domingo, 31 de julho de 2011

TEMA DE NOVELA ESPECIAL - DOSSIÊ IVAN LINS!




Quando Ivan Lins foi anunciado como "artista do mês" aqui no EnTHulho, o slogan era o "tem clima de romance no ar" - o mesmo de lançamento da novela "História de Amor", de Manoel Carlos. "Vitoriosa" nos remete imediatamente à personagem de Cássia Kiss em "Roque Santeiro", que está em reprise atualmente no Canal Viva. "Começar de Novo" era a canção perfeita para pontuar o seriado "Malu Mulher", que mostrava indescritíveis avanços e conquistas do universo feminino; e quem não lembra da "caliente" "Ai Ai Ai Ai", tema da gêmea má Raquel, no remake de "Mulheres de Areia" que, aliás, voltará ao ar novamente no Vale a Pena Ver de Novo, a partir de Setembro?
Conclusão: Ivan Lins - cantor ou compositor, sempre terá vez no universo teledramaturgico - justamente pela sensibilidade e escolha certas de seus versos, que combinam com inúmeros diálogos e cenas românticas de nossas novelas. Merecia um dossiê à altura, sem sombra de dúvidas!

Nota: Aqui, contudo, vai prevalecer o Ivan Lins cantor e compositor - se fôssemos resgatar as inúmeras interpretações de outros artistas para suas composições, o dossiê teria que ser um almanaque! rs




1) VITORIOSA (Roque Santeiro, 1985, Globo)


Não poderia haver título melhor pro primeiro lugar! (risos). Ivan Lins ousou bastante nesta composição, um verdadeiro buquê oferecido às mulheres após a noite de núpcias, no dia seguinte. Com versos singelos como "a vida pode ser maravilhosa", intercalados com outros mais fortes, como "não ter vergonha de aprender como se goza", a música foi tema de Lulu, mulher de Zé das Medalhas (Armando Bogus) personagem que era reprimida sexualmente em "Roque Santeiro", e constava na segunda trilha da novela. Não por acaso, a mesma Cássia Kiss aparece no videoclip da canção, lançado no meio da década de 80. Merecidíssimo no podium!



2) LEMBRA DE MIM ("História de Amor", 1995, Globo)

Apaixonante tema de abertura de uma novela extremamente romântica! Quem não lembra aquele casal apaixonado, que fazia questão de mostrar seu amor para todos na rua (como era dito na letra da música) e se beijando no por-do-sol, ao som dos assovios indefectíveis? Marcou tanto que muita gente já "lembra de Lembra de Mim" de primeira, ao associar o cantor às novelas! A música pertence ao disco "Anjo de Mim", lançado no mesmo ano da novela, 1995.


"Lembra de mim? Nós dois na rua provocando os casais..."



3) COMEÇAR DE NOVO (Malu Mulher, 1979, Globo)

Ok...o tema de abertura da série, apesar de aparecer em versão instrumental, no disco era cantado por Simone, que foi a intérprete mais famosa deste grande sucesso, mas Ivan Lins compôs a letra especialmente para esse seriado, que foi um verdadeiro marco da tevê brasileira (e mundial!), graças a seus temas que representaram bem várias conquistas das mulheres. Sua trilha sonora, como não poderia deixar de ser, era defendida pelas melhores intérpretes mulheres da época (Elis, Joanna, Fafá, Bethânia, Gal, Rita Lee...). Ivan Lins sempre será lembrado por cantar com perfeição para o universo feminino.

"Começar de novo e contar comigo
Vai valer a pena ter amanhecido..."


