sábado, 7 de março de 2015

TOPTULHO MUSICAL # 14



Muito bom dia, amantes da (boa) música brasileira. 

Hoje, 07 de Março de 2015, começamos agora mais um TopTulho Musical, a sua parada semanal de música brazuca. Como sempre, aquele recadinho básico: esse compêndio é baseado nas principais paradas musicais brasileiras, como o Top 10 da Rádio MPB, a Billboard Brasil e demais rádios que toquem MPB, Pop Rock e estilos afins. 

Como devem ter percebido, essa edição excepcionalmente vem num Sábado, e não no costumeiro Domingo, pois amanhã, 08 de Março, Dia Internacional Das Mulheres, o EnTHulho Musical prestará uma homenagem especialíssima a todas as cantoras brasileiras representadas por uma em especial. Não percam!

Antes de falar da edição de hoje, gostaram da subseção TopTulho Musical do Passado? Foi legal não é? Relembramos os hits de 1980 na semana passada, e fizemos uma viagem no tempo deliciosa, com muito saudosismo e emoção. Não deixem de ver o final do post, pois hoje relembraremos os hits da MPB que fizeram a cabeça da galera de 1981!

A 14ª edição do TopTulho é marcada pela saída das músicas "Meninas Do Leblon" (Simoninha e João Sabiá) e "Ninguém É Igual A Ninguém", da Vanessa da Mata. Esta última teve uma trajetória tipo ioiô: subiu e desceu posições de forma constante e alternada!

Mas não fiquem com saudade da Vanessa, pois ela volta à parada exatamente hoje, fazendo, assim, uma substituição, já que uma das estreias dessa edição é a música "Por Onde Ando, Tenho Você", da própria, que aparece na 18ª posição. A segunda estreia fica a cargo da Mart'nália, que já está há um tempão por aqui com "Peço a Deus" e, não satisfeita, emplaca mais uma música, dessa vez em parceria com Pedro Luís: "Tem Juízo, Mas Não Usa". Já falei aqui que este seria o ano Mart'nália, não foi? Pois a profecia vem se realizando...

Jota Quest aparece pela terceira semana consecutiva na 1ª posição. A grande "arrancada" fica a cargo de Marjorie Estiano e Gilberto Gil, que subiram 5 posições com "Luz Do Sol". E a grande queda dessa vez foi de Maria Rita, que desceu 7 degraus com "Mainha Me Ensinou", ficando na arriscada 20ª posição. 

A 14ª edição do TopTulho ficou assim:


1) JOTA QUEST - Dentro De Um Abraço (=) (8 Semanas)
2) SKANK - Esquecimento (+2) (7 Semanas)
3) CASUARINA - A Vizinha Do Lado (=) (6 Semanas)
4) MART'NÁLIA - Peço a Deus (-2) (11 Semanas)
5) ALICE CAYMMI - Como Vês (+3) (4 Semanas)
6) SURICATO - Diante De Qualquer Nariz (+3) (9 Semanas)

7) ZECA BALEIRO E ZÉLIA DUNCAN - Fox Baiano (-2) (10 Semanas)
8) FERNANDA TAKAI E SAMUEL ROSA - Pra Curar Essa Dor (+4) (5 Semanas)
9) ADRIANA CALCANHOTTO - E Sendo Amor (-3) (14 Semanas)
10) ARLINDO CRUZ - Não Penso Em Mais Nada (-2) (10 Semanas)
11) ZECA BALEIRO - Ai Que Saudade D' Ocê (-1) (15 Semanas)
12) PAULA TOLLER - Transbordada (-1) (3 Semanas)

13) MARJORIE ESTIANO E GILBERTO GIL - Luz Do Sol (+5) (2 Semanas)
14) CLÁUDIO ZOLI - Amar e Amanhecer (=) (4 Semanas)
15) LULU SANTOS - Luís Maurício (+2) (3 Semanas)
16) HUMBERTO GESSINGHER - Nuvem (-1) (3 Semanas)
17) MART'NÁLIA E PEDRO LUIS - Tem Juízo, Mas Não Usa (ESTREIA)
18) VANESSA DA MATA - Por Onde Ando Tenho Você (ESTREIA)

19) ANGELA RORO E JORGE VERCILO - A Capital Do Amor (+1) (5 Semanas)
20) MARIA RITA - Mainha Me Ensinou (-7) (14 Semanas)

