sexta-feira, 11 de março de 2011

AMIGO MUSICAL CONVIDADO # 26 - Vitor Santos!

Ilustríssima presença do dono do Melão no EnTHulho!


Mamy, não quero seguir definhando sol a sol
Me leva daqui, eu quero partir requebrando rock'n roll
Nem quero saber como se dança o baião
Eu quero ligar, eu quero um lugar
Ao sol de Ipanema, cinema e televisão!

Chico Buarque, "Baioque"


Lugar mais do que merecido, diga-se de passagem!
O Vitor traz consigo a responsabilidade de mostrar a todos o quanto a persistência é o caminho das pedras para os sonhos concretizados. No sentido mais literal da expressão. Você já caminhou pelas pedras? Já pisou com cuidado pra não cair no mar? A metáfora é perfeita para exemplificar o caminho de quem quer seguir a trajetória da dramaturgia, com todos os seus obstáculos, indiferenças, oposição, iinveja, concorrência...
Antes de tecer mais comentários ao Vitor profissional, falemos da pessoa.
Defini-lo sem conhecer pessoalmente (ainda) é pegar as características que mais gritam.
Sempre simpático, seu discurso é inteligente, com ironia fina e algumas tiradas sarcásticas quando se faz necessário. Também mostra seu lado "crianção empolgado", ao envocar superlativamente seus maiores ídolos (Betty Faria que o diga ;)).
Este morador do Rio de Janeiro já tem um grande trunfo em sua marcha pra se tornar um grande autor de novelas: a humildade, tão ausente na maioria dos dramaturgos desse país.
Não deixa de agradecer nunca as pessoas e os contatos obtidos na sua trajetória e faz com a mesma adoração como quem faz por seus amigos pessoais. E de igual forma veremos sua emoção depositada nos personagens que criará e eternizará. Sim, o moço é recém contratado da Rede Globo! ;)
Finalizando o relato, não posso jamais deixar de citar o blog "Eu Prefiro Melão", de sua autoria. Cuidá-lo, atualizá-lo, fazer propaganda e, principalmente, levá-lo a sério (grande problema dos blogueiros desse país) é algo que só quem faz entende (risos). O Melão tem um percurso muito bonito - começou sem pretensão e já se tornou um dos melhores blogues de mídia televisiva nesse país. Que Aguinaldo Silva que nada! Os leitores merecem ler bem mais do que alfinetadas excusas, e o Melão tem conteúdo e entrevistas muito interessantes de gente graúda da tevê (Alcides Nogueira, Betty Faria, Gilberto Braga, Renata Dias Gomes, Duca Rachid...a lista é muito extensa!). Recomendadíssimo!
O EnTHulho hoje abre alas para "ouvir" (quando não se ouve literalmente, faz com o coração) o relato de Vitor, o dono do Melão e querido amigo!


Rita: ainda na formação com o Tuti-Frutti!



Em mim o eterno é música e amor” (Caetano Veloso)

Sou movido à música. Acho quase impossível uma pessoa conseguir viver sem música. Desde pequeno, quando ando pela rua e observo alguma paisagem, imagino que meus olhos são a câmera e penso imediatamente em alguma canção que faça sentido com aquela imagem. A música envolve, emociona, arrepia, enfim, é indispensável à minha vida.
Todo esse preâmbulo é pra explicar o quão é difícil escolher apenas uma música dentre tantas que contam histórias vividas por mim, traduzem facetas de minha personalidade, ilustram lembranças marcantes ou simplesmente emocionam por si. Quem me conhece, sabe e até aposta que minha escolha será alguma canção interpretada por Bethânia, minha cantora favorita para todo o sempre. Mais do que uma cantora, Bethânia é uma intérprete, daquelas de rasgar coração, de se entregar com paixão às interpretações. Por isso, não deixa de ser uma homenagem a ela também. Minhas primeiras referências musicais foram Gal (por parte de pai) e Bethânia (por parte de mãe) e passei a infância ouvindo tantos e tantos LP’s das duas que minha mãe colocava tudo de uma vez no moderno 3 em 1. Enquanto ouvia, acompanhava as letras pelo encarte e esperava o disco terminar para o dispositivo no aparelho derrubar o seguinte e começar a tocar. Toda criança da minha época ouvia Balão Mágico. Eu ouvia Balão Mágico, Gal, Bethânia e trilha sonora de novelas, já elegendo as canções que usaria para serem tema dos personagens que criava. Também acho dificílimo desvincular canção e criação.
Como vocês podem perceber, se for escolher entre Gal, Bethânia ou trilha de novelas, vou cair numa enorme cilada, pois seria uma verdadeira escolha de Sofia, que não faria justiça a milhares de canções e momentos significativos. Por isso, vou fugir dessa armadilha e escolher uma canção fora desse universo, mas igualmente querida e que funciona pra mim quase como um mantra: ela me traduz, me emociona, me impulsiona a lutar pelas conquistas e me faz refletir sobre a própria existência: da grande Rita Lee, “Coisas da Vida”.
Gosto muito dessa canção porque ela fala de sonhos. O primeiros versos “Quando a lua apareceu, ninguém sonhava mais do que eu” me traduzem completamente. E a canção fala da angústia das escolhas, dos caminhos, da efemeridade da vida, da passagem do tempo e da coragem de sempre se seguir em frente, temas que povoam permanentemente meus pensamentos. Portanto, além da música ser linda como obra, ela talvez seja a que mais consiga se aproximar do que aquilo que penso e que sinto vontade de transmitir. Sonhemos sempre e lutemos por nossos sonhos. Obrigado, Rita Lee, e obrigado Thiago, pela honra de publicar um texto em um blog de excelência como esse. Termino com mais versos da música que já estão marcados feito tatuagem nos escaninhos da minha memória.

