domingo, 3 de setembro de 2017

TOPTULHO MUSICAL # 141!



TopTulho chegando para trazer boa música brasileira para seu domingo! Chegou Setembro, né? Quero aproveitar e parabenizar o querido parceiro Daniel Vícola, pelo natalício de ontem! Você é PRA SEMPRE!

Numa semana muito difícil, na qual até decisão polêmica juiz contra um caso (que poderia, se houvesse leis melhores, ter sido enquadrado em) estupro feminino aconteceu, a gente tem a sensação permanente de "o que tá acontecendo?", mas não fiquemos só no questionamento. Nós somos resistência, vamos nos mobilizar em nome das mulheres, tão diminuídas em detrimento do patriarcado ainda vigente no mundo! O TopTulho se solidariza imensamente com nossas mulheres!

Como toda primeira edição do mês, fazemos um levantamento de audiência dos TopTulhos Especiais. O de domingo passado, de Luiz Melodia, recebeu apenas 72 visualizações, porém  ainda está à frente de grandes nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso e Gal Costa. Alceu Valença passou Elis Regina em termos de visualizações e está à frente dela. E Tom Jobim está quase passando Adriana Calcanhotto, assim como Djavan está encostado em Marisa Monte e Milton Nascimento colado em Gonzaguinha! E Marina Lima, como sempre, na liderança! Veja o ranking atualizado abaixo:



RANKING: TOPTULHOS ESPECIAIS

1) MARINA LIMA - 1433 Visualizações (Setembro/16)
2) GILBERTO GIL - 1336 Visualizações (Outubro/16)
3) GONZAGUINHA - 1269 Visualizações (Agosto/16)
4) MILTON NASCIMENTO - 1267 Visualizações (Novembro/16)
5) RAUL SEIXAS - 1162 Visualizações (Julho/16)
6) CÁSSIA ELLER - 1046 Visualizações (Dezembro/16)
7) ELBA RAMALHO - 987 Visualizações (Junho/16)
8) KID ABELHA - 818 Visualizações (Maio/16)
9) ADRIANA CALCANHOTTO Visualizações - 630 (Fevereiro/17)
10) TOM JOBIM - 620 Visualizações (Janeiro/17)
11) MARISA MONTE - 510 Visualizações (Abril/16)
12) DJAVAN - 509 Visualizações (Março/17)
13) RENATO RUSSO - 315 Visualizações (Março/16)
14) ANA CAROLINA - 231 Visualizações (Abril/17)
15) ALCEU VALENÇA - 160 Visualizações (Junho/17)
16) ELIS REGINA - 135 Visualizações (Janeiro/16)
17) RITA LEE - 120 Visualizações (Novembro/15) 
18) NEY MATOGROSSO - 117 Visualizações (Fevereiro/16)
19) GUILHERME ARANTES - 115 Visualizações (Maio/17)
20) IVAN LINS - 90 visualizações (Julho/17)
21) CAZUZA - 82 Visualizações (Julho/15)
22) MARIA BETHâNIA - 81 Visualizações (Junho/15)
23) LUIZ MELODIA - 72 visualizações (Agosto/17)
24) CHICO BUARQUE - 63 Visualizações (Outubro/15)
25) CAETANO VELOSO - 62 Visualizações (Setembro/15)
26) GAL COSTA - 60 Visualizações (Agosto/15)
27) ZIZI POSSI - 59 Visualizações (Maio/15)

Na edição de hoje, entrando nos lugares dos ausentes Otto e Paulo Miklos & Emicida, temos duas estreias: a aguardada dos Tribalistas ("Aliança"), direto na décima segunda posição, e a também aguardada de Vanessa Da Mata em parceria com o Baiana System: "Gente Feliz (Sinceridade)", debutando em 17ª. E Anitta sai da liderança, dando lugar a Chico Buarque, que leva a medalha de ouro com "Tua Cantiga". A gente falará já já do nosso querido Chico, mas antes, vamos ver como ficou essa edição:

TOPTULHO MUSICAL - EDIÇÃO # 141 - 03/09/17

1) CHICO BUARQUE - Tua Cantiga (+2) (4 Semanas) 
2) MAJOR LAZER & ANITTA & PABLLO VITTAR - Sua Cara (-1) (8 Semanas)  
3) CRIOLO - Menino Mimado (-1) (9 Semanas)  
4) ZIZI POSSI - O Mar Me Leva (+4) (4 Semanas)
5) NATIRUTS - Sol Do Meu Amanhecer (=) (7 Semanas)
6) MARISA MONTE - Flor Do Ipê (-2) (7 Semanas)  
7) ELZA SOARES & PITTY - Na Pele (+2) (2 Semanas)   
8) ALCIONE - Olha (+3) (5 Semanas) 
9) CARLINHOS BROWN - Orgulho De Nós Dois (-3) (7 Semanas)
10) PABLLO VITTAR - K.O. (-3) (8 Semanas)  
11) LÉO JAIME - Acredite Em Mim (+2) (4 Semanas) 
12) TRIBALISTAS - Aliança (ESTREIA) 
13) OS PARALAMAS DO SUCESSO - Sinais Do Sim (+2) (3 Semanas)
14) JOHNNY HOOKER & LINIKER - Flutua (+2) (3 Semanas) 
15) GEORGE ISRAEL & TONI GARRIDO & DJ JOE KINNI - Olha Ela (+4) (3 Semanas)
16) ILLY - Afrouxa (-6) (8 Semanas) 
17) VANESSA DA MATA & BAIANA SYSTEM - Gente Feliz (Sinceridade) (ESTREIA) 
18) ANITTA - Paradinha (-4) (12 Semanas)   
19) KAROL CONKÁ - Lalá (-7) (10 Semanas)
20) SKANK - A Hard Day's Night (-3) (11 Semanas)   

Saem:

OTTO - Bala (2 Semanas. Maior posição: 18) 
MIKLOS & EMICIDA - A Lei Desse Troço (2 Semanas. Maior posição: 19)

O barulho que o álbum "Caravanas" de Chico Buarque (lançado em 28 de Julho desse ano) causou, pro bem e o pro mal, mostra a potência que nosso cantor-compositor tem e nunca perdeu. Já escrevi largamente sobre isso aqui no blogue, principalmente no texto "A Griffe Buarque De Hollanda", de 2010, que considero um dos melhores que já fiz. 


Melhor dizendo, não foi bem o álbum que causou burburinho, e sim seu primeiro single, "Tua Cantiga", primeira posição desse TopTulho. As impressões negativas se deram quando passaram a analisar a letra da música  e, descontextualizando, teoricamente encontraram passagens machistas nela. (!!!). 

(Claro, há a má vontade com o Chico Petista que usa Lei Rouanet tirando dinheiro do povo, que quer mudar a cor da bandeira do brasil, que querbláblábláblábláblá.......coxinha's thought!)

Já o barulho positivo - no qual faço coro, é em relação ao álbum: vejam que paradoxo: nunca senti Chico tão feminista como atualmente! E o momento urgia pelo lançamento desse trabalho - em meio a tanto fascismo exacerbado, um oásis de lucidez e inteligência suavizaram nosso país! Traduzido por suas letras idôneas, ele é quem mais representa as mulheres, diferentemente das Marílias Mendonças, Mayaras e Maraísas da vida, que, num rompante de falso empoderamento feminino, lançam canções de sofrência por ter perdido seus homens. 

Não tem jeito. Chico tem que ser eterno, e não me envergonho de puxar-lhe o saco. Tem gente que puxa saco até de Silvio Santos!



Encontro coro no texto de Cláudia Leitano sobre a obra: 

"A música que toca o coração e o bolso das grandes plateias nos dias de hoje é vulgar e distante da realidade e dos sentimentos complexos. Não porque essas músicas falem do dia a dia de gente comum, mas porque não saem do chão — não transcendem os sentimentos simples e muito menos os complexos. Compositores de verdade, os que conseguem transformar sofrência em sentimento e vida real em matéria-prima poética, voam — e carregam as pessoas comuns nas suas asas.

Viva Chico Buarque. "

Agora, vamos conferir a primeira posição deste TopTulho, na íntegra!