4) AI AI AI AI (Mulheres de Areia, 1993, Globo)


Ruth, a gêmea boa, era a apagadinha e romântica que nos fazia torcer para que ficasse com o coração do mocinho Marcos (Guilherme Leme). Porém Raquel, a má, era a exuberante, linda e cheia de "invirtudes", que não media esforços para subir na vida, utilizando-se de seu charme para seduzir Marcos e batendo de frente com seu "sogrinho" Virgílio (Raul Cortez), de quem consegue herdar ações da empresa e se dar bem. Isso tudo além de viver um tórrido romance com o vigarista Wanderley (Paulo Betti). As duas personagens, defendida com perfeição por Glória Pires, pertenceram a este remake de 93. A música de Ivan era de Raquel, e combinava perfeitamente com seu estilo mais "caliente" e provocante!

"É às vezes tudo é lindo, às vezes tudo engana...mas...basta um beijo teu e eu...ai ai ai ai ai ai...!"



5) ILUMINADOS (Direito de Amar, 1987, Globo)


Mais um tema de abertura pra coleção de Ivan. A novela, de Walter Negrão, inspirada numa radionovela de Janete Clair, foi exibida em 1987 e retratava o Rio de Janeiro do início do século XX, e certamente a bela canção povoa na minha memória afetiva da época - tinha apenas 5 anos mas "Iluminados" já me remetia à abertura sensível e bem cuidada.

"O amor tem feito coisas
Que até mesmo Deus duvida
Já curou desenganados
Já fechou tanta ferida"



6) "CONFINS" E "LUA SOBERANA" (Renascer, 1993, Globo)

A inserção de Ivan Lins na trilha da novela "Renascer" (Globo), é duplamente curiosa: ele aparece na abertura, em participação especial com o grupo Batacoto, com a ótima "Confins". E ainda, assina a música "Lua Soberana", interpretada por Sérgio Mendes, uma das mais que mais nos remetem à trama das fazendas cacaueiras que tanto fez sucesso. Na época, o Casseta & Planeta não perdeu a piada e parodiou "Confins": "nada cai do céu, nem cairá"... BLAM! Uma bigorna caindo em cima do cantor...

"Aiá Aiá Cariá
Ilê Iê Ilá Aiá
Veio de madagascar
ilê ilê ilá essa lua soberana"


7) VIESTE (Sonho Meu, 1993, Globo)


1993 foi mesmo um ano iluminado para Ivan Lins nas novelas. Além de Renascer e Mulheres de Areia, já citadas, sua apaixonante "Vieste" era tema do protagonista Lucas (Leonardo Vieira), que se apaixonava por Cláudia (Patrícia França) nessa novela das seis da Globo. Vieste é de longe uma das músicas preferidas de Ivan da parte dos fãs, não por acaso uma das mais românticas. Em "Estrela-Guia" ela apareceu novamente, dessa vez com a voz de Lenine.

"Vieste
Na hora exata, com ares de festa
E luas de prata"



8) PONTOS CARDEAIS (Vale Tudo, 1988, Globo)


Olhaí Ivan Lins cantando mais uma vez pra Cássia Kiss! A música, com uma letra depressiva, era tema da real assassina de Odete Roitman no megasucesso que foi Vale Tudo, comprovado mais ainda em sua reexibição recente no Canal Viva, às 00:45!


"Perco tudo
O rancor dos infelizes
O temor das cicatrizes
Que um grande amor nos faz"



9) ÁGUA DOCE (Éramos Seis, 1994, SBT)

Mais uma campeã de audiência! No remake de Éramos Seis, produzido pelo SBT na década de 90, "Água Doce" era o sensível tema de Dona Lola, nessa versão interpretada por Irene Ravache. A trilha sonora reunia os temas das novelas "Éramos Seis" e "As Pupilas do Senhor Reitor". Nessa última, Ivan Lins ainda aparece cantando "Fado", juntamente com o cantor português Paulo de Carvalho!

"Brilha em seu olhar A chama Que só brilha em Quem ama Tão clara, Tão raro de se ver"

10) VELAS IÇADAS (Marina, 1980, Globo)


Fechando minha lista de preferidas, tem "Velas Içadas", que foi integrante da trilha da novela "Marina", que a Globo exibiu em 1980. A música era tema de Adriana, personagem de Tetê Prizt (quem?). Não vi a novela, tampouco sei se foi um tema muito recorrente, porém conheço a música e acho muito bonita. Presença garantida aqui!

