terça-feira, 9 de novembro de 2010

AMIGO MUSICAL CONVIDADO # 17 - Felipe Ramirez!

Mais um que tem problemas de exposições na internet. Fazer o que?! :p



Engraçado pensar nele assim: como somos parecidos e diferentes na essência. Um grande amigo, companheiro de inúmeros números de circo, tragédias gregas, contos de fadas, de bruxas. E sempre juntos. O moço me fez enxergar o que eu poderia oferecer aos outros e a mim mesmo, apenas tirando minha viseira, num crucial momento de incertezas e dúvidas que vivenciava...
Não é apenas o meu melhor amigo, tenho certeza: fomos irmãos ou algo mais em vidas outroras (o que, não acreditam nisso?rs). Não há TH sem FR - Nem nunca haverá...Quando, por um curtíssimo lapso temporal, ficamos sem nos falar, percebemos o quanto não éramos nada, um sem o outro. Desintegrados, nossas essências eram totalmente nulas - o que nos fez, tão logo, "nos tocar" e deixamos de lado nossas bobeiras, vendo que a verdadeira amizade sempre prevalece acima de qualquer impasse pífio. Inefável parceiro...Mal necessário chamado Felipe Ramirez!
Longe como está, ou presente como sempre esteve, o que nos liga, sobretudo, é o barbante: enquanto eu voo, ele o segura e me mantém a salvo...

...

Quem vê esse texto acima que fiz em 2008 pro meu outro blog, "ETHos" pensa que o rapaz é uma dádiva. Não que não seja, mas eu ainda acrescento: é um doido! Um maluco que quando passa, faz a gente rir sem precisar fazer muito esforço. Um palhaço divertido que consegue fazer até a barriga do Pedro de Lara doer de tanto dar risada. E nos faz pensar: tão bom que pessoas que já sofreram tanto na vida pudessem seguir suas sagas com tanto bom humor e suavidade. Felipe é leve. Às vezes frívolo, mas consegue muito bem depositar um pouco de sua boa energia por onde passa e com quem se envolve.

Nosso nobre agora se aventura numa micro empresa de informática aberta em João Pessoa e ainda continua com a mania feia de não querer se mostrar na internet (que coisa, viu?). Sorte que roubei a foto acima há muito e vocês tem uma ideia de como o moço é.

Fiquem agora com um apaixonado relato de um pernambucano forte, com uma das mais fodásticas músicas que, mesmo sem ser pernambucano, cantarolo fácil e bem!


Lenine: potencial evidenciado na fervorosa letra!

Eu estava louco pra participar do “Amigo Convidado” do blog do TH, mas tinha medo do meu texto ficar abaixo do nível das pessoas que escrevem aqui. Bem, como todo pernambucano cabra da peste, a coragem veio hoje e resolvi escrever sobre uma das músicas que mais dão orgulho do meu estado do coração. Nasci em Pernambuco, morei em Alagoas e agora estou na Paraíba. Em cada lugar eu deixo um pouco de mim, mas em Recife me criei e aprendi a valorizar a cultura que tanto é festejada na minha terra. Terra de nordestinos importantes demais, ainda mais no mundo da música. Desde pequeno a gente aprende a dar importância a músicos do “naipe” de Bezerra da Silva, Jorge de Altinho, Alceu Valença, Luiz Gonzaga (salve o mestre!), Dominguinhos (salve o outro), Orlando Dias e muito mais. Meu estado possui uma mistura maravilhosa de ritmos e danças típicas e tem com muito orgulho o maior carnaval do meu Brasil!!!!
Viver é muito bom, mas viver carregando a naturalidade pernambucana é melhor ainda. Não sou nem um pouco bairrista hein? Hehahhaha. Chega de papo e vamos à música: nossos cantores populares criam músicas que se tornam verdadeiros hinos do estado, pois falam demais de nossa cultura, com elementos que só a gente conhece e canta junto, com paixão. E acho legal que essa coisa tão “caseira” possa estar ao alcance do grande Brasil e até do mundo! Lenine fez um dos melhores retratos de nosso estado, dizendo com toda razão “sou coração do folclore nordestino”. Pernambuco, junto a tantos estados maravilhosos que constituem nossa região, tem uma grande parcela de cultura folclórica, e faz o nordeste ter uma carga cultural tão forte que é lamentável que “filhas da puta” como a tal Mayara Petruso não entendam e não fique feliz de nos ter como irmãos.
Leão do Norte é mais do que um hino pernambucano. É o retrato fiel de um estado que sente prazer em divulgar o que oferece de melhor dentro de si. E choro toda vez que ouço novamente.