Saíram:

SIMONINHA E JOÃO SABIÁ - Meninas Do Leblon (4 Semanas. Maior posição: 15)
VANESSA DA MATA - Ninguém É Igual A Ninguém (10 Semanas. Maior posição: 4)


O destaque de hoje fica para o Suricato. A banda com nome "Animal Planet" vem se destacando gradativamente na música brasileira. Eu os conheci no programa "Superstar", da Globo, e a toda hora perguntava: "como uma banda como essa pôde perder pro Malta"? Na minha humilde opinião, eles representam muito melhor o Pop Rock Brasileiro do que os melosos maltados :P

Rodrigo Nogueira (guitarra/vocal), Diogo Gameiro (bateria) e Mário Vargas (baixo) constituem o Suricato, que hoje sobem mais três posições com a bela balada "Diante De Qualquer Nariz", que vocês acompanham agora!



Suricato: reerguendo o pop rock brasileiro!


DIANTE DE QUALQUER NARIZ
Suricato

O que é a raiva se não o meu lado mais sensível
Você me pede, eu digo: não sendo impossível, eu faço
Tanta coisa pra dizer que só um abraço diz
Olho um espelho que reflete errado, meu melhor lado não condiz...
Com o que se vê

E talvez eu possa te mostrar diante de qualquer nariz
Que pra entender o que há dentro leva tempo
De mim você não sabe nem metade

Então me diz se vai ou se me invade
Tanta alma pra mostrar e somente um quadro e um giz
E tanto tempo pra falar e o que eu digo sei que já não diz, não...
Como o medo e a certeza sucetível
O teu silêncio é como um barulho previsível, eu acho

E talvez eu possa te mostar diante de qualquer nariz
Que pra entender o que há dentro leva tempo
De mim você não sabe nem metade... nem metade

E talvez eu possa te mostar diante de qualquer nariz
Que pra entender o que há dentro leva tempo
De mim você não sabe nem metade... nem metade.







E, ao som suave do Suricato, encerramos a parada de hoje. Mas guenta mais, que agora vai começar o....


Antes de mais nada, preciso agradecer as inúmeras visualizações que o primeiro TopTulho Musical do Passado teve, bem como as mensagens de elogios à esta minha iniciativa. Não sei se sabem, mas sou colecionador e catalogador musical, e uma subseção desse tipo já estava mais do que na hora de estrear aqui no EnTHulho!

Uma coisa que percebi, tanto na edição passada (na qual relembramos os hits de 1980), quanto nessa (hits de 1981): como a MPB fazia jus ao significado da sigla hein? Pois artistas como Gal Costa, Gonzaguinha, Gilberto Gil, Elis Regina e tantos mais eram muito mais populares e pedidos nas rádios do que hoje em dia, período no qual impera o sertanejo universitário. Que coisa não? O bom é que a proposta do TopTulho é fazer semanalmente uma parada que resgata um pouco dessa época, com esses mesmos estilos. 

Então? Prontos para nossa viagem temporal até o ano de 1981? Apertem os cintos!

HÁ 34 ANOS...

1) ROUPA NOVA - Sapato Velho
2) ROBERTO CARLOS - Emoções
3) TOM JOBIM - Luiza
4) RITA LEE E ROBERTO DE CARVALHO - Lança Perfume
5) GUILHERME ARANTES - Deixa Chover
6) MILTON NASCIMENTO - Caçador De Mim
7) ERASMO CARLOS - Mulher (Sexo Frágil)
8) GILBERTO GIL - Se Eu Quiser Falar Com Deus
9) NEY MATOGROSSO - Viajante
10) CAETANO VELOSO - Lua e Estrela
11) JOANNA - Decisão 

12) MARIA BETHÂNIA - O Lado Quente Do Ser
13) GAL COSTA - Meu Bem, Meu Mal
14) ZIZI POSSI - Caminhos De Sol
15) PAULINHO DA VIOLA - Onde A Dor Não Tem Razão
16) FLÁVIO VENTURINI - Espanhola
17) RENATO TEIXEIRA - O Maior Mistério
18) KLEITON E KLEDIR - Paixão
19) NAILA SKORPIO - Rapte-Me Camaleoa
20) LULU SANTOS - De Leve


Comentário do TH: 1981...um ano antes de eu nascer. Muitos artistas iguais aos do TopTulho Musical do Passado da edição anterior, como Rita Lee, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Gal Costa, Zizi Possi, dentre outros. 

