domingo, 26 de março de 2017

TOPTULHO MUSICAL # 118! (Especial DJAVAN)



Enquanto pensava nesse post, eu (que estou em Maceió, de férias), ouvia no carro os primeiros discos de Djavan, na companhia de minha irmã. Ela, grande fã e confessa, mostrava detalhes ricos das primeiras músicas, desde as referências alagoanas, àquela maneira inteligente de se dizer um samba. Aliás, o samba de Djavan é personalíssimo, de um estilo único, somente seu. Acho difícil conseguirem reproduzir seu universo nesse estilo.

Todo alagoano gosta de Djavan, se não for fã fervoroso, certamente já assobiou alguma de suas canções. Por muito tempo, ele foi um "hitmaker" da MPB, reinando absoluto nas décadas de 70, 80 e 90, mas sua obra não é meramente capitalista: é um trabalho com alma, com espírito, é uma entrega abissal à musicalidade e à literatura. Djavan é criativo, tem os títulos de músicas mais marcantes e rimas com facilidade e inteligência. Consegue ser alegre, melancólico, político, romântico e hermético ao mesmo tempo, e fazer cada vez mais sucesso. Continua na atividade, e teve uma conquista merecida ao conseguir ganhar o Grammy Latino, de 2016. Diria que fechou com maestria sua carreira, mas ele tem muitas estradas (e esquinas) pela frente ainda!

O TopTulho orgulhosamente apresenta o ESPECIAL DJAVAN, com as músicas mais pedidas pelos internautas, um verdadeiro "termômetro de carreira". Agradeço muito a participação de vocês, e agora chegou o momento de conferirem o resultado!



1) MEU BEM QUERER (Álbum "Alumbramento", de 1979)
2) FLOR DE LIS (Álbum "A Voz, O Violão, A Música de Djavan", de 1976)
3) OCEANO (Álbum "Djavan", de 1989)
4) SE (Álbum "Coisa De Acender", de 1992)
5) PÉTALA (Álbum "Luz", de 1982)
6) NEM UM DIA  (Álbum "Malásia", de 1996)
7) LILÁS (Álbum "Lilás", de 1984)
8) SINA (Álbum "Luz", de 1982)
9) LINHA DO EQUADOR (Álbum "Coisa De Acender", de 1992)
10) SAMURAI (Álbum "Luz", de 1982)
11) NOBREZA (Álbum "Luz", de 1982)
12) FALTANDO UM PEDAÇO (Álbum "Seduzir", de 1980)
13) AÇAÍ (Álbum "Luz", de 1982)
14) EU TE DEVORO (Álbum "Bicho Solto", de 1998)
15) RETRATO DA VIDA (Álbum "Bicho Solto", de 1998)
16) ACELEROU (Álbum "Djavan Ao Vivo", de 1999)
17) CORRENTEZA (Álbum "Malásia", de 1996)
18) BOA NOITE (Álbum "Coisa De Acender", de 1992)
19) MILAGREIRO (Com Cássia Eller) (Álbum "Milagreiro", de 2001)
20) SEDUZIR (Álbum "Seduzir", de 1980)

TAMBÉM FORAM VOTADAS:

21) FATO CONSUMADO
22) QUAL É?
23) SIM OU NÃO
24) DONA DO HORIZONTE
25) SE NÃO VIRA JAZZ
26) VIDAS PRA CONTAR
27) VIDA NORDESTINA
28) ALIÁS
29) A ROSA (Com Chico Buarque)
30) INFINITO 
31) LUZ DO MUNDO (Com Chico Buarque, Caetano Veloso, Arnaldo Antunes)
32) AZUL
33) ALAGOAS
34) SORRIR (SMILE)
35) MINHA MÃE
36) FINAL FELIZ (Com Jorge Vercilo)
37) PUZZLE OF HEARTS (OCEANO) (Com Steve Wonder)
38) SUPERFANTÁSTICO (Com A Turma Do Balão Mágico)
39) CIGANO
40) RUA DOS AMORES
41) ESQUINAS
42) CAPIM
43) PALCO
44) JÁ NÃO SOMOS DOIS
45) ALEGRE MENINA
46) VENTOS DO NORTE
47) AVÔ 

MÚSICAS RELEVANTES NÃO VOTADAS:

