domingo, 10 de julho de 2016

TOPTULHO MUSICAL # 83!


 
Bom dia, bessoal!
 
Dudo bem com bocês? Dão estão endendendo minha fala? Tecla SAP!
 
Gripei feio! O inverno resolveu se transformar em inferno (como na música do Roberto que está na lista do TopTulho Do Passado desta edição) e me derrubou na cama. Mas, cá estou eu, às duas da matina, sem sono, redigindo a edição de hoje do TopTulho!
 
Aqui você já sabe: compilamos as músicas de MPB e Rock Nacional (e demais ritmos afins) que fazem sucesso nas principais plataformas musicais e montamos uma parada semanal. Nesses tempos, infelizmente, vamos dizer que o que aparece no TopTulho são as músicas brasileiras por exclusão, já que Funk e Sertanejo Universitário (que dominam todas as paradas) passam longe daqui!
 
Na edição desse segundo domingo de Julho, a gente se despede de Diogo Nogueira e de Titãs. No lugar desse último, outro hit dos mesmos rapazes, "Televisão", ao passo que Diogão é substituído por Toni Platão com "Telefone". Aparelhos eletrônicos com tudo na edição de hoje!
 
Pela terceira semana consecutiva a gente tem Sandy e Tiago Iorc juntos na primeira posição. E Alice Caymmi, também se mantendo em segundo lugar, é o destaque de hoje! Mas antes, vamos ver como ficou essa 83ª edição!
 
 
TOPTULHO MUSICAL # 83! - 10/07/2016
 
 
1) TIAGO IORC & SANDY - Me Espera (=) (6 Semanas)  
2) ALICE CAYMMI - Meu Recado (=) (9 Semanas)  
3) JOTAQUEST & PROJOTA - Um Dia Pra Não Se Esquecer (+1) (7 Semanas)
4) MONIQUE KESSOUS - Eu Sem Você (+3) (3 Semanas)
5) BABY DO BRASIL, SÉRGIO MENDES & ROGÉRIO FLAUSINO - Se Ligaê (=) (6 Semanas)
6) MOSKA - Tudo O Que Acontece De Ruim É Pra Melhorar (-3) (8 Semanas)
7) ZECA BALEIRO - Era Domingo (-1) (12 Semanas)
 
8) ROBERTA SÁ - Me Erra (+1) (4 Semanas)  
9) MARISA MONTE & DADI - Da Aurora Até O Luar (+1) (6 Semanas) 
10) IVETE SANGALO - O Farol (+2) (3 Semanas)
 
11) CARLINHOS BROWN & ARNALDO ANTUNES - Dois Grudados (=) (3 Semanas)
12) MILTON NASCIMENTO & DANI BLACK - Maior (+1) (2 Semanas)
13) THIAGO PETHIT & TIÊ- L'étrenger (-5) (10 Semanas) 
14) SAMUEL ROSA & LÔ BORGES - O Trem Azul (+2) (2 Semanas)
15) TITÃS - Televisão (ESTREIA)
16) TONI PLATÃO - Telefone (ESTREIA)

17) FLÁVIO VENTURINI - Mantra De São João (-3) (8 Semanas)
18) MARISA MONTE - Nu Com A Minha Música (=) (14 Semanas)
19) TERESA CRISTINA - O Sol Nascerá (=) (4 Semanas)
20) MARIA RITA - Bola Pra Frente  (=) (13 Semanas)
 
Saíram:
 
TITÃS - Desordem (12 Semanas. Maior posição: 05)  
DIOGO NOGUEIRA - Alma Boêmia (13 Semanas. Maior posição: 02)
 
 
Alguns artistas temem o fantasmas do segundo disco. No caso da Alice Caymmi, "Rainha Dos Raios", lançado em 2014, de fantasma, passou a ser um monstro sagrado do atual cenário da música popular brasileira.
 
Dois anos se passaram e o álbum ainda rende hits fáceis, graças à potência interpretativa da moça, que dá vida e energia a composições próprias e grandes clássicos do cancioneiro nacional.
 
Fiquemos agora com a atual medalha de prata do TopTulho!!
 
 
 
 
 
Dois anos ininterruptos como rainha!
 