TUA CANTIGA
Chico Buarque De Hollanda

Quando te der saudade de mim
Quando tua garganta apertar
Basta dar um suspiro
Que eu vou ligeiro
Te consolar

Se o teu vigia se alvoroçar
E estrada afora te conduzir
Basta soprar meu nome
Com teu perfume
Pra me atrair

Se as tuas noites não têm mais fim
Se um desalmado te faz chorar
Deixa cair um lenço
Que eu te alcanço
Em qualquer lugar

Quando teu coração suplicar
Ou quando teu capricho exigir
Largo mulher e filho
E de joelhos

Vou te seguir

Na nossa casa
Serás rainha
Serás cruel, talvez
Vais fazer manha
Me aperrear
E eu, sempre mais feliz

Silentemente
Vou te deitar
Na cama que arrumei
Pisando em plumas
Toda manhã
Eu te despertarei

Quando te der saudade de mim
Quando tua garganta apertar
Basta dar um suspiro
Que eu vou ligeiro
Te consolar

Se o teu vigia se alvoroçar
E estrada afora te conduzir
Basta soprar meu nome
Com teu perfume
Pra me atrair

Entre suspiros
Pode outro nome
Dos lábios te escapar
Terei ciúme
Até de mim
No espelho a te abraçar

Mas teu amante
Sempre serei
Mais do que hoje sou
Ou estas rimas
Não escrevi
Nem ninguém nunca amou

Se as tuas noites não têm mais fim
Se um desalmado te faz chorar
Deixa cair um lenço
Que eu te alcanço
Em qualquer lugar

E quando o nosso tempo passar
Quando eu não estiver mais aqui
Lembra-te, minha nega
Desta cantiga
Que fiz pra ti...



Como a edição de hoje está classuda, vamos para o segundo destaque!

A voz poderosa de Alcione foi a escolhida para cantar esse clássico de Roberto e Erasmo Carlos, que faz parte da trilha sonora da novela "A Força Do Querer". Aliás, quantas músicas dessa novela estiveram no TopTulho esse ano, hein? Atualmente tem Marisa Monte, mas já teve Roberta Sá, Caetano Veloso, Roberto Carlos, Anavitória...trilha potente, viu?

No caso de Alcione, a música foi gravada ao vivo e mixada em estúdio exclusivamente para a novela (nessa versão), mas a marrom já havia gravado em 2000, no disco ao vivo "Nos Bares Da Vida', num tom bem menos ousado que o atual!

A cantora lançará ainda esse mês, no dia 17, o CD e o DVD "Boleros", aguardado registro ao vivo no qual "Olha" faz parte!

Vamos, então, com "Olha", oitava posição desse TopTulho!



OLHA
Roberto Carlos e Eramos Carlos
Alcione

Olha, você tem todas as coisas
Que um dia eu sonhei pra mim
A cabeça cheia de problemas
Não me importo, eu gosto mesmo assim

Tem os olhos cheios de esperança
De uma cor que mais ninguém possui
Me traz meu passado e as lembranças
Coisas que eu quis ser e não fui

Olha, você vive tão distante
Muito além do que eu posso ter
Eu que sempre fui tão inconstante
Te juro, meu amor, agora é pra valer

Olha, vem comigo aonde eu for
Seja minha amante e meu amor
Vem seguir comigo o meu caminho
E viver a vida só de amor

Olha, você vive tão distante
Muito além do que eu posso ter
Eu que sempre fui tão inconstante
Te juro, meu amor, agora é pra valer

Olha, vem comigo aonde eu for
Seja minha amante e meu amor
Vem seguir comigo o meu caminho
E viver a vida só de amor

Olha, vem comigo, vem comigo aonde eu for
Seja minha amada, minha amante e meu amor...



E, para finalizar essa edição classuda, a gente tem Zizi Possi, voltando ao TopTulho com essa composição maravilhosa de Zeca Baleiro , que hoje chegou à quarta posição da nossa parada. 

Zizi foi indicada ao "Prêmio Da Música Brasileira", na categoria melhor cantora, representada por essa música, que faz parte do EP de mesmo nome, lançado em Janeiro de 2016. 

Fiquemos, então, com esse tiro!


O MAR ME LEVA
Zeca Baleiro
Zizi Possi

Ah o mar me leva
Eu me deixo e vou
Em busca de um porto
Onde ancore a minha dor
Sigo a noite às cegas
Cega de pavor
Cabo das tormentas
Que atormentam o meu amor

Onde quer que a vida vá
Tudo é só desilusão
Pela mão o mar me leva
Luz em meio a tanta treva
Flor de sal minha canção

Saudade só, saudade solidão
Onda na pedra bater meu coração
Saudade só, saudade solidão
Onda na pedra, bater meu coração
Onda na pedra, bater meu coração
Onda na pedra, bater meu coração




TH - Que Setembro venha classudo igual essa edição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...