domingo, 31 de julho de 2016

TOPTULHO MUSICAL # 86! (Especial Raul Seixas!!)


Encerramos o mês do Rock aqui no EnTHulho Musical com uma merecida reverência a quem é considerado pai dele aqui no Brasil: nosso amado RAUL SEIXAS!

Antes, um vômito bem grande na cara daqueles que insistem em demonizá-lo por supostas mensagens subliminares em músicas, "pacto com demo" ou Paulo Coelho e afins. Não sejam esse tipo de gente, pelamor! O medo não traz lucidez e, agindo assim, vocês deixam de conferir a genialidade da obra desse cara, que virou um mito incontestável!

Agora, um trecho do que o EnTHulho já falou dele, há cinco anos (Maio/2011):

"Alguém aqui, como eu, já se imaginou encontrando Raul Seixas num bar?
Minha imaginação aguça sempre essa hipótese. Diante de tudo o que sei sobre o mestre - sua "simplicidade excêntrica" como pessoa e vocação pra "desagradar" o sistema, seja pelas críticas de seus versos ou até pelo seu jeito de vestir, eu sempre idealizei o Raul como um companheiro desses de bar, com quem sempre valerá a pena tomar umas cervejas e trocar idéias inteligentes e proveitosas. Afinal, é assim que eu enxergo os grandes mestres: pessoas que não ostentam a grandiosidade e são bem mais humanas do que se imagina...
Mestres em bares existem aos montes. E "famosos disfarçados de mortais" mais ainda! Sempre pensei no Raul como um professor de faculdade que, ao término da aula, sai com seus alunos para o barzinho e c(a)ontava histórias emblemáticas sobre o sistema, a sociedade e a alma humana.
Dono de um legado músical extraordinário e considerados por muitos o "pai do rock brasileiro", Raul é muito mais do que lhe adjetivam. Trouxe, além de composições marcantes, uma importantíssima reflexão para a sociedade da época - especificadamente para os fãs de boa música nas décadas de 70 e 80. E, como não poderia deixar de ser, também causou reações adversas e foi, em dado momento, taxado de "bruxo maldito". Muita gente se assustava com a figura do Raul, quando aparecia na tevê dando seu recado e também diante de todas as histórias que rondeavam sua carreira (pacto com diabo? mensagens subliminares maquiavélicas em suas músicas? será tudo verdade???). Mas o principal está eternizado - é incrível e maravilhosa a força que o cara teve, e até hoje sua obra é reverenciada com louvor não apenas pelos contemporâneos de seu auge, mas também pelos mais novos e curiosos.
Voltando ao bar, se me deparasse com ele, sem pestanejar diria; "Pô, o mundo não é mais o mesmo. A sociedade não tem sequer a capacidade de imaginar-se alternativa. Você fez história, velho. Volta pra cá. Ou canta pra subir!"




Para homenageá-lo, fiz uma enquete nas redes sociais sobre quais as músicas que os internautas mais gostavam dele. E o ótimo resultado você confere AGORA!

1) A MAÇÃ (Álbum "Novo Aeon", de 1975)
2) MALUCO BELEZA (Álbum "O Dia Em Que A Terra Parou", de 1977)
3) GITA (Álbum "Gita", de 1974)
4) TENTE OUTRA VEZ (Álbum "Novo Aeon", de 1975)
5) OURO DE TOLO (Álbum "King-Ha Bandolo, de 1973)
6) O TREM DAS 7 (Álbum "Gita", de 1974)
7) SOCIEDADE ALTERNATIVA (Álbum "Gita", de 1974)
8) COWBOY FORA DA LEI (Álbum "Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum!", de 1987)
9) METAMORFOSE AMBULANTE (Álbum "King-Ha Bandolo, de 1973)
10) ALUGA=SE (Álbum "Abre-Te Sésamo", de 1980)
11) EU NASCI HÁ DEZ MIL ANOS ATRÁS (Álbum "Há Dez Mil Anos Atrás", de 1976)
12) TU ÉS O MDC DA MINHA VIDA (Álbum "Novo Aeon", de 1975)
13) CARIMBADOR MALUCO (Álbum "Raul Seixas"', de 1983)
14) MEU AMIGO PEDRO (Álbum "Há Dez Mil Anos Atrás", de 1976)
15) MEDO DA CHUVA (Álbum "Gita", de 1974)
16) ROCK DAS ARANHAS (Álbum "Abre-Te Sésamo", de 1980)
17) O DIA EM QUE A TERRA PAROU (Álbum "O Dia Em Que A Terra Parou", de 1977)
18) LUA CHEIA (Álbum "Raul Seixas"', de 1983)
19) MOSCA NA SOPA (Álbum "King-Ha Bandolo, de 1973)
20) COMO VOVÓ JÁ DIZIA (Trilha da novela "O Rebu", de 1974)