MEU RECADO
Alice Caymmi
Alice Caymmi & Michael Sullivan
 
 
Faz tanto tempo sem você
Mas não me resta o que fazer
Você já foi embora
Lembra daquilo que falei
Eu te confesso que errei
Você me deu um fora
 
E eu tentei me proteger
De tudo o que você falou
Pra que eu não sofresse
Não é difícil desfazer
Todas as coisas que eu fiz
E o meu recado é esse
 
Eu não preciso de você
E tudo que eu quero é sobreviver
A isso que você criou
E o destino é meu melhor amigo
E eu espero que nunca mais
Aconteça isso comigo
(Nunca mais aconteça isso comigo)
 
E eu tentei me proteger
De tudo que você falou
Pra que eu não sofresse
Não é difícil desfazer
Todas as coisas que eu fiz
E o meu recado é esse
 
Eu não preciso de você
Tudo que eu quero é sobreviver
A isso que você criou
E o destino é o meu melhor amigo
E eu espero que nunca mais
Aconteça isso comigo
(Nunca mais aconteça isso comigo)
 
 
 
 
 
Dado o (ótimo) recado da moça, agora a gente parte com tudo para o...
 
 
 
 
Já disse e vou repetir: essa seção é uma das minhas preferidas do blogue, pois é um mergulho com tudo na história mundial e brasileira. O EnTHulho felizmente não é só música! :) Hoje mesmo, nossa viagem nostálgica nos leva de volta 50 anos atrás!
 
Abaixo, a 'Linha Do Tempo" referente ao ano de 1966 no Brasil. Informações colhidas do site "Linha Do Tempo 60":
 
 
Israel Pinheiro da Silva toma posse e assume o governo de Minas Gerais. Israel foi um dos pioneiros da indústria siderúrgica do país, fundador e diretor de empresas siderúrgicas e metalúrgicas. - 31.01
 
AI3 determina eleições indiretas para governadores nos estados prefeitos nomeados nas capitais - 5/2

Ademar de Barros é afastado do governo de São Paulo e cassado, assume Laudo Natel - 5/06

O MDB decide não avalizar a farsa da "eleição presidencial indireta" ditatorial - 8/6

28º Congresso da UNE, o 2º na ilegalidade, num convento em Belo Horizonte. José Luís Guedes eleito pres - 28/7

Aparece boiando no r. Jacuí, RS, cheio de marcas de tortura, o corpo do sargento Manoel Raimundo Soares, preso pela ditadura em 11/3 - 24/8

"Eleição" indireta para governador em 12 estados. A ditadura, "vence" todas. - 3/9

O marechal Amaury Kruel deixa o 2º Exército com manifesto de crítica aos rumos do regime militar. - 9/9

Criado o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Fim da estabilidade nas empresas privadas por Roberto Campos, ministro do Planejamento do governo militar - 13/9/

Protesto nacional estudantil. - 15/9

Lei nº 5108 institui o Código Nacional de Trânsito. - 21.09

Dia nacional de luta contra a ditadura, convocado pela UNE. - 22/9

Massacre da Praia Vermelha. A PM invade a Fac. de Medicina e espanca estudantes no Rio. - 23/9

Costa e Silva é eleito presidente 3/10

Cassação dos mandatos de vários deputados federais 12/10 a medida provoca reações no congresso que é posto em recesso por um mês 19/10

Lançada no Rio a Frente Ampla, antiditadura, unindo Lacerda, Goulart e JK - 28/10

Lei nº 5.143 institui o Imposto sobre Obrigações Financeiras (IOF). - 20.10

Che Guevara, disfarçado, chega de trem a Corumbá (hoje MS). Vem de SP, a caminho da Bolívia - 6/11

Decreto-Lei nº 37 dispõe sobre o Imposto de Importação e reorganiza os serviços aduaneiros. - 18.11

Criação da Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR). - 18.11

Juscelino e Lacerda lançam manifesto oposicionista em Lisboa. - 19/11

É criado, por decreto-lei, o INPS - Instituto Nacional de Previdência Social - 21.11 -

Ato Institucional nº 4 compele o Congresso a votar a Constituição
de Castelo - 7/12
 
 
As novelas já haviam virado hábito nos lares brasileiros. Enquanto a Globo engatinhava, a TV Excelsior e a Tupi exibiam já clássicos como "Alma de Pedra" e "Redenção".
 
