segunda-feira, 14 de março de 2011

TEMA DE NOVELA ESPECIAL: DOSSIÊ ALCEU VALENÇA!



Alceu Valença não é tão constante nas trilhas de novela, mas possui coisas bem marcantes!
Predominância, como não poderia deixar de ser, na sonoplastia de novelas rurais. Marca da sonoridade “da terra” e bastante nordestina que imprime em suas composições.
Ele é tão enraizado com sua região que foi convidado, em Mandacaru (97, Manchete) para interpretar, numa participação especial, o próprio Lampião, ao lado da baiana Daniela Mercury, que encarnou Maria Bonita!

Vamos à lista de trabalhos que Alceu participou!





1) SETE DESEJOS (Renascer, 1993, Globo)


A minha eleita para o primeiro lugar me remete imediatamente para as terras cacaueiras da fazenda do Coronel Inocêncio (Antônio Fagundes), de Renascer, de Benedito Ruy Barbosa. Mais ainda: perfeita pro romance entre o jagunço Damião (Jackson Antunes) e a "perua" Eliane (Patrícia Pillar). Sete Desejos pertence ao disco homônimo (o que está no cabeçalho do EnTHulho) e fala de "renascimento" das cinzas, além de ser uma das músicas mais bonitas da carreira de Alceu, Mereceu mesmo o lugar máximo do podium!



2) "TOMARA" (Pedra Sobre Pedra, 1992, Globo)

Quem não se lembra das casas e ruas da fictícia "Resplendor", onde se ambientava toda trama de "Pedra Sobre Pedra" ao ouvir essa música? "Tomara" era tema de locação e parecia feito sob encomenda para sublinhar a vida daquele povo sonhador e "mágico", da excelente trama de Aguinaldo Silva! Também pertence ao disco "Sete Desejos".

"Tomara meu Deus, tomara
Que tudo que nos separa
Não frutifique, não valha
Tomara, meu Deus"




3) CANA CAIANA ("A Indomada", 1997, Globo)



Mais uma trama regionalista de Aguinaldo Silva, ambientada no nordeste. A história de "A Indomada" se passava nas proximidades de Pernambuco (apesar da primeira fase ter sido gravada na minha Alagoas, em Maragogi!). A canção "Cana Caiana" é uma homenagem perfeita à cultura de Pernambuco e era tema de locação da divertida "Greenville", onde os personagens misturavam "nordestinês" com inglês. Oxente my god!
(P.s.: O EnTHulho também é cultura! Cana caiana é uma variedade de Cana-de-açúcar de coloração de colmos arroxeados)

"Pernambucano dos olhos de holanda
Se destina vida severina
A moer na usina"



4) SÃO JORGE DOS ILHÉUS (Gabriela, 1975, Globo)



Alceu ficou conhecido em todo o Brasil na época dessa novela. A canção "São Jorge dos Ilheus" estourou nas rádios de todo país e grande "culpa" disso foi a lendária novela Gabriela. A história de Jorge Amado foi escrita para a TV por Walter George Durst e trouxe na trilha a revelação de grandes artistas regionais, como Djavan, Fafá de Belém, Elomar...a música de Alceu (feita para a trilha) pertencia ao Coronel Ramiro Bastos (Paulo Gracindo). Mais cultura: "São Jorge dos Ilhéus" era o primeiro nome do município "Ilheus", da Bahia!




5) CÓPIAS MAL FEITAS (Roque Santeiro, 1985, Globo)



A trama de Dias Gomes e Aguinaldo Silva - que por muitos é considerada a melhor novela até então, tinha duas trilhas nacionais com músicas bastante marcantes e ecléticos. Os regionais "misturavam-se" harmonicamente com os mais moderninhos e tudo estava acertado. Alceu encerra com chave de ouro a primeira trilha sonora com "Cópias Mal Feitas", tema de Zé das Medalhas (Armando Bogus). Sua mulher, Lulu, tinha "A Outra", de Simone, como seu tema.

Quando será que nós iremos perceber
Que o nosso corpo, nossa dança, nossa música
É nosso canto, nossa roupa, nossa única
Maneira de caminhar


6) PAIXÃO (Quatro por Quatro, 1994, Globo)



Alceu aparece aqui numa trama urbana e como tema cômico do personagem Raí (Marcello Novaes), na trama de Carlos Lombardi. As desventuras do mecânico anti-herói altamente sexualizado com Babalu (Letícia Spiller) tinham "Metade", da Adriana Calcanhotto nos entrechos românticos, mas a parte divertida ficava por conta de Alceu mesmo!

