domingo, 24 de setembro de 2017

TOPTULHO MUSICAL # 144! (Especial Nana Caymmi)



Depois de Nana ter vencido a enquete que definiria o dono do TopTulho Especial de Setembro, soube da notícia: o lançamento do single "Do Amor Impossível", que integrará a trilha da novela global "Tempo De Amar", que estreia essa semana. E porque estou escrevendo sobre isso antes de iniciar o texto-homenagem dessa grande diva da MPB? Simplesmente porque é uma delícia constatar que os anos passam e sua voz firme continua intacta! Diferente de muitas contemporâneas, sua voz não mudou quase nada, o que é uma verdadeira dádiva, tal qual a cantora é!

Conhecida como a "musa da melancolia", Nana, na verdade, é muito mais! Ela tem ousadia de colocar sua força interpretativa em composições que ficaram eternizadas em gravações de outros, como "Fascinação", que sempre foi atribuída com exclusividade a Elis Regina! Considero-a uma cantora injustiçada, pois nunca é lembrada ao lado de joias de nossa MPB como a própria Elis, Gal Costa ou Maria Bethânia, sendo que ela é tão poderosa quanto!

De personalidade forte, ela não mede palavras pra dizer o que pensa, e se tornaram célebres opiniões suas sobre os sambistas ("Nunca vi raça pra reclamar mais do que os sambistas"), ou sobre a nova guarda da MPB ("Não há nada que presta nessa nova música brasileira"). Filha dedicada e devota de Dorival Caymmi, com irmãos também na música e ex-esposa de Gilberto Gil e João Gilberto, apesar de discordar de suas manifestações, gabarito e conteúdo para dizer o que pensa ela tem!

O EnTHulho Musical já escreveu sobre Nana, e a gente relembra agora:

"Filha de Dorival, Nana sempre me representou candura e sensibilidade. Consegue impor uma força inacreditável nas interpretações, sempre primando pela melancolia, estilo no qual se sente bastante em casa. Até quando canta canções mais vibrantes do cancioneiro do pai, faz de maneira melancólica, e justifica: "Pode não parecer, mas a melancolia quase sempre esteve nos versos e nos acordes de meu pai". Ironicamente, Nana sempre manteve um sorriso agradável quando a via nas entrevistas, e tem a seu favor o dom de não economizar muito pra dizer suas verdades. Lembro de um show, aqui em Maceió, onde a cantora se dizia bastante decepcionada com a falta de reconhecimento do Brasil com as ma ravilhosas composições do pai, e que a maioria dos músicos só buscavam compositores mais óbvios.
Em 2008, quando seu pai morreu, o país se solidarizou com sua dor e de seus irmãos. O talento decididamente foi herdado, mas se engana quem pensa que Nana só fica restrita ao repertório de seu pai. Ela é perfeita intérprete de compositores variados - de Chico Buarque, a Tom Jobim e até Roberto Carlos! E em todos deposita suas belas lágrimas, convidando o ouvinte a deliciosamente se esbaldar junto..."

Trecho do texto "Função No Cancioneiro Brasileiro: Emocionar", de 04 de Novembro de 2010!

O TopTulho homenageia a musa com esse especial, que reúne as músicas de sua carreira mais votadas pelos internautas!


1) RESPOSTA AO TEMPO (Álbum "Resposta Ao Tempo", de 1998)
2) NÃO SE ESQUEÇA DE MIM (Álbum "Resposta Ao Tempo", de 1998)
3) SUAVE VENENO  (Trilha sonora da novela homônima, de 1999)
4) CAIS (Álbum "Nana", de 1977)
5) MUDANÇA DOS VENTOS (Álbum "Mudança Dos Ventos", de 1980)
6) FRUTA MULHER (Trilha sonora da novela "Roque Santeiro", 1985, e presente no disco "Doce Presença - 2010)
7) SE QUERES SABER (Álbum "Só Louco", de 1989)
8) SÓ LOUCO (Álbuns "Nana Caymmi", de 1975 e "Só Louco", de 1989)
9) DORA (Álbum "Nana Caymmi", de 1973)
10) VEM MORENA  (Trilha Sonora da novela "Tieta", de 1989)
11) DE VOLTA AO COMEÇO (Álbum "Mudança Dos Ventos", de 1980)
12) CANÇÃO DA MANHÃ FELIZ (Álbum "Mudança Dos Ventos", de 1980)
13) A NOITE DO MEU BEM (Álbum "A Noite Do Meu Bem", de 1994)
14) FIM DE CASO (Álbum "A Noite Do Meu Bem", de 1994)
15) DESENREDO (Álbum "Renascer", de 1976)
16) DOIS CORAÇÕES (Trilha Sonora da novela "Renascer", de 1993)
17) POP ZEN (Trilha Sonora da novela "Essas Mulheres", de 2005)
18) ACALANTO (Álbum "Nana", de 1965)
19) VOCÊ NÃO SABE AMAR (Vários álbuns)
20) FASCINAÇÃO (Álbum "Resposta Ao Tempo", de 1998)

