domingo, 5 de março de 2017

TOPTULHO MUSICAL # 115!



Fala galera!

TopTulho no ar, o primeiro desse mês de Março de 2017. 

Algumas pessoas me perguntaram se a seção "TopTulho Do Passado" vai regressar. Sim, e a previsão é para Abril. Ainda é cedo pra falar do que vem, mas hoje, pra compensar a sede de vocês de saudosismo, tenho uma surpresinha bacana. Sigam o post até o final!

Aqui, a parada é constituída com base na (pouca) mídia especializada em MPB, e continuo tendo que cortar um dobrado pra pesquisar novidades desse estilo musical cada vez mais defasado nas principais plataformas brasileiras. Dá um desânimo ver que não há mais espaço pra diversidade musical...

Na parada de hoje, Ana Vilela retorna ao primeiro lugar, desbancando Anitta & Maluma. E temos a estreia de Fernanda Abreu com seu mais recente single, "Deliciosamente", entrando no lugar de Liniker, que nos deixou com "Zero". Vamos ver como ficou essa 115ª edição?

TOPTULHO MUSICAL - EDIÇÃO # 115 - 05/03/17

1) ANA VILELA - Trem Bala (+1) (9 Semanas)     
2) ANITTA & MALUMA - Sim Ou Não (-1) (5 Semanas) 
3) SIMONE SABACK & CÁSSIA ELLER - Mãos Atadas (=) (10 Semanas)  
4) MOSKA - Impaciente Demais (=) (8 Semanas) 
5) CLARICE FALCÃO - Eu Escolhi Você (=) (9 Semanas)  
6) ANAVITÓRIA & TIAGO IORC - Trevo (+5) (4 Semanas) 
7) ZECA PAGODINHO - Toda Hora (+1) (6 Semanas) 
8) LUCIANA MELLO - Joia Rara (+2) (8 Semanas)  
9) SILVA - Ainda Lembro (-2) (9 Semanas)  
10) ELZA SOARES - A Mulher Do Fim Do Mundo (+10) (2 Semanas)   
11) MAHMUNDI - Meu Amor (-5) (9 Semanas)    
12) CIDADE NEGRA - Batendo Na Sua Porta (=) (6 Semanas)
13) TOM ZÉ - Homologô (A Marcha Dos Blocos) (+6) (3 Semanas)  
14) FREJAT - Vambora (+1) (5 Semanas)   
15) DIOGO NOGUEIRA - Pé Na Areia (+1) (4 Semanas)
16) CÉU - A Nave Vai (-7) (9 Semanas)   
17) MART'NÁLIA - Eu Te Quero Agora (=) (4 Semanas)
18) PITTY - Dê Um Rolê (-4) (10 Semanas)    
19) FERNANDA ABREU - Deliciosamente (ESTREIA)
20) LEO FRESSATO & A BANDA MAIS BONITA DA CIDADE - Oração (DeepLick Remix) (-7) (7 Semanas)

Sai:

LINIKER E OS CARAMELOWS - Zero (12 Semanas. Maior posição: 02)


A compositora e poetisa Simone Saback transcendeu a literatura e ficou muitíssimo conhecida por ser uma grande autora da música popular brasileira. É dela, por exemplo, o sucesso "Vai", conhecido na voz de trovão de Ana Carolina. 

Mas sua afinidade-mor é com Cássia Eller, tanto que sua primeira composição esteve na voz de Cássia, "Flor Do Sol", que é o registro mais antigo que se tem notícia da saudosa cantora. Outro grande sucesso em parceria delas é a música "Retrato De Papel". A afinidade entre ambas é enorme, e a parceria retorna agora, de forma póstuma, nesse registro maravilhoso de "Mãos Atadas", lançada pouco antes do Natal de 2016. 

Essa música já havia sido interpretada em parceria por Zélia Duncan e Frejat, em homenagem à Cássia, em 2005. Três anos depois, Zélia repetiu a interpretação, agora com Simone Bittencourt De Oliveira, no disco "Amigo É Casa", de ambas. 

Como essa música nos remete à Cássia, que seja mais uma bela homenagem a essa cantora que tanto nos faz falta, e uma salva de palmas a essa compositora talentosa que é Simone Saback!


As amigas Cássia e SS


MÃOS ATADAS
Simone Saback
Cássia Eller

Tenho as mãos atadas ao redor do meu pescoço
Eu queria mesmo era tocar seu corpo
Reprimo meus momentos
Jogo fora os sentimentos e depois?
Depois toco meu corpo eu tenho frio
Sou um louco amargurado e até vazio
E me chamam atenção
Mas eu sou louco é de paixão e você?
Você que me retire desse poço
Eu sei ainda sou moço pra viver
E te ver assim tão crua
A verdade é toda nua
E ninguém vê


Eu tenho as mãos atadas sem ação
E um coração maior que eu para doar
Reprimo meus momentos
Jogo fora os sentimentos sem querer
Eu quero é me livrar
Voar
Sumir
Perder não sei, não sei querer
A qualquer hora é sempre agora chora
Quero cantar você
Vou fazer uma canção liberte o meu pensar
Aperte os cintos pra pousar
Agora é hora de dizer muito prazer sorte ou
azar e amar você
Simplesmente amar você




Maravilhosas, né?