A ROTA DO INDIVÍDUO
ADORAVA ME VER COMO SEU
ÁGUA
ÁLIBI
ALUMBRAMENTO
ASA
BEIRAL
BICHO SOLTO
BOUQUET
CAIR EM SI
CALMARIA E VENDAVAL
CARA DE ÍNDIO
CORDILHEIRA
CORISCO
DESANDOU
DISFARÇA E CHORA
DOIDICE
DOU-NÃO-DOU
E QUE DEUS AJUDE
ESFINGE
FARINHA
FERA
FLOR DO MEDO
LAMBADA DE SERPENTE
LIMÃO
LUZ
MAL DE MIM
ME LEVE
MENINOS, EU VI
MIL VEZES
MIRAGEM
MUITO OBRIGADO
NÃO DEU...
NÃO É UM BOLERO
OBI
OUTONO
PASSOU
PEDRA
PEDRO BRASIL
QUE FOI, MY LOVE?
ROMANCE
RUA DOS AMORES
SABE VOCÊ
SAMBA DO NOVO AMOR
SE ACONTECER
SEGREDO
SEM SABER
SERRADO
SÓ PRA SER O SOL
SOWETO
TANTA SAUDADE
TENHA CALMA
TOPÁZIO
TOTAL ABANDONO
TRANSE
UM AMOR PURO
UMA BRASILEIRA (Com PARALAMAS DO SUCESSO)
VIDA REAL (DEJAME IR)
VOCÊ É

UFA! A carreira de Djavan é muuuito vasta, e vários sucessos ficaram de fora. 
Vamos encerrar essa retrospectiva com a vencedora, a melancólica e intensa "MEU BEM QUERER", que você confere AGORA!



MEU BEM QUERER
Djavan

Meu bem-querer
É segredo, é sagrado
Está sacramentado
Em meu coração

Meu bem-querer
Tem um "quê" de pecado
Acariciado pela emoção
Meu bem-querer, meu encanto
Tô sofrendo tanto

Amor
E o que é o sofrer
Para mim que estou
Jurado pra morrer de amor?


E agora, o show continua, pois está na hora de conferirmos o...



Como se sabe, mesmo em dia de TopTulho Musical Especial, a gente tem a parada normal também. O TopTulho, sua "Parada Da Resistência", é constituída da compilação de músicas de MPB que (ainda) sobrevivem nas principais mídias musicais do país. 

Na edição de hoje, Elza Soares permanece na primeira posição, e temos a estreia de mais uma música-protesto de Tom Zé, ironizando as mazelas da corrupção política do país: "Queremos Delações", que entra no lugar de Mahmundi, que sai com "O Meu Amor". 

Quem já está conosco há 11 semanas é a linda da Luciana Melo, com "Joia Rara", faixa do último disco da moça, "Na Luz Do Samba", que lançou para homenagear o saudoso pai Jair Rodrigues. A agradável voz da moça deu um charme único a esse ritmo tão antigo! A gente vai ver como ficou a parada da semana e, depois, encerramos essa edição com o samba dessa garota-maravilha!


TOPTULHO MUSICAL - EDIÇÃO # 118 - 26/03/2017

1) ELZA SOARES - A Mulher Do Fim Do Mundo (=) (5 Semanas) 
2) ANA VILELA - Trem Bala (=) (12 Semanas)
3) ANAVITÓRIA & TIAGO IORC - Trevo (=) (7 Semanas) 
4) ZECA PAGODINHO - Toda Hora (+2) (9 Semanas) 
5) TOM ZÉ - Homologô (A Marcha Dos Blocos) (+2) (6 Semanas) 
6) ANITTA & MALUMA - Sim Ou Não (-1) (8 Semanas) 
7) MOSKA - Impaciente Demais (-3) (11 Semanas) 
8) LUCIANA MELO - Joia Rara (=) (11 Semanas) 
9) FREJAT - Vambora (+2) (8 Semanas)  
10) PROJOTA - Oh Meu Deus! (+2) (3 Semanas) 
11) CIDADE NEGRA - Batendo Na Sua Porta (+1) (9 Semanas)
12) CLARICE FALCÃO - Eu Escolhi Você (-2) (12 Semanas) 
13) DIOGO NOGUEIRA - Pé Na Areia (=) (7 Semanas) 
14) MOSKA - Mulher (+3) (3 Semanas)
15) SIMONE SABACK & CÁSSIA ELLER - Mãos Atadas (-6) (13 Semanas) 
16) MART'NÁLIA - Eu Te Quero Agora (=) (7 Semanas) 
17) TOM ZÉ - Queremos Delações (ESTREIA)
18) CELSO FONSECA - Verão No Rio (+1) (3 Semanas)
19) FERNANDA ABREU - Deliciosamente (-4) (4 Semanas) 
20) SILVA - Ainda Lembro (-2) (12 Semanas)

Sai:

MAHMUNDI - Meu Amor (11 Semanas. Maior posição: 05)



JOIA RARA
Luciana Melo

A primeira vez que o sol brilhou na terra
E sua luz beijou o mar
Foi pra celebrar você

Minha joia, minha identidade
Meu estado de felicidade, só depende de você

Ontem sonhei que o seu amor, era meu
Estava tudo em seu lugar
Pela manhã a ilusão, se perdeu
Me deu vontade de ligar e gritar, que

Hoje eu acordei e não pensei em nada além
Do que encontrar você
Minha cara, joia rara, pérola
Ah eu preciso de você


TH - Que venha um Abril renovado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...