domingo, 10 de setembro de 2017

TOPTULHO MUSICAL # 142!


TopTulho na área!!

Sua parada predileta de MPB chega hoje à edição 142, cada vez melhor e mais interativa. Aqui é a prova de que há vida inteligente musical no país além dos sertanejos populares, 

Uma resposta a um questionamento que chegou até mim essa semana: sua parada é imaginária? Respondendo, com o fim da Rádio MPB FM, em Janeiro desse ano (por onde eu me baseava pra identificar as posições das músicas aqui no TopTulho), tive que me virar, e "o termômetro" pra saber o tamanho do sucesso que as músicas que entram na parada são muitos: desempenho nos rádios e mídias virtuais, as votações de vocês no grupo do EnTHulho Musical, o "barulho" que tal nova música causa...enfim, garanto que é um "imaginário lúcido e consciente'. Meu trabalho como pesquisador musical não é jogado fora!

Aqui a gente não encontra mala de dinheiro, mas acha as músicas de MPB e Pop Brasileiro mais relevantes do momento!

Mais um recadinho: o TopTulho Do Passado regressará oficialmente no dia 01 de Outubro de 2017 (debulhando a década de 30), mas a gente tem surpresa boa hoje, desçam a barra de rolagens dessa edição que vocês verão!

Ainda sobre a edição de hoje, nosso amado Chico Buarque mantem-se na liderança com "Tua Cantiga". Há 4 estreias - ainda oriundas da enquete que fiz no dia 18 de Agosto lá no grupo do Face: Zeca Baleiro com Alessandra Maestrini, Guilherme Arantes, Preta Gil com Pabllo Vittar e João Bosco, que entram nos lugares de Illy, Anitta, Karol Conká e Skank, que infelizmente nos deixaram!

Vamos ver como ficou a edição de hoje:

TOPTULHO MUSICAL - EDIÇÃO # 142 - 10/09/17

1) CHICO BUARQUE - Tua Cantiga (=) (5 Semanas) 
2) ELZA SOARES & PITTY - Na Pele (+5) (3 Semanas)  
3) MAJOR LAZER & ANITTA & PABLLO VITTAR - Sua Cara (-1) (9 Semanas)   
4) ZIZI POSSI - O Mar Me Leva (=) (5 Semanas)
5) NATIRUTS - Sol Do Meu Amanhecer (=) (8 Semanas)
6) CRIOLO - Menino Mimado (-3) (10 Semanas)   
7) TRIBALISTAS - Aliança (+5) (2 Semanas)
8) LÉO JAIME - Acredite Em Mim (+3) (5 Semanas) 
9) MARISA MONTE - Flor Do Ipê (-3) (8 Semanas)   
10) ALCIONE - Olha (-2) (6 Semanas)  
11) OS PARALAMAS DO SUCESSO - Sinais Do Sim (+2) (4 Semanas)
12) JOHNNY HOOKER & LINIKER - Flutua (+2) (4 Semanas) 
13) GEORGE ISRAEL & TONI GARRIDO & DJ JOE KINNI - Olha Ela (+2) (4 Semanas)
14) VANESSA DA MATA & BAIANA SYSTEM - Gente Feliz (Sinceridade) (+3) (2 Semanas) 
15) PABLLO VITTAR - K.O. (-5) (9 Semanas)  
16) GUILHERME ARANTES - Semente Da Maré (Canção Do Refugiado) (ESTREIA)
17) ZECA BALEIRO & ALESSANDRA MAESTRINI - Que Amor É Esse? (ESTREIA)
18) CARLINHOS BROWN - Orgulho De Nós Dois (-9) (8 Semanas)    
19) PRETA GIL & PABLLO VITTAR - Decote (ESTREIA)
20) JOÃO BOSCO - Onde Estiver (ESTREIA)

Saem:

ILLY - Afrouxa (8 Semanas. Maior posição: 10)
ANITTA - Paradinha (12 Semanas. Maior posição: 01)
KAROL CONKÁ - Lalá (10 Semanas. Maior posição: 03)
SKANK - A Hard Day's Night (11 Semanas. Maior posição: 06)

Desde 2009 sem lançar um álbum de inéditas, o Natiruts voltou com tudo nesse 2017. O disco "Indigo Cristal", lançado em Agosto, marca o retorno da banda, agora numa mistura de MPB com o já característico "reggae" dos caras.