TAMBÉM FORAM VOTADAS:

21) DOCE PRESENÇA
22) CONTRATO DE SEPARAÇÃO
23) BEIJO PARTIDO
24) SUSSUARANA
25) A LUA E EU
26) PONTA DE AREIA
27) JOÃO VALENTÃO
28) MÃOS DE AFETO
29) VINHO GUARDADO
30) PÉROLA
31) ACÉRCATE MAS
32) SOLAMENTE UNA VEZ
33) SANGUE DE MI ALMA
34) LA GATA BAJO LA LLUVIA
35) ÚLTIMO DESEJO
36) BRISA DO MAR
37) NESTE  MESMO LUGAR
38) COMO YO TE AMÉ
39) FLOR DA NOITE
40) DOM DE ILUDIR
41) MEU BEM QUERER
42) PRIMAVERA

MÚSICAS RELEVANTES NÃO VOTADAS:

ADEUS
ATRÁS DA PORTA
BOM DIA
CLUBE DE ESQUINA Nº 2
DAS ROSAS
DEIXA FICAR
ESSAS TARDES ASSIM
FALAM DE MIM
FINGIDOR
FOLHAS MORTAS
FLOR DA BAHIA
MEU MENINO
MORENA DO MAR
NÃO HÁ LUGAR
NÃO TEM SOLUÇÃO
NUNCA MAIS
PERDOA, MEU AMOR
POIS É
RAZÃO DE VIVER
ROSA MORENA
SACRAMENTO
SAUDADE
SAVEIROS
SÓ TINHA QUE SER COM VOCÊ
TU ME ACOSTUMBRASTE
VELHO PESCADOR


Então tá certo! Resposta Ao Tempo foi a mais votada, com larga vantagem perante as demais. Tema na minissérie Hilda Furacão (1998), é com ela que encerramos essa homenagem a essa grande e emocionante intérprete!

RESPOSTA AO TEMPO
Aldir Blanc e Cristóvão Bastos
Nana Caymmi

Batidas na porta da frente
É o tempo
Eu bebo um pouquinho
Pra ter argumento

Mas fico sem jeito
Calado, ele ri
Ele zomba
Do quanto eu chorei
Porque sabe passar
E eu não sei

Num dia azul de verão
Sinto o vento
Há folhas no meu coração
É o tempo

Recordo um amor que perdi
Ele ri
Diz que somos iguais
Se eu notei
Pois não sabe ficar
E eu também não sei

E gira em volta de mim
Sussurra que apaga os caminhos
Que amores terminam no escuro
Sozinhos

Respondo que ele aprisiona
Eu liberto
Que ele adormece as paixões
Eu desperto

E o tempo se rói
Com inveja de mim
Me vigia querendo aprender
Como eu morro de amor
Pra tentar reviver

No fundo é uma eterna criança
Que não soube amadurecer
Eu posso, ele não vai poder
Me esquecer

Respondo que ele aprisiona
Eu liberto
Que ele adormece as paixões
Eu desperto

E o tempo se rói
Com inveja de mim
Me vigia querendo aprender
Como eu morro de amor
Pra tentar reviver

No fundo é uma eterna criança
Que não soube amadurecer
Eu posso, e ele não vai poder
Me esquecer

No fundo é uma eterna criança
Que não soube amadurecer
Eu posso, ele não vai poder
Me esquecer




Mas não acabou não! Passada a melancolia suave, vamos agora agitar, pois está prestes a começar o....


No último TopTulho de Setembro, a gente vai tecer uns comentários sobre o ROCK IN RIO 2017, que vem dando o que falar!

Além de grandes atrações internacionais (para nós "maduros", Pet Shop Boys foi um deleite, e ainda conferimos a garra de Justin Timberlake e a beleza de Alicia Keys, uma verdadeira engajada e talentosa artista, e suas críticas excepcionais e contundentes à situação mundial - e do Brasil, claro!), tivemos muitos shows nacionais épicos. Prova que o Rock In Rio também já pode ser considerado um evento da resistência, afinal, pouco do que rolou se ouve nas rádios populares brasileiras hoje em dia...

O sempre competente Skank apostou em seu repertório repleto de hits para cativar com seu show, e mesmo baladas que pertencem a trabalhos menos populares dos mineiros conseguiram encantar o público. Interessante constatar a força da banda, que tem fôlego pra muito, mas muito tempo de estrada ainda! Também correto foi o show de Frejat, que parece ter ganhado um gás com sua saída do Barão Vermelho. 

