domingo, 22 de outubro de 2017

TOPTULHO MUSICAL # 148!


E a sua parada da resistência segue, linda e ótima! Entrando no ar a edição 148 do TopTulho Musical!

Como sempre digo, só a (boa) música para nos salvar, principalmente em semanas em que Aécio Never compra (e ameaça de morte) o Senado para se salvar, e que Temer autoriza a flexibilização das normas que ensejam o Trabalho Escravo (contrariando a Constituição Federal e a Corte Internacional). Eu estaria tranquilo se não houvesse um STF tão acovardado nos representando. Mas, se for reclamar, serei logo chamado de Comunista... (o que, pra mim, não é ofensa alguma). 

Sigamos com música! Hoje a Tiê retorna à primeira posição, dessa vez com a bela canção "Amuleto". Ela será um dos destaques de hoje, bem como Nando Reis, que ganha a medalha de prata! Temos ainda as estreias de Pabllo Vittar com Mateus Carrilho com "Corpo Sensual", que está estourada em todo país! Ivete Sangalo também estreia sua nova música, "Simples Assim" e Vanessa Da Mata emplaca mais um single por essas bandas, "Orgulho e Nada Mais". Saíram: Major Lazer com Anitta e Pabllo Vittar, Jade Baraldo e Zeca Baleiro com Alessandra Maestrini. 

Sem delongas, chegou a hora de conferência da parada!

TOPTULHO MUSICAL - EDIÇÃO # 148 - 22/10/17

1) TIÊ - Amuleto (+1) (5 Semanas)  
2) NANDO REIS - Nos Seus Olhos (+1) (5 Semanas) 
3) TRIBALISTAS - Aliança (-1) (8 Semanas)
4) TRIBALISTAS - Diáspora (+7) (4 Semanas)     
5) CHICO BUARQUE - Tua Cantiga (=) (11 Semanas)      
6) PATO FU - Palco (+3) (4 Semanas)  
7) ZIZI POSSI - Faltavam Seus Olhos (+6) (2 Semanas) 
8) PROJOTA & ANAVITÓRIA - Linda (-1) (6 Semanas)      
9) ELZA SOARES & PITTY - Na Pele (-5) (9 Semanas)  
10) VANESSA DA MATA & BAIANA SYSTEM - Gente Feliz (Sinceridade) (-4) (9 Semanas) 
11) FREJAT - Tudo Se Transforma (+5) (2 Semanas)
12) PABLLO VITTAR & MATEUS CARRILHO - Corpo Sensual (ESTREIA) 
13) PARALAMAS DO SUCESSO - Sinais Do Sim (-1) (10 Semanas) 
14) JOHNNY HOOKER & LINIKER - Flutua (-4) (10 Semanas)   
15) IVETE SANGALO - Simples Assim (ESTREIA)
16) PRETA GIL & PABLLO VITTAR - Decote (-8) (7 Semanas)     
17) VANESSA DA MATA - Orgulho E Nada Mais (ESTREIA) 
18) NATIRUTS - Na Positiva (=) (3 Semanas)
19) GUILHERME ARANTES - Semente Da Maré (Canção Do Refugiado) (-5) (7 Semanas)    
20) BARÃO VERMELHO & RODRIGO SURICATO - Brasil (-3) (4 Semanas)  

Saem:

MAJOR LAZER & ANITTA & PABLLO VITTAR - Sua Cara (14 Semanas. Maior posição: 01) 
JADE BARALDO - Brasa (2 Semanas. Maior posição: 19)
ZECA BALEIRO & ALESSANDRA MAESTRINI - Que Amor É Esse? (6 Semanas. Maior posição: 13)

Ela foi a grande campeã do TopTulho Especial de Fim De Ano de 2015, com o hit "A Noite". Nesse 2017, já esteve na primeira posição por essas bandas também com a romântica "Mexeu Comigo". 

Da nova safra da MPB, Tiê é certamente uma das mais bem sucedidas, conquistando todos com suas melodias fáceis e doces, além da voz suave, e acaba de conquistar a liderança mais uma vez com seu atual single, "Amuleto", que você confere agora! E que o tal mencionado João (na música) aprove! :P



AMULETO
Tiê

Não deixe eu me arrepender
De um dia eu ter te amado João
Não deixe eu escapar assim
Me prende nos seus braços João

Cola do meu lado
Tranca um cadeado
Ponha alarme em mim

Não deixa eu chorar no quarto
Pensando em você João
Não deixe o tempo apagar
Eu posso te esquecer João

