domingo, 17 de julho de 2011

PRATA DA CASA VALORIZADA LÁ FORA!


Tom Jobim foi um dos compositores que mais situaram no mapa mundial a música brasileira, porém é injustiça dizer que é o único.
A Bossa-Nova tem ares de importância lá fora bem maiores que aqui, diga-se de passagem, porém muitos se esquecem do gênero romântico brasileiro que também adquiriu forças internacionalmente graças a Ivan Lins. Sua música está bem mais afinada com a denominação "MPB para gringo" do que o ritmo derivado do samba puxado pela trupe de Tom.
Ivan Lins, contudo, também é bossista. Mas é sambista, "bluesista", "jazzista" também. Tem um arsenal de versatilidade bem mais moldado ao que se espera de um artista multifacetado e plural.
A carreira internacional de nosso artista do mês teve seu pontapé inicial com um convite de Quincy Jones, em 1979, que lhe abriu portas no mercado internacional. Estados Unidos, Japão, Europa...todos se renderam à suavidade da música de Ivan Lins.
Aos poucos, suas composições também tiveram interpretação de grandes nomes do mundo: Sarah Vaughan (Love Dance), Barbra Streisand (Love Dance), Ella Fitzgerald (Madalena), George Benson (Juntos), Sting (She Walks This Earth), Chaka Khan (So Cry for this love), por exemplo.
O disco "Love Dance" foi lançado em 1989 totalmente em inglês e, em 1991, lança "Awa Yio", que quer dizer "nós vamos" - foi lançado em português no mundo, obtendo bastante sucesso e reconhecimento. O cantor chegou a ir a Cuba também, na década de 90, onde gravou junto ao grupo Irakerê um especial para a TV, conquistando a américa latina.
Já em 1999 gravou o CD Live At MCG nos Estados Unidos e o lançou no mercado americano. Um ano depois, foi indicado ao Grammy Latino pela música "Dois Córregos". Com a visibilidade gigantesca adquirida desde então, no mesmo ano excursionou pelos Estados Unidos junto a Ed Motta e Leila Pinheiro.
Em 2001, a consagração mundial se concretizou definitivamente com o lançamento de "A Love Affair: the music of Ivan Lins", onde astros da música internacional homenageiam as composições de Ivan, fazendo-o ser hoje um dos compositores mais conhecidos e gravados no exterior.

Muito o que se dizer? Só o óbvio: Ivan é mais um exemplo de "prata da casa" que é mais valorizada lá fora do que aqui.



Com Gilson Peranzzetta (parceiro na composição de "Love Dance"), Paulo Albuquerque e Quincy Jones, seu "guru" internacional!


Abaixo, letra e vídeo de "Love Dance", uma das mais regravadas composições de Ivan, numa parceria ao vivo dele com a cantora Jane Monheit, na Espanha.


********************************************

LOVE DANCE
Composição: Ivan Lins, Gilson Peranzzetta e Paul Willians

From too much talk to silent touches
Sweet touches
We turned our hearts to love then tried it
First time romance
There in the quiet
Love learns to dance

We loved, we slept, we left the light on
The night's gone
And morning finds us caught in life's most
Sensible trance
Turn up the quiet
Love wants to dance

Old souls find new life
In hearts that are listening like ours
And old dreams find young wings
In silence, in silence

From too much talk to loving touches
Love touches
When pure emotion takes the moment
We take the chance
Turn up the quiet
Love wants to dance
Love wants to dance



TH - A Dança do amor!





3 comentários:

  1. Por Chimene Chiara, via Facebook:

    Adoro Ivan Lins, amo, amo, amo!!!

    ResponderExcluir
  2. Por Luciana Alves, via Facebook:

    "Ahhh...eu gosto dele e mesmo sendo a"PRATA" da casa, é um cara super competente em escrever músicas e cantar."

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...