sexta-feira, 25 de março de 2011

LISTA: A NOVA CARA FEMININA DA MPB!

Roberta Sá: brejeirice e responsabilidade de carregar um dos principais nomes da nova safra da MPB!



A música popular brasileira, apesar de hoje ser taxada de elitizada e alternativa, lança tendências de "moda" como qualquer outro mecanismo. Especificadamente no caso das cantoras! Tivemos o auge das cantoras feinhas de voz miúda e deliciosa, das barangonas de voz poderosa, das masculinizadas e suas vozes de Thor...seja na interpretação, na composição, todas tiveram seu espaço nesse circo de novidades chamado Eme-Pê-Bê. Agora é a fase das bonitinhas talentosas e cult!
Bem disse Lobão, numa entrevista da antiga revista Bizz: "Pra que macho mesmo no mundo da música? Mulher é sensacional!!!". No mês das mulheres, o EnTHulho resolveu reunir uma lista das que estão mais chamando atenção na mídia (e fora dela) neste cenário.
Lista afetiva, passível de reivindicações nos comentários!
Vamos lá!




1) ROBERTA SÁ

Vinda do Rio Grande do Norte, a primeira da lista começou sua carreira, pasmem, no programa Fama, da Rede Globo. Segundo a cantora, o formato do programa estava americanizando demais os artistas, o que lhe desagradou e a tirou na quarta semana. Na ocasião, uma demo sua chegou às mãos de Gilberto Braga, que gostou tanto que a pediu pra regravar o hit "A Vizinha do Lado". Roberta estourou, conheceu o produtor Rodrigo Campello e gravou então seu primeiro disco, "Braseiro", em 2005. Desde então não parou mais!

Obra recomendada: Belo dia pra se ter alegria (2007)


2) TULIPA RUIZ


A mineira Tulipa (sim, esse é seu nome - o recebeu por causa do filme "A Tulipa Negra") está com uma visibilidade "Efêmera" no circuito da MPB. Atualmente é o nome mais elogiado e comentado nas rodas de discussões musicais. A cantora envereda para um "pop-florestal", um som metade paulista, metade mineiro. Ela é filha de Luiz Chagas, jornalista e músico que acompanhava a banda "Isca de Polícia, de Itamar Assumpção. Apesar de pouquíssimo tempo de carreira, a moça já fez parcerias incríveis com Zélia Duncan e Marcelo Jeneci. Com certeza vai longe!

Obra recomendada: Efêmero (2010)



3) CÉU

A paulistana Céu é cantora e compositora. Começou sua carreira em 2002 e já tem dois discos lançados. O que a difere das demais contemporâneas? Suas posições radicais contra os rótulos limitados e desgastados da MPB: "O rótulo da MPB ficou limitado. Ele é bem abrangente, afinal é música popular brasileira. E me considero isso. Quando vou fazer um som, me alimento do que gosto e, como muitos outros da minha geração, me alimento não só de coisas específicas". De fato, sua música reflete influências do Hip-Hop, Jazz, Afrobeat...tudo "abrasileirado" com primor. Sua voz calminha e suave causam arrepios de emoção.

Obra recomendada: Céu (2005)


4) ANA CAÑAS

A imprensa A-MA lançar comparativos toda vez que surge alguma novidade na música brasileira. Adriana Calcanhotto foi bastante equiparada a Elis Regina quando surgiu, por exemplo. No caso de Ana, as principais comparações foi com a também cantora e compositora Marisa Monte. Mas Ana se desamarrou logo do rótulo e conquistou a atenção e devoção de artistas como Chico Buarque, Caetano Veloso e do então Ministro da Cultura Gilberto Gil, em 2007. Remando contra a maré, do tão elogiado primeiro disco "Amor e Caos", lançou o experimental e excelente "Hein?" em 2009. Essa é a nova safra da MPB: sem medo de arriscar e sem só apostar nas fórmulas consagradas e óbvias!

Obra recomendada: Hein? (2009)


5) MARIANA AYDAR

Mariana, das listadas, é a que talvez tenha o público mais jovem como seu alvo. Boa parte disso foi graças a ter duas músicas suas infiltradas dentro do seriado "Malhação", na Globo, e também por ser figurinha fácil na MTV, além de ser super antenada e acessível nas redes sociais mais famosas. Mariana é filha de Mario Manga, integrante do grupo Premê, e de Bia Aydar, produtora de diversos artistas brasileiros, entre os quais Lulu Santos e Luiz Gonzaga. Desde pequena aprendeu muita coisa nos camarins e observando outros artistas.

Obra recomendada: Peixes, Pássaros e Pessoas (2009)


6) TIÊ



São Paulo...não é à toa que a cidade é conhecida como o pólo cultural do Brasil! É dela que saiu a maioria desses novos talentos femininos de nossa MPB. Tiê, por exemplo, cresceu graças às ajudas da cena alternativa da cultura paulistana. A cantora é neta da atriz Vida Alves e sua música embala corações melancólicos com o violão e uma sonoridade "sombria", que, por incrível que pareça, chamou atenção dos acalorados corações cariocas, fazendo-a sair da cena alternativa absoluta. Tiê compõe e é munida de instrumentos bem selecionados para sua música, como banjo. Expoente-mor do pejorativo estilo "Fossa-nova".