“Eu não tenho nada pra dizer,
Por isso digo.
Eu não tenho muito o que perder,
Por isso jogo.
Eu não tenho hora pra morrer,
Por isso sonho”.

(Rita Lee)


VITOR SANTOS DE OLIVEIRA
Roteirista, professor e blogueiro.

Não deixem de conferir a entrevista do Vitor no blogue "SuperCult", de Fábio Leonardo, clicando aqui!
E, claro, seu blog "Eu Prefiro Melão", clicando aqui!



***************************************************

COISAS DA VIDA
Rita Lee


Quando a lua apareceu
Ninguém sonhava mais do que eu
Já era tarde
Mas a noite é uma criança distraída
Depois que eu envelhecer
Ninguém precisa mais me dizer
Como é estranho ser humano
Nessas horas de partida
É o fim da picada
Depois da estrada começa
Uma grande avenida
No fim da avenida
Existe uma chance, uma sorte
Uma nova saída
São coisas da vida
E a gente se olha, e não sabe
Se vai ou se fica
Qual é a moral?
Qual vai ser o final
Dessa história?
Eu não tenho nada pra dizer
Por isso eu digo
Que eu não tenho muito o que perder
Por isso jogo
Eu não tenho hora pra morrer
Por isso sonho!


TH - Coisas de nossas vidas!



10 comentários:

  1. Bela postagem!

    Uma ótima música e, mais do que isso, uma boa formação musical, responsável por um texto coerente e embasado sobre o assunto.

    Vitão versa bem sobre muita coisa. hehe Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. parabéns... isto aqui é um culto ao que há de melhor, diante de tanta ... que se vê por aí! ratifico o Fábio.

    ResponderExcluir
  3. O relato do Vitor é tão emocionante quanto a música. Não poderia ser diferente, vindo de alguém tão inteligente, sensível e talentoso. Coincidentemente, Coisas da Vida é uma das músicas de Rita Lee de que mais gosto. Os primeiros versos são lindos, me agarram e só largam no final da canção.
    AMO ESSA MÚSICA...viu Vitinho??
    Parabéns TH por esse convidado tão ilustre e por sempre deixar o EnTHulho tão saboroso!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o relato do Vitor. Rita Lee mesmo sendo louquinha diz coisas do nosso coração e da nossa vida.
    Parabens por ser contratado da Globo tb, Vitor!

    Abraço TH

    ResponderExcluir
  5. Chover no molhado, mas... que relato lindo, Vitor.

    Poucas vezes vi um depoimento tão emocionante (e emocionado). A música da Rita é, realmente, maravilhosa e você conseguiu interpretá-la com maestria.

    Muita sorte no teu caminho, viu? TH, teu blog é show!

    ResponderExcluir
  6. Pois é, se me perguntassem eu arriscaria alguma música da Bethânia na escolha do Vitor aqui pro EnTHulho. Mas não sabia que a Gal estava no páreo e que as duas definiram o gosto musical na infância. Como é notório, uma completa a outra, na questão de graves e agudos. Mas pelo repertório prefiro a Rita. Muito boa a escolha, Vitor. E parabéns mais uma vez ao TH, também, sempre sensível na descrição dos convidados.

    ResponderExcluir
  7. Não sei dizer qual dos textos me emocionou mais. Creio que os dois. Tanto o do TH, na descrição dessa pessoa incrível que é o Vitor; quanto Vitor, nos trazendo um pouco de sua história com as músicas. Me identifiquei com essa situação de ver uma paisagem e buscar uma música na memória, Vitor. É isso mesmo! Música nos move. E nos aproxima.

    Parabéns, queridões!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela sensibilidade Vitor, amigo querido de sempre!!!! muito sucesso na sua vida !

    ResponderExcluir
  9. Grande escolha!

    Vitor prova que, além de roteirista inteligente e talentoso, tem um gosto musical refinadíssimo. Adoro "Coisas da Vida" e foi oportunamente lembrada aqui...

    Adorei!

    ResponderExcluir
  10. Bela escolha...
    E se tem um sonhador vencedor,esse é Vitor Oliveira^^

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...