segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ÚLTIMA FAIXA: Sorrir pelo sabor do gesto (Crônica)




[Ao som de "Por Hoje É Só", última faixa do disco "Acesso"]


Zélia Duncan
e seu sorriso aberto.
Buscar os "dentes brancos do mundo" (de acordo com uma de suas músicas) é o real motivo pelo qual ela se arma de seu sorrisão pra estampar por aí.
Não existe frase mais verdadeira do que a de "sorria, que o mundo sorrirá junto a ti",
Sem dúvidas, a 'porta de entrada" do universo Zuncaniano para mim foi o sorriso de Zélia. Tão afável, acessível e convidativo!
Faz-nos pensar muito sério sobre a postura dos artistas. Não sinto, em Zélia, aquela supremacia imaginária que separa ídolo de fã. Não enxergo hierarquia de qualquer sorte. Pode ser puro papo de fã cego, como muitos podem pensar, mas lhes convido de bom grado a prestigiar um espetáculo de Ms. Duncan. Em todos os 9 shows contemplados por mim, ela transmitiu, além da aspereza e do talento musical, um nobilissimo sentimento empático e totalmente próximo de quem assiste, deixando claro que é tão importante pra quem contempla, como pra ela que está ali cantando.
Não quero que pensem que a moça não tem defeitos ou mau humor. Ou que seja perfeita - "quem se diz muito perfeito, na certa encontrou um jeito insosso de não ser carne e osso". Falo do que conheço: da parte disponibilizada a mim, um grande fã. Do que sinto nas entrevistas, nas respostas via Twitter, e-mail, camarins...honestamente, duvido que alguém represente tão bem o tempo inteiro. Longe disso...é genuíno, espontâneo, sincero, real!
Ainda assim, arrisco-me a dizer que não deve ser regra. Não esperemos que nossos ídolos sejam tão simpáticos ou passíveis de belos sorrisos all the time. Eles nem precisam - a comunicabilidade maior entre fã e ídolo deve ser mesmo mediante a obra. Zélia tem esse plus e eu agradeço todos os dias, mas sei de inúmeros outros artistas que admiro que passam longe de quaisquer outros atrativos em suas vidas pessoais. Pessoas são diferentes umas das outras. Por que que eles também não podem diferir entre si no tocante à resposta ao público?
Trazer o universo de Zélia até o EnTHulho foi muito tranquilo. Eu percorro muito bem por seu mundo, seus discos, músicas e acho que fizemos um bom trabalho. Além de ter sido fácil, foi extremamente prazeroso.
Que, um dia, ela veja e me diga o que achou. Com seu sorrisão e simpatia tão características...
:)


THIAGO HENRICK


"Por hoje é só...bruxas e reis sorrindo pra mim...sei que é assim. Certo é errar. Mas quando acordei corri devagar. Sem perceber, cheguei aqui!" ZD

3 comentários:

  1. creio no que você diz. Acho que a Zélia se sabe de carne e osso.

    ResponderExcluir
  2. Nao tinha lido este post, Thiago, mas vc tem razao todas estas coisas q vc cita na Zelia a torna uma artista especial, eu como fã dela fico maravilhado e mto feliz por ter como uma "idola" uma artista com tanta nobreza como a Zélia.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post. Os tantos sorrisos da ZD são os mais bonitos que já vi, e se estão ali e porque são sinceros mesmo.
    A cada música que escuto da Zélia, a cada show que assisto e sempre que a vejo torno-me um pouco melhor como pessoa.
    Minha ZD há vinte anos, linda e querida desde sempre.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...