Obra recomendada: Sweet Jardim (2009)



7) BÁRBARA EUGÊNIA


É tão frustrante constatar que o rock brasileiro é tão carente de cantoras que representem o gênero. Rita Lee para sempre será a diva-mor, e as demais são "ilusões" do rock - segmento composto de Cássia Eller (que só agrada a MPB) e Pitty (estereótipo mais chamativo do que atitude). Quem sabe se a carioca Bárbara Eugênia, que engana com seu rostinho clean, mas profere suas dores ao som de rock (Iê-iê-iê, Beatles, tropicália), conseguirá mudar este quadro? Ela consegue unir tudo ao romantismo e delicadeza que seu sexo pede e faz com tanta maestria (e anti-capitalismo) que não tem como não torcer pelo êxito de sua empreitada!

Obra recomendada: Journal de BAD (2010)

8) LUISA MAITA

Luisa, paulistana, é observadora e cronista do cotidiano. Diferente das demais da lista, ela começou como compositora - Mariana Aydar, companheira da lista, inclusive gravou uma canção sua, "Beleza", antes que a moça estourasse. Luisa pôde mostrar toda sua versatilidade no álbum Lero-Lero, repleto de inserções eletrônicas e que mostra como Luisa tem talento ao unir bom gosto nas interpretações e uma leve pitada de sensualidade, em meio a sua timidez, para se manifestar. Como ela própria diz, “atingir o máximo de expressão com o mínimo de afetação". Perfeita!

Obra recomendada: Lero-lero (2010)


9) KARINA BUHR

A sotero-pernambucana passou anos à frente do grupo nordestino "Comadre Florzinha", o que lhe rendeu destaque e a coragem de enfrentar um trabalho solo. Karina é diferente - ela não é mera florzinha delicada como as demais da lista. Ela é divertida no palco, versátil e bastante teatral - é a típica flor ardente nordestina, danada de arretada e boa. A diferença - requisito cada vez tão mais rígido na MPB está presente com louvor!

Obra recomendada; "Eu Menti Pra Você" (2010)

10) BRUNA CARAM


Bruna é a mais novinha de toda a lista. A paulistana tem inteligência musical, bom gosto e um carisma inacreditável e faz bem o jogo de interpretação em cena - parece uma bailarina que cresceu no talento e começou a cantar! Além de ser simpática - na foto, nos camarins da cantora, trocamos grandes figurinhas sobre músicas alagoanas quando revelei que era de Maceió. É...diferente de uma época antiga, as cantoras da MPB de hoje são bem mais acessíveis e interativas com seus públicos - não há aquela barreira desonrosa e sem graça...

Obra recomendada: Essa menina (2006)



MENÇÕES HONROSAS:

ADRIANA MACIEL
ANA PAULA LOPES
BEATRIZ AZEVEDO
CEUMAR
DANIELA PROCÓPIO
FERNANA PORTO
JULIANA SINIMBU
JUSSARA SILVEIRA
MALLU MAGALHÃES
MANU SANTOS
MARINA DE LA RIVA
ROBERTA CAMPOS



PROPOSITADAMENTE ESQUECIDA:

Quando conhecia Maria Gadu, em 2009 na minissérie Maysa, fiquei curiosíssimo e apaixonado por sua figura. Gostei bastante também da música "Shimbalaiê", que estourou naquele mesmo ano. O holofotes já estavam virados 100% para ela e estava mais do que na hora de dar um "break" na imagem, mas isso foi se repetindo até à exaustão - em toda trilha de novela ela participava. Isto desgasta demais a imagem do artista, aliado a algumas decepções como sua horrenda versão de "Ne Me Quite Pas" - retirando a melancolia que a música pede, e também me decepcionei forte com sua performance ao vivo. Sem querer soar preconceituoso, mas acredito que a cena atual não comporta mais cantoras masculinizadas (e olha que tenho Zélia Duncan e Cássia Eller como duas de minhas cantoras favoritas). Com todo respeito, João Gadu fora da relação!


*********************************

FOGO E GASOLINA
Pedro Luis e Carlos Rennó
Roberta Sá

Você é um avião e eu sou um edifício
Eu sou um abrigo e você é um missil
Eu sou a mata e você é a moto-serra
Eu sou um terremoto e você a Terra.
O nosso jogo é perigoso, menina
Nós somos fogo
Nós somos fogo
Nós somos fogo e gasolina
Você é o fósforo e eu sou o pavio
Você é um torpedo e eu sou um navio
Você é o trem e eu sou o trilho
Eu sou o dedo e você é o meu gatilho
O nosso jogo é perigoso, menina
Nós somos fogo
Nós somos fogo
Nós somos fogo e gasolina
Nós somos fogo
Nós somos fogo
Nós somos fogo e gás
Eu sou a veia e você é a agulha
Eu sou o gás e você é a fagulha
Eu sou o fogo e você é a gasolina
Eu sou a pólvora e você a mina
O nosso jogo perigoso combina
Nós somos fogo
Nós somos fogo
Nós somos fogo e gasolina!


