carreira, mas a paixão me agarrou mesmo com o DVD "Mais Coisas do Brasil", lançado em 2001. O repertório estava perfeito! E a moça, na mais plena forma de suas apresentações. Aliás, intérpretes como Leila, Cássia Eller, Maria Bethânia e Gal são verdadeiras medalhas nacionais, pois captam com profundidade e naturalidade as intenções e os sentimentos de seus compositores. E nesses tempos de Copa do Mundo, o brasileiro precisa perceber que não temos apenas o futebol para nos orgulhar...
O mesmo falo de apreciadores de boa música, cujo dom os faz, mais que entender, conseguir sentir o que lhes é transmito pelas letras/músicas. E casar momento atual com aquela música certeira é um verdadeiro oasis! A música abaixo é ofertada aos apaixonados, como eu: ;)
****************************************
SERRA DO LUAR
Leila Pinheiro
Composição: Walter Franco
Amor, vim te buscar
Em pensamento
Cheguei agora no vento
Amor, não chora de sofrimento
Cheguei agora no vento
Eu só voltei pra te contar
Viajei...fui pra Serra do Luar
Eu mergulhei...Ah, eu quis voar
Agora vem, vem pra terra descansar
Viver é afinar o instrumento (de dentro)
De dentro pra fora
De fora pra dentro
A toda hora, todo momento
De dentro pra fora
De fora pra dentro
A toda hora, todo momento
De dentro pra fora
De fora pra dentro...
Tudo é uma questão de manter
A mente quieta
A espinha ereta
E o coração tranquilo
A toda hora, todo momento
De dentro pra fora
De fora pra dentro
A toda hora, todo momento
De dentro pra fora
De fora pra dentro
TH - *.*
Leila Pinheiro é mesmo um luxo. Gosto de tudo o que ela canta, mas considero "Catavento e girassol" sua interpretação mais inspirada. A canção de Guinga e Aldir Blanc serviu como uma luva para a voz quente da cantora. Impossível ouvir e não se emocionar. Adorei o texto. Abração.
ResponderExcluirParabéns pelo espaço, muito bom mesmo e viva o poder da MPB em nossas vidas!
ResponderExcluirLeila eu conheço pouco, mas tenho uma tia que é fã dela.
te sigo, abs
a voz dela é muito doce, mt boa de se ouvir... não apenas gritos ensurdecedores q kerem ganhar a fama no gogó esfarrapado...
ResponderExcluirbjs