domingo, 29 de outubro de 2017

TOPTULHO MUSICAL # 149! (Especial SIMONE!)


Quando fiz a enquete para saber quais músicas da cantora Simone Bittencourt de Oliveira entrariam nesse TopTulho, fiz uma brincadeira: "quem votar em músicas de Simone e Silmara, vai levar uma na cara, hein?". Nós rimos, porém, infelizmente, isso é preocupante. Se você jogar simplesmente "Simone" no Google, os primeiros resultados mostrarão a dupla sertaneja. A questão não é mérito ou demérito das novatas, mas o quanto houve, no gosto popular, uma desvalorização da grande e veterana cantora Simone!

Dá uma tristeza em ver os novinhos achando que ela só fez sucesso por causa do disco de Natal. A "cantora do Natal". É muito reducionismo para quem, como ela, contabiliza mais de 40 anos de carreira, uma discografia o, milhões de sucessos radiofônicos, outros milhões de temas de novelas, parcerias invejáveis, videoclipes lindos, versões múltiplas de muitos compositores (do mais popular ao mais refinado) e shows épicos! Na década de 80, foi considerada a maior vendedora de discos do período. É muito injusto ser reduzida ao bem sucedido disco "25 de Dezembro", de 1995, que foi um marco em seu percurso, porém não o único!

Sou muito fã de Simone, com uma predileção para a fase refinada (principalmente na década de 70, quando surgiu, sublime). Admito que fecho a cara para algumas passagens de sua trajetória (as extremamente populares, como quando gravou "Mal Acostumado", por exemplo), mas é uma exímia artista brasileira, com uma voz grave e uma sedução maravilhosa em suas interpretações. 

O TopTulho homenageia essa grande mulher, por meio de seus fãs, que me ajudaram a compor a seleção de hoje, com louvor! Salve a Cigarra!


Eis o resultado da consulta que fiz aos fãs, sobre quais os melhores momentos de sua carreira! Para compensar meu desencanto com a "desvalorização", os internautas arrasaram e fizeram com que esse TopTulho fosse recorde de votação, e elegeram muitos hits dessa maravilhosa cantora!
 Agradecimentos mais uma vez pelo auxílio!

TOPTULHO ESPECIAL SIMONE

1) JURA SECRETA (Álbum "Face a Face", de 1977)
2) UMA NOVA MULHER (Álbum "Simone", de 1989)
3) IOLANDA (Álbum "Desejos", de 1984)
4) COMEÇAR DE NOVO (Álbum "Pedaços", de 1979)
5) A CIGARRA (Álbum "Cigarra", de 1978)
6) TÔ VOLTANDO (Álbum "Pedaços", de 1979)
7) ENTÃO É NATAL (Álbum "25 De Dezembro", de 1995)
8) ALMA (Álbum "Corpo e Alma", de 1982)
9) É FESTA (Álbum "Baiana Da Gema", de 2004)
10) TÔ QUE TÔ (Álbum "Corpo e Alma", de 1982)
11) FACE A FACE (Álbum "Face a Face", de 1977)
12) MIGALHAS (Álbum "Na Veia", de 2009)
13) SERÁ (Álbum "Raio De Luz", de 1991)
14) PEQUENINO CÃO (Álbum "Amar", de 1981)
15) O AMANHÃ (Álbum "Delírios, Delícias", de 1983)
16) SOB MEDIDA (Álbum "Pedaços", de 1979)
17) CANTA CANTA, MINHA GENTE (Álbum "Café Com Leite", de 1996)
18) CORDILHEIRA (Álbum "Pedaços", de 1979)
19) SEPARAÇÃO (Álbum "Sedução", de 1988)
20) EX-AMOR (Álbum "Café Com Leite", de 1996)

TAMBÉM FORAM VOTADAS:

21) A IDADE DO CÉU
22) RAIOS DE LUZ
23) AMOR EXPLÍCITO
24) APAIXONOU
25) LOCA
26) ONDE ANDA VOCÊ?
27) DISPUTA DE PODER
28) VOCÊ É REAL
29) LENHA
30) MEDO DE AMAR Nº 2
31) GOTAS D' ÁGUA
32) EXISTE UM CÉU
33) ELA DISSE-ME ASSIM
34) OUTRA VEZ
35) UM DESEJO SÓ NÃO BASTA
36) PÃO E POESIA
37) ROSA DE HIROSHIMA
38) DISFARCE
39) QUASE UM SEGUNDO
40) COFRE DE SEDA
41) ESPERE POR MIM, MORENA
42) AI AI AI AI 
43) O QUE SERÁ (A FLOR DA TERRA)
44) POVO DA RAÇA BRASIL
45) SENTIMENTAL
46) VALSA DO DESEJO
47) A BICICLETA
48) DANDARA
49) SE FUE
50) QUEM É VOCÊ?
51) CARTA MARCADA
52) SARAVÁ SARAVÁ
53) BRIGAS
54) VITORIOSA
55) REVELAÇÃO
56) DIGA LÁ, CORAÇÃO
57) SANGRANDO

