sexta-feira, 29 de setembro de 2017

AMIGO MUSICAL CONVIDADO # 50! - Rui Santos!



Dois anos depois, uma das minhas seções favoritas aqui do EnTHulho Musical está de volta! E quero que seja cada vez mais constante, afinal, 49 amigos já deixaram seus relatos musicais nela. Hoje a gente apresenta o 50º amigo, ótimo número para marcar seu regresso!

E o escolhido para o texto de hoje faz jus à proposta do blogue, que é conectar pessoas através da música. Digo isso pois, como o próprio me relatou recentemente, ele tinha um grande amigo (in memorian) que fez com que seu coração se abrisse para a nossa música brasileira. A importância desse seu amigo (que não está mais nesse plano) lhe deixou um imenso e belo legado musical. A MPB - já disse diversas vezes por aqui - é pra ser ouvida e sentida, e a sensibilidade musical nos traz benesses para a alma! Bendito e abençoado seja esse "amigo do meu amigo"!

O Rui chegou a mim através da música também, e é um dos leitores mais queridos do blogue. Esse rapaz de São Paulo tem a mesma velocidade da cidade (cacófato proposital), mas a agitação é suavizada pela já citada sensibilidade. Amante de Jazz, Música Gospel antiga e da já citada Eme-Pê-Bê, o moço também é fã de Literatura (que, desconfio, seja sua maior paixão...aliás, ele me confidenciou que atualmente está lendo "A Mulher Desiludida", de Simone de Beauvoir.)

Assim como este que vos fala, ele caiu de paraquedas no curso jurídico, mas também é formado e Relações Internacionais. 

Devoto de Nana Caymmi, ele foi um dos principais votantes do TopTulho Especial sobre a cantora, que foi ao ar no último Domingo. Nas palavras dele, "a voz de Nana me faz sentir coisas"...como essa afirmação deu margens a plurais interpretações, ele fez questão de melhor qualificar: "a voz dela me faz mergulhar dentro de mim de uma forma profunda. parece que me transporta a outras dimensões.".

Ok, então! Vamos nos teletransportarmos todos juntos para essa dimensão do Rui, que, como não poderia ser diferente, escolheu escrever sobre nossa querida Nana aqui no AMIGO MUSICAL CONVIDADO!



A DUPLA FACE DE JOÃO VALENTÃO

João Valentão é brigão
Pra dar bofetão
Não presta atenção e nem pensa na vida
A todo João intimida
Faz coisa que até Deus duvida
Mas tem seu momento na vida...


Uma das coisas mais inegáveis na cultura e no cancioneiro brasileiros é a importância da obra de Dorival Caymmi. Mesmo compondo muito pouco para a extensão de sua carreira (cerca de 100 canções), praticamente todas viraram clássicos, até hoje sendo redescobertas e estando na boca do povo. Sua matéria-prima, as grandes lendas e histórias praieiras, até hoje povoam o imaginário nacional.
E a canção que mais expressa essa característica é João Valentão. Na versão interpretada por Nana Caymmi, no show Brasileiro, de Maria Bethania, é possível contemplar este Estado da Arte. Dizem que Caymmi “esperou” 9 anos para encontrar o fecho perfeito para esta música, que se resume aos versos... “E assim adormece este homem / que nunca precisa dormir pra sonhar / porque não há sonho mais lindo / do que sua terra / não há”... num trabalho de reflexão passiva que se assemelha a um bom vinho sendo trabalhado por décadas num tonel de especial carvalho. 
Pois João Valentão reúne a impetuosidade do homem brasileiro, nos primeiros versos, conclamando toda a sua valentia... mas que na sequencia se entrega à malemolência brasileira, alternando dureza e dulçor. 
A interpretação de Nana traz uma impressão de que essa seria a característica de um brasileiro. A presença de uma mulher ou de um grande amor que vem aos pouquinhos, como água mole que insiste em romper a dureza da rocha, invadir o coração. Tal como uma grande tempestade no mar, seguida pela bonança. Assim é a vida, alternada por momentos ruidosos e períodos de uma imensa paz.

RUI SANTOS
São Paulo, SP


Agora, vamos dedicar ao valente Rui a música que ele escolheu, deixando registrado aqui um agradecimento pelo retorno tão magnífico da seção!



JOÃO VALENTÃO
Nana Caymmi
Dorival Caymmi

João Valentão é brigão
Pra dar bofetão
Não presta atenção e nem pensa na vida
A todos João intimida
Faz coisas que até Deus duvida
Mas tem seu momento na vida
É quando o sol vai quebrando
Lá pro fim do mundo pra noite chegar
É quando se ouve mais forte
O ronco das ondas na beira do mar
É quando o cansaço da lida da vida
Obriga João se sentar
É quando a morena se encolhe
Se chega pro lado querendo agradar
Se a noite é de lua
A vontade é contar mentira
É se espreguiçar
Deitar na areia da praia
Que acaba onde a vista não pode alcançar
E assim adormece esse homem
Que nunca precisa dormir pra sonhar
Porque não há sonho mais lindo do que sua terra.



TH - Que venham mais 50 amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...