domingo, 24 de julho de 2016

TOPTULHO MUSICAL # 85!



Bom dia, acompanhantes musicais!

Começando mais um TopTulho, a edição 85 da sua parada brasileira preferida! Aqui você já sabe: compilamos as músicas de MPB e Rock Nacional (e demais ritmos afins) que fazem sucesso nas principais plataformas musicais e montamos uma parada semanal. Nesses tempos, infelizmente, vamos dizer que o que aparece no TopTulho são as músicas brasileiras por exclusão, já que Funk e Sertanejo Universitário (que dominam todas as paradas) passam longe daqui!

Na edição de hoje temos novidade: a estreia da cantora baiana radicada no RJ Illy, com seu primeiro single: "Só Eu E Você". Ela entra no lugar da parceria entre Thiago Pethit e Tiê, "L'etrenger", que infelizmente nos deixou. E, no primeiro lugar, temos novidade: desbancando Sandy e Tiago Iorc, Monique Kessous assume a liderança do TopTulho. Não por acaso, a garota é o destaque de hoje!

Sem delongas, vamos ver como ficou essa 85ª edição:


TOPTULHO MUSICAL # 85! - 24/07/2016

1) MONIQUE KESSOUS - Eu Sem Você (+2) (5 Semanas)    
2) JOTAQUEST & PROJOTA - Um Dia Pra Não Se Esquecer (=) (8 Semanas)    
3) TIAGO IORC & SANDY - Me Espera (-2) (8 Semanas)
4) IVETE SANGALO - O Farol (+3) (5 Semanas)    
5) BABY DO BRASIL, SÉRGIO MENDES & ROGÉRIO FLAUSINO - Se Ligaê (=) (8 Semanas) 
6) ROBERTA SÁ - Me Erra (+2) (5 Semanas)    
7) ALICE CAYMMI - Meu Recado (-3) (11 Semanas) 
8) MARISA MONTE & DADI - Da Aurora Até O Luar (+1) (8 Semanas) 
9) MILTON NASCIMENTO & DANI BLACK - Maior (+3) (4 Semanas)
10) ZECA BALEIRO - Era Domingo (=) (14 Semanas)  
11) MOSKA - Tudo O Que Acontece De Ruim É Pra Melhorar (-2) (10 Semanas) 
12) CARLINHOS BROWN & ARNALDO ANTUNES - Dois Grudados (-1) (5 Semanas)
13) TITÃS - Televisão (=) (3 Semanas)
14) NANDO REIS/2REIS - O Mundo É Bão Sebastião (=) (2 Semanas)
15) FERNANDA ABREU - Saber Chegar (+2) (2 Semanas)
16) TONI PLATÃO - Telefone (=) (3 Semanas)
17) NATIRUTS - Dou Não Dou (+3) (2 Semanas)
18) LÉO JAIME - Charme Do Mundo (=) (2 Semanas)
19) ILLY - Só Eu E Você (ESTREIA)
20) SAMUEL ROSA & LÔ BORGES - O Trem Azul (-5) (4 Semanas) 

Saiu:

THIAGO PETHIT & TIÊ- L'étrenger (11 Semanas. Maior posição: 08)

A bela Monique Kessous despontou no fim da década anterior, e já coleciona hits variados, sempre com suavidade e a voz firme pra pontuá-los. As comparações com Marisa Monte deram uma trégua e a gata anda ousando...

Seu novo disco "Dentro De Mim Cabe o Mundo" está repleto de arranjos melódicos, e o atual single, "Eu Sem Você" está tocando bem nas principais rádios especializadas. Ela já pintou aqui pelo TopTulho, pra quem não lembra, a ousada parceria com Ney Matogrosso ("Meu Papo É Reto") ficou várias semanas na parada ano passado. 

Cantoras (e compositoras) bonitas costumam ser hostilizadas, mas é puro preconceito. Monique é talentosa, versátil ...e LINDA! 



Monique: linda sim, e daí?


EU SEM VOCÊ
Monique Kessous

Sem você eu ficaria maluca
Sem você o mundo se perderia
Sem você a terra logo pararia
De girar, girar

Sem você me perderia no espaço
Sem você eu não faria o que faço
Sem você não sei mais viver

Não me deixe, não se esqueça
De tudo o que a gente passou um dia
Se lembre do quanto eu te amo
Não desista, acredite
Que hoje eu posso ser bem melhor
Me escute sim, me olhe
Vê se pensa em mim

Vê se pensa bem
Posso ser bem melhor
Tudo pode ser bem melhor
Bem melhor




Tudo lindo, não? Mas não se esqueça de que agora vai começar mais um...