Quando ouvi "Sol Do Meu Amanhecer", inicialmente admito que pensei se tratar de um single novo do Jorge Vercilo, mas o trabalho deles vem sido bastante elogiado pela crítica e simpatizado pelos fãs!

Essa semana foi lançado o single "Na Positiva", cujo clipe, também lançado, percussona a Chapada dos Veadeiros, porém a música que está no TopTulho é ainda "Sol Do Meu Amanhecer", com seu bem feito clipe, mantendo-se na quinta posição, e que você confere agora!


SOL DO MEU AMANHECER
Natiruts

Essas noites de lua que a gente tem
Despertam desejos e nos levam mais além

Queria tanto te encontrar
Te dar um beijo e também te amar

Isso é a vida, é o amor
Onde quer que esteja
Seja como for
Venha pra onde estou

Vem sentir esses ares de verão
Descobrir que nada foi em vão
Love and peace
Estar com você
Sorrir e agradecer
Tudo que a gente viver

Meu coração
Abro pra te contar
Me sinto forte com seu ar
Sol do meu amanhecer
Sol do meu amanhecer
Sol do meu amanhecer

Essas noites de lua que a gente tem
Despertam desejos e nos levam mais além
Queria tanto te encontrar
Te dar um beijo e também te amar

Isso é a vida, é o amor

Onde quer que esteja
Seja como for
Venha pra onde estou

Vem sentir esses ares de verão
Descobrir que nada foi em vão
Love and peace
Estar com você
Sorrir e agradecer
Tudo que a gente viver

Meu coração
Abro pra te contar
Me sinto forte com seu ar
Sol do meu amanhecer
Sol do meu amanhecer
Sol do meu amanhecer, ela é
Sol do meu amanhecer, vou dizer
Sol do meu amanhecer
Sol do meu amanhecer



Do reggae para o rock, chegou a vez de saudarmos um dos grandes artistas do rock nacional, que ainda está na ativa, e acaba de lançar uma grande música do gênero que está em extinção no país!

Quando abri, em Julho, uma enquete para saber quais músicas entrariam aqui no TopTulho no mês de Agosto, como representantes do rock, pus "Sinais Do Sim" dos Paralamas (jurando que bombaria fácil) e "Acredite Em Mim", do Léo Jaime, sem muita expectativa. A do Léo foi muito mais votada que a dos Paralamas (a terceira mais votada daquela enquete) e mostra que ainda há muita gente sedenta do velho e bom rock n' roll brazuca!

"Acredite Em Mim" parece mesmo um daqueles clássicos do Rock Nacional dos anos 80, e a energia de Léo é contagiante. Infelizmente, o cantor hoje é covardemente vítima de gordofobia nas redes sociais, e tem o nosso apoio para enfrentar esse preconceito, mas sua melhor resposta é o talento, e, com muita honra, apresentamos agora "Acredite Em Mim", oitava posição desse TopTulho!


ACREDITE EM MIM
Léo Jaime

Eu abro os olhos
E não entendo
Nada é o que parece ser
Eu tô na luta
Eu tô no tempo
Não é preciso crer pra ver

Novas drogas
Novamente
E os inocentes continuam lá
Um velho mundo
No horizonte
Eu quero é ter um novo olhar

Eu vejo a TV
Eu leio um livro
Eu acredito, depois eu duvido
Mesmo assim, escute o que eu digo
Nem sempre eu concordo comigo

Acredite em mim
Não acredite em nada
Acredite em mim
Não acredite em nada
Acredite em mim
Não acredite em nada
Acredite em mim
Não acredite em nada

Eu fecho os olhos
Não faz sentido
O certo sempre muda de lugar
O meu caminho
Não é preciso
Mas uma hora eu sei que eu vou chegar

A vida é curta
O fim eterno
Felicidade é sempre outro lugar
Eu quero tudo
E quero agora
Eu levo a sério o que me faz gozar

Eu vejo a TV
Eu leio um livro
Eu acredito, depois eu duvido
Mesmo assim, escute o que eu digo
Nem sempre eu concordo comigo

Acredite em mim
Não acredite em nada
Acredite em mim
Não acredite em nada
Acredite em mim
Não acredite em nada
Acredite em mim
Não acredite em nada



E, pra completar esse TopTulho eclético, uma surpresinha: vamos matar as saudades um pouquinho do...



