domingo, 17 de julho de 2016

TOPTULHO MUSICAL # 84!


Bom dia, acompanhantes musicais!


No ar mais um TopTulho, sua parada brasileira predileta.

Aqui você já sabe: compilamos as músicas de MPB e Rock Nacional (e demais ritmos afins) que fazem sucesso nas principais plataformas musicais e montamos uma parada semanal. Nesses tempos, infelizmente, vamos dizer que o que aparece no TopTulho são as músicas brasileiras por exclusão, já que Funk e Sertanejo Universitário (que dominam todas as paradas) passam longe daqui!


Também sempre tem aula de história, curiosidades e muita, muita música boa!

O destaque de hoje vai para a dupla Sandy e J...ops, Tiago Iorc, que já estão há 4 semanas em primeiro lugar com a balada delicada "Me Espera", Já falando do restante da parada, temos impressionantes 4 estreias: Fernanda Abreu ("Saber Chegar". olha aí, a gente também toca Funk, mas dos bons!!rs), Nando Reis (com 2Reis, cantando seu clássico "O Mundo É Bão, Sebastião"), Léo Jaime (e o hit eterno na voz de Marina Lima, "Charme Do Mundo) e Natiruts (cantando a ótima música "Dou Não Dou", do repertório do meu conterrâneo Djavan). E viva ao requinte (e ao requente, em alguns casos...rs). Entram no lugar de Marisa Monte, Maria Rita, Teresa Cristina e Flávio Venturini.

E assim ficou essa 84ª edição:

TOPTULHO MUSICAL # 84 - 17/07/2016

1) SANDY & TIAGO IORC - Me Espera (=) (7 Semanas)   
2) JOTAQUEST & PROJOTA - Um Dia Pra Não Se Esquecer (+1) (8 Semanas)    
3) MONIQUE KESSOUS - Eu Sem Você (+1) (4 Semanas)
4) ALICE CAYMMI - Meu Recado (-1) (10 Semanas) 
5) BABY DO BRASIL, SÉRGIO MENDES & ROGÉRIO FLAUSINO - Se Ligaê (=) (7 Semanas) 
6) ROBERTA SÁ - Me Erra (+2) (5 Semanas)    
7) IVETE SANGALO - O Farol (+3) (4 Semanas)   
8) MOSKA - Tudo O Que Acontece De Ruim É Pra Melhorar (-2) (9 Semanas)
9) MARISA MONTE & DADI - Da Aurora Até O Luar (=) (7 Semanas)  
10) ZECA BALEIRO - Era Domingo (-3) (13 Semanas)  
11) CARLINHOS BROWN & ARNALDO ANTUNES - Dois Grudados (=) (4 Semanas)
12) MILTON NASCIMENTO & DANI BLACK - Maior (=) (3 Semanas)
13) TITÃS - Televisão (+2) (2 Semanas)
14) NANDO REIS/2REIS - O Mundo É Bão Sebastião (ESTREIA)
15) SAMUEL ROSA & LÔ BORGES - O Trem Azul (-1) (3 Semanas)
16) TONI PLATÃO - Telefone (=) (2 Semanas)
17) FERNANDA ABREU - Saber Chegar (ESTREIA)
18) LÉO JAIME - Charme Do Mundo (ESTREIA)
19) THIAGO PETHIT & TIÊ- L'étrenger (-6) (11 Semanas)  
20) NATIRUTS - Dou Não Dou (ESTREIA)

Saíram:

FLÁVIO VENTURINI - Mantra De São João (8 Semanas. Maior posição: 12)
MARISA MONTE - Nu Com A Minha Música (14 Semanas. Maior posição: 01)
TERESA CRISTINA - O Sol Nascerá (4 Semanas. Maior posição: 19)
MARIA RITA - Bola Pra Frente  (13 Semanas. Maior posição: 01) 

A parceria ganhou a mídia musical. A maior parte das rádios - desde as mais populares,às mais, digamos, refinadas, vendem essa música. Clipe fofo na TV (e youtube), delicadeza nas interpretações e muito talento reunido. Até polêmicas (como o boato de que Lucas Lima teria ficado com ciúme de Tiago Iorc. Acho difícil, uma vez que Lucas integra o corpo de compositores). Tudo isso está contribuindo e caminhando para, quem sabe, tornar "Me Espera" a música do ano!

Sandy, amadurecida, está trilhando uma trajetória interessante, sem se "trair" como tantas contemporâneas suas. E o Tiago já está estourado há algum tempo, conquistando vários tipos de público. União frutífera, que você confere aqui no TopTulho AGORA!



Música do ano?