Chegamos ao chamado "O ANO QUE SACUDIU A HISTÓRIA", segundo os nossos historiadores. É bom que você aprendam algo logo, pois, com o famigerado projeto "Escola Sem Partido", tais informações poderão ser riscadas de nossa educação. Em outras palavras, em escolas meramente conteudistas, o senso crítico do aluno poderá ser riscado. Far-se-ão meros reprodutores de informações, mas a interpretação e capacidade de discernimento estarão comprometidos...

1968! Como sempre, a gente começa falando sobre o Brasil. Na edição passada do TopTulho comecei a narrar os problemas que a Ditadura estava causando, e foi no aludido ano de 1967 que a mesma foi consolidada, inclusive constitucionalmente. Em 1968, esses problemas continuaram e se agravaram!

A resistência (sobretudo pelos estudantes) encontrou alguns acontecimentos marcantes: a Passeata Dos Cem Mil (Junho/68), declaradamente contra a Ditadura, consagrou a oposição, mas a mídia (principalmente a televisão, que estava tão forte, e que havia se tornado o veículo catalisador das atenções) tentava dissuadir os telespectadores (opa...já vimos esse filme..ou melhor, estamos VENDO! Ah, se tivesse internet em 1968...mas, mesmo sem as facilidades do mundo moderno, os estudantes se viravam como podiam, e eternizavam seus feitos com acontecimentos como a aludida passeata.). Uma perda irreparável: a de um estudante, Edson Luis!

Um ponto negativo para manchar a imagem do Governo foi  a prisão dos líderes do movimento estudantil no Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Outubro. O caráter arbitrário do governo estava conluiado com os setores da sociedade que consideravam a resistência meros anarquistas...

Desde o início da Ditadura Militar em 1964, o governo fazia uso dos Atos Institucionais, com peso de leis, para conseguir se manter no poder. O Ato Institucional Nº 5, o AI-5 foi o golpe mais pesado dos militares, pois com ele o Presidente assumia todos os poderes, podendo inclusive decretar o recesso do Congresso Nacional, intervir nos estados e municípios, cassar mandatos parlamentares, suspender, por dez anos, os direitos políticos de qualquer cidadão, decretar confisco dos bens considerados ilícitos e suspender a garantia do habeas-corpus. A partir disso a Ditadura Militar assume a sua forma mais violenta e nem a música “É Proibido Proibir” de Caetano Veloso conseguiu impedir a proibição geral que se instalou no Brasil.

Falando em Caetano, o movimento musical "Tropicália" - que já existia veladamente há alguns anos, ganhou força e notoriedade em 1968. Engraçado é que a rebeldia brasileira não se distanciou tanto da do resto do mundo, pois os maiores pilares da rebeldia estavam no auge em 1968: Jimi Hendrix, Janis Joplin, Rolling Stones e os Beatles. e, como vocês lerão adiante, havia também rebeldia juvenil nos Estados Unidos e na Europa. Ou seja, mesmo sem internet, houve uma curiosa conexão entre os espíritos destemidos pelo mundo. Algo do tipo: "despertamos pra entender que estamos aqui pra isso, pra azarar o sistema, pra botar pra fuder nessa porra toda, que essa merda vá pro inferno, nos, jovens, temos a obrigação de mudar isso tudo". Mais um comentário meu: OBRIGADO, Caetano, Gal Costa, Gil, Chico Buarque, Mutantes, Bethânia, Tom Zé...vocês serão meus ÍDOLOS PRA SEMPRE!!

Paralelamente à parafernália brasileira, o mundo vivia o auge da Guerra Fria. Nos EUA, os estudantes ocupavam os campus de universidades como Berkeley, na Califórnia, além das ruas de cidades como Washington, Nova York e São Francisco, protestando contra o conservadorismo na política interna, as justificativas para a sangrenta guerra travada no distante Vietnã, além dos assassinatos de duas figuras progressistas importantes, o prêmio Nobel e defensor dos direitos civis, pastor Martin Luther King e o candidato democrata à presidência dos EUA e irmão do falecido presidente Kennedy, Robert.

Na França, o movimento ficou conhecido como Maio de 1968 e começou com a exigência de dormitório misto nas universidades, acabando por se tornar um grande protesto que enfraqueceria o governo conservador do general Charles de Gaulle.

No Leste europeu, a Checoslováquia parecia se desgarrar da dominação soviética, com sua liderança progressista. Moscou logo reagiria, enviando seus tanques, como fizera 12 anos antes na Hungria, suprimindo o movimento de abertura que ia tomando corpo. A Primavera de Praga foi outro movimento de rebeldia importante daquele ano, preconizando a queda do sistema socialista na Europa em 1989.

