domingo, 5 de abril de 2015

TOPTULHO MUSICAL #18



Bem vindo, Abril!

Primeiro TopTulho do mês, e logo neste maravilhoso Domingo de Páscoa. O EnTHulho deseja a todos os seus leitores todas as felicitações cristãs, sem hipocrisia (nesses tempos nos quais o ser humano anda tão egoísta e egocêntrico, tá difícil!)

Como sempre, meu recadinho básico: esta parada é formada a partir das músicas mais pedidas nas rádios e mídias especializadas, como a MPB FM e a Billboard Brasileira, por exemplo.

Começamos o mês bem! São três estreias, e todas do mundo do rock brasileiro. Quem disse que o estilo tá perdendo força, hein? Capital Inicial retorna ao TopTulho com a música "Coração Vazio", que está estouradaça nas rádios do país. Jota Quest se vangloria agora de ter duas músicas na parada com a estreia de "Entre Sem Bater". Entrou mesmo. E, finalizando o time de estreantes, a sensata, inteligente e LINDA Pitty aparece aqui com seu single "Serpente", estreando diretamente na 15ª posição. Poderosa!

Saíram Adriana Calcanhotto ("E Sendo Amor", uma das músicas que teve maior desempenho em todas as edições), Zeca Baleiro com Zélia Duncan ("Fox Baiano", chuif) e Humberto Gessingher ("Nuvem").

Alice Caymmi permanece reinando absoluta em primeiro lugar com sua "Como Vês". Maria Rita, Thiago Pethit e Tiago Iorc tiveram os maiores desempenhos dessa semana: subiram 4 posições, cada. E a queda-mor ficou pro Suricato, que desceu 9 degraus, ficando em 20º.

Veja como ficou o 18º TopTulho:


1) ALICE CAYMMI - Como Vês (=) (8 Semanas)
2) MARJORIE ESTIANO E GILBERTO GIL - Luz Do Sol (+2) (6 Semanas)
3) SKANK - Esquecimento (-1) (11 Semanas)
4) PAULA TOLLER - Transbordada (+1) (7 Semanas)
5) FERNANDA TAKAI E SAMUEL ROSA - Pra Curar Essa Dor (-2) (9 Semanas)
6) LULU SANTOS - Luís Maurício (+3) (7 Semanas)
7) JOTA QUEST - Dentro De Um Abraço (-1) (12 Semanas)
8) MART'NÁLIA E PEDRO LUIS - Tem Juízo, Mas Não Usa (=) (5 Semanas)
9) CASUARINA - A Vizinha Do Lado (-2) (10 Semanas)
10) VANESSA DA MATA - Por Onde Ando, Tenho Você (+3) (5 Semanas)
11) THIAGO PETHIT - Honey Bi (+4) (2 Semanas)
12) MARIA RITA - É Alma, É Corpo, É Religião (+4) (4 Semanas)
13) MART'NÁLIA - Peço a Deus (-3) (15 Semanas)
14) ZECA BALEIRO - Ai Que Saudade D'Ocê (=) (18 Semanas)
15) PITTY - Serpente (ESTREIA)
16) TIAGO IORC - Dia Especial (+4) (2 Semanas)
17) CLÁUDIO ZOLI - Amar e Amanhecer (-5) (8 Semanas)
18) JOTA QUEST - Entre Sem Bater (ESTREIA)
19) CAPITAL INICIAL - Coração Vazio (ESTREIA)
20) SURICATO - Diante De Qualquer Nariz (-9) (13 Semanas)

Saíram: 

ZECA BALEIRO E ZÉLIA DUNCAN - Fox Baiano (13 Semanas. Maior Posição: 5)
HUMBERTO GESSINGHER - Nuvem (6 Semanas. Maior Posição: 15)
ADRIANA CALCANHOTTO - E Sendo Amor (16 Semanas. Maior Posição: 2)


E hoje vamos falar da vampira. Sim, pois só sendo uma pra estar totalmente em forma e cada vez mais bonita. É o vinho da música brasileira: cinquentona e MELHOR AINDA, em todos os aspectos.

Paulinha entendeu bem sua função no pop brasileiro e "transbordou" seu talento, lançando ano passado um disco que conquistou mídia e público (o que é um feito TREMENDO, diga-se). Põe Anittas e popozudas em seu devido lugar, mostrando que há vida inteligente na música popular. Melhor: ela "solta a franga", sem vulgaridade e com estilo. Rainha!

Para quem não conhece o disco "Transbordada" (2014), fica, então, a dica do EnTHulho Musical, cuja faixa título sobe cada vez mais em nossa parada. Fiquemos com ela!



A vampira transborda seu talento. 


TRANSBORDADA
Paula Toller

Minha história já não cabe mais em mim
Minha alma teima em deslizar torso abaixo
Eu sou a tempestade
Sobre a cidade
Transbordada de paixão
Inundada de ilusão

Minha história já não cabe mais em mim
Minha alma cisma em se atirar pela rua abaixo
Noite afora
Da dor que mora
Dentro de cada paixão
Soterrada de ilusão


Hoje eu quero me livrar
De tudo que não é meu
Hoje eu quero me espalhar
Por tudo que não é eu.





Não transborde ainda, tem que sobrar mais um espacinho, já que agora começa o...