"Nunca soltou as amarras
Nunca ficou à deriva
Nunca sofreu um naufrágio
Nunca cruzou com piratas e aventureiros
Nunca cumpriu o destino das embarcações"


CURIOSIDADES/MENÇÕES HONROSAS:



- Os primeiros temas de novela de Ivan Lins: em "Assim na Terra como no Céu", de Dias Gomes, ele canta "Amiga", junto a Claudette Soares, em 1970. No mesmo ano, curiosamente, já foi tema de abertura: trata-se da música-título da novela "A Próxima Atração", exibida na Globo.

- O tema de abertura da novela do SBT "Jamais te Esquecerei" (2003), de título homônimo, foi composto especialmente para a trama pelo próprio Ivan Lins.

- Mais um tema marcante que eu colocaria na relação da lista, se houvesse espaço: "Setembro", tema de Fernanda (Lídia Brondi), na novela "Meu Bem, Meu Mal", de 1990!

- Mais um: "Daquilo que eu sei", tema da novela "Jogo da Vida' , de Sílvio de Abreu, de 1981 (do personagem Adriano, de Carlos Augusto Strazzer).

- A música "Bilhete" fez parte da trilha sonora de "Sol de Verão", de Manoel Carlos em 1982, na voz de Fafá de Belém. Mas Ivan Lins, compositor da música, também a canta na trilha da novela "Os Mutantes".

- Na novela "Os Adolescentes", de Ivani Ribeiro, que a Bandeirantes exibiu em 1981, Ivan Lins canta "O Amor", em dueto com sua então mulher na época, Lucinha Lins!

- A parceria internacional com George Benson (Juntos), foi tema da novela "Um Sonho a Mais", que a Globo exibiu em 1985!

- É dele também o tema de abertura da novela "Anjo de Mim" (música de mesmo nome), defendida por Simone e Sérgio Mendes, em 1996.

- Apesar do título, a (péssima) novela Começar de Novo, que a Globo exibiu em 2004/2005, não tinha esse hit de Ivan.

- Na TV Ivan não ficou apenas em novelas ou seriados. "Somos todos iguais essa noite" pontuou o Big Brother Brasil (irc!) e "Depende de Nós", cantada com o grupo Balão Mágico, foi tema do programa dos pequenos, na década de 80!

- Essa curiosidade é do próprio EnTHulho Musical: eu abri as homenagens a Ivan Lins esse mês com a bela "Depois dos Temporais". Dia 12 estreou o remake de "O Astro", e a dita cuja música estava lá, na trilha da trama. Premonição...não por acaso, a vidência é um dos temas abordados. Como diz o amigo Vitor de Oliveira, colaborador da novela das onze, "Thiago Quintanilha"




NÃO VÁ SE PERDER POR AÍ...


AMIGA (com Claudette Soares) - ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU (Globo, 1970)
A PRÓXIMA ATRAÇÃO - A PRÓXIMA ATRAÇÃO (GLOBO, 1970)
DAQUILO QUE EU SEI - JOGO DA VIDA (Globo, 1981)
LEMBRA - PARTIDO ALTO (Globo, 1984)
JUNTOS (com George Benson) - UM SONHO A MAIS (Globo, 1985)
SEDE DOS MARUJOS - SELVA DE PEDRA (Globo, 1986)
AINDA TE PROCURO - CORTINA DE VIDRO (SBT, 1989)
QUEM SABERIA PERDER? - PANTANAL (Manchete, 1990)
SETEMBRO - MEU BEM, MEU MAL (Globo, 1990)
BRINCANDO SOZINHO - PÍCARA SONHADORA (SBT, 2001)
JAMAIS TE ESQUECEREI - JAMAIS TE ESQUECEREI (SBT, 2003)
ACASO - CORAÇÃO DE ESTUDANTE (Globo, 2002)
SERTANEJA - CABOCLA - Globo, 2004)
FEITIO DE CORAÇÃO - OS RICOS TAMBÉM CHORAM (SBT, 2005)
AMOR - PROVA DE AMOR (Record, 2005)
PASSARELA NO AR - PÁGINAS DA VIDA (Globo, 2006)
A GENTE MERECE SER FELIZ - PÉ NA JACA (Globo, 2006)
O TEMPO GUARDOU VOCÊ - ETERNA MAGIA (Globo, 2007)
MARIA DOS VENTOS - REVELAÇÃO (SBT, 2008)
TODO DIA É ASSIM - UMA ROSA COM AMOR (SBT, 2010)
DEPOIS DOS TEMPORAIS - O ASTRO (Globo, 2011)




