domingo, 15 de março de 2015

TOPTULHO MUSICAL # 15


Bom dia!!

Hoje, dia 15, 15ª edição do TopTulho, sua parada de música brasileira favorita. Aqui inexiste monocultura de sertanejo universitário, funk ou axé! Só musicão, mesmo! Vale lembrar que esta compilação tem por base paradas brasileiras de diversas fontes, como a Rádio MPB FM, Billboard Brasil, dentre outras.

Essa edição tem como surpresa um novo 1º lugar. Assim, saem os mineiros do Jota Quest (que estavam em primeiro há três semanas com "Dentro De Um Abraço") e assumem outros mineiros: a trupe do Skank, com "Esquecimento"

Também marca a substituição de Maria Rita: ela sai com "Mainha Me Ensinou" e entra com "É Alma, É Corpo, É Religião", seu mais novo hit, estreando hoje no TopTulho Musical. Marjorie Estiano arranca novamente, subindo 7 posições com 'Luz Do Sol", parceria sua com Gilberto Gil. E a música que mais caiu hoje foi "Peço a Deus", da Mart'nália: foram 6 degraus a menos. 

Semana tem aniversário, hein? Dia 20 faço eu a "idade de cristo", e o presente eu me dei com o TopTulho Musical Do Passado desta edição, que relembra os hits de 1982, ano de meu nascimentoTambém neste dia 15, o dia da manifestação em prol do impeachment da Presidenta Dilma (um golpe político mal disfarçado, na minha modesta opinião), eu gostaria que vocês vissem qual era a música mais pedida de 1982. É a visão de vida que eu espero dos meus leitores, nesse dia. 

Vamos ver como ficou o TopTulho dessa semana?

1) SKANK - Esquecimento (+1) (8 Semanas)
2) CASUARINA - A Vizinha Do Lado (+1) (7 Semanas)

3) JOTA QUEST - Dentro De Um Abraço (-2) (9 Semanas)
4) ALICE CAYMMI - Como Vês (+1) (5 Semanas)
5) FERNANDA TAKAI E SAMUEL ROSA - Pra Curar Essa Dor (+3) (6 Semanas)
6) MARJORIE ESTIANO E GILBERTO GIL - Luz Do Sol (+7) (3 Semanas)

7) SURICATO - Diante De Qualquer Nariz (-1) (10 Semanas)
8) PAULA TOLLER - Transbordada (+4) (4 Semanas)
9) ZECA BALEIRO E ZÉLIA DUNCAN - Fox Baiano (-2) (11 Semanas)
10) MART'NÁLIA - Peço a Deus (-6) (12 Semanas)
11) ADRIANA CALCANHOTTO - E Sendo Amor (-2) (14 Semanas)
12) ZECA BALEIRO - Ai Que Saudade D' Ocê (-1) (15 Semanas)
13) ARLINDO CRUZ - Não Penso Mais Em Nada (-3) (11 Semanas)

14) CLÁUDIO ZOLI - Amar e Amanhecer (=) (5 Semanas)
15) LULU SANTOS - Luís Maurício (=) (4 Semanas)
16) HUMBERTO GESSINGHER - Nuvem (=) (4 Semanas)
17) ANGELA RO RO E JORGE VERCILO - A Capital Do Amor (+2) (6 Semanas)
18) VANESSA DA MATA - Por Onde Ando Tenho Você (=) (2 Semanas)
19) MART'NÁLIA E PEDRO LUIS - Tem Juízo, Mas Não Usa (-2) (2 Semanas)
20) MARIA RITA - É Alma, É Corpo, É Religião (ESTREIA)

Saiu:

MARIA RITA - Mainha Me Ensinou (14 Semanas. Maior posição: 3)


E hoje é dia de samba!!

Falaremos agora da banda carioca CASUARINA, que, nessa edição, alcançou a vice-liderança da parada. 

Surgidos em 2001, eles vem traçando uma trajetória bem ascendente, defendendo o samba com bastante dignidade. Olhando a estampa das figuras, você não dá nada: pelo contrário, aposta que são um grupo de pagode universitário, um Soweto da vida, mas eles são realmente bons. 

Seu ápice, na minha humilde opinião, se deu mesmo com o disco que lançaram em 2014, "No Passo De Caymmi", uma merecida homenagem ao centenário deste que é um dos maiores artistas da música brasileira. Diga-se: com muito talento e entrega!

Fiquemos, agora com "A Vizinha Do Lado", sucesso de Caymmi, já regravado por muita gente boa (como Roberta Sá, por exemplo), mas, aqui, na releitura do Casuarina. 



Não, não são pagodeiros!



A VIZINHA DO LADO
Dorival Caymmi
Interpretação: Casuarina

A vizinha quando passa
Com seu vestido grená
Todo mundo diz que é boa
Mas como a vizinha não há
Ela mexe co'as cadeiras pra cá.
Ela mexe co'as cadeiras pra lá.
Ele mexe com o juízo
Do homem que vai trabalhar

Há um bocado de gente
Na mesma situação
Todo mundo gosta dela
Na mesma doce ilusão
A vizinha quando passa
Que não liga pra ninguém
Todo mundo fica louco
E o seu vizinho também

A vizinha quando passa
Com seu vestido grená
Todo mundo diz que é boa
Mas como a vizinha não há
Ela mexe co'as cadeiras pra cá.
Ela mexe co'as cadeiras pra lá.
Ele mexe com o juízo
Do homem que vai trabalhar

Ela mexe co'as cadeiras pra cá.
Ela mexe co'as cadeiras pra lá.
Ele mexe com o juízo
Do homem que vai trabalhar

Há um bocado de gente
Na mesma situação
Todo mundo gosta dela
Na mesma doce ilusão
A vizinha quando passa
Que não liga pra ninguém
Todo mundo fica louco
E o seu vizinho também




Curtindo o sambinha dos caras? Pois quando terminar, não se esqueça também de conferir o...