A paixão que queima
A paixão que arde
A paixão que explode no coração
Vem do mais fundo profundo
Onde não cabe a razão


7) RETRATO 3 X 4 (O Espigão, 1974, Globo)


O mais antigo tema de Alceu numa novela aparece em "O Espigão", de Dias Gomes, sempre perfeito ao retratar o universo regionalista e, por conseqüência, para auferir grandes nomes do gênero.


Rasgue o meu retrato
3X4
Corra menina e rasgue meu retrato
Que eles vão pintar o sete
Com você




8) COMO DOIS ANIMAIS (Sabor de Mel, 1983, Bandeirantes)


Pouca gente se recorda (eu menos ainda), da trama de Jorge Andrade, que estreou quando a Globo estava em crise no horário das 20h com o desfalque em "Sol de Verão", de Manoel Carlos, que foi encurtada e deu lugar à reprise de "O Casarão". Ela está no top 10 Alceu por "Como Dois Animais" ser um de seus maiores hits da carreira e ser lembrado por muitos!

Foi mistério e segredo
E muito mais
Foi divino brinquedo
E muito mais
Se amar como 2 animais...


9) LONGE DEMAIS (Luz do Sol, 2007, Record)

Na trama de Ana Maria Moretzsohn, a música de Alceu pertencia ao casal Milena (Bete Coelho) e Clemente (Alexandre Piccini).

Você está indo muito longe demais
Longe demais você está indo
Com um apetite voraz
Caminha sem nenhum sentido







10) SOLIDÃO (O Fim do Mundo, 1996, Globo)


Para finalizar a lista, Dias Gomes aparece mais uma vez. "Solidão" é uma das melhores músicas de Alceu e era tema de Nado (Marcos Winter), na mini-novela "O Fim do Mundo". Também pertence ao disco "EnTHulho Musical volume 2", cujo download você pode fazer aqui!

A solidão é fera, a solidão devora.
É amiga das horas prima irmã do tempo,
E faz nossos relógios caminharem lentos,
Causando um descompasso no meu coração.



CURIOSIDADES/ MENÇÕES HONROSAS




- "Bobo da Corte" foi tema da novela "Mandala" (1987) e reaproveitado para a novela-sátira "Fogo no Rabo', que passava dentro do TV Pirata em 1988!

- Ao lado, a foto de Alceu e Daniela Mercury como Lampião e Maria Bonita na novela "Mandacaru", da Manchete. Participação especialíssima do casal de cantores nordestinos numa trama onde o cangaço era amplamente explorado!

- Quem também sentiu falta de Alceu na novela "Tieta"? A trama de Aguinaldo Silva era perfeita para ter alguma música do cantor (que estava no auge em 1989) na trilha da novela!



*******************************************
SETE DESEJOS
Alceu Valença

Recomeçando das cinzas
Eu faço versos tão claros
Projeto sete desejos
Na fumaça do cigarro
Eu penso na blusa branca de renda
Que dei pra ela
Na curva de suas ancas,
Quando escanchada na sela
Lembro um flamboyant vermelho
No desmantelo da tarde
A mala azul arrumada
Que projetava a viagem
Recomeçando das cinzas
Vou recompondo a paisagem
Lembro um flamboyant vermelho
No desmantelo da tarde
E agora, penso na réstia
Daquela luz amarela
Que escorria no telhado
Pra dourar os olhos dela
Recomeçando das cinzas
Vou renascendo pra ela
E agora penso na réstia
Daquela luz amarela
E agora penso que a estrada
Da vida tem ida e volta
Ninguém foge do destino
Esse trem que nos transporta...



TH - Ninguém mesmo!


3 comentários:

  1. Parabéns! EnTHulho sempre fugindo do óbvio e prestigiando artistas que nem sempre são relacionados ao assunto do qual se fala. Amo "Como dois animais", mas não relaciono a música à trilha sonora, porque não assisti à novela. Gostava de "Bobo da Corte", tema do Vovô Pepê em Mandala, talvez o LP mais arranhado que tenho de tanto que ouvia...rs! "Paixão" lembra demais Raí e Babalú, quase tanto quanto "Metade". E o tema de "Renascer" é realmente muito bom. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Bela seleção, TH!

    Sete desejos é realmente linda!! Toca fundo o coração!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...