segunda-feira, 15 de novembro de 2010

MÚSICA MEMÓRIA AFETIVA: SANTO DE CASA FAZ MILAGRE SIM!


Essa seção do EnTHulho, como sabem, é um verdadeiro bálsamo: utilizo a música pra me teletransportar pra inúmeros THs outros - o criança, o adolescente, o reticente, o confiante, o romântico, o melancólico...
Milagreiro - o disco - me remete muito ao início da minha faculdade. Essa obra prima de Djavan é um dos melhores discos de MPB da década de 2000. Milagreiro - a música - conta com a participação especialíssima de Cássia Eller, ironicamente naquele ano que morreu (2001). A canção me soou bem mais melancólica do que é pois eu era um fã de Cássia e estava de luto por todo aquele período (que as rádios marqueteiramente jorravam hits de Cássia incansadamente) Djavan criou uma letra baseada em literatura de cordel que contou com a voz de Thor da nossa eterna "malandra", fazendo um interessante contraponto com a suave do alagoano.
O salto aqui foi direto ao tempo de TH recém adulto e recém órfão de Cássia, numa música que o enche de emoção a cada audição...adoraria ver um registro de ambos, ao vivo, e testemunhar a carga emotiva que costumeiramente fazem (ou no caso dela, infelizmente, fazia) em suas apresentações...


O disco e Cássia: literatura de cordel e clima melancólico bem defendido por suas vozes!



**********************************
MILAGREIRO
Djavan. Djavan e Cássia Eller

Agora vamos ter os girassóis
Do fim do ano
E o calor vem desumano
Tudo irá se expandir
Crescer com as águas
Quiçá, amores nos corações
E um santeiro,
Milagreiro
Prevê a dor
De terceiros
E diz que a vida
É feita de ilusão
E um santeiro,
Milagreiro
Prevê a dor
De terceiros
E diz que a vida
É feita de ilusão
Aquela que um dia o fez sonhar
Se foi com o outro
No dia em que os dois
Se casariam por amor
Ele aluou
Hoje o seu pesar
Cintila nos varais
Usou as sete vidas
E não foi feliz jamais
Toda a imensidão
Passou pela vida
E foi cair na solidão
Mais um santo para esculpir é o que lhe vale
Pra evitar que o rancor suas ervas espalhe



TH - Suspiro saudoso...



6 comentários:

  1. Na nossa teledramaturgia tivemos dois santeiros: Luiz Roque Duarte e Toni Tranquini.Ambos faziam santos de madeira esculpida. Juca Pitanga era escultor ou santeiro também? Roque era nordestino, Toni italiano. Insisto nessa tecla porque o tema de Toni Tranquini foi "Milagreiro" na belíssima novela "Esperança".

    "E um santeiro milagreiro prevê a dor de terceiros..."

    Saindo da bela "Esperança" e do mais belo Gianecchini, eu digo que tive esse disco do Djavan em 2002. Aliás, qual disco do Djavan eu deixei de comprar? Como disse o TH na introdução, Djavan é o melhor das Alagoas. E olha que pra ser melhor das Alagoas tem que ser bom porque é um lugar encantador. A música de trabalho de "Milagreiro" foi "Farinha", um forró muito divertido onde Djavan ironiza a mania do brasileiro por produtos importados. Farinha de mandioca é brasileira.

    Em tempo: alguém se lembra que a Ana Paula Arósio arrebentou a boca e os dentes do Giane numa cena de briga? Essas cenas foram embaladas por "Milagreiro".

    ResponderExcluir
  2. uma musica deveras imponente. Um contraponto que chega ao fundo da alma dos afortunados que buscam aperfeiçoar os sentimentos. musica genial

    ResponderExcluir
  3. Que música linda!!! Amo Djavan e Cássia Eller!!! Bem que diz o ditado: Tudo que é bom dura pouco... Perdemos Cássia, Cazuza e Renato Russo tão jovens!!! Foram grandes poetas da nossa música brasileira.
    Um dia ainda quero ser cantora de MPB também...rsrsrs Só não sei se levo jeito...
    Se quiser dar uma espida, vá no meu myspace:
    http://www.myspace.com/mirian.lee

    Bjs
    Obs.: Sei que por mais que me esforce, jamais chegarei aos pés de uma Cássia Eller...

    ResponderExcluir
  4. Ehhhhhhhh
    Tava demorando pra vir um post do Djavan, hein, TH?
    É sempre bom prestigiar os artistas da terra. Djavan é, sem dúvida, um dos maiores orgulhos do povo alagoano, musicalmente falando.

    Agora, eu quero saber quando o Sandro Becker vai ser homenageado? "Julieta-ta-ta tá me chamando"...rs

    ResponderExcluir
  5. adoro esta música. Já sei que vou gostar de ler o que você escreveu aqui.

    Amanhã, estou aqui conferindo.

    ResponderExcluir
  6. aqui estou, conforme prometido.

    Acrescento ao teu comentário, observação do Clodovil, à época, que não me sai da memória. Em um de seus programas vespertinos, o estilista afirmou que esta era uma das melhores músicas brasileiras da recente safra. De fato, um clássico. A delicadeza do Djavan somada a interpretação forte e delicada da Cássia, que estava no auge. Aquilo que se pode mesmo chamar de acontecimento sagrado.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...