Lulu Santos começando "De Leve" o Rock Brasileiro, estilo que predominaria ao longo dos demais anos da década oitentista. Naila Skorpio (lembram dela?), vinha da trilha da novela "Baila Comigo", de Manoel Carlos, da Globo, assim como Ney Matogrosso e a melancólica "Viajante";  Guilherme Arantes e a animada "Deixa Chover"; e Maria Bethânia, com "O Lado Quente Do Ser", letra de Marina Lima, que funciona como uma homenagem especial antecipada ao dia internacional delas, que será amanhã.

Ainda homenageando as mulheres, aparece Erasmo Carlos, com esse grande hit que foi "Mulher (Sexo Frágil)". E, voltando aos temas de novela, o maestro Tom Jobim nos brinda com a música encomendada por Gilberto Braga, para a abertura de "Brilhante". Aqui, vale relembrarmos uma curiosidade: o diretor Daniel Filho mandou tosar os cabelos da protagonista homônima vivida por Vera Fisher, sem saber que a letra de Tom fazia referência a uma mulher de longas madeixas...

Mais destaques: "Paixão", por Kleiton & Kledir ("ah, esse maldito feche eclair", lembram?); "Espanhola", por Flávio Venturini; a força melancólica e imponente de Milton Nascimento, com seu clássico "Caçador De Mim"; Gilberto Gil, dando-nos uma lição de como se deve falar com Deus - e que funciona muito mais eficazmente do que trocentas religiões por aí afora; e um dos maiores hits do Rei. "Emoções" passou a ser faixa obrigatória de todas as coletâneas, shows e especiais de fim de ano de Roberto Carlos, que sempre a canta com as "emoções" de como se fosse a primeira vez!




Mas o maior destaque do ano foi, sem dúvidas, o Roupa Nova, no que foi praticamente seu início de carreira. 

Egressos do grupo carioca "Os Famks", os seis músicos revolucionaram o pop brasileiro, com canções inesquecíveis que mesclavam Pop, Rock e MPB. Eles conquistaram as rádios, as novelas, os corações apaixonados e os estádios de shows (sempre lotados) e eu reafirmo: continuam com bastante vigor até hoje! Digo isso porque fui ao show deles em Novembro de 2014 e foi um espetáculo repleto de hits, efeitos visuais/sonoros e talento, muito talento!

"Sapato Velho" é, sem dúvidas, minha música preferida dos caras, um começo assobiável, bem antes de se tornarem extremamente populares (como aconteceu em vários momentos). E é com ela que o TopTulho Do Passado deixa vocês, agora!


SAPATO VELHO
Roupa Nova

Você lembra, lembra
Daquele tempo
Eu tinha estrelas nos olhos
Um jeito de herói
Era mais forte e veloz
Que qualquer mocinho
De Cowboy

Você lembra, lembra!
Eu costumava andar
Bem mais de mil léguas
Pra poder buscar
Flores-de-maio azuis
E os seus cabelos enfeitar

Água da fonte
Cansei de beber
Pra não envelhecer
Como quisesse
Roubar da manhã
Um lindo pôr-de-sol
Hoje não colho mais
As flores-de-maio
Nem sou mais veloz
Como os heróis

É! Talvez eu seja
Simplesmente
Como um sapato velho
Mas ainda sirvo
Se você quiser
Basta você me calçar
Que eu aqueço o frio
Dos seus pés

Água da fonte
Cansei de beber
Pra não envelhecer
Como quisesse
Roubar da manhã
Um lindo pôr-de-sol
Hoje não colho mais
As flores-de-maio
Nem sou mais veloz
Como os heróis...

É! Talvez eu seja
Simplesmente
Como um sapato velho
Mas ainda sirvo
Se você quiser
Basta você me calçar
Que eu aqueço o frio
Dos seus pés

Talvez eu seja
Simplesmente
Como um sapato velho
Mas ainda sirvo
Se você quiser
Basta você me calçar
Que eu aqueço o frio
Dos seus pés


TH - Um Excelente Sábado a Todos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...