Já no mundo, em 17/01, dois aviões da força aérea norte-americana chocaram em pleno voo sobre a localidade espanhola de Palomares, matando os seus 8 tripulantes e deixando cair quatro bombas de hidrogénio de 70 quilotoneladas sobre a terra e outra no mar. Duas dessas explodiram no ar derramando plutónio radoativo. A terceira foi recuperada quase intacta no leito seco de um rio e a quarta foi recuperada no mar após uma extensa pesquisa.
 
Nos cinemas de 1966: "Farenheit 451", "Django", "Um Homem, Uma Mulher", "Persona", "Quem Tem Medo De Virginia Woof", "Batman, o Homem Morcego", dentre outros.
 
No terreno musical internacional, os Rolling Stones chegavam pra competir com os Beatles pelo título de melhor grupo de Rock do planeta, ao passo que, num ritmo totalmente oposto, The Mamas And The Papas também conquistavam seu espaço. Vejam os maiores hits de 1966:
 
 
BEATLES - Girl
BEATLES - Michelle
BEATLES - Paperback Writes
BEATLES - Yesterday
BEATLES - You've Got To Hide Your Love Away
BOB DYLAN - Like A Rolling Stone
CHARLES AZNAVOUR - La Boheme
CHRIS MONTEZ - The More I See You
CHRISTOPHE - Aline
FRANK SINATRA - Strangers In The Night
HERB ALPERT & THE TIJUANA BASS - Whipped Cream
HERVÉ VILLARD - Capri C'est Fini
NANCY SINATRA - These Boots Are Made for Walkin'
ORNELLA VANONI - Io Te Darò Di Piú
PEELS - Juanita Banana
PINO DONAGGIO - Io Che Non Vivo Senza Te
RAY CONNIF - Somewhere My Love
SAM THE SHAM & THE PHARAOS - Wolly Bully
SIMON & GARFUNKEL - I Am Rock
SIMON & GARFUNKEL - The Sounds Of Silence
THE JET BLACKS - Theme For Young Lovers
THE MAMAS & THE PAPAS - California Dreamin'
THE MAMAS & THE PAPAS - Monday Monday
THE ROLLING STONES - As Tears Goes By
THE ROLLING STONES - (I Can't Get No) Satisfaction
TONY BENNET - The Shadow Of Your Smile


Quer saber como era a música no Brasil nesse ano? É pra já....viajando para....1966!!

Há 50 anos...
 
1) NARA LEÃO - A Banda
2) ROBERTO CARLOS - E Que Tudo O Mais Vá Pro Inferno
3) RONNIE VON - Meu Bem
4) JAIR RODRIGUES - Disparada
5) OS VIPS - A Volta
6) DENY & DINO - Coruja
7) JERRY ADRIANI- Um Grande Amor
8) AGNALDO RAYOL - A Praia
9) LENO & LILIAN - Pobre Menina
10) JOELMA - Não Diga Nada
11) MOACYR FRANCO - Eu Te Darei Bem Mais
12) WANDERLÉA - Ternura
13) WILSON SIMONAL - Mamãe Passou Açúcar Em Mim
14) CHICO BUARQUE - A Rita
15) ELIS REGINA - Upa Neguinho!
16) ALTEMAR DUTRA - Brigas
17) RENATO E SEUS BLUE CAPS - Meu Primeiro Amor
18) CARLOS JOSÉ - Guarânia Da Saudade
19) THE BELLS - O Muro De Berlim
20) GOLDEN BOYS - Alguém Na Multidão
 

MENÇÕES HONROSAS:
 
