domingo, 29 de março de 2015

TOPTULHO MUSICAL #17



De volta com sua parada especial de música brasileira, baseada nas principais rádios e mídias musicais do país! Este último TopTulho de Março está marcado por grandes novidades, pra fechar o mês com chave de ouro.

Temos um novo primeiro lugar, assumido agora por Alice Caymmi, com a classuda "Como Vês". É tão especial que escolhi falar dela, nessa edição. O Skank, que eram os líderes da parada por duas semanas consecutivas, hoje levaram a medalha de prata.  

Quem mais subiu foi a Vanessa da Mata: 4 posições com "Por Onde Ando, Tenho Você"; e a maior queda foi da banda Casuarina: perderam cinco postos com "A Vizinha Do Lado", aparecendo em (estavam na vice-liderança na semana passada). 

As duas estreias (especialíssimas) são dos meus dois xarás: Thiago Pethit volta à parada com seu novo single, "Honey Bi"; e Tiago Iorc aparece pela primeira vez no TopTulho com "Dia Especial". Foi especial mesmo!

E quem nos deixou foi Angela Ro Ro com Jorge Vercilo ("A Capital Do Amor") e o nobre Arlindo Cruz, que ficou um tempão com o samba "Não Penso Em Mais Nada", inclusive várias semanas em primeiro lugar. Com certeza, já é uma das músicas mais pedidas do ano!

Aguarde que, logo depois da parada da semana, vocês conferem o "TopTulho Do Passado", que hoje debulhou o ano de 1984

Agora, vamos ao 17º TopTulho!


1) ALICE CAYMMI - Como Vês (+2) (7 Semanas)
2) SKANK - Esquecimento (-1) (10 Semanas)
3) FERNANDA TAKAI E SAMUEL ROSA - Pra Curar Essa Dor (+1) (8 Semanas)
4) MARJORIE ESTIANO E GILBERTO GIL - Luz Do Sol (+3) (5 Semanas)
5) PAULA TOLLER - Transbordada (+1) (6 Semanas)

6) JOTA QUEST - Dentro De Um Abraço (-1) (11 Semanas)
7) CASUARINA - A Vizinha Do Lado (-5) (9 Semanas)

8) MART'NÁLIA E PEDRO LUÍS - Tem Juízo, Mas Não Usa (+3) (4 Semanas)
9) LULU SANTOS - Luís Maurício (=) (6 Semanas)
10) MART'NÁLIA - Peço a Deus (=) (14 Semanas)
11) SURICATO - Diante De Qualquer Nariz (-3) (12 Semanas)
12) CLÁUDIO ZOLI - Amar e Amanhecer (=) (7 Semanas)
13) VANESSA DA MATA - Por Onde Ando, Tenho Você (+4) (4 Semanas)
14) ZECA BALEIRO - Ai Que Saudade D' Ocê (=) (17 Semanas)
15) THIAGO PETHIT - Honey Bi (Ao Vivo) (ESTREIA)

16) MARIA RITA - É Alma, É Corpo, É Religião (+2) (3 Semanas)
17) ZECA BALEIRO E ZÉLIA DUNCAN - Fox Baiano (-4) (13 Semanas)
18) HUMBERTO GESSINGHER - Nuvem (-3) (6 Semanas)
19) ADRIANA CALCANHOTTO - E Sendo Amor (-3) (16 Semanas)

20) TIAGO IORC - Dia Especial (ESTREIA)

Saíram:

ANGELA RO RO E JORGE VERCILO - A Capital Do Amor (7 Semanas. Maior Posição: 17)
ARLINDO CRUZ - Não Penso Em Mais Nada (12 Semanas. Maior Posição: 1)


E uma das grandes novidades da MPB nesses últimos tempos está com tudo, e vem sendo destaque em todas as mídias: rádio, revistas, sites, premiações, emissoras de video-clipes, críticas especializadas e, claro, aqui no TopTulho Musical. Estamos falando de Alice Caymmi.

O gene Caymmi ganha mais uma expoente, que faz questão de eternizar a saga dos baianos. Ela, contudo, é carioca. Filha de Danilo Caymmi, neta de Dorival e sobrinha de Nana, o nepotismo não foi óbice pra que seu talento fosse reconhecido. Em 3 anos de carreira, ela já explodiu, fazendo questão de manter a boa MPB viva num infindável mar de funk e sertanejos universitários. 

"Como Vês" foi destaque da minissérie "Felizes Para Sempre", e hoje alcançou a liderança de nossa parada, logo, chegou a hora de conferir o poder dessa cantora e compositora bem sucedida!



Alice: que nepotismo que nada! Talento puro!


COMO VÊS
Bruno di Lullo. Domenico Lancelotti. 
Alice Caymmi

Ele quer me destruir
Eu não sou ninguém
Até a hora de acordar
Até mais além

Ele quer me destruir
Eu não sou ninguém
Até a hora de acordar
Até mais além


Como vês o amor vai carregar
As coisas na hora que ele chegar
Vai levar tudo que conseguir
Chutando as paredes que eu construí

Ele quer me destruir
Eu não sou ninguém
Até a hora de acordar

Até mais além

Como vês o amor vai desbotar
As cores nas fotos que ele tocar
Vai levar no vento que soprar
Os dias, os meses e o que virá


Como vês o amor vai carregar
As coisas na hora que ele chegar
Vai levar tudo que conseguir
Chutando as paredes que eu construí

Como vês o amor vai desbotar
As cores nas fotos que ele tocar

Ele quer me destruir
Eu não sou ninguém
Até a hora de acordar
Até mais além

Como vês o amor vai carregar
As coisas na hora que ele chegar
Vai levar tudo que conseguir
Chutando as paredes que eu construí

Como vês o amor vai desbotar
As cores nas fotos que ele tocar
Vai levar no vento que soprar
Os dias, os meses e o que virá. 