MÚSICAS RELEVANTES NÃO VOTADAS:

A OUTRA
A SEDE DO PEIXE
ÁGUA NA BOCA
AMAR
AMOR
AMOR DE ÍNDIO
ANJO DE MIM
AVE MARIA
BANDEIRA BRANCA
BATE O SINO
BEIJA, ME BEIJA, ME BEIJA
CAÇADOR DE MIM
CAIS
CHEGOU A HORA
CODINOME BEIJA-FLOR
COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ
CORAÇÃO ATEU
CORPO
DE FRENTE PARA O CRIME
DEIXA EU TE AMAR
DESAFIOS
DESESPERAR JAMAIS
ELA E EU
EM FLOR (TO
O YOUNG)
ENROSCO
ENTÃO ME DIZ (THE BLOWER'S DAUGHTER)
ENTÃO VALE A PENA
ESPELHO DE NÓS
EU PRECISO DE VOCÊ
EU SEI QUE VOU TE AMAR
FICA COMIGO ESTA NOITE
ÍNTIMO
LATIN LOVER
LOVE
MAR E LUA
MEU NINHO
MUITO ESTRANHO
MULHER DA VIDA
MUNDO DELIRANTE
NAQUELA NOITE COM YOKO
NATAL BRANCO
NOITE FELIZ
NOVO TEMPO
O QUE É AMAR?
O TEMPO NÃO PARA
PAIXÃO
PEDAÇO DE MIM
PETÚNIA RESEDÁ
RALADOR
SAINDO DE MIM
SEDA PURA
SEU CORPO
TODOS OS OLHOS TE OLHAM
TROCANDO EM MIUDOS
VENEZIANA
VENTO NORDESTE
VOU FICAR NU PRA CHAMAR SUA ATENÇÃO



Como vocês viram, a seleção foi muito bem feita pelos fãs, e lidou de forma equilibrada com toda a história de Simone. E, meio que, como antevendo que "Jura Secreta" estaria no primeiro lugar, o querido amigo Rui Santos, fã da moça e que foi recentemente um Amigo Musical Convidado aqui no EnTHulho, pediu pra escrever sobre a música vencedora, e fez um texto bastante sensível sobre essa maravilhosa canção, que faço questão de reproduzir logo abaixo, com meu agradecimento e carinho!



JURA SECRETA: UM GRITO PELO DESEJO!
Por Rui Santos

“Só uma coisa, me entristece... 
O beijo de amor que não roubei...
A jura secreta que não fiz...
A briga de amor, que não causei...”

Talvez seja a canção com mais frases na negativa que se tenha notícia no cancioneiro popular brasileiro... E esta, para mim, talvez seja a chave para entender e viver Jura Secreta, composição de Abel Silva e Sueli Costa que, por meio desse jogo de palavras, trata da insaciabilidade do desejo. 

Existem registros, pelo menos, de Simone, Fagner e Ze Ramalho para esta música. Mas foi por meio de Simone que ela me conquistou. O arranjo minimalista, associado ao seu apuro vocal, a uma interpretação que anula completamente a voz sensual de Simone, que canta quase sussurrando e se lamentando pelo que fiz e mais ainda pelo que não fez. Por que, por mais que se ame, por mais que se viva uma historia, a alegria nunca é suficiente. 

E ela se eleva no coro, quase num grito de desespero ao concluir que as palavras, os gestos, as atitudes são sempre insuficientes para definir o que é o amor. E é essa incompletude que “nos apavora”. Que nosso coração não consegue dizer.

Eu ouço Jura Secreta sucessivas vezes e em cada uma me deparo com uma parede de impossibilidades. Esses nãos se repetindo e se sucedendo em uma espiral de desolação. 

Mas não fiquem desesperados. Tomem Jura Secreta como uma espécie de lição. A de que não devemos passar esta vida sem procurar saciar os nossos desejos: roubar beijos, fazer juras secretas, provocar brigas de amor e brilhos de olhares. Passar por uma vida inteira sem viver o que se quer viver é que precisa ser apavorante.


Às vezes um beijo roubado salva as nossas vidas
E uma palavra mal interpretada é melhor que o silêncio
Esta música tem que entrar no top entulho. eu acho uma das mais lindas da MPB"

Desejo atendido, querido Rui, e agora todos ficarão com essa música linda, pra encerrar nosso especial!