AGNALDO TIMÓTEO - Aline
AGNALDO TIMÓTEO - Mamãe
ANGELA MARIA - Cinderela
BRAZILIAN BITLES - Cabelos Longos, Ideias Curtas
CARLOS GONZAGA - Juramento De Playboys
CARLOS JOSÉ - Suburbana
CHICO BUARQUE - Olê, Olá
CHICO BUARQUE, ODETE LARA & MPB-4 - Noite Dos Mascarados
CIDINHA SANTOS - É Tão Fácil Dizer Não Fique Triste
DENISE BARRETO - Não ME Deixe Só
EDUARDO ARAÚJO - O Bom
ELIS REGINA - Canto De Ossanha
ELIZETH CARDOSO - Apelo
FEVERS - Vai Ser Bom
GERALDO VANDRÉ - Porta-Estandarte
GOLDEN BOYS - Mágoa
JAIR RODRIGUES - Tristeza
JAIR RODRIGUES - Vem Chegando A Madrugada
JERRY ADRIANI - Ninguém Poderá Julgar-Me
JOSÉ RICARDO - Eu Te Amo
LENO & LILIAN - Devolva-Me
LUIZ CARLOS - Samba Na Palma Da Mão
MARCOS ROBERTO - Fim De Sonho
MARIA BETHÂNIA - Anda Luzia
MAYSA - Dia Das Rosas
PERY RIBEIRO - Giramundo
ROBERTO CARLOS - É Papo Firme
ROBERTO CARLOS - Esqueça
ROBERTO CARLOS - Eu Te Darei O Céu
ROBERTO CARLOS - Mexericos De Candinha
ROBERTO CARLOS - Não Quero Ver Você Triste
SILVIO CESAR - Eu Te Agradeço
SONIA DELFINO - Dia Das Rosas
THE JORDANS - Tema De Lara
WANDERLEY CARDOSO - Deus Te Acompanhe
WILSON SIMONAL - Carango
 
 
COMENTÁRIOS: Repitam comigo: ROBERTO CARLOS!!! ROBERTO CARLOS!! ROBERTO CARLOS!! Apesar de não estar em primeiro lugar, 66 foi do Rei por excelência, pois os maiores hits da fase roqueira dele estão nesse ano. Ô, foi difícil escolher só uma, hein?
 
Wanderléa, a princesinha da Jovem Guarda, chegava com toda sua "Ternura", Ela viria até a estrelar filmes com o rei, e fazer parcerias honrosas com Erasmo Carlos. Tudo na base da amizade! "Eu Sou Terrível" Rs
 
Analisando os vinte primeiros colocados, percebe-se que a MPB estava bifurcada (desde aquela época, SEM OR!!!): Romantismo (Jerry, Rayol, Moacyr, Ronnie, Altemar) e Anarquismo (que engloba as firulas da Jovem Guarda e músicas de real oposição ditatorial, dentre elas, a épica "Disparada", cantada magnanimamente por Jair Rodrigues. Quem puder ver o vídeo, vai ficar de alma lavada ao constatar a cara de tacho dos militares no Festival na qual ela foi lançada. É o que sempre digo: censura e ditadura...só força de tesourada e bruta mesmo, porque inteligência passou longe....)
 
 
 
 
 
Por falar em festivais, a já citada "Disparada" empatou com "A Banda", música de Chico Buarque defendida com ele pela princesinha da Bossa-Nova, a doce Nara Leão, no 2º Festival de MPB da TV RECORD.
 
Diga aí: que vontade de viver em 1966, hein??
 
A BANDA
Nara Leão
Chico Buarque ]
 
Estava à toa na vida, o meu amor me chamou
Pra ver a banda passar cantando coisas de amor
A minha gente sofrida despediu-se da dor
Pra ver a banda passar cantando coisas de amor
O homem sério que contava dinheiro parou
O faroleiro que contava vantagem parou
A namorada que contava as estrelas parou
Para ver, ouvir e dar passagem
A moça triste que vivia calada sorriu
A rosa triste que vivia fechada se abriu
E a meninada toda se assanhou
Pra ver a banda passar cantando coisas de amor

O velho fraco se esqueceu do cansaço e pensou
Que ainda era moço pra sair no terraço e dançou
A moça feia debruçou na janela
Pensando que a banda tocava pra ela
A marcha alegre se espalhou na avenida e insistiu
A lua cheia que vivia escondida surgiu
Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar cantando coisas de amor
Mas para meu desencanto o que era doce acabou
Tudo tomou seu lugar depois que a banda passou
E cada qual no seu canto, em cada canto uma dor
Depois da banda passar cantando coisas de amor
 
 
TH - Estimem-me melhoras, please!
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...