1985: um ano tão decisivo pra política brasileira. Diretas-Já, fim da ditadura. Há 30 anos o país se livrava do Golpe Militar e tem uns desordenados das ideias que pedem a volta nessas manifestações de 2015...

Ainda sobre política, mas associando ao mundo das artes, foi o ano da estreia da novela "Roque Santeiro", uma perfeita miniatura do Brasil retratada em nossa teledramaturgia...

Mas, vamos falar de música. Chegou a hora da nave do TopTulho te levar para as canções que sublinharam todo esse panorama. 
Assim, vamos nos teletransportar para....1985!

HÁ 30 ANOS...

1) GAL COSTA - Chuva De Prata
2) ROUPA NOVA - Whisky A Go Go
3) R.P.M. - Olhar 43
4) IVAN LINS - Vitoriosa
5) GUILHERME ARANTES - Cheia De Charme
6) CAETANO VELOSO E GAL COSTA - Sorte
7) OS PARALAMAS DO SUCESSO - Meu Erro
8) CAZUZA - Exagerado
9) METRÔ - Tudo Pode Mudar
10) LEGIÃO URBANA - Será?
11) MARINA - Nada Por Mim
12) ZÉ RAMALHO - Mistérios Da Meia Noite
13) MILTON NASCIMENTO - Portal Da Cor
14) ULTRAJE A RIGOR - Ciúme
15) ELBA RAMALHO - De Volta Pro Aconchego
16) NORDESTE JÁ - Chega de Mágoa
17) PEPEU GOMES - Mil e Uma Noites De Amor
18) JOÃO BOSCO - Papel Machê
19) MORAES MOREIRA - Santa Fé
20) WANDO - Fogo e Paixão



Comentário de TH: Mais um TopTulho Do Passado super difícil de montar, e dessa vez a concorrência se deu entre músicas dos próprios músicos. Por exemplo, o Roupa Nova tinha inúmeras canções, mas eu tive que eliminar grandes sucessos como "Dona", "Linda Demais", para eleger apenas uma dos caras. E a eleita foi "Whisky a Go Go", que levou a merecida medalha de prata!

O Cazuza (carreira-solo) e o Legião Urbana, que se tornaram icônicos na música brasileira, aparecem pela primeira vez no TopTulho, com seus sucessos "Exagerado" e "Será", respectivamente. Aliás, o rock nacional dominou esse ano. Ainda tivemos Metrô, Ultraje a Rigor, Marina, Os Paralamas Do Sucesso e R.P.M. Ufa!

O Nordeste quebrou um pouco a ditadura de Alceu Valença e Djavan, dando chance a gente boa também figurar, como Moraes Moreira, Pepeu Gomes e o grande Zé Ramalho. Ainda sobre a região, o nosso "We Are The World" foi a campanha "Nordeste Já", com mais de 150 músicos cantando em prol de uma causa nobre e relevante: a seca, Hoje em dia, a situação se inverte...

Ainda sobre o Nordeste, a onipresente Elba Ramalho nos engrandece com sua versão divina para "De Volta Pro Aconchego". 

Wando representa com louvor o brega romântico brasileiro com "Fogo e Paixão" (meu iaiá, meu ioiô); João Bosco e sua vocalização inesquecível ao final de "Papel Machê" garante sua vaga. Os classudos Ivan Lins e Gal Costa conseguiram grandes êxitos: respectivamente quarto e primeiro lugar. Guilherme Arantes representou o pop nacional com sua grande "Cheias De Charme", e uma parceria deliciosa entre Caetano e Gal (olha ela de novo), finaliza a seleção.


A "profana" Gal (ô capa que me dava medo, viu?) despontava em 1985 com um sucesso do ano anterior, composição de Ronaldo Bastos e Ed Wilson, que deixou a cantora popularíssima, fazendo com que alguns fãs torcessem o nariz pra essa fase de sua carreira. 

Aliás, muitas cantoras consideradas "cults" , "embregaram" ao longo dos Anos 80, como Simone e Fafá De Belém, por exemplo. Portanto, deixem Gal em paz e curtam a música!!


CHUVA DE PRATA
Ronaldo Bastos e Ed Wilson
Gal Costa

Se tem luar no céu
Retira o véu e faz chover sobre o nosso amor

Chuva de prata que cai sem parar
Quase me mata de tanto esperar
Um beijo molhado de luz
Sela o nosso amor

Basta um pouquinho de mel pra adoçar
Deixa cair o seu véu sobre nós
Oh, lua bonita no céu
Molha o nosso amor

Toda vez que o amor disser "vem comigo"
Vai sem medo de se arrepender
Você deve acreditar no que é lindo
Pode ir fundo!
Isso é que é viver!

Cola seu rosto no meu, vem dançar
Pinga seu nome no breu pra ficar

Enquanto se esquece de mim
Lembra da canção

Toda vez que o amor disser "vem comigo"
Vai sem medo de se arrepender
Você deve acreditar no que eu digo
Pode ir fundo!

Isso é que é viver!

Chuva de prata que cai sem parar
Quase me mata de tanto esperar
Um beijo molhado de luz
Sela nosso amor
Enquanto se esquece de mim
Lembra da canção
Oh, lua bonita no céu
Molha o nosso amor


TH - Não sei vocês, mas tô AMANDO reviver esses momentos :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...