ME ESPERA
Sandy, Lucas Lima, Tiago Iorc

Eu ainda estou aqui
Perdido em mil versões
Irreais de mim
Estou aqui por trás de todo o caos
Em que a vida se fez

Tenta me reconhecer no temporal
Me espera
Tenta não se acostumar
Eu volto já
Me espera

Eu que tanto me perdi
Em sãs desilusões ideais de mim
Não me esqueci
De quem eu sou
E o quanto devo a você

Tenta me reconhecer no temporal
Me espera
Tenta não se acostumar
Eu volto já
Me espera

Mesmo quando me descuido
Me desloco
Me deslumbro
Perco o foco
Perco o chão
Eu perco o ar
Me reconheço em teu olhar
Que é o fio pra me guiar
De volta
De volta

Tenta me reconhecer no temporal
Espera
No temporal
Me espera

Tenta não se acostumar
Eu volto já
Me espera

Eu ainda estou aqui...



Fófis, né? Mas não cabou ainda não...para contrastar com a fofura, vamos ver o chumbo grosso de 1967, pois agora chegou a hora do...


A partir de 1967, o Brasil passou a ser governado pelo presidente Artur da Costa e Silva, do Arena. Ele dirigiu o país por 2 anos e seu governo foi marcado incisivamente pela institucionalização da Ditadura no país. Algo do tipo "vamos ratificar a merda que estamos fazendo por aqui há 3 anos". Não foi só uma ratificação, contudo. A ditadura avançou, os atos se tornaram mais crueis e muita gente sofreu grandes consequências do famigerado golpe militar. Falando em "famigerado", nada mais famigerada do que a frase repetida até hoje pelos simpatizantes da ditadura (ou pelos que não tem instrução, que achavam que os militares colocavam o país na linha) "só quem foi punido na ditadura foi quem não andou nos caminhos certos". NOJO!!

Teve uma Constituição também, editada em 1967 e que entrou em vigor em Março do mesmo ano. Ela regulamentou e institucionalizou o regime militar...

Costa e Silva alardeava que queria que tudo voltasse à normalidade, ou seja, que a democracia regressasse, mas suas atitudes não condiziam com sua fala. Principalmente quando os 3 focos de oposição ganharam força. Assim, por "birra" (algo como Eduardo Cunha dos tipos de hoje), ele fez com que o militarismo permanecesse no poder....


Quais seriam esses focos de oposição? 1) A Frente Ampla, movimento político articulado por Jango e JK; 2) Os grupos e movimentos de Esquerda, dentre eles o Partido Comunista Brasileiro. PCB. Enquanto o PCB defendia o caminho pacífico para a implantação do socialismo no país (por meio de reformas estruturais), os grupos e organizações de esquerda dissidentes defendiam o emprego da guerra revolucionária, ou seja, a chamada"luta armada", para derrubar a ditadura militar e em seguida implantar o socialismo. E 3) O Movimento Estudantil. Organizados, os estudantes universitários brasileiros constituíram um importante movimento estudantil que influenciou o cenário da política nacional. As lideranças estudantis eram adeptos das ideologias de esquerda. Por conta disso, depois do golpe militar de 1964 o governo desarticulou e colocou na ilegalidade a mais importante entidade estudantil, a União Nacional dos Estudantes (UNE).

Semana que vem continuamos essa saga política brasileira percorrida pelo Governo Costa e Silva, mas já com um SPOILER gravíssimo: o AI-5!

Teve também a polêmica morte em um acidente aéreo do General Castelo Branco, antecessor de Costa e Silva. 

Ainda no Brasil. as donas de casa (sim, eram mulheres apenas...) lustravam o chão com enceradeiras das marcas Wallita ou Arno. A família assistia TV em aparelhos de marcas como GE e Colorado. Os radiofones estereofônicos Philips eram muito utilizados pelos jovens.

Para entender esse período, assistam a excelente épica (e subversiva) série "Anos Rebeldes". 

Na TV, a novela "Redenção" (que durou de 66 a 68) mostrava o primeiro transplante de coração. Os autores se inspiraram no feito do médico sul-africano Christian Barnard, que realizou o primeiro transplante do mundo. O paciente morreu de infecção 18 dias depois. E você pensando que Glória Perez foi a pioneira nesse tema..

No mundo, no mesmo 67, morreu também o guerrilheiro Che Guevara, capturado e executado pelo exército boliviano. 

A chamada Guerra dos Seis Dias foi um conflito armado entre Israel e os países árabes vizinhos. Ela mudou o cenário geopolítico do Oriente Médio. De curta duração, como o próprio nome dá a entender, a guerra terminou com a ocupação israelense da península do Sinai, de Jerusalém Oriental e da Cisjordânia.


Nos cinemas, A Primeira Noite de Um Homem, No Calor Da Noite, Doze Condenados, Bonnie & Clyde, A Bela Da Tarde, Advinha Quem Vem Para O Jantar?, Cassino Royale, Rebeldia Indomável, À Queima Roupa, A Dança Dos Vampiros, dentre muitos outros! Também foi um ano de profusão de filmes e seriados de faroeste!