Dá pra entender porque dizem que foi o ano "que sacudiu a História", não é? Ajudou-me nas informações o site "INFO ESCOLA". 

Filmes inesquecíveis despontaram em 1968: "O Bebê De Rosemary", "Romeu e Julieta", A Noite Dos Mortos-Vivos", "2001 Uma Odisseia No Espaço", "Bullit", "O Planeta Dos Macacos", "Era Uma Vez No Oeste" e "O Submarino Amarelo", de vocÊs sabem quem ;)

Novelas: na Globo, "A Grande Mentira" e o "Santo Mestiço". Na Tupi, dois grandes sucessos: "Beto Rockfeller" e "Antonio Maria". Na TV Excelsior, "A Pequena Órfã" e "A Menina Do Veleiro Azul". 

Na música mundial, os já citados Janis Joplin e Jimi Hendrix eram os ases da rebeldia. E os Beatles lançavam mais um disco épico: "Yellow Submarine". Vamos matar a curiosidade e ver alguns sucessos internacionais de 1968:

APRIL STEVENS - Teach Me Tiger (Re-Issue)
ARETHA FRANKLIN - I Say A Little Prayer
BARBRA STREISAND - Free Again
BEATLES - Hello Goodbye
BEATLES - Hey Jude
BEATLES - Revolution
BEE GEES - Massaschutess
BOB GOLDSBORO - Honey
COWSILLS - The Rain, The Park And Other Things
DIONE WARWICK - Valley Of Dolls
DONOVAN - Hurdy Gurdy Man
GEORGIE FAME - The Ballad Of Bonnie & Clyd
GIGLIOTA CINQUETTI - Dio Come Ti Amo
JANIS JOPLIN - Summertime
JIMI HENDRIX - Hey Joe
JOHN FRED & HIS PLAYBOY BAND - Judy In Disguise 
JOHNNY RIVERS - Do You Wanna Dance?
JOHNNY RIVERS - Summer Rain
JOSE FELICIANO - Light My Fire
LAFAYETTE - Aranjuez Mon Amour
LULU - To Sir, With Love
MERILEE RUSH & THE TURNABOUTS - Angel Of The Morning
MIRELLE MATHIEU - La Dernière Valse
MIRIAM MAKEBA - Pata Pata
OC SMITH - Little Green Apples
PAUL MAURIAT - Love Is Blue
PEOPLE - I Love You
RICHARD HARRIS - McArthur Park
SALVATORE ADAMO - F...Comme Femme
SCOTT MACKENZIE - San Francisco (Be Sure To Wear Flowers In Your Hair)
SIMON & GARFUNKEL - Mrs. Robinson
THE ASSOCIATION - Never My Love
THE DOORS - Light My Fire
THE MONKESS - Daydream Believer
THE ROLLING STONES - Jumpin' Jack Flash
TOMMY JAMES & THE SHONDELLES - Mony Mony
WALLACE COLLECTION - Day Dream

E no Brasil? A Tropicália estava com tudo...você vai conferir.....AGORA!! 

Viajando para...1968!

Há 48 anos...

1) CAETANO VELOSO & GAL COSTA - Baby
2) GERALDO VANDRÉ - Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores (Caminhando)
3) MARCOS VALLE & MILTON NASCIMENTO - Viola Enluarada
4) WILSON SIMONAL - Sá Menina
5) ROBERTO CARLOS - Se Você Pensa
6) ANTONIO MARCOS - Tenho Um Amor Melhor Que O Seu
7) VANUSA - Pra Nunca Mais Chorar
8) ELIZABETH - Sou Louca Por Você
9) GAL COSTA - Divino Maravilhoso
10) OS CAÇULAS - A Chuva Que Cai
11) SILVINHA - Minha Primeira Desilusão
12) CHICO BUARQUE - Carolina
13) OS MUTANTES - Dom Quixote
14) MARTINHO DA VILA - Casa De Bamba
15) SÉRGIO REIS - Anjo Triste
16) ELIS REGINA - Lapinha
17) LENO - A Pobreza
18) TOM ZÉ - São, São Paulo
19) CLARA NUNES - Alvorada No Morro
20) CAETANO VELOSO - Soy Loco Por Ti America

MENÇÕES HONROSAS:

AGNALDO RAYOL - Quero Lhe Dizer Cantando
BETH CARVALHO & GOLDEN BOYS - Andança
CAETANO VELOSO - É Proibido Proibir
CAETANO VELOSO - Superbacana
CHICO BUARQUE - Até Pensei
CHICO BUARQUE - Retrato Em Branco e Preto
CHICO BUARQUE - Roda Viva
CLARA NUNES - Você Passa, Eu Acho Graça
CYNARA & CIBELLE - Samba Do Crioulo Doido
ELIANA PITTMAN - Aquela Rosa
GILBERTO GIL - Ela Falava Nisso Todo Dia
GILBERTO GIL - Frevo Rasgado
GILBERTO GIL & MUTANTES - Domingo No Parque
JOÃO DA BAIANA - Cabide De Molambo
JOELMA - Silêncio
MARIA BETHÂNIA -Marginália II
MARIA MEDALHA - Pressentimento
MARTINHA - Eu Daria a Minha Vida
MPB-4 - Ela Desatinou
ORLANDO DIAS - Amor Desesperado
ORLANDO DIAS - Perdoa-Me
OS MUTANTES - 2001
OS MUTANTES - Baby
OS MUTANTES - Batmacumba
OS MUTANTES - Fuga nº II
OSVALDO NUNES - Segura Esse Samba Ogunhé
NORIEL VILELA - Só O Ôme
ROBERTO CARLOS - As Canções Que Você Fez Pra Mim
ROBERTO CARLOS - Ciúme De Você
SILVINHA - Playboy
TAIGUARA - Modinha
WILSON SIMONAL - Nem Vem Que Não Tem

COMENTÁRIOS: Ufa! Músicas com conteúdos! A MPB = Música pra Pensar Brasileira, finalmente dava as caras, a despeito da resistência romântica exacerbada,

A situação política do país estava deveras caótica pra ser simplesmente abafada com modismos e Jovem Guarda. O movimento "Tropicalismo" ganhou força e sobrepujou essa linha de musical mais popular. Curiosamente, o que eles cantavam é que era considerado popular - hoje é taxado de cult e elitista, vejam vocês...

Então...numa parada que tem Chico Buarque, Caetano Veloso, Gal Costa, Tom Zé, Os Mutantes, Elis Regina, Milton Nascimento & Marcos Valle e Geraldo Vandré, o que você faz? Sorri abençoado, claro!!

Tudo era tão intenso...vejam: o discurso de "Divino Maravilhoso" (que até já virou um post épico aqui no EnTHulho, em 2011) é atualíssimo. Caetano entonava "Soy Loco Por Ti America" de forma irônica e icônica (quase pus "É Proibido Proibir", hino seu daquela resistência jovem); no ano de explosão dos Mutantes, escolher uma música apenas foi covardia e Geraldo Vandré (que quase foi a primeira posição) trouxe outra canção emblemática daquele período. Símbolo de tantas passeatas e lutas contra a Ditadura, "Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores" foi um marco (e, curiosamente, foi indevidamente usada por coxinhas nas passeatas contra o governo do PT, mal sabendo eles que tinha um "q" de fascismo e desejo da volta da Ditadura naquilo tudo...rs).

Clara Nunes, Wilson Simonal e Martinho Da Vila defendiam o samba com propriedade. E ainda teve o "romantismo sem medo de cafonismo" também. Silvinha, Vanusa, Antonio Marcos e, claro, Roberto Carlos (sempre ele!). Alheio a esse movimento político todo, o rei estrelou até filmes ao lado de Erasmo Carlos e Wanderlea, e permanecia em alta nos corações apaixonados (e alienados).




Foi o ano de estreia oficial deles, com direito a primeiro disco juntos e tudo e tal. Muitos hits emblemáticos, muita aceitação do público. A conexão foi perfeita e eles fizeram muito, mas MUITO SUCESSO.

Essa música foi a mais bem sucedida do disco nas rádios. Nesse mesmo ano, ganharia uma versão requintada dos Mutantes, mas foi com Gal Costa e Caetano Veloso que ela ficou mais conhecida! Até hoje!


BABY
Caetano Veloso
Caetano Veloso e Gal Costa

Você precisa saber da piscina
Da margarina, da Carolina, da gasolina
Você precisa saber de mim

Baby, baby, eu sei que é assim
Baby, baby, eu sei que é assim

Você precisa tomar um sorvete
Na lanchonete, andar com a gente, me ver de perto
Ouvir aquela canção do Roberto

Baby, baby, há quanto tempo
Baby, baby, há quanto tempo

Você precisa aprender inglês
Precisa aprender o que eu sei
E o que eu não sei mais
E o que eu não sei mais

Não sei comigo vai tudo azul
Contigo vai tudo em paz
Vivemos na melhor cidade
Da América do Sul, da América do Sul
Você precisa, você precisa, você precisa
Não sei, leia na minha camisa

Baby, baby, I love you...


TH - Beijo em vocês!! ;)



Um comentário:

  1. Oi! Sou amigo do Diego Leopoldo e quero votar na enquete do Raul Seixas. Minhas músicas preferidas são Gita e O trem das 7. Obrigado e adoro seu blog! ;)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...