Como disse no início do post, o TopTulho Do Passado regressará oficialmente dia 01 de Outubro, mas vamos matar um pouquinho de saudade da seção, relembrando como estava o TopTulho de um ano atrás - 2016, vamos?

Há um ano, ia ao ar a edição 92 do TopTulho Musical, em 11 de Setembro de 2016! A edição falava de Funk Carioca, com minha já conhecida língua ferina, porém destacava Fernanda Abreu, que havia chegado à primeira posição com a música "Saber Chegar". Quem diria que, um ano atrás, este preconceituoso musical que vos fala permitiria que Anitta aparecesse na parada, hein? rs

Nenhuma música estreava na edição 92. A grande coincidência é que, igual à edição de hoje, na quinta posição da edição 92 estavam os caras do Natiruts, só que com a regravação de "Dou Não Dou", de Djavan!

Já o TopTulho Musical Do Passado da edição encerrava a temporada anos 60, debulhando exatamente o ano de 1969! E Roberto Carlos era o grande destaque, com seu hino "As Curvas Da Estrada De Santos". 

Vamos ver como estava a edição 92 e ouvir de novo essa deliciosa música da Fernanda, pra encerrar com chave de ouro esse TopTulho!

TOPTULHO MUSICAL # 92 - 11/09/2016

1) FERNANDA ABREU - Saber Chegar (+1) (10 Semanas)
2) NANDO REIS/2REIS - O Mundo É Bão Sebastião (+1) (9 Semanas)
3) DJAVAN - Ânsia De Viver (+5) (6 Semanas)
4) IVETE SANGALO - Mais e Mais (+3) (5 Semanas)
5) NATIRUTS - Dou Não Dou (+1) (9 Semanas)
6) TIAGO IORC & SANDY - Me Espera (-1) (15 Semanas)
7) CASUARINA - Quando Você Deixar (+8) (4 Semanas)
8) IVETE SANGALO - O Farol (-7) (12 Semanas)
9) MARCELO JENECI - Veja Margarida (+3) (7 Semanas)
10) VANDER LEE - Mutirão De Amor (+3) (5 Semanas)
11) PAULA LIMA - Mil Estrelas (+5) (5 Semanas)
12) ROBERTA SÁ - Me Erra (-8) (11 Semanas)
13) MARTINHO DA VILA - Escuta Cavaquinho (+5) (2 Semanas)
14) MONIQUE KESSOUS - Eu Sem Você (-3) (12 Semanas)
15) JORGE VERCILLO - Acontecência (+4) (4 Semanas)
16) MALLU MAGALHÃES - Casa Pronta (+1) (2 Semanas)
17) MILTON NASCIMENTO & DANI BLACK - Maior (-8) (11 Semanas)
18) BABY DO BRASIL, SÉRGIO MENDES & ROGÉRIO FLAUSINO - Se Ligaê (-8) (15 Semanas)
19) FREJAT - Mais Do Que Tudo (-5) (7 Semanas)
20) THAÍS MACEDO - Nós Dois e Nada Mais (=) (2 Semanas)

E com a ginga da amada Fernanda, nos despedimos dessa edição! Até semana que vem!!



SABER CHEGAR
Fernanda Abreu
Donatinho
Tibless


Tá tudo aí pra nós
Agora é só deixar rolar
A vida não espera
O tempo não vai parar

O amor é um jogo arriscado
Não quer saber se é certo ou errado
Chega perto e fica do meu lado
Que eu vou apagar a luz

E tudo vai clarear
Mostrar que vale a pena
Que é só saber chegar
Saber chegar

E tudo vai clarear
Mostrar que vale a pena
Que é só saber chegar
Saber chegar

Tá tudo aí pra nós
É só você imaginar
A cena é de cinema
Fico sem respirar


O tempo é o nosso aliado
Não quer saber se é certo ou errado
Ter você por perto do meu lado
É tudo que eu sempre quis

E tudo vai clarear
Mostrar que vale a pena
Que é só saber chegar
Saber chegar

E tudo vai clarear
Mostrar que vale a pena
Que é só saber chegar
Saber chegar

E tudo vai clarear
Mostrar que vale a pena
Que é só saber chegar
Saber chegar



TH - Uma semana eclética (igual à essa edição) pra todos vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...