JURA SECRETA
Sueli Costa
Simone


Só uma coisa me entristece
O beijo de amor que não roubei
A jura secreta que não fiz
A briga de amor que não causei

Nada do que posso me alucina
Tanto quanto o que não fiz
Nada do que eu quero me suprime
De que por não saber ainda não quis

Só uma palavra me devora
Aquela que meu coração não diz
Só o que me cega, o que me faz infeliz
É o brilho do olhar que não sofri
Só uma palavra me devora
Aquela que meu coração não diz
Só o que me cega, o que me faz infeliz
É o brilho do olhar que não sofri

Só uma coisa me entristece
O beijo de amor que não roubei
A jura secreta que não fiz
A briga de amor que não causei

Nada do que posso me alucina
Tanto quanto o que não fiz
Nada do que eu quero me suprime
De que por não saber ainda não quis

Só uma palavra me devora
Aquela que meu coração não diz
Só o que me cega, o que me faz infeliz
É o brilho do olhar que não sofri
Só uma palavra me devora
Aquela que meu coração não diz
Só o que me cega, o que me faz infeliz
É o brilho do olhar que não sofri



Muito linda, né? Mas ainda tem mais música linda, pois agora vai começar o...


Depois do especial de Simone, de encher os olhos d'água, vamos ver como ficou a parada contemporânea, já avisando que vamos manter o nível classudo, pois encerraremos essa edição com Zizi Possi, outra cantora emocionante, que está de volta com a bela "Faltavam Seus Olhos", tema da atual novela das seis, "Tempo De Amar". Zizi continua firme na emoção, representando nossa agonizante MPB com maestria! 

A gente confere como ficou a parada e já toca a balada, sem perder tempo!

TOPTULHO MUSICAL - EDIÇÃO # 149 - 29/10/17

1) TIÊ - Amuleto (=) (6 Semanas)  
2) NANDO REIS - Nos Seus Olhos (=) (6 Semanas) 
3) TRIBALISTAS - Diáspora (+1) (5 Semanas) 
4) ZIZI POSSI - Faltavam Seus Olhos (+3) (3 Semanas) 
5) PATO FU - Palco (+1) (5 Semanas)   
6) TRIBALISTAS - Aliança (-3) (9 Semanas)
7) CHICO BUARQUE - Tua Cantiga (-2) (12 Semanas)      
8) PABLLO VITTAR & MATEUS CARRILHO - Corpo Sensual (+4) (2 Semanas)        
9) ELZA SOARES & PITTY - Na Pele (=) (10 Semanas)  
10) FREJAT - Tudo Se Transforma (+1) (3 Semanas)  
11) PROJOTA & ANAVITÓRIA - Linda (-3) (7 Semanas)
12) IVETE SANGALO - Simples Assim (+3) (2 Semanas)
13) VANESSA DA MATA & BAIANA SYSTEM - Gente Feliz (Sinceridade) (-3) (10 Semanas)  
14) VANESSA DA MATA - Orgulho E Nada Mais (+3) (2 Semanas)  
15) NATIRUTS - Na Positiva (+3) (4 Semanas)
16) SILVA - Amor I Love You (ESTREIA)
17) TRIBALISTAS - Fora Da Memória (ESTREIA)
18) PARALAMAS DO SUCESSO - Sinais Do Sim (-5) (11 Semanas) 
19) JOHNNY HOOKER & LINIKER - Flutua (-5) (11 Semanas)   
20) URBANA LEGION - Mariane 2 (ESTREIA)

Saem: 

PRETA GIL & PABLLO VITTAR - Decote (7 Semanas. Maior posição: 08) 
GUILHERME ARANTES - Semente Da Maré (Canção Do Refugiado) (7 Semanas. Maior posição: 14)   
BARÃO VERMELHO & RODRIGO SURICATO - Brasil (4 Semanas. Maior posição: 17)    


FALTAVAM SEUS OLHOS
Zizi Possi

Quando foi que partiu
Nem percebi o tempo passar
Se fez sol ou se fez frio
Nem percebi
Faltou o seu olhar

Então corri sem me cansar
Eu não dormi, nem quis acordar
Eu não pensei, nem vou pensar
Não vou sorrir, nem vou chorar
Faltavam seus olhos
Pro mundo eu enxergar

Quando foi que partiu
Nem percebi o tempo passar
Se fez sol ou se fez frio
Nem percebi
Faltou o seu olhar

Então corri sem me cansar
Eu não dormi, nem quis acordar
Eu não pensei, nem vou pensar
Não vou sorrir, nem vou chorar
Faltavam seus olhos
Pro mundo eu enxergar...



TH - Até Novembro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...