Começando agora mais uma edição do TopTulho Musical do Passado. Esta especialíssima, pois vamos relembrar as músicas do meu ano de nascimento: 1982!! Bem propícia pro meu aniversário, que é essa semana :)

Como eu já imaginava, não sou um ser musical por acaso: só tinha musicão no meu ano de natalício.

Apertem o cintos e vamos até 1982!


HÁ 33 ANOS...

1) GONZAGUINHA - O Que É O Que É?
2) 14 BIS - Linda Juventude
3) CAETANO VELOSO - Queixa
4) ELBA RAMALHO - Bate Coração
5) GILBERTO GIL - Andar Com Fé
6) BARÃO VERMELHO - Todo Amor Que Houver Nessa Vida
7) LULU SANTOS - De Repente, California
8) DJAVAN - Samurai
9) ZIZI POSSI - Asa Morena
10) RITA LEE E ROBERTO DE CARVALHO - Flagra
11) MAGAZINE - Sou Boy
12) ALCEU VALENÇA - Morena Tropicana
13) FAFÁ DE BELÉM - Bilhete
14) EDUARDO DUSEK - Barrados No Baile
15) SIMONE - Tô Que Tô
16) CLARA NUNES - Serrinha
17) ÂNGELA RO RO - Escândalo
18) DALTO - Muito Estranho
19) NARA LEÃO - Questão De Tempo
20) CHICO BUARQUE - As Vitrines



Comentário de TH: Chico Buarque abre a parada com um clássico seu: "As Vitrines". Tempos áureos em que víamos Chico nas paradas musicais, hein?

Dalto é outro que merece bastante destaque com seu "Muito Estranho" (e o refrão inesquecível "Cuida Bem De Mim", lembra?). Angela Ro Ro dava suas caras com uma indireta ao incidente midiático que a apontou Zizi Possi como sua affair. "Escândalo" era uma resposta a tudo isso. Por falar em Zizi, ela está muito bem obrigado, com sua "Asa Morena", na nona posição. 

O rock nacional avançava mais um pouco com a presença de Eduardo Dusek ("Barrados No Baile"), Magazine ("Sou Boy" - Kid Vinil era um poeta), Lulu Santos ("De Repente Califórnia" - marcando um ritmo havaiano que se tornaria uma marca registrada do cantor!) e Barão Vermelho, trazendo Cazuza nos vocais perturbados de "Todo Amor Que Houver Nessa Vida", sem dúvidas, um grande sucesso da carreira deles.  

O Nordeste marca presença com inúmeros hinos do cancioneiro brasileiro: "Morena Tropicana" (Alceu Valença), "Bate Coração" (Elba Ramalho, super bem posicionada em lugar) e "Samurai" (Djavan, que estava no auge naquele início dos 80's). Gil e Caetano, figurinhas fáceis dessa época, se apresentam com dois hits absolutos de suas carreiras: respectivamente "Andar Com Fé" e "Queixa", linda balada que pontuou muitos romances oitentistas. 

Mais destaques: Fafá de Belém cantando Ivan Lins (a belíssima "Bilhete"); Rita Lee (onipresente total nesse período, ao lado de Roberto de Carvalho) com seu megahit "Flagra". Desde já digo que foi difícil escolher entre os hits de Rita, pois, por exemplo, nessa mesma época ela emplacou "Mutante" e "Cor-De-Rosa Choque"

A vice liderança ficou com uma balada inesquecível do 14 Bis: "Linda Juventude' é outro marco da música brasileira dos anos 80!




O grande sucesso daquele ano, sem dúvidas, foi essa música. Essa grande música, que até hoje é usada e repassada por gerações e gerações. A música brasileira tem dessas: clássicos eternizados são repassados a diversas gerações. Eu lembro de ter ouvido na escola, e sei que até hoje muitos educadores fazem questão de enaltecer a pureza das crianças e propor uma ode à vida, com essa canção. 

Tinha que ser dele, né? Do meu chapa Gonzaguinha, cantor e compositor que admiro eternamente, representando muito bem o meu ano! ;)


O QUE É, O QUE É?
Gonzaguinha

Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças

É a vida, é bonita
E é bonita

Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz

Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita

Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz
Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita

E a vida
E a vida o que é?
Diga lá, meu irmão

Ela é a batida de um coração
Ela é uma doce ilusão
Hê! Hô!

E a vida
Ela é maravilha ou é sofrimento?
Ela é alegria ou lamento?
O que é? O que é?
Meu irmão

Há quem fale
Que a vida da gente
É um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo

Há quem fale
Que é um divino
Mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor

Você diz que é luta e prazer
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer


Pois amada não é
E o verbo é sofrer

Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé
Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser

Sempre desejada
Por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte

E a pergunta roda
E a cabeça agita
Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita

Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz

Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita


TH - Ela é sim! Independente das posições políticas de cada um!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...