FELIPE RAMIREZ



**************************************************

LEÃO DO NORTE
Composição: Lenine e Paulo César Pinheiro

Sou o coração do folclore nordestino
Eu sou Mateus e Bastião do Boi Bumbá
Sou o boneco do Mestre Vitalino
Dançando uma ciranda em Itamaracá
Eu sou um verso de Carlos Pena Filho
Num frevo de Capiba
Ao som da orquestra armorial
Sou Capibaribe
Num livro de João Cabral
Sou mamulengo de São Bento do Una
Vindo no baque solto de Maracatu
Eu sou um auto de Ariano Suassuna
No meio da Feira de Caruaru
Sou Frei Caneca do Pastoril do Faceta
Levando a flor da lira
Pra Nova Jerusalém
Sou Luis Gonzaga
E eu sou mangue também

Eu sou mameluco, sou de Casa Forte
Sou de Pernambuco, sou o Leão do Norte

Sou Macambira de Joaquim Cardoso
Banda de Pife no meio do Canavial
Na noite dos tambores silenciosos
Sou a calunga revelando o Carnaval
Sou a folia que desce lá de Olinda
O homem da meia-noite puxando esse cordão
Sou jangadeiro na festa de Jaboatão

Eu sou mameluco, sou de Casa Forte
Sou de Pernambuco, sou o Leão do Norte

TH - Pernambucanos sabem o que é bom! :)

* A música foi gravada também por Elba Ramalho pro disco "Leoa do Norte", de 1996. A versão do vídeo abaixo é a do acústico MTV de Lenine, lançado em 2006!



7 comentários:

  1. E o que seríamos nós sem nossos grandes amigos? O Felipe é o seu Mairon, Th. Não há dúvidas. E essa leveza que nos acrescentam é simplesmente fundamental. É realmente pena que o contato com essas parcelas tão importantes de nossas vidas, contra nossas vontades, acabe ficando tão raro. Imprescindível, portanto, reavivar as memórias e apelar às lembranças pra manter o laço vivo, forte, definidor.
    Concordo com as palavras do Felipe: impossível que as pessoas possam se referir à cultura nordestina senão com muito respeito e admiração. (Maus)Exemplos como o dessa moça devem ser banidos ao esquecimento e jamais levados em consideração.
    Tive a felicidade de ter duas alunas pernambucanas e pude, pessoalmente, comprovar o quanto esse povo é bonito, carismático, acolhedor e muito querido.
    A música do genial Lenine traduz muito bem esse rico universo.
    Eu também teria muito orgulho se fosse nordestino!
    Felipe Ramirez, espero conhecê-lo um dia!
    Desde já, um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Leão do Norte já virou um hino do povo nordestino. Nao é a toa que foi regravada por diversos cantores. UMa belíssima escolha do Felipe, e que vem em um momento mais do que propício aqui no blog, contrastando com a postagem anterior.

    ResponderExcluir
  3. Felipe, apesar da distancia, é um dos meus amigos mais presentes! Já estava na hora de vê-lo aqui no EnTHulho!
    Sobre a música, no São João de 2007, em Caruaru, testemunhei um verdadeiro espetáculo ovacionado por quase um milhão de pessoas quando Elba Ramalho cantou a música. Contagiante!
    Muito boa a escolha, moço!

    ResponderExcluir
  4. Correçãozinha: O nome do disco da Elba é LEÃO, não LEOA... lol

    Agora, vamos à música: MARAVILHOSA! Eu a amo demais!

    Quanto ao FR: É legalzinho pra um pernambucano (também sou bairrista, pronto!) - mas tô de birra dele, que só aparece quando exponho carnes (pronto, falei!). LOL!

    ResponderExcluir
  5. O Felipe é minha cara metade (ou como ele costuma dizer, minha bunda metade!)
    Adoro esse menino. A gente, mais o TH, fazia um trio imbatível em Maceió.
    Que a distancia não nos faça perder a sintonia!
    Bjocas aos dois!!

    ResponderExcluir
  6. Tô emocionado pra caramba!! Th, eu nem tinha lido o texto do outro blog, corri pra ler e quase chorei. É tão bom ter amigos como vc. De Maceió, vc é uma das faltas q mais sinto, e de tudo q aprontamos juntos.
    Aos demais comentários, adorei o do MCI. Quero lhe conhecer tambem. Paulinha, vc é minha bunda metade e te carrego pronde vou!!! Te amo menina, e de vc num largo.
    Tom, eu desisti do MSN, por isso o sumiço, mas em breve vou te ver quando tiver aí. E sem pensar em carnes!!!! hehehhaha

    Valeu a todos!!! EntHulho, o melhor blog de musica q existe!!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu confesso que como bom mineiro cada dia que passa tenho mais vontade de conhecer o nordeste e sua gente. Não sei, mas vcs tem algo que sobrevoa a tensão que em nós mineiros sempre fazemos questão de manter, talvez pelas montanhas de Minas que nos afoguem num mar de sentimentos e emoções. Talvez por isso começo a compreender porque vcs sejam mais leves e menos tempestivos que nós mineiros. Mas uma coisa dá sempre certo, Minas e Nordeste, uma rara mistura que sempre dará certo.

    Agora depois desta confidência pessoal e intransferível, vamos ao que interessa música. Lenine um cara fora do comum para mim, adoro seu jeito de compor e interpretar o que escreve, tem um gingado bom de ouvir que não é monôtono, é rítmico, é deslumbrante. A minha vontade de conhecer o nordeste é cada dia maior por causa de vcs nordestinos que me encantam com esse jeito de ser.

    Agradeço ao TH pelas possibilidades de conhecer a cultura nordestina, e em especial ao Felipe Ramirez pelo belo e entusíastico texto.

    Abraços cordiais!!!

    Arqui

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...