domingo, 31 de janeiro de 2016

TOPTULHO MUSICAL # 60! - ESPECIAL ELIS REGINA!!


E o TopTulho agora é sessentão!

60 edições de sua parada de MPB predileta, que, a cada edição, angaria mais "visualizadores"! Fico muito feliz com o resultado, que só me estimula a continuar, cada vez mais!!

Para comemorar a "melhor idade" da nossa seção predileta, o especial de hoje é com aquela que revolucionou a música brasileira, e que nos deixou há 34 anos (ela se foi em Janeiro de 1982, no ano de meu nascimento...)...ELIS REGINA!!!

Ela já foi artista do mês aqui no EnTHulho, num dos posts mais lidos da história do blogue, conforme vocês podem conferir na barra lateral, logo, vou buscar um trechinho do que já escrevi sobre nossa pimentinha por essas bandas...


Em discussão sobre MPB certa vez com um colega, ele me fez a seguinte observação:

"Aposto que se Elis fosse viva, ela teria embregado na carreira pra se tornar mais popular. Teria "Michael Sullivanado" igual à Gal!"

Lógico que discordei. Discordei por afetividade mesmo. Posso até estar enganado, mas meu lado admirador e fã incondicional de Elis Regina jamais imaginaria que ela se venderia. na contramão de minha tese de defesa, vão as declarações da própria, ao gravar "Romaria", sobre o preconceito que as pessoas tinham por ela ter feito uma gravação tão popular. Logo ela, tão "elite" e refinada...ocorre que Elis Regina transpõe no que grava uma plenitude tamanha que se assemelha a uma oração. Revendo meus conceitos no referido debate musical, hoje penso que, mesmo se tivesse se popularizado mais nos dias de hoje, faria com uma dignidade tão grande que deixaria no chinelo tantas outras que se perderam no meio de campo de suas carreiras (Fafá, Simone, a própria Gal...).


Elis é Elis. Sem mais...


O EnTHulho quis saber dos internautas quais as melhores músicas de Elis de todos os tempos, e o resultado foi....esse!!



1) COMO NOSSOS PAIS (Álbum "Falso Brilhante", de 1976)
2) O BÊBADO E O EQUILIBRISTA ("Essa Mulher", de 1979)
3) ATRÁS DA PORTA ("Elis", de 1972)
4) REDESCOBRIR ("Saudade Do Brasil", de 1980)
5) MADALENA ("Ela", de 1971)
6) TIRO AO ÁLVARO ("Elis" de 1980 - faixa bônus no relançamento em CD)
7) DOIS PRA LÁ, DOIS PRA CÁ ("Elis", de 1974)
8) FASCINAÇÃO ("Transversal Do Tempo", de 1978)
9) MARIA MARIA ("Saudade Do Brasil", de 1980)
10) ROMARIA ("Elis", de 1977) 
11) ÁGUAS DE MARÇO ("Elis", de 1972)
12) ALÔ ALÔ MARCIANO ("Saudade Do Brasil", de 1980)
13) CASA NO CAMPO ("Elis", de 1972)
14) ME DEIXAS LOUCA ("Trem Azul', de 1982)
15) TREM AZUL  ("Elis", de 1980 e "Trem Azul", de 1982)
16) APRENDENDO A JOGAR ("Elis", de 1980)
17) ARRASTÃO ("Dois Na Bossa", de 1965)
18) UPA NEGUINHO ("Dois Na Bossa", de 1965)
19) AGNUS SEI ("Elis", de 1973)
20) CORSÁRIO ("Luz Das Estrelas", de 1984)


TAMBÉM FORAM VOTADAS:

21)  CINEMA OLYMPIA
22) É COM ESSE QUE EU VOU
23) VOU DEITAR E ROLAR
24) TRANSVERSAL DO TEMPO
25) 20 ANOS BLUES
26) MESTRE-SALAS DOS MARES
27) VELHA ROUPA COLORIDA
28) PARA LENNON E MCCARTNEY
29) TRAVESSIA
30) AS APARÊNCIAS ENGANAM
31) POR TODA A MINHA VIDA
32) NADA SERÁ COMO ANTES
33) UM POR TODOS
34) GOLDEN SLUMBERS
35) SENTIMENTAL EU FICO
36) CABARÉ
37) SAUDOSA MALOCA
38) NA BATUCADA DA VIDA
39) AMOR ATÉ O FIM
40) ORIENTE
41) O CAÇADOR DE ESMERALDA
42) DOCE PIMENTA
43) BLACK IS BEAUTIFUL
44) EU HEIN, ROSA!
45) MODA DE SANGUE
46) CAIS
47) AS CURVAS DA ESTRADA DE SANTOS
48) CARTOMANTE
49) A BANCA DO DISTINTO
50) O QUE FOI FEITO DEVERA
51) OS ARGONAUTAS
52) A CORUJINHA


Bacana o resultado, apesar de, mais uma vez, as minhas preferidas não entrarem!! risos.

E é cantando a voz do mestre Belchior que a gente ilustra esse especial lindo da nossa pimentinha, ratificando nossa saudade! Essa música é tão especial quanto a intérprete, e está cada vez mais atual nesse mundo de meu Deus...





