terça-feira, 29 de março de 2011

LITERATURA DE ALCEU...


As letras que Alceu Valença compõe para suas músicas têm vida própria, quando simplesmente lidas? Ou somente adquirem significado se acompanhadas de sua música? Noutras palavras: quem faz letra de música faz literatura? Na realidade, quero tratar o tema através de uma outra abordagem. A presença da literatura em sua obra, presença essa farta e visível.
Ao longo dos seus discos, a marca constante: a presença de autores populares e eruditos, citados em suas canções ou homenageados nas dedicatórias. O interessante é destacar que Alceu venera e homenageia desde os poetas populares, aqueles que percorriam as ruas de sua infância com seu canto de improviso, aos intelectuais mais reconhecidos.

De Buñuel a Mocinha de Passira

Ora é um cineasta, como Luis Buñuel (in La Belle de Jour e in Maracajá), ou um naturalista, como Augusto Ruschi (in Espelho Cristalino), ora um companheiro de ofício, como Raul Seixas (in Bicho Maluco Beleza), João do Vale (in Cabelo no Pente), Luiz Vieira e seu menino passarinho (in Eu Te Amo), Jackson do Pandeiro e Ari Lobo (in Fé na Perua) e Luiz Melodia (in Maria Sente).
Essa reverência passa pelos cantadores populares, tais como Dimas, Vitorino, Pinto do Monteiro, Lourival - o Louro do Pajeú -, Oliveira, Castanha, Beija-Flor e Mocinha de Passira (in Martelo Agalopado), cada um deles o "cantador do inconsciente coletivo, canta a força do povo e o desengano", no dizer de Alceu, pois têm "os pés calejados dos ciganos e (são) poetas perfeitos e soberanos", levando sua arte do verso improvisado à praça.
Noutros instantes Alceu se volta para o elogio aos animadores da cultura popular como Bajardo, "O pintor de Olinda" (in Bicho Maluco Beleza), Cacho-de-Coco (in Sou Eu Teu Amor), Mãe Nina (in Ciranda da Mãe Nina) e Dona Santa do maracatu (in De Onde Vem?). Percorre as canções de autoria do povo nordestino, incluindo-as em sua música, e busca a inspiração em personagens que povoam a cultura popular, sejam reais como o Capitão Corisco, anônimos como o "velho safado" do Pastoril, ou fictícios, tais como Viramundo, Pedro Malazartes, João Grilo, Cancão de Fogo...
Às vezes, como um Zé Limeira redivivo, semeia citações de pessoas que marcaram o seu mundo - quem sabe, o mundo de todos nós: Neil Armstrong e sua caminhada na lua (in Seixo Miúdo), os apóstolos Pedro e Paulo (in Pontos Cardeais), Guevara, Camilo e Sandino, com seu "sonho libertário" (in Romance da Bela Inês) e Luiz Carlos Prestes, o velho cavaleiro montado em sua utopia (in Pra Clarear), Maurício de Nassau (in O Carnaval de Minha Janela), Calabar, John Lennon, Charles Chaplin, Tiradentes, Frei Caneca e Virgulino, o Lampião (in Maria Sente).

Parceria com poetas

Mas Alceu também passeia pelo erudito e são muitos os intelectuais, aqueles dos livros - além dos da rua e do imaginário - que perpassam sua obra. Seja quando Alceu faz poesia com os nomes das ruas do Recife e de Olinda, que são as ruas da infância do poeta Manuel Bandeira, seja quando se declara um Dom Quixote liberto de Cervantes (in Agalopado).
São muitos os autores e várias as citações: João Cabral de Mello Neto (in Cana Caiana), Carlos Drummond de Andrade (in Pra Clarear e in Maracajá), Camões (in Romance da Bela Inês e in Maracajá), Fernando Pessoa (in Maracajá), Mário Quintana (in Senhora Dona), Jorge Amado (in Chuva de Cajus), Ulisses (in Anjo de Fogo) e Mário de Andrade e seu delicioso Macunaíma (in Que Grilo Que Dá - Rock de Repente).
Mas dois poetas têm um espaço privilegiado na obra de Alceu Valença. Transformaram-se, embora ja mortos, em parceiros preferidos. Um é Ascenso Ferreira, que proporcionou a Alceu o seu primeiro sucesso nacional, ainda nos primórdios da carreira (1972) e que teve outro poema seu musicado (Vou Danado Pra Catende e Maracatu). Outro é Carlos Penna Filho, cujos poemas inspiraram também duas canções a Alceu: Solibar, que transportou para a canção versos que todos os boêmios pernambucanos sabem de cór e Sino de Ouro.
Assim, discutir literatura na obra de Alceu Valença é, acima de tudo, registrar o profundo amor que ele demonstra pela cultura popular e erudita e o quanto ele coloca a sua música a serviço de artistas e intelectuais, como uma homenagem que, ao mesmo tempo, valoriza e enriquece a sua própria obra.


[Texto de Romildo Gouveia Pinto, para o portal www.nordesteweb.com]


**************************************************

Esse texto reproduz muito do que eu queria expressar esse mês ao eleger o Alceu como o artista de Março. Eu acredito sim que quem faz letra de música é partidário da literatura, sobretudo quando invoca elementos tão regionalistas como faz Alceu. Mas não é apenas isso - como diz no texto, nosso nordestino vale-se de sua versatilidade pra homenagear vertentes bastante diversas da cultura mundial. Há como não conferir mérito à sua obra?


Corroborarei esta minha linha de pensamento no próximo post, na seção "ÚLTIMA FAIXA".


***********************************

CORAÇÃO BOBO
Alceu Valença. [No vídeo, dueto com Zé Ramalho]

Meu coração tá batendo
Como quem diz: "Não tem jeito!"
Zabumba bumba esquisito
Batendo dentro do peito...
Teu coração tá batendo
Como quem diz: "Não tem jeito!"
O coração dos aflitos
Pipoca dentro do peito
O coração dos aflitos
Pipoca dentro do peito...

Coração-bobo
Coração-bola
Coração-balão
Coração-São-João
A gente Se ilude, dizendo: "Já não há mais coração!"...

Bobo, bola, balão São-João
A gente Se ilude, dizendo: "Já não há mais coração!"


TH - Lembra demais minha infância...

4 comentários:

  1. Curiosidade: o CORETFAL, ao gravar a canção "Ciranda da Rosa Vermelha" para o álbum "Canto Por Todos Os Cantos", foi obrigado a pagar um valor relativamente alto ao Alceu... sendo que a canção é de DOMÍNIO PÚBLICO. A questão é que à época a canção era hit na voz de Elba Ramalho, num arranjo feito por Alceu. Sendo assim, o CORETFAL pagou o valor e fez a sua versão pro mesmo arranjo.

    ResponderExcluir
  2. Alceu é um menestrel e ao lado do Zé Ramalho, então, impossível não se arrepiar. Bárbaro encontro!

    Parabéns pelo post! Demais!

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  3. Oieeeee!!
    Então, admiro demais Alceu valença. Ele é um poeta do povo, escreve sua cultura muitas vezes esquecida e pouco valorizada. Ele é um mestre!
    Adorei o post e sua visita!
    Volte sempre lá!

    BeijO*-*
    http://evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. por uma questão de gosto pessoal, sou mais Zé Ramalho que Alceu, THiago.

    No entanto, o pouco que conheço da obra do compositor que você homenageou este mês de março, está associado sim a uma literatura popular que me soa autêntica.

    Parabéns pela abordagem crítica.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...