PARA BAIXAR!

Já foi lançada uma compilação intitulada "Ivan Lins - Novelas e séries", pela Som Livre em 1997, mas é claro que o EnTHulho iria fazer a sua seleção, com 13 sucessos incríveis de Ivan no universo teledramatúrgico. Abaixo, a relação das músicas e, logo depois, o link para baixar!

01 - DAQUILO QUE EU SEI (Jogo da Vida)
02 - VITORIOSA (Roque Santeiro)
03 - SEDE DOS MARUJOS (Selva de Pedra 86)
04 - AI AI AI AI (Mulheres de Areia 93)
05 - SETEMBRO (Meu Bem, Meu Mal)
06 - ILUMINADOS (Direito de Amar)
07 - JUNTOS (com George Benson) (Um Sonho a Mais)
08 - PONTOS CARDEAIS (Vale Tudo)
09 - LEMBRA DE MIM (História de Amor)
10 - VIESTE (Sonho Meu)
11 - VELAS IÇADAS (Marina)
12 - ÁGUA DOCE (Éramos Seis)
13 - DEPOIS DOS TEMPORAIS (O Astro 2011)
14 - CONFINS com Batacoto (Renascer)


Link
****************************************


VITORIOSA
Ivan Lins/Vitor Martins

Quero sua risada mais gostosa
Esse seu jeito de achar
Que a vida pode ser maravilhosa...

Quero sua alegria escandalosa
Vitoriosa por não ter
Vergonha de aprender como se goza...

Quero toda sua pouca castidade
Quero toda sua louca liberdade
Quero toda essa vontade
De passar dos seus limites
E ir além, e ir além...

Quero sua risada mais gostosa
Esse seu jeito de achar
Que a vida pode ser maravilhosa
Que a vida pode ser maravilhosa...

Quero toda sua pouca castidade
Quero toda sua louca liberdade
Quero toda essa vontade
De passar dos seus limites
E ir além, e ir além...

Quero sua risada mais gostosa
Esse seu jeito de achar
Que a vida pode ser maravilhosa
Que a vida pode ser maravilhosa...


TH - E É! ;)


4 comentários:

  1. Belo dossiê, TH! Como sempre!
    Ivan tem canções belíssimas, e as melhores estão em novelas. Souberam escolher muito bem.

    Eu incluiria aí a belíssima "Instante Eterno", da trilha de "Porto dos Milagres".

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. E o melhor foi ter coincidindo com a sua apresentação junto a Ana Carolina no sorteio das eliminatórias da Copa, onde o mundo todo pôde acompanhar um pouco de seu trabalho. Parabéns pela pesquisa!
    Lucas - www.portalcascudeando.blog.com

    ResponderExcluir
  3. Legal, TH!
    Só pra colaborar: tem aquele tema de abertura da versão original da novela “Sinhá Moça” em 1986. A música – “Pra não mais voltar” – era interpretada por Fafá de Belém, e tratava-se de um poema até então inédito de Maysa, musicado posteriormente por Ivan Lins.
    Abs, Andre Provedel

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...