Ela é demais, não é? Mas não acabou não...se liga aí que agora vai começar o...




George Orwell lançava em 1984 um de seus romances mais famosos: O GRANDE IRMÃO, que deu origem àquele programinha que você conhece bem.

Pois bem, hoje me senti num verdadeiro BIG BROTHER pra escolher as músicas que entrariam na parada de 1984, e as que ficariam de fora. Tantas eliminadas de peso...mas, se só eram 20, né?

Foi um ano muito frutífero pra música brasileira, com clássicos absolutos de todos os estilos, músicas que se eternizaram fácil. 
Prontos pra viagem até 1984?

HÁ 31 ANOS...


1) KID ABELHA E OS ABÓBORAS SELVAGENS - Como Eu Quero
2) OS PARALAMAS DO SUCESSO - Óculos
3) MILTON NASCIMENTO - Coração De Estudante
4) LULU SANTOS - Certas Coisas
5) GONZAGUINHA - Lindo Lago Do Amor
6) 14 BIS - Todo Azul Do Mar
7) RÁDIO TAXI - Eva
8) BARÃO VERMELHO - Maior Abandonado
9) DJAVAN - Lilás
10) LOBÃO E OS RONALDOS - Me Chama
11) GAL COSTA - Baby
12) ELBA RAMALHO - Canção Da Despedida
13) TITÃS - Sonífera Ilha

14) METRÔ - Beat Acelerado
15) BIAFRA - Sonho De Ícaro
16) JOANNA - Recado (Pro Meu Namorado)
17) MARINA - Veneno
18) VINÍCIUS CANTUÁRIA - Só Você
19) SIMONE E CHICO BUARQUE - Iolanda
20) BETO GUEDES - Quanto Te Vi


Comentário de TH: Ficaram de fora clássico de Tim Maia, Roberto Carlos, Chico Buarque, Maria Bethânia, Guilherme Arantes, Gilberto Gil, Rita Lee...preciso explicar porque esse Big Brother foi tão apertado?

A parada abre com a apaixonante "Quanto Te Vi", do Beto Guedes (que nesse ano teve grandes hits também, como "Paisagem Na Janela"). A 19ª posição eu dedico à minha tia falecida de mesmo nome: é uma bela música, de fato. 

Seguimos com Vinícius Cantuária e "Só Você", que 90% das pessoas atribuem a Fábio Jr., que a regravou em 1997. Marina já colecionava muitos hits e eu escolhi a deliciosa e sexy "Veneno" para representá-la. 

Joanna desfilava com sua versão para o clássico de Renato Teixeira, que caiu como uma luva pra moça. Já Biafra aparece com eu maior hit. Voando, voando, ele alcançou a 15ª posição. 

E teve rock nacional! Dos mais bobinhos (Metrô), aos mais clássicos (Titãs, BarãoVermelho e Paralamas Do Sucesso), passando por regravações bem sucedidas ("Eva", com o Rádio Táxi). Teve até o reaça-mor Lobão, com seu maior hit ("Me Chama").

Da MPB mais clássica, contamos com Gal interpretando o hit número 1Mutantes ("Baby"), com uma força que fez com que a música fosse sua; Milton Nascimento eternizando mais um hino seu ("Coração De Estudante") e Gonzaguinha, mais uma vem super bem posicionado com a curiosa e especialíssima música "Lindo Lago Do Amor"
dos

O Nordeste vem mais uma vez representado por Djavan (e a super conhecida "Lilás"), e Elba Ramalho, nos emocionando mais um pouquinho com sua "Canção Da Despedida"

O coração fala mais alto ao som de 14 Bis ("Todo Azul Do Mar"), e a melancolia se faz presente com Lulu Santos, que, depois de inúmeros hits animados, provou, ao lado de Nelson Motta, que a tristeza pode ser uma coisa bonita. "Certas Coisas" é uma das melhores músicas de todos os tempos!



A primeira posição tinha que ser deles. Estavam em alta no pop rock brasileiro naquele 1984. Hits como "Alice" e "Fixação" (e todos do álbum "Seu Espião" )eram regra nos bailinhos oitentistas, e a balada que alcançou nosso primeiro lugar foi tema de amor de vários corações apaixonados daquela época. É deles, então, o ano de 1984!

Leoni, Paula Toller Morena, Bruno Fortunato e George Israel. 

Kid Abelha e Os Abóboras Selvagens!!


COMO EU QUERO
Kid Abelha E Os Abóboras Selvagens
Composição: Paula Toller e Leoni. 

Diz pra eu ficar muda faz cara de mistério
Tira essa bermuda que eu quero você sério
Tramas do sucesso mundo particular
Solos de guitarra não vão me conquistar

Uuuuu! Eu quero você como eu quero!

O que você precisa é de um retoque total
Vou transformar o seu rascunho em arte final
Agora não tem jeito "cê" tá numa cilada
É cada um por si você por mim e mais nada

Uuuuu! Eu quero você como eu quero!

Longe do meu domínio "cê" vai de mal a pior
Vem que eu te ensino como ser bem melhor



TH - Quantos anos vocês rejuvenesceram, agora? :D :D



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...