TH - Vontade de casar com essa menina!


12 comentários:

  1. Amo Roberta Sá. De longe a minha favorita!!! A lista só vem a demonstrar seu enorme conhecimento de MPB. Parabéns! Entre as menções honrosas, adoro Jussara Silveira, embora não seja, propriamente, um novo nome. É que infelizmente nossa cultura de massa ignora grandes artistas que não seguem o modelo pop. Abração, amigo!

    ResponderExcluir
  2. Roberta Sá é minha querida e preferida... não consigo des-gostar dela... Todas sem exceção tem seus méritos e suas peculiaridades vocais. Eu acrescentaria Malu Magalhães e Cibele ao grupo que está excelente!! Parabéns e volto aqui pra bisbilhotar o passado do blog... abração!

    ResponderExcluir
  3. lamentável a Dani Nascimento (você a conhece?) ter sido injustiçada no FAMA, hoje certamente faria parte de sua lista, muito conceituada por sinal. Abraço, brother!

    ResponderExcluir
  4. ADOREI a lista! Das citadas, só não gosto muito da Tiê e da Karina Buhr. Não conheço o trabalho da Bárbara Eugênia e fiquei curioso... Vou procurar. No mais, amo todas as citadas, em especial a Roberta, Céu e Aydar *_________*

    Sobre Gadú, tenho uma opinião semelhante. Gostei muito no começo, mas... cansei. Porém, espero que ela consiga dar uma reviravolta e não se transforme numa Ana Chatolina (que tb gostava muito...)Por isso, decidi não pensar muito na Gadú e coloca-la na gaveta para analisar com calma 'mais tarde'. rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da lista! Ainda não tive oportunidade de ouvir Tiê nem Karina Buhr direito [fiquei um pouco assustada com a performance dela no show de abertura do carnaval, abafa!]. Também não ouvi ainda Tulipa Ruiz nem Luisa Maita, mas procurarei. :) Tenho o CD da Barbara Eugênia, acho legalzinho, mas das citadas, as minhas favoritas mesmo são Ana Cañas e Roberta Sá!

    ResponderExcluir
  6. A MPB está tomando um novo formato com essas cantoras.
    Excelente o post!

    ResponderExcluir
  7. Só pra te contrariar ...rsrsrsrs, queria dizer que gosto muito da Maria Gadu. Não a vi cantando ao vivo ainda, mas espero ver um dia.
    Pode ser que a partir daí eu passe a gostar menos... (ou + !).
    Da lista que vc fez, gosto muito da Ana Cañas, Céu e Roberta Sá.
    É por isso que volto sempre aqui. Vc tem um excelente gosto musical.

    Um beijo e obrigada pela visita no meu blog!

    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  8. Brother,

    Depois comento melhor a sua lista...mas...acho q vc devia conhecer uma "nova" cantora, que se chama Vanessa Bumagny...boa mesmo! E, mega simpática...fiz uam entrevista com ela, dia desses, num café aqui em Sampa...vale conferir!
    Uma coisa preciso dizer: Roberta Sá é incrível!

    Gde abraço,
    Luiz

    ResponderExcluir
  9. Bem, eu acho que faltou a Luiza Possi aí, no meio, mas sou só eu, mesmo, rs. E fiquei feliz em ver a Manu Santos entre as menções. ^.^
    Não conheço Mariana Aydar, nem Luisa Mayta e Barbara Eugênia, procurando JÁ!
    Abração, TH - e deixe de mimimi pro meu lado!

    ResponderExcluir
  10. Acho que estou precisando me atualizar com urgência! rs
    De todas essas, as que mais conheço é Roberta Sá. Apareceu até um DVD dela aqui em casa. Confesso que gosto da voz e do estilo dela, mas acho o repertório dela meio chatinho, cansativo.

    Só uma observação, TH: É Marina de La Riva, e não Mariana.

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto da voz da Cañas e da Aydar!

    Adoro esse blog musical... Adoro o seu bom gosto pra falar de musica...

    Parabéns!



    http://poesiasdoaugusto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. THiago, li há alguns dias esta relação de novas cantoras.

    Gosto especialmente de Roberta Sá e Ana Cañas (a segunda até um pouco mais que a primeira, às vezes). A Roberta é afinadíssima, e a Ana tem muita personalidade. Conheço (de nome) outras três.

    Quanto a Maria Gadu, também estou um pouco decepcionado, o registro ao vivo é chatíssimo, diga-se de passagem. Esta menina não me parece reconhecer o próprio talento e o timbre destacado que possui.

    Apenas uma ressalva ao que você disse: a questão estética não deve se confundir com o aspecto comportamental. No meu entender, podemos considerar que a cantora se vista mal ou que o seu penteado seja bizarro. O que não me parece aceitável é essa expectativa de feminilidade. Cada um é um e o problema não é ela ser masculinizada.

    Todavia, parabenizo mais uma vez você pelo excelente blogue e pelos textos cada vez mais críticos.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...