O ano de 1967 foi indispensável para a história do rock. Grandes (e épicos) álbuns foram lançados nesse ano, assim como o surgimento de bandas históricas:

Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band, um dos melhores trabalhos do The Beatles. Os outros grandes discos lançados em 67 foram: Headquarters, do The Monkees; Disraeli Gears, do Cream; The Piper at the Gates of Dawn, do Pink Floyd; The Who Sell Out, do The Who; The Velvet Underground and Nico, do The Velvet Underground; The Doors, do The Doors; Younger Than Yesterday, do The Byrds; Are You Experienced, to The Jimi Hendrix Experience; e, por fim, Axis: Bold as Love, também do The Jimi Hendrix Experience.

Lista de hits internacionais relevantes:

BEATLES - All You Need Is Love
BEATLES - Anna
BEATLES - Day Tripper
BEATLES - Penny Lane
CHRIS MONTEZ - Sunny
DIONNE WARWICK - Alfie
FRANK SINATRA & NANCY SINATRA - Something Stupid
FRANKIE VALLI - Can't Take My Eyes Of You
GIANNI MORANDI - C'era Um Ragazzo Che Come Me Amava I Beatles,,,,
HAPPENINGS - See You In September
HERMAN'S HERMITZ - No Milk Today (Re-issue)
HERMAN'S HERMITZ - There's a Kind Of Rush
JOHNNY RIVERS - Poor Side Of A Town
LEE HAZLEWOOD & NANCY SINATRA - Some Velvet Morning
LOS BRAVOS - Black Is Black
MONKEES - I'm A Believer
MICHEL POLNAREF - Love Me, Please Love Me
NANCY SINATRA - You Only Live Twyce
PETULA CLARK - This Is My Song
PROCOL HARUM - A Whiter Shade Of Pale
SEEKERS - Georgy Girl
THE HOLLIES - Bus Stop
THE ROLLING STONES - Ruby Tuesday
THE SANDPIPERS - Guantanamera
WAYNE FONTANA - Gina

E aqui no Brasil, o que rolou? Você passa a conferir agora. Regressando para....1967!

Há 49 anos...

1) GILBERTO GIL - Domingo No Parque 
2) CAETANO VELOSO - Alegria Alegria 
3) SÉRGIO REIS - Coração De Papel  
4) MILTON NASCIMENTO - Travessia
5) ROBERTO CARLOS - Namoradinha De Um Amigo Meu
6) OS INCRÍVEIS - Era Um Garoto, Que Como Eu, Amava Os Beatles e os Rolling Stones
7) CHICO BUARQUE & MPB-4 - Roda Viva
8) WANDERLEY CARDOSO - O Bom Rapaz
9) ERASMO CARLOS - O Caderninho
10) WANDERLÉA - Pare O Casamento!
11) JOSÉ MENDES - Pára Pedro
12) AGNALDO TIMÓTEO - Meu Grito
13) WILSON MIRANDA - Ave Maria Dos Olhos Dela
14) ED CARLOS - Estou Feliz
15) MARTINHA - Barra Limpa
16) DEMÉTRIUS - Não Presto, Mas Eu Te Amo
17) WALDIRENE - A Garota Do Roberto
18) JERRY ADRIANI - Quem Não Quer 
19) ROSEMARY - Feitiço De Broto
20) GAL COSTA - Coração Vagabundo

MENÇÕES HONROSAS:

ADRIANA - Anjo Azul
ARY CORDOVIL - Acorda Maria Bonita/Ah Se Eu Soubesse
CARLOS GONZAGA - Só Eu e Você
DENY & DINO - Eu Só Quero Ver
EDU LOBO & MARIA MEDALHA - Ponteio
ELZA SOARES - O Mundo Encantado De Monteiro Lobato
GUTEMBERG GUARABIRA & GRUPO MANIFESTO - Margarida
JOÃO DIAS - Confia
JOÃO DIAS - Linda
LENO & LILIAN - Coisinha Estúpida
MÁRCIA - Eu e a Brisa
MARTINHA - Eu Te Amo Mesmo Assim
NALVA AGUIAR - É O Amor
OS BAOBÁS - Felizes Juntinhos
OS IGUAIS - A Partida
OSVALDO NUNES - Deixe Meu Cabelo Em Paz
ROBERTO CARLOS - Eu Daria A Minha Vida
ROBERTO CARLOS - Eu Sou Terrível
ROBERTO CARLOS - Maria, Carnaval e Cinzas
ROBERTO CARLOS - Nossa Canção
ROBERTO CARLOS - Quando
ROBERTO CARLOS - Só Vou Gostar De Quem Gosta De Mim
ROBERTO REI - A Bomba Está Para Explodir Na Praça
RONNIE VON - A Catedral
RONNIE VON - Jardim De Infância
RONNIE VON - Música Pra Ver a Garota Passar
SUZY DARLEM - Mamãe Ele Está De Olho Em Mim
WANDERLÉA - Foi Assim
WANDERLÉA - Prova De Fogo
WANDERLEY CARDOSO - Doce De Coco
ZÉ KETTI - Máscara Negra