O Jotaquest - que está numa vibe "desplugada" (com seu show acústico), apresentou-se no dia 22 em versão turbinada, com os já conhecidos hits radiofônicos...nada novo, mas cumpre tabela bem. 

Ana Cañas - que já se tornou uma de minhas artistas preferidas, apostou no soul e mandou muito bem em sua performance. 

Causou impacto a performance conjunta de Liniker e Johnny Hooker - além de fúria nos corações mais conservadores e medrosos. Eu aprovei - show maravilhoso!

Maria Rita de Ella Fitzgerald, Emicida, Ivete Sangalo "se desculpando" pelo bolo dado por Lady Gaga cantando "Bad Romance"  e Elza Soares (que só entrou no segundo tempo, em show extraordinário com Rael, que merecia estar no Palco Mundo) completam a lista de apresentações memoráveis do festival, até aqui!

Mudando de assunto, precisamos falar da semana regressiva no cenário brasileiro - Homossexualidade de volta como doença em decisão de juiz e projeto que criminaliza todo tipo de aborto em pauta. Estamos na idade média, infelizmente é cada vez mais verdade isso!

E a música há de nos salvar uma vez mais! Na edição de hoje, começam a estrear as vencedoras da enquete que fiz no Grupo do EnTHulho Musical no Facebook dia 13/09, já com Tiê ("Amuleto") e Nando Reis ("Nos Seus Olhos") como as que primeiro entraram. Elas ficam no lugar de Pabllo Vittar e Alcione, que infelizmente nos deixaram. E Chico Buarque conseguiu regressar à primeira posição, com "Tua Cantiga", desbancando Elza Soares e Pitty, que desceram pro segundo lugar com "Na Pele". 

Pra dar uma animada nessa semana que foi tão caótica, vamos destacar a "descolada" "Olha Ela", do DJ Joe Kinni, em parceria com o saxofone de George Israel e a doce voz de Toni Garrido, um dos hits que põe o pop no mapa musical brasileiro de 2017! Mas antes, vamos conferir como ficou a parada de hoje!

TOPTULHO MUSICAL - EDIÇÃO # 144 - 24/09/17

1) CHICO BUARQUE - Tua Cantiga (+1) (7 Semanas)     
2) ELZA SOARES & PITTY - Na Pele (-1) (5 Semanas)
3) MAJOR LAZER & ANITTA & PABLLO VITTAR - Sua Cara (=) (11 Semanas)   
4) TRIBALISTAS - Aliança (+1) (4 Semanas)
5) VANESSA DA MATA & BAIANA SYSTEM - Gente Feliz (Sinceridade) (+8) (5 Semanas)  
6) ZIZI POSSI - O Mar Me Leva (-2) (7 Semanas)
7) JOHNNY HOOKER & LINIKER - Flutua (+3) (6 Semanas) 
8) OS PARALAMAS DO SUCESSO - Sinais Do Sim (+1) (6 Semanas)
9) GEORGE ISRAEL & TONI GARRIDO & DJ JOE KINNI - Olha Ela (+2) (6 Semanas) 
10) LÉO JAIME - Acredite Em Mim (-4) (7 Semanas) 
11) PRETA GIL & PABLLO VITTAR - Decote (+4) (3 Semanas)
12) TIÊ - Amuleto (ESTREIA)
13) NATIRUTS - Sol Do Meu Amanhecer (-6) (10 Semanas)    
14) ZECA BALEIRO & ALESSANDRA MAESTRINI - Que Amor É Esse? (=) (3 Semanas)
15) NANDO REIS - Nos Seus Olhos (ESTREIA)
16) GUILHERME ARANTES - Semente Da Maré (Canção Do Refugiado) (=) (3 Semanas)
17) PROJOTA & ANAVITÓRIA - Linda (+3) (2 Semanas)
18) CRIOLO - Menino Mimado (-10) (12 Semanas)    
19) MARISA MONTE - Flor Do Ipê (-7) (10 Semanas)   
20) JOÃO BOSCO - Onde Estiver (-3) (3 Semanas)  

Saem:

ALCIONE - Olha (7 Semanas. Maior posição: 08)   
PABLLO VITTAR - K.O. (10 Semanas. Maior posição: 02)



OLHA ELA
Dj Joe Kinni
George Israel
Toni Garrido

Olha ela na janela
Olha ela nas estrelas
Olha ela nas esquinas
Olha ela no sinal

Rá Rá Rá Rá
Na avenida
Rá Rá Rá Rá

Olha ela pelos cantos
Olha ela e seus encantos
Navegando nela eu chego
Onde eu não vou parar

Rá Rá Rá Rá
Na avenida
Rá Rá Rá Rá

Esse amor, amor ateu
Esse amor, que é meu e teu. 
É feito movimento
Vem bater na minha cara
É como um pensamento
É como o sol. 



TH - Tem "Amigo Musical Convidado" essa semana, não percam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...