COMO NOSSOS PAIS
Belchior
Elis Regina


Não quero lhe falar meu grande amor
De coisas que aprendi nos discos
Quero lhe contar como eu vivi
E tudo o que aconteceu comigo
Viver é melhor que sonhar
E eu sei que o amor é uma coisa boa
Mas também sei
Que qualquer canto é menor do que a vida
De qualquer pessoa

Por isso cuidado meu bem
Há perigo na esquina
Eles venceram e o sinal
Está fechado pra nós
Que somos jovens...

Para abraçar seu irmão
E beijar sua menina, na rua
É que se fez o seu braço,
O seu lábio e a sua voz...

Você me pergunta pela minha paixão
Digo que estou encantada como uma nova invenção
Eu vou ficar nesta cidade não vou voltar pro sertão
Pois vejo vir vindo no vento cheiro de nova estação
Eu sei de tudo na ferida viva do meu coração...

Já faz tempo eu vi você na rua
Cabelo ao vento, gente jovem reunida
Na parede da memória esta lembrança
É o quadro que dói mais...

Minha dor é perceber
Que apesar de termos feito tudo o que fizemos
Ainda somos os mesmos e vivemos
Ainda somos os mesmos e vivemos
Como os nossos pais...

Nossos ídolos ainda são os mesmos
E as aparências não enganam não
Você diz que depois deles não apareceu mais ninguém
Você pode até dizer que eu tô por fora
Ou então que eu tô inventando...

Mas é você que ama o passado e que não vê
É você que ama o passado e que não vê
Que o novo sempre vem...

Hoje eu sei que quem me deu a ideia
De uma nova consciência e juventude
Tá em casa, guardado por Deus
Contando vil metal...

Minha dor é perceber que apesar de termos
Feito tudo, tudo, tudo, tudo o que fizemos
Nós ainda somos os mesmos e vivemos
Ainda somos os mesmos e vivemos
Ainda somos os mesmos e vivemos
Como os nossos pais...





Ficou emocionado, não é? Mas a emoção não para por aqui, pois agora vai começar o...




Como é de praxe, mesmo em dias de TopTulhos Especiais, a parada contemporânea não para!!

Depois da cinco estreias da semana passada, encerramos Janeiro apenas com uma estreia, mas especialíssima: a cantora carioca Teresa Cristina, aparecendo em 20º lugar com "Corra e Olhe o Céu", música eterna do grande Cartola, dando um toque de classe à parada. Para tal, nos despedimos do conterrâneo Djavan com "Não É Um Bolero". 

No mais, não houve grandes movimentações na parada, inclusive Diogo Nogueira permanece em primeiro lugar pela terceira semana consecutiva com "Clareou". 

Sem delongas, assim ficou o 60º TopTulho!


TOPTULHO MUSICAL # 60! - 31/01/2016

1) DIOGO NOGUEIRA - Clareou (=) (10 Semanas) 
2) PAULA LIMA - Fiu Fiu (+1) (6 Semanas)  
3) JOTA QUEST & ANITTA - Blecaute (+2) (4 Semanas)
4) ROBERTA SÁ & CHICO BUARQUE - Se For Pra Mentir (=) (10 Semanas) 
5) MALTA - Dona Da Voz (-3) (10 Semanas) 
6) ANA CAROLINA - Coisas (+5) (3 Semanas) 
7) FREJAT - Só Você (=) (9 Semanas)
8) ALCIONE - Juízo Final (+2) (3 Semanas) 
9) LENINE - Castanho (+4) (5 Semanas) 
10) JORGE VERCILO - Pra Valer (+2) (5 Semanas)
11) CASUARINA - Queira Ou Não Queira (+3) (2 Semanas)
12) DANIELA MERCURY - Sem Argumento (+4) (2 Semanas)
13) SURICATO - Pra Tudo Acontecer (+2) (4 Semanas)
14) THAÍS MACEDO - A Seu Critério (-5) (8 Semanas)
15) TULIPA RUIZ & MARCELO JENECI - Dia a Dia, Lado a Lado (+4) (2 Semanas)
16) SKANK - Do Mesmo Jeito (-10) (12 Semanas)
17) MARISA MONTE & RODRIGO AMARANTE - O Que Se Quer (-9) (11 Semanas) 
18) TIAGO IORC - Amei Te Ver (=) (2 Semanas)
19) ROGÊ & SEU JORGE - Presença Forte (-2) (2 Semanas)
20) TERESA CRISTINA - Corra e Olhe O Céu (ESTREIA)

Sai:

DJAVAN - Não É Um Bolero (15 Semanas. Maior posição: 01)


Ele foi axingalhado apenas por sua posição política no ano passado. De forma estúpida, grosseira e lamentável. 

Mas por aqui, ele sempre vai abrilhantar a parada e nossos corações, principalmente quando se junta à cherrié-mor de nossa MPB, a bela Roberta Sá!!

Já há 10 semanas trazendo qualidade em nossa seleção, vamo que vamo com o grande Chico Buarque e sua pupila!


Eles são o máximo juntos!!


SE FOR PRA MENTIR
Arnaldo Antunes, Cézar Mendes
Chico Buarque & Roberta Sá

Se for pra mentir pra você
Se for pra esconder o passado
Se for pra manter a ilusão de que dá pra esquecer

Prefiro viver sofredor
Prefiro ser desmascarado
Prefiro até mesmo perder seu amor

Você não merece aflição
Você só merece aconchego
Queria fugir com você para um canto qualquer

Pra mim não existe consolo
Pra mim não existe conselho
E nem o conforto do sono pra me entorpecer!



TH - Até Fevereiro!!!




Ads by LyricsAd Options

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...