Mas agora, chegou a hora da surpresinha...



Ahá!!!!

Mas não, não é a volta oficial da seção...é apenas um aperitivo!!

Como disse, a seção volta em Abril, nos moldes antigos: a cada ano eleito, um relato político-histórico de tudo o que aconteceu naquele ano, mais a relação de músicas internacionais tocadas e a parada de sucessos nacionais!

Hoje a gente vai matar uma curiosidade: você lembra como estava o nosso TopTulho Musical há exatamente dois anos (Março de 2015) ? 

A gente mostra AGORA! E mostra que ainda tinha muita MPB em 2015...

No dia 01 de Março de 2015, ia ao ar a Edição # 13 do TopTulho Musical. 

O destaque do dia ia para "Fox Baiano", música de Zeca Baleiro e Zélia Duncan. 

Também estreava o TopTulho Musical Do Passado exatamente nesse dia, relembrando os sucessos do ano de 1980, e o destaque ficou para Baby Consuelo, com o clássico "Menino Do Rio".

A parada, nesse dia, teve uma estreia: Marjorie Estiano em parceria com Gilberto Gil, com "Luz Do Sol" e uma música que retornava à parada, que era outra parceria: Angela Ro Ro com Jorge Vercilo, com "A Capital Do Amor", música que exaltava a beleza do Rio De Janeiro que, aliás, estava fazendo aniversário naquele exato dia!

E a primeira posição era Jota Quest, com seu sucesso "Dentro De Um Abraço", que estava estourada em várias mídias naquele ano. 

Gostou de relembrar isso? Vamos, então, rever a parada na íntegra e fechar essa edição ao som de Jota Quest, primeiro lugar daquele dia!!

TOPTULHO MUSICAL # 13 - 01/03/2015

1) JOTAQUEST - Dentro De Um Abraço
2) MART'NÁLIA - Peço a Deus
3) CASUARINA - A Vizinha Do Lado
4) SKANK - Esquecimento
5) ZECA BALEIRO E ZÉLIA DUNCAN - Fox Baiano
6) ADRIANA CALCANHOTTO - E Sendo Amor
7) ALICE CAYMMI - Como Vês
8) ARLINDO CRUZ - Não Penso Em Mais Nada
9) SURICATO - Diante De Qualquer Nariz
10) ZECA BALEIRO - Ai Que Saudade D' Ocê
11) PAULA TOLLER - Transbordada
12) FERNANDA TAKAI E SAMUEL ROSA - Pra Curar Essa Dor (Heal The Pain)
13) MARIA RITA - Mainha Me Ensinou
14) CLÁUDIO ZOLI - Amar e Amanhecer
15) HUMBERTO GESSINGHER - Nuvem
16) SIMONINHA E JOÃO SABIÁ - Meninas Do Leblon
17) LULU SANTOS - Luís Maurício
18) MARJORIE ESTIANO E GILBERTO GIL - Luz Do Sol
19) VANESSA DA MATA - Ninguém É Igual a Ninguém
20) ANGELA RO RO E JORGE VERCILO - A Capital Do Amor





DENTRO DE UM ABRAÇO
Jota Quest

O melhor lugar do mundo
É dentro de um abraço
Pro mais velho ou pro mais novo
Pra alguém apaixonado, alguém medroso

O melhor lugar do mundo
É dentro de um abraço
Pro solitário ou pro carente
Dentro de um abraço é sempre quente

Tudo que a gente sofre
Num abraço se dissolve
Tudo que se espera ou sonha
Num abraço a gente encontra

No silêncio que se faz
O amor diz compromisso
Oh baby, baby
Dentro de um abraço tudo mais já está dito

O melhor lugar do mundo
É aqui, é dentro de um abraço
E por aqui não mais se ouve o tique-taque dos relógios
Se faltar a luz fica tudo ainda melhor
O rosto contra o peito, dois corpos num amasso
Os corações batendo juntos em descompasso

Tudo que a gente sofre
Num abraço se dissolve
Tudo que se espera ou sonha
Num abraço a gente encontra

Tudo que a gente sofre
Num abraço se dissolve
Tudo que se espera ou sonha
Num abraço se encontra

Na chegada ou na partida
Raio de sol ou noite fria
Na tristeza ou na alegria
(Na tristeza ou na alegria)

Tudo que a gente sofre
(Na chegada ou na partida)
Num abraço se dissolve
(Raio de sol ou noite fria)
Tudo que se espera ou sonha
(Na tristeza ou na alegria)
Num abraço a gente encontra

Tudo que a gente sofre
(Na chegada ou na partida)
Num abraço se dissolve
(Raio de sol ou noite fria)
Tudo que se espera ou sonha
(Na tristeza ou na alegria)
Num abraço a gente encontra


TH - Que mês LINDO!! ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...