Me liga toda hora
Vigia a minha porta
Cuida do meu coração
Resolve os meus problemas
Me leva pro cinema
Depois até a lua
Me traz uma estrela
Me faz a gentileza
Comete uma loucura

Me leva no seu bolso
Me faz de travesseiro
Me pendura em seu pescoço
Feito um amuleto
Você me tem nas mãos
Mas não aperta João
Que eu escapo entre os seus dedos



A música é de 2006, mas Nando Reis a lançou como single esse ano, em quatro versões: trata-se de "Nos Seus Olhos" (o compositor adora olhos, né? É só "olhar" pra sua extensa carreira, cheia de letras com referências oculares...rs). As quatro versões lançadas como singles são: uma com um tom mais romântico (em que sobressaíam os cantos de Gil Miranda e Hannah Lima, vocalistas da banda que acompanha Reis no show Jardim–Pomar), uma intitulada "Radio Edit", outra em remix, o "Alternate Mix", e, por fim, uma versão em violão. 

Sigamos agora com a versão do clipe, a escolhida pelo TopTulho, segundo lugar dessa edição!



NOS SEUS OLHOS
Nando Reis

Olhe nos meus olhos
E diga o que você
Vê quando eles veem
Que você me vê

Olho nos seus olhos
E o que eu posso ler
Que eles ficam melhores
Quando eles me leem

Eu leio as suas cartas
Eu vejo a letra
Meu Deus, que homem forte
Que me contempla

Sou sua, mas não posso ser
Sou seu, mas ninguém pode saber
Amor, eu te proíbo
De não me querer

Olho nos seus olhos
E sinto que você
Faz eles brilharem
Como o astro rei

Olhe nos meus olhos
E o que você vai ver
Seu rosto iluminado
A lua de um além

Eu leio as suas asas
Borboletas
Meu Deus, que linda imagem
Me atormenta

Sou seu, mas eu não posso ser
Sou sua, mas ninguém pode saber
Amor, eu te proíbo
De não me querer



Legal a música contemporânea, né? Mas a antiga também! Chegou a hora de começar o...



Já estamos bem adiantados nessa temporada ANOS 30 - Já é o quarto ano da década, e nem temos um mês de temporada ainda!

Vamos ler as curiosidades do ano de 1933, porém, antes, continuamos aquele texto-geral da década de 30!

OS ANOS DAS INCERTEZAS 

Por Fátima Mendes Carvalho - Parte IV!


A crise econômica estendeu-se pelos anos 30, aumentando o desemprego, 100.000 só em São Paulo, e reduzindo os salários. A dívida externa chegara a mais de 20 bilhões de cruzeiros, e só em juros e amortizações o Brasil pagou, em 1931, 24 milhões de libras esterlinas. O proletariado e as camadas médias urbanas reagiram à deterioração das condições de vida, realizando greves e manifestações de protestos.
As lutas políticas externas, a conjuntura internacional, também influíam nas disputas internas. Em 1932, o escritor Plínio Salgado, criou a Ação Integralista Brasileira – AIB, de ideais fascistas, que defendia o “Estado Integral”, autoritário, nacionalista e anticomunista. Sua direção caberia às “elites esclarecidas”, com a função principal de conciliar os conflitos de classes. Para tanto o Estado acabaria com as organizações independentes de todas as classes, passando a controlar, totalitariamente, a sua atuação. O lema da AIB, “Deus, Pátria e Família”, sintetizava seus princípios conservadores, atraindo particularmente as parcelas mais reacionárias das camadas médias, insatisfeitas com o domínio oligárquico e temeroso da expansão do movimento comunista.
No dia 25 de janeiro de 1932, aniversário da cidade de São Paulo, houve um imenso comício na Praça da Sé, colorido com bandeiras de São Paulo. Partidos políticos que eram rivais estavam unidos. O descontentamento foi aumentando e o povo se revoltou. Em 22 e 23 de maio, estudantes e populares queimaram e empastelaram as redações dos jornais ditatoriais e, nesse conflito, foram mortos quatro estudantes: Euclydes Bueno MIRAGAIA, Mário MARTINS de Almeida, DRÁUSIO Marcondes de Souza, e Antonio Américo de CAMARGO Andrade. O nome dos quatro serviu para no futuro designar o movimento paulista: MMDC. Mais tarde com a morte de Orlando Oliveira ALVARENGA foi adicionada a letra A a sigla que designa o movimento ficando MMDCA com referencia ao quinto paulista morto no confronto de 23 de maio de 1932.
A idéia de revolução tomou conta de todos, sem distinção de classe social. Ninguém podia ficar neutro: ou era a favor ou contra São Paulo! Não se admitia a neutralidade. Enfim, todos eram a favor. 
São Paulo estava confiante da vitória, pois contava com o apoio dos militares de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Mas somente Mato Grosso manteve-se leal a SP. Médicos, engenheiros, químicos, estudantes, operários, padres, freiras, colégios, comerciantes, empresas, associações, indústrias, donas-de-casa, formaram a solidariedade pública. Todos acorreram em massa ao chamado da Revolução. Era a mobilização de todos os recursos humanos e materiais. 
Confiando excessivamente na disposição de luta dessas facções oligárquicas oposicionistas, o Partido Democrático, parte da oficialidade paulista e a milícia estadual rebelaram-se em 9 de julho de 1932, exigindo a deposição do governo e uma Constituição. A imprensa paulista defende a causa dos revoltosos. No rádio, o entusiasmo de Cesar Ladeira faz dele o locutor oficial da Revolução Constitucionalista. Uma intensa campanha de mobilização é acionada. 
Quando se inicia o levante, uma multidão sai às ruas em seu apoio. Tropas paulistas são enviadas para os fronts em todo o Estado. Mas as tropas federais são mais numerosas e bem equipadas. Aviões são usados para bombardear cidades do interior paulista. 35 mil homens de São Paulo enfrentam um contingente de 100 mil soldados. 
Os revoltosos esperavam a adesão de outros Estados, o que não aconteceu. Em outubro de 32, após três meses de luta, os paulistas se renderam. Prisões, cassações e deportações se seguiram à capitulação. 
Estatísticas oficiais apontam 830 mortos. Estima-se que centenas a mais de pessoas morreram sem constar dos registros oficiais. A Revolução Constitucionalista de 1932 foi o maior confronto militar no Brasil no século XX. 

