quinta-feira, 4 de novembro de 2010

FUNÇÃO NO CANCIONEIRO BRASILEIRO: EMOCIONAR!

Nana Caymmi não liga quando falam que só canta "música de fossa"


Neste ano de 2010 estreou no cinema brasileiro o mais novo documentário do diretor francês apaixonado por música brasileira, Georges Gachot (o mesmo que realizou, em 2004, o "Música é perfume", sobre a vida musical de Maria Bethânia). Muito me interessou contemplar esse novo trabalho do cineasta (Rio Sonata), pois é referente a uma grande "diva" a qual sempre tive vontade de conhecer mais ainda, nos mínimos detalhes de sua saga: a magnífica Nana Caymmi!
Filha de Dorival, Nana sempre me representou candura e sensibilidade. Consegue impor uma força inacreditável nas interpretações, sempre primando pela melancolia, estilo no qual se sente bastante em casa. Até quando canta canções mais vibrantes do cancioneiro do pai, faz de maneira melancólica, e justifica: "Pode não parecer, mas a melancolia quase sempre esteve nos versos e nos acordes de meu pai". Ironicamente, Nana sempre manteve um sorriso agradável quando a via nas entrevistas, e tem a seu favor o dom de não economizar muito pra dizer suas verdades. Lembro de um show, aqui em Maceió, onde a cantora se dizia bastante decepcionada com a falta de reconhecimento do Brasil com as maravilhosas composições do pai, e que a maioria dos músicos só buscavam compositores mais óbvios.
Em 2008, quando seu pai morreu, o país se solidarizou com sua dor e de seus irmãos. O talento decididamente foi herdado, mas se engana quem pensa que Nana só fica restrita ao repertório de seu pai. Ela é perfeita intérprete de compositores variados - de Chico Buarque, a Tom Jobim e até Roberto Carlos! E em todos deposita suas belas lágrimas, convidando o ouvinte a deliciosamente se esbaldar junto...

Fortíssima candidata a uma futura "Artista do Mês" daqui do blog! :) Abaixo, a bela releitura da carioca para a música de outra grande "rainha das fossas".

Cartaz do Rio Sonata. À direita, Nana e Dori: cumplicidade, amor e respeito pelo "acalentador" genitor...





*******************************************************************
TARDE TRISTE
Nana Caymmi. Maysa

Tarde triste me recorda
Outros tempos
Que saudade
Que saudade

Vivi só
Num turbilhão de pensamentos
De saudade
De saudade

Por onde andará quem amei
Será que também vive assim
Sofrendo como só eu sei
Pensando um pouquinho em mim

Tarde triste
Noite vem
Já está descendo
E eu sozinha, sofrendo


TH - :´(



12 comentários:

  1. Eu não gosto de música que me faz sofrer, mas a gordinha é óteeeema!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A Nana tem uma família de músicos compositores: o pai, Dorival, o irmão Dori. Eles vieram da Bahia e Dorival (o pai) é o maior expoente da música baina tradicional e popular.
    Nana veio pro Ro e aqui fez sua carreira. Ela circula muito bem pela bossa-nova com sinceridade e serenidade. Sua voz é linda. Nos últimos anos muitas novelas tiveram temas catados pela Nana: O Clone,. Hilda Furacão, Suave Veneno, Paraíso Tropical, Por Amor, Quatro por Quatro...

    A música selecionada pelo TH foi tema da Vera Fischer no "O Clone" e já tocava nas chamadas da novela.

    ResponderExcluir
  4. "Batidas na porta da frente ..é o tempo..."


    Dá vontade de parar tudo para pensar na vida .

    ResponderExcluir
  5. Nana Caymi é linda, voz perfeita e suave, letras emocionantes e tocantes.
    Parabéns pela escolha!!
    A letra da musica que vc sugeriu é linda tb!

    BeijO*-*
    http://www.evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Quando eu penso em Nana Caymmi, lembro imediatamente da canção de abertura da "Hilda Furacão", que era uma arraso...

    ResponderExcluir
  7. A Nana é aquilo tipo de cantora comparável ao vinho: melhor com o passar do tempo. E ela é mesmo uma artista curtida pelo tempo. Sua voz é ancestral.

    ResponderExcluir
  8. deixei um comentário na tua matéria sobre a memória musical da TV. Ah, e também te adicionei no Facebook.

    Tua entrevista sai em breve, ok? Te aviso.

    Mais alguns dias também e envio o texto que me pediu.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Nunca vou me esquecer a primeira vez q assisti Nana no palco ... ela com todo o seu garbo descendo escadas em um vestido branco todo esvoaçante e dizendo: Ah! vem cá meu menino ... pinta e borda comigo .... ....

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  10. Qdo vi q sua postagem era sobre a Nana, logo me veio à cabeça "Mudança dos Ventos", essa música é maravilhosa (ainda mais nessa minha "fase paixão", reparou né? rsrsrsrs). Adorei, e apoio a idéia de ela ser uma forte candidata à artista do mês. Bjo.
    Obrigada pelo coments.

    ResponderExcluir
  11. Gosto da voz da Nana, mas nem tanto do repertório dela. Apesar de ser uma ótima intérprete, são poucas as regravações dela que me chamam atenção. Sempre preferi as gravações inéditas dela (ou pelo menos inéditas pra mim): Fruta Mulher, Suave Veneno, Dois Corações.
    Mas tiro meu chapeu para a interpretação dela de "Fascinação". Regravar uma canção que tem a marca de Elis Regina é atrevimento puro! Mas, quem pode, pode.

    ResponderExcluir
  12. Sem palavras para Nana... "Resposta ao Vento" é uma das músicas mais importantes do meu cancioneiro particular.
    Amo!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...