COMENTÁRIOS: 1967 segue os passos dos anos antecessores, com a diferença de que o romantismo quase operístico defendido por nomes como Nelson Gonçalves, Agnaldo Rayol, Timóteo e etc, (que dominava em absoluto as mídias musicais da época) perde um pouco da força e do espaço. Entretanto, a Jovem Guarda ganha MAIS FORÇA AINDA. Sérgio Reis, por exemplo, apesar de não estar em primeiro aqui, foi o rei em inúmeras compilações musicais de 1967 com o hit "Coração de Papel". Parece premeditado...em anos de chumbo, aumentam o volume das músicas-distração. 

Mais um ano muito produtivo pra Roberto Carlos, talvez o que ele tenha a maior quantidade de hits. Optei por "Namoradinha De Um Amigo Meu" para lhe representar, mas "Nossa Canção", "Eu Sou Terrível" e "Só Vou Gostar De Quem Gosta De Mim" quase entraram no páreo! Também foi mega bem sucedido pra Wanderléa, com três dos hinos de sua carreira: "Foi Assim", "Pare o Casamento" e "Prova de Fogo". 

A despeito dessa galera, digamos, distraidora, houve muita gente consciente e atenta ao que estava acontecendo. Em minhas palavras - músicas de verdade, e não de plástico. No ano de estreia oficial de Caetano Veloso, ele já nos manda de cara "Alegria Alegria" pra nos alegrar e conscientizar. Foi o hino dos estudantes - infelizmente vaiado por muitos. Chico Buarque se unia ao MPB-4 pra lançar outro megaclássico consciente: "Roda Viva", que, alias, foi usado para denunciar o golpe de 2016 também. 

As estreias de Gal Costa e Milton Nascimento complementam, pra mim, o time dos essenciais de 67!




Como voz (irônica) da "festa" que o Brasil vivia naquele 67, Gilberto Gil ganhou espaço e o Festival de Música Popular Brasileira, da Record, com esse super sucesso que, mais tarde, dividiria com os Mutantes

Que Coração de Papel o quê? Primeiro lugar em absoluto (e merecimento) vai para "Domingo No Parque!!


DOMINGO NO PARQUE
Gilberto Gil

O rei da brincadeira
Ê, José!
O rei da confusão
Ê, João!
Um trabalhava na feira
Ê, José!
Outro na construção
Ê, João!...

A semana passada
No fim da semana
João resolveu não brigar
No domingo de tarde
Saiu apressado
E não foi prá Ribeira jogar
Capoeira!
Não foi prá lá
Pra Ribeira, foi namorar...

O José como sempre
No fim da semana
Guardou a barraca e sumiu
Foi fazer no domingo
Um passeio no parque
Lá perto da Boca do Rio...

Foi no parque
Que ele avistou
Juliana
Foi que ele viu
Foi que ele viu Juliana na roda com João
Uma rosa e um sorvete na mão
Juliana seu sonho, uma ilusão
Juliana e o amigo João...

O espinho da rosa feriu Zé
(Feriu Zé!) (Feriu Zé!)
E o sorvete gelou seu coração
O sorvete e a rosa
Ô, José!
A rosa e o sorvete
Ô, José!
Foi dançando no peito
Ô, José!
Do José brincalhão
Ô, José!...

O sorvete e a rosa
Ô, José!
A rosa e o sorvete
Ô, José!
Oi girando na mente
Ô, José!
Do José brincalhão
Ô, José!...

Juliana girando
Oi girando!
Oi, na roda gigante
Oi, girando!
Oi, na roda gigante
Oi, girando!
O amigo João (João)...

O sorvete é morango
É vermelho!
Oi, girando e a rosa
É vermelha!
Oi girando, girando
É vermelha!
Oi, girando, girando...

Olha a faca! (Olha a faca!)
Olha o sangue na mão
Ê, José!
Juliana no chão
Ê, José!
Outro corpo caído
Ê, José!
Seu amigo João
Ê, José!...

Amanhã não tem feira
Ê, José!
Não tem mais construção
Ê, João!
Não tem mais brincadeira
Ê, José!
Não tem mais confusão
Ê, João!...

Êh! Êh! Êh Êh Êh Êh!
Êh! Êh! Êh Êh Êh Êh!
Êh! Êh! Êh Êh Êh Êh!
Êh! Êh! Êh Êh Êh Êh!
Êh! Êh! Êh Êh Êh Êh!..


TH - Pra quem quer ir ao parque hoje! ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...