Mas o revés não significava a derrota política total. Mesmo vitorioso, o Governo Provisório era obrigado a reconhecer a importância do Estado de São Paulo. O tratamento especial ao café foi mantido e Armando de Salles Oliveira, do Partido Democrático, foi designado pra o governo do Estado. Por fim, atendendo às pressões liberalizantes lideradas pelas facções oligárquicas paulistas, no dia 3 de maio de 1933, foram realizadas, então, as eleições para a Assembléia Constituinte. Esta eleição instituía importantes novidades como o voto secreto, a Justiça Eleitoral (com o objetivo de coibir os abusos tão freqüentes na República Velha) e a extensão do voto para as mulheres. Cada Estado escolheu deputados em número proporcional à população. Foram eleitos 254 deputados. Entre eles havia uma mulher, Carlota Pereira de Queirós, por São Paulo, a primeira mulher eleita para um cargo político no Brasil na primeira eleição nacional com a participação de votantes também mulheres.
Eleita, havia duas correntes principais na Assembléia Constituinte: uma tradicional, formada pelos liberais herdeiros das idéias conservadoras e elitistas dos políticos da República Velha. Outra a dos críticos da Constituição de 1891 e do oligarquismo, que reunia antigos tenentes, políticos e militares do esquema getulista, e integralistas, estes mais que os outros, influenciados pela idéias fascistas em voga na Europa.
Essa segunda corrente, antiliberal e declaradamente autoritária, tinha razão ao afirmar que, no Brasil, instituições como o Parlamento e os partidos políticos estavam a serviço das classes proprietárias e entravavam a modernização do país. Mas ela propunha em contrapartida, particularmente os integralistas, nada mais nada menos que a extinção de tais instituições. Seus integrantes achavam também que a maioria do povo estava “despreparada” para participar da política. Mas, em vez de procurarem estimular a organização autônoma e a conscientização das camadas populares, preferiam atribuir este papel ao Estado, que se encarregaria de “disciplinar” as classes em sindicatos a ele subordinados. (CONTINUA...)


1933...

Começamos a falar de 1933 na Alemanha, pois, neste ano, em Janeiro, Adolf Hitler foi nomeado chanceler da Alemanha (Reichskanzler) por Hindenburg (a Machtergreifung), sendo o gabinete ministerial em seguida dissolvido por Hitler. Maio - Ocorrem as eleições para Assembleia Nacional Constituinte e o início de seus trabalhos.

No Brasil, foram realizadas as eleições legislativas para a escolha da Assembleia Nacional Constituinte, e a mesma foi instalada na então Capital Federal Rio De Janeiro, em 15 de Novembro do mesmo ano. 

