sexta-feira, 28 de novembro de 2014

AMIGO MUSICAL CONVIDADO # 40 - Natival Neto!



E vamos ao 40º amigo musical convidado do nosso EnTHulho. Nossa, já se vão 40 relatos emocionados de grandes pessoas que compartilharam suas melhores memórias musicais conosco aqui no blogue!

O Natival Neto é de Salvador (BA). Eu o conheci graças à internet e graças à cantora Zélia Duncan, que é sua amiga, por meio da comunidade "Estação ZD", um espaço onde se disponibiliza raridades da cantora. Por meio do Natival, cheguei também à antiga comunidade do finado Orkut "Acervo Digital do Compositor", na qual as pessoas postavam links do 4shared de regravações nos tópicos dos respectivos compositores. E, por fim, tinha também seu excelente blogue "Playlist Pessoal", que sempre foi parceiro do EnTHulho, por meio do qual fazia seleções criativíssimas e temáticas, sempre com a MPB como protagonista. Por fim, ainda maneja com afinco o excelente blogue sobre a cantora Márcia Castro. Em suma, quem relata para nós hoje é uma sumidade da MPB na internet! :D

Minha admiração por ele, contudo, vai além do bom gosto musical e de sua paixão por Zélia (que é, como sabem, minha cantora favorita, também). Tenho o prazer de ser amigo do Natival e constatar que ele tem muitas opiniões parecidas com a minha, defende os mesmos ideais, compartilha das mesmas ideias e concepções sobre o mundo. Acho que mais da metade dos meus compartilhamentos do Facebook advém dele (risos). Sabe aquela pessoa que a gente, apesar do pouco contato, sempre vai se identificar? Pois...

Uma qualidade que (AMÉM!) sempre tive nos convidados do "Amigo Musical Convidado" é a inteligência, e com este grande geminiano pesquisador da área de Letras não é diferente. Por isso, apresento-lhes seu excelente relato que, como não poderia deixar de ser, é sobre Zélia Duncan! Muitíssimo obrigado, Natival!!

P.s: De vez em quando o vejo tricotar com a Zélia virtualmente, e percebo a admiração mútua nos relatos. Zélia também tem um grande carinho por ele. Será que ela vai ler esse texto? :D



Quando Thiago me convidou para participar da sessão, fiquei muito contente. Não porque um tanto de gente me leria e eu poderia exibir meus "dotes" de escritor, mas pelo gosto de buscar lembranças relacionadas a música, essa paixão que trouxe tantas pessoas incríveis para perto de mim. Pra mim, é uma alegria imensa falar de música. Ouço música o dia todo, se não estou ouvindo, estou conversando sobre música, pensando, cantarolando e tal. Daí eu comecei a procurar alguma música e alguma história marcante. A gente sempre lembra de várias e é tão difícil pegar só uma. Mas vamos lá!

Eu sou geminiano, com todas as dores e delícias que as pessoas desse signo têm. Todas as experiências de vida sempre foram muito misturadas pra mim, o que sempre considerei positivo. Ter vários de tipos de amigos, gostar de vários tipos de comida, filme, livro e música, claro. Versatilidade é uma característica do signo (yeah!).

A minha infância musical misturava Gal Costa, Angela Maria, Rita Lee, Maria Bethânia com Sandy, Xuxa, Angélica e Eliana. Cada uma no seu devido lugar, que fique claro isso! Sempre gostei de mais cantoras e mais ainda daquelas que me levam a outras cantoras, outros artistas, outros universos. Gal Costa me abriu portas imensas na música. Por ela, cheguei a Rita Lee, que me levou a Cássia Eller, que me levou a Zélia Duncan, que me levou a um monte de gente. E é de Zélia a minha lembrança para esse post.

Lembro de quando a música "Tô" começou a tocar na Nova Brasil FM. Era o carro-chefe do novo disco "Eu me transformo em outras". Era uma música com um suingue tão legal, com uma letra tão louca, aparentemente sentido, mas com um astral muito bom. Ouvindo a gravação, dá pra você supor a felicidade de Zélia em cantar aquilo. E eu fiquei tomado por aquela música. Ficava atento à programação da rádio e quando ouvia aqueles batuques iniciais, corria pra frente do rádio. 


Naquela época, eu tinha meus 14 anos e pra comprar um disco, era preciso economizar no dinheiro da merenda, o que era muito difícil (risos). Meu irmão fazia aniversário naquele mês. Ele faria 8 anos e eu consegui convencê-lo a pedir de presente o disco "Eu me transformo" a meu pai , que negou é claro, pois sabia que o presente não seria pra ele. 


Mas eu me recordo o dia que consegui comprar. Foi numa dessas redes de supermercados. O estabelecimento já ia fechar e eu corri pra pegar o disco. Depois disso, foi só alegria. Esse cd me apresentou a um universo musical até então desconhecido: Itamar Assumpção, Tom Zé, Ná Ozzetti, Luiz Tatit, Cristina Buarque, etc. Meu pai que era meio resistente a Zélia, passou a observá-la com mais atenção e cuidado. O DVD homônimo só veio a confirmar tudo. 

É um daqueles DVDs que eu e meu pai paramos pra assistir juntos, coisa que só fazíamos, nos meus tempos de criança.


O sorrisão-mor da MPB está de volta ao EnTHulho Musical! :D


Tom Zé/Elton Medeiros
Zélia Duncan

Tô bem debaixo pra poder subir
Tô bem de cima pra poder cair
Tô dividindo pra poder sobrar
Desperdiçando pra poder faltar
Devagarinho pra poder caber
Bem de leve pra não perdoar
Tô estudando pra saber ignorar
Eu tô aqui comendo para vomitar
Eu tô te explicando pra te confundir
Tô te confundindo pra te esclarecer
Tô iluminado pra poder cegar
Tô ficando cego pra poder guiar
Suavemente pra poder rasgar
Olho fechado pra te ver melhor
Com alegria pra poder chorar
Desesperado pra ter paciência
Carinhoso pra poder ferir
Lentamente pra não atrasar
Atrás da vida pra poder morrer
Eu tô me despedindo pra poder voltar!




TH - Me despedindo pra poder voltar!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...