segunda-feira, 18 de julho de 2011

...QUE A VIDA PODE SER MARAVILHOSA!



O "gentleman" Ivan Lins é o compositor perfeito pra intérpretes femininas intensas e apaixonadas pela arte de cantar.
Eleger suas principais seguidoras não é tarefa fácil, por isso desta vez nem me atrevi a traçar listas. Penso em 4 nomes fundamentais e só irei discorrer sobre eles!


- Simone Bittencourt de Oliveira (na foto acima, com Ivan)

Se há alguém a quem Simone deve bastante em sua trajetória é Ivan Lins. E a afinidade entre ambos é gritante: no palco eles se entrosam de maneira invejável e a moça recupera o ar de dignidade em sua carreira quando interpreta suas composições - o que a faz voltar pra linha assobiável que ostentava assim que começou, e que foi um tanto prejudicada no decorrer da década de 80. O grande destaque, na minha opinião, é o álbum "Baiana da Gema" (2004), no qual Simone navega com profundidade e finesse nas composições de Ivan (entre baladas e sambinhas). O músico também foi idealizador do álbum e ainda tocou piano (e cantou) em algumas faixas. ("Dandara" é a minha preferida!)

Há de se destacar: o carinho sincero nutrido mutuamente entre os artistas.


- Zizi Possi


Claro que, antes de escrever alguma coisa aqui eu fiz uma pequenina "pesquisa" de campo entre meus colegas de redes sociais até chegarmos a algum consenso entre quais seriam as principais intérpretes de Ivan Lins. Alguns apontaram Zizi como a preferida - ou a que pelo menos tem o universo "mais a ver" com a esfera do compositor. Eu concordo - acho que o encontro de ambos é iluminado e Zizi - que é um medalhão da MPB, lapida ainda mais a poesia de Ivan. Minha preferida: a sua versão para a belíssima "Bilhete".




- Elis Regina

"Ivan Lins conta que a morte de Elis Regina não só desorientou os compositores que a tinham como referência, como também diminuiu a cobrança por melodias de qualidade nos andares de cima da MPB. Nas próprias palavras de Ivan, muita gente resolveu "soltar a franga" e abraçar de vez a demanda por música de consumo, uma vez que Pimentinha não estava lá para castigá-los com seu desdém." Nesse trecho, transcrito de uma matéria do Jornal Estado de São Paulo, dá pra perceber o quanto Ivan aprendeu e amadureceu após a partida da cantora, que eternizou hinos seus como "Aos nossos filhos" e "Madalena".


- Leila Pinheiro

Leila Pinheiro é outra cantora que empresta sua suavidade peculiar e doçura que toda obra de Ivan requer. É com ela que fechamos nossa lista, com uma seleção caprichada que meu "chapa" Jardel Ther fez com interpretações suas para grandes músicas de Ivan Lins. Aliás, aproveitando, ele tem um blog inteiro dedicado à obra da cantora, intitulado "Acende a cor (verde)", que resgata - com louvor - obras da cantora, além de notícias e fotos antigas. Jardel mantém o blog com outro louco por MPB, Carlos Almeida, que são inegavelmente dois parceirões do EnTHulho. Vale muito a pena conferir o trabalho dos rapazes! Clique aqui!

Abaixo, a lista das músicas da coletânea e o link para baixá-las!





01 Sambadouro (Ivan Lins e Vitor Martins)
02 De um jeito que não sai (Ivan Lins e Ronaldo Monteiro)
03 Antes que seja tarde (Ivan Lins e Vitor Martins)
04 Sedução (Ivan Lins e Gonzaguinha)
05 Por favor (Ivan Lins e Aldir Blanc)
06 Lembra de mim (Ivan Lins e Vitor Martins)
07 Mãos de afeto (Ivan Lins e Vitor Martins)
08 Iluminados (Ivan Lins e Vitor Martins) – com Ivan Lins
09 Cegos de luz (Ivan Lins e Aldir Blanc)
10 Acaso (Ivan Lins e Abel Silva)
11 Acalanto (Ivan Lins, Vitor Martins e Aldir Blanc)
12 Desenredo (Ivan Lins e Gonzaguinha)
13 Renata Maria (Ivan Lins e Chico Buarque) – com Ivan Lins e Chico Buarque
14 Vitoriosa (Ivan Lins e Vitor Martins)





TH - Postando na madruga...coisa rara!

8 comentários:

  1. Por Marcelo Ramos, Via Facebook:

    "A Leila Pinheiro é técnica vocal pura. Técnica tecnicista, é chato ouvir um CD dela."

    ResponderExcluir
  2. Por Vanessa Moura, via Facebook:

    "A Leila Pinheiro pra mim é uma pistoleira: ganha dinheiro para assassinar todas as músicas que lhe aparecem."

    ResponderExcluir
  3. Por Vanessa Moura, via Facebook:

    "Já ouviram a Simone cantando "De frente pro crime", do João Bosco? escutem, e aí a votação ficará bem fácil."

    ResponderExcluir
  4. Por Marcos Vieira, via Facebook:

    "Ih, Thiago, ficou difícil pra mim.... Não curto nenhuma das duas, Mas reconheço Leila tem a voz linda... Vou votar num lp antigo que tinha lá em casa onde as grandes músicas de Ivan lins viraram marchinhas de carnaval... "Somos todos iguais nessa noite" e outros sucessos..."

    ResponderExcluir
  5. Por Theresa Cristina, via Facebook:

    "A Simone além da excelente intrepetação,possui uma dicção perfeita. Não que isto exclua a voz maravilhosa e interpretação espetacular da Leila."

    ResponderExcluir
  6. Por Geraldo Mello, via Facebook:

    "Acho que não tem essa de quem é a melhor não! Todas são ótimas cantoras e dão a cada canção que interpretam a sua versão de acordo com o que sentem. Acho uma visão muito competitiva de mundo essa história de quem é melhor..."

    ResponderExcluir
  7. Por Vanessa Moura, via Facebook:

    "Perdoem-me os fãs da Leila Pinheiro, mas a minha impressão é que ela, ao cantar, se é q sente alguma coisa, não deixa transparecer. Nada contra ela, mas pra mim cantora tem q ter alma, expressão, vibe.."

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito da Leila e da Simone tambem, mas as gravações de Elis (de quem não sou fã), para as canções de Ivan são perfeitas. "Aos Nossos Filhos", "Cartomante" matam a pau.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...