Em 1933, germinava a semente no Nazismo e do Anti-Comunismo movimentos que se alastraram (e que infelizmente ainda se alastram muito forte) até hoje. Sobre o fato, deixo-lhes apenas com a poesia de Bertold Brecht. 

O VIZINHO
 Bertolt Brecht

Eu sou o vizinho. Eu o denunciei.
Não queremos ter aqui
Nenhum agitador.

Quando penduramos a bandeira com a suástica
Ele não pendurou nenhuma bandeira.
Quando lhe falamos sobre isso

Ele nos perguntou se no cômodo
Onde vivemos com quatro crianças
Ainda há lugar para um mastro de bandeira.
Quando dissemos que acreditamos novamente no futuro

Ele riu.
Nós não gostamos quando o espancaram
Na escada. Rasgaram-lhe o avental.
Não era necessário. Temos poucos aventais.

Mas agora ele se foi, há sossego no edifício.
Já temos preocupações demais
É preciso ao menos haver sossego.
Notamos que algumas pessoas

Viram o rosto quando cruzam conosco. Mas
Os que o levaram dizem
Que agimos corretamente.


Nos cinemas de 1933, em Março estreava o gorila mais famoso do universo cinematográfico: King Kong! Mais: As Mulherzinhas, Os Crimes Do Museu, Diabo a Quatro, O Homem Invisível, dentre outros!

Também o universo Walt Disney estava com tudo, com o Walter viajando para todos os países promovendo seus personagens e, nos cinemas, o longa Os Três Porquinhos com muito sucesso!



Na música internacional de 1933:

BING CROSBY - Shadow Waltz
CARLOS GARDEL - Melodia De Arrabal
GEORGE OLSEN - Lullaby Of The Leaves
GUY LOMBARDO - How Deep Is The Ocean?
ETHEL WATERS - Stormy Weather
FRED ASTAIRE & LEO REISMAN ORCHESTRA - Night And Day
PAUL WHITEMAN - Lover
RUDY VALEE - Brother, Can You Spare A Dime?

E agora, vamos para o que mais nos interessa, que é saber como estava a música brasileira de....1933!

Há 84 anos...

1) CARMEN MIRANDA & MÁRIO REIS - Alô Alô
2) MÁRIO REIS & LAMARTINE BABO - Linda Morena
3) ALMIRANTE - O Orvalho Vem Caindo
4) FRANCISCO ALVES - Não Tem Tradução
5) CARLOS GALHARDO - Boas Festas
6) CARLOS BARBOSA & FRANCISCO ALVES - Feitio De Oração
7) ORQUESTRA DO PIXINGUINHA & MÁRIO REIS - Filosofia
8) MÁRIO REIS & OS DIABOS DO CÉU - Eu Queria Um Retratinho De Você
9) FRANCISCO ALVES & MÁRIO REIS - Fita Amarela
10) SÍLVIO CALDAS & OS DIABOS DO CÉU - Lenço No Pescoço
11) RAUL ROULIEN - Favela
12) LUIZ BARBOSA - O Que Eu Sinto Por Você
13) AURORA MIRANDA & FRANCISCO ALVES - Cai Cai Balão
14) VICENTE CELESTINO - Malandragem
15) CARMEN MIRANDA & LAMARTINE BABO - Moleque Indigesto
16) CASTRO BARBOSA - Aqueles Olhos Verdes
17) AURORA MIRANDA - Se A Lua Contasse
18) JOÃO PETRA DE BARROS & LUIZ BARBOSA - Seja Breve
19) CARMEN MIRANDA & OS DIABOS DO CÉU - Tempo Perdido
20) MOREIRA DA SILVA - Arrasta a Sandália

MENÇÕES HONROSAS:

ALDA VERONA - Um Pouquinho De Amor
ALDA VERONA & CESAR PEREIRA BRAGA - Coração De Abandono
ALMIRANTE - Contraste
ALMIRANTE - Prato Fundo
ARNALDO AMARAL - Fita Meus Olhos
ASCENDINO LISBOA - Falta De Consciência
AUGUSTO CALHEIROS - Alma de Tupy
AUGUSTO CALHEIROS - Céu Do Brasil
AUGUSTO CALHEIROS - Flor Do Mato
AURORA MIRANDA - Fala R.S.C.
AURORA MIRANDA - Sou Da Comissão De Frente
AURORA MIRANDA & FRANCISCO ALVES - Toque De Amor
BIDÚ SAYÃO - Cantiga
CARLOS GALHARDO - Samba Nupcial
CARLOS GALHARDO - Sonho
CARMEN MIRANDA - Fala Meu Bem
CARMEN MIRANDA & CARLOS GALHARDO - Pra Quem Sabe Dar Valor
CARMEN MIRANDA & MÁRIO REIS - Chegou a Hora Da Fogueira
CASTRO BARBOSA - Convite Para O Samba
FRANCISCO ALVES - A Lapa
FRANCISCO ALVES - Ciúme
FRANCISCO ALVES - Divina Dama
FRANCISCO ALVES - Ouve Essa Canção
FRANCISCO ALVES & MÁRIO REIS - Formosa
GASTÃO FORMENTI - Canção Do Exilado
GASTÃI FORMENTI - Se Eu Amasse Alguém
JANUÁRIO DE OLIVEIRA - Meu Destino
JAYME VOGELER - Vai Haver O Diabo
JESY BARBOSA - Saudades Do Arranha-Céu
JESY BARBOSA - Um Beijo Não É Pecado
JOÃO PETRA DE BARROS - Até Amanhã
JOÃO PETRA DE BARROS - Caixa Econômica
JOÃO PETRA DE BARROS - Cantor De Rádio
JOÃO PETRA DE BARROS - Meu Rosal
JOÃO PETRA DE BARROS - Palacete De Malandro
JONJOCA & CASTRO BARBOSA - Deus Sabe O Que Faz
LUIZ BARBOSA - Adeus Vida De Solteiro
LUIZ BARBOSA - Jamais Em Tua Vida
LUIZ BARBOSA - Sou Jogador
MÁRIO REIS - Agora É Cinza
MÁRIO REIS - Barracão
MÁRIO REIS - Capricho De Rapaz Solteiro
MÁRIO REIS - Força De Malandro
MÁRIO REIS - Fui Louco
MÁRIO REIS - O Sol Nasceu Para Todos
MÁRIO REIS - Quando o Samba Acabou
MÁRIO REIS & LAMARTINE BABO - Aí, Hein?
MÁRIO REIS & LAMARTINE BABO - Boa Bola!
MOACYR BUENO ROCHA - Nancy
MOREIRA DA SILVA - Confesso
MOREIRA DA SILVA - Confissão De Malandro
MOREIRA DA SILVA - É Batucada
MOREIRA DA SILVA - No Morro De São Carlos
MURILLO CALDAS - Morena, Tua Cor Desacata
NOEL ROSA - Onde Está a Honestidade?
ORESTES - As Lavadeiras
PAULO NETTO - Mulata Fuzileira
PATRÍCIO TEIXEIRA - Não Gostei Dos Teus Olhos
RAUL ROULIEN - Guacyra
RAUL ROULIEN - Mente Por Favor
RAUL TORRES - Futebol Dos Bichos
SILVINO NETTO - Uma Saudade A Mais, Uma Esperança a Menos
SILVIO CALDAS - E Ela Não Jurou
SILVIO CALDAS - Segura Esta Mulher
SÔNIA BARRETO & MOACYR BUENO ROCHA - Um Beijo Só
VICENTE CELESTINO - Cabocla Serrana
VICENTE CELESTINO - Dileta
VICENTE CELESTINO - E Há Muita Gente Por Aí Que Sabe
VICENTE CELESTINO - Entre Lágrimas
VICENTE CELESTINO - Nas Asas Brancas Da Saudade
ZEZÉ FONSECA - Mulato Cheio De Bossa

E mais uma vez temos Carmen Miranda, com todo esplendor de sua figura, na primeira posição, desta vez na companhia do grande Mário Reis (também no auge, basta ver quantas parcerias e canções próprias ele tem na edição de hoje, tanto na parada oficial como nas menções honrosas). 

A música número 1 de 1933 foi um grande sucesso, tanto que "atravessou" para 1934 e se tornou o hino do carnaval daquele ano! Fiquemos, pois, com a divertida "Alô Alô" ! Letra de André Filho e do próprio Mário Reis!



ALÔ ALÔ
Carmen Miranda e Mário Reis

CM - Alô, alô responde
Se gostas mesmo de mim de verdade (est.)
MR - Alô, alô responde
Responde com toda a sinceridade (alô, alô)
CM - Tu não respondes e o meu coração em lágrimas
Desesperado vai dizendo alô, alô...
Ai! Se eu tivesse a certeza desse teu amor
A minha vida seria um rosal em flor (responde então)

MR - Alô, alô continuas a não responder
E o telefone cada vez chamando mais
É sempre assim... não consigo ligação, meu bem
Indiferente não te importas com meus ais...



TH - Que seja uma semana possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...