domingo, 6 de março de 2011

A "GAROTA DE IPANEMA" DO NORDESTE




Minhas memórias musicais sobre Alceu Valença são inúmeras...mas uma em especial me "remete" aos sentimentos mais puros de moleque ao imaginar quão bonita seria a famosa "La Belle Du Jour", descrita por Alceu na letra homônima.
Eu escutava a música e ficava imaginando: "No azul viajava? Será que ela morreu mesmo?". E queria demais voltar a Recife e passar uma tarde de domingo na praia de Boa Viagem pra esperá-la. Sempre pensava que ela passaria por lá por volta das 17h, ao entardecer, de vestidos longos e os olhos azuis vivíssimos conforme descritos por nosso artista do mês. Era uma paixão platônica e real, endeusando uma imagem que deveria existir de formas diferentes para com todos os ouvintes da bela canção.
Mais crescido, fiquei conhecendo a inspiração de Alceu para a composição: segundo disse em uma entrevista, na juventude conheceu uma atriz francesa (não me recordo o nome) num restaurante e, encantado, contou pra todos os seus amigos que se deparara com Catherine Deneuve e compôs a música para ela. Anos depois descobriu que não era ela e se frustrou (risos).
Adoro essas memórias musicais e histórias por trás das letras da música brasileira. Além de "La Belle", Alceu tem muito mais curiosidades em seus escritos. A "Romance da Bela Inês", por exemplo, descreve a trajetória de uma mulher desbravada e tradicional (e no refrão fala em "Maceió", minha cidade, um motivo a mais pr'eu amar a canção); "Rouge e Carmim", "Anunciação"...nosso nordestino homenageado tem muitos "causos" mais a partilhar e o EnTHulho tem todo prazer de ouvi-lo!



Será que ele ainda a procura?




*****************************************
LA BELLE DU JOUR
Alceu Valença


Eu lembro da moça bonita da praia de Boa Viagem
E a moça no meio da tarde de um domingo azul
Azul era a "Belle", "Du Jour" era a bela da tarde
Seus olhos azuis com a tarde, na tarde de um domingo azul
La Belle du Jour

Belle du Jour, ô, ô, Belle du Jour

La Belle du Jour era a moça mais linda de toda a cidade
E foi justamente pra ela que eu escrevi o meu primeiro blue
Mas Belle du Jour no azul viajava
Seus olhos azuis com a tarde, na tarde de um domingo azul
La Belle du Jour...


TH - Simplicidade na letra, riqueza no coração!



3 comentários:

  1. Você citou "Anunciação", Thiago e agora eu vou ter que ter essa música de volta. Sei que, junto com "Girassol", são as músicas que mais me causam arrepios de emoção.

    Como eu contei no post anterior, fui morar em Recife no verão de 1982 e eu peguei a melhor fase do Alceu Valença. Digo melhor fase porque ele era um cantor muito popular e de sucesso. Todo mundo em Recife tinha o LP "Cavalo de Pau", a rádio Caetés FM não parava de tocar as músicas do disco. Claro que o fato de eu estar em Recife (mais especificamente em Boa Viagem) aumentou a frequência com que essas músicas eram tocadas.

    Alceu tinha um apartamento num prédio elegante, um arranha-céu no Setúbal, a parte direita de Boa Viagem e eu me sentava muito no canteiro do prédio de minha tia para tentar vê-lo. Ele tinha cabelos nos ombros, barba e bigode pretos, vinha ainda do estilo hippie dos anos 70 mas era uma figura feia, esquisita, pra uma criança de 8 anos.

    Nos anos 80 homem que usava cabelo grande era "viado", homem que usava brinco era "viado", homeme que posava pra fotos sensuais era "viado". Todo mundo é saudosista mas ninguém selembra de quão machões deveríamos ser nos anos 80 para não virarmos objeto de chacota na escola. E o Alceu tinha cabelo no ombro.

    "La Belle du Jour" é, sem nenhuma metáfora, a garota de Ipanema recifense. Os jovens cariocas com talentos artísticos e fãs da boa música vão ao Recife e correm pra Olinda e ficam presos lá, na curtição. Não vão conhecer Boa Viagem. Em 1996 e 1997 eu tive que ir sozinho, pois não achava quem me acompanhasse na visita ao bairro que eu morava. Consideram Boa Viagem "um bairro como qualquer um, cheio de avenidas e prédios".

    Não é assim. Ipanema também é cheia de prédios e avenidas e jamais perde seu charme mas Boa Viagem tem arranha-céus, prédios de 20 andares, um ao lado do outro, o que é proibido em Ipanema, que não pode passar dos 12 andares.

    O nome do bairro veio da capela que os pescadores de Recife ergueram à beira-mar chamada Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem. Ali termina Recife, então era "boa viagem" para os pescadores que desciam pro litoral sul pernambucano (que tem maravilhas que devem ser tratadas à parte).

    Boa Viagem é o final do Recife e deixa a impressão de metrópole, mas Recife sempre foi metrópole, eu lembro de chegar lá aos 8 anos e ficar pasmo com a altura dos arranha-céus de Boa Viagem. Boa Viagem tem duas enormes avenidas que cortam ela toda e levam pro Centro ou pro município de Jaboatão dos Guararapes. Recife é muito desenvolvida porque os colonizadores holandeses fizeram verdadeiras maravilhas na cidade.

    A Garota de Ipanema, por quem Vinícius de Moraes se apaixonou, é conhecida de todos nós. Ele não aguentou de paixão e contou pra todo mundo: é a socialite Helô Pinheiro, mãe da atriz Ticiana Studart, que há 20 anos mudou-se pra São Paulo e de "garota de Ipanema" não tem nada. Agora, quem é a "belle du jour" de Boa Viagem? Ninguém sabe! É segredo do Alceu.

    Com certeza a moça era bela mesmo. O povo de Recife, com seus "olhos de Holanda" (v. "Cana Caiana" da novela "A Indomada") produziu uma gente linda e Boa Viagem é um encantamento de gente bonita, esportista, que cuida do corpo e a gente ainda sente aquele cheirinho de Nordeste e a calma, que o Rio não tem mais.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza essas memórias infantis são marcantes.
    Preciso conhecer mais do Alceu pra me pronunciar a respeito. Não é o tipo de música que eu gosto, mas entendo e respeito tudo o que remete uma pessoa às suas raízes!
    =)

    ResponderExcluir
  3. Morei grande parte de minha infância em Recife, passei inúmeros finais de semana na maravilhosa praia de Boa Viagem, cenário repleto de beleza natural e gente bonita, propício à criação de uma letra tão encantadora como a de "La Belle Du Jour".
    Alceu Valença é praticamente um patrimônio de Recife, Pernambuco, homenageando com maestria as belezas e peculiaridades culturais da região. Além da envolvente "La Belle Du Jour", "Cana Caiana" e principalmente "Tropicana" me trazem deliciosas e saudosas lembranças da Veneza Brasileira.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...