TAMBÉM FORAM VOTADAS:

21) CANTO PARA MINHA MORTE
22) POR QUEM OS SINOS DOBRAM
23) MATA VIRGEM
24) GOSPEL
25) SESSÃO DAS DEZ
26) NÃO PARE NA PISTA
27) A HORA DO TREM PASSAR
28) BABY
29) EU TAMBÉM VOU RECLAMAR
30) E PARABÉNS, AGORA!

SUCESSOS NÃO VOTADOS

A LEI
AS AVENTURAS DE RAUL SEIXAS NA CIDADE DE THOR
AS PROFECIAS
AREIA DA AMPULHETA
AVE MARIA DA RUA
BE-BOP-A-LULA
CAVALOS CALADOS
CHECK-UP
CORAÇÃO NOTURNO
DDI
EU QUERO SER O HOMEM QUE SOU (DIZENDO A VERDADE)
EU SOU EGOÍSTA
JUDAS
METRÔ LINHA 743
NÃO QUERO ANDAR NA CONTRAMÃO
NO FUNDO DO QUINTAL DA ESCOLA
O HOMEM
O SEGREDO DO UNIVERSO
QUANDO ACABAR O MALUCO SOU EU!
QUE LUZ É ESSA?
ROCK DO DIABO
ROCK N' ROLL
SAPATO 36
SENHORA DONA PERSONA
S.O.S



Só clássicos, hein? Mas como a voz do povo é a voz de Deus (ou do diabo, como atesta em "Rock Do Diabo"), vamos com a primeira posição, segundo vocês mesmos!! ;)

A MAÇÃ
Raul Seixas

Se esse amor
Ficar entre nós dois
Vai ser tão pobre amor
Vai se gastar...

Se eu te amo e tu me amas
Um amor a dois profana
O amor de todos os mortais
Porque quem gosta de maçã
Irá gostar de todas
Porque todas são iguais...

Se eu te amo e tu me amas
E outro vem quando tu chamas
Como poderei te condenar
Infinita tua beleza
Como podes ficar presa
Que nem santa num altar...

Quando eu te escolhi
Para morar junto de mim
Eu quis ser tua alma
Ter seu corpo, tudo enfim
Mas compreendi
Que além de dois existem mais...

Amor só dura em liberdade
O ciúme é só vaidade
Sofro, mas eu vou te libertar
O que é que eu quero
Se eu te privo
Do que eu mais venero
Que é a beleza de deitar...

Quando eu te escolhi
Para morar junto de mim
Eu quis ser tua alma
Ter seu corpo, tudo enfim
Mas compreendi
Que além de dois existem mais...

Amor só dura em liberdade
O ciúme é só vaidade
Sofro, mas eu vou te libertar
O que é que eu quero
Se eu te privo
Do que eu mais venero
Que é a beleza de deitar...




Que saudade, não? Mas ainda não acabou...chegou a hora de conferir o TopTulho contemporâneo! Vamulá!


O TopTulho, você já sabe: reunimos as músicas mais pedidas nas principais mídias especializadas em MPB, rock nacional e estilos afins e compilamos semanalmente! Aqui, Funk sexualizado raso e Sertanejo universitário de pegação de mulher - bem como demais estilos vazios, não entram! Preconceito? Sim, aqui com louvor!

Na edição de hoje, a gatinha Monique Kessous continua no comando da parada, e temos duas estreias: Marcelo Jeneci e Frejat, que entram no lugar de Toni Platão e da parceria entre Samuel Rosa e Lô Borges, que nos deixaram!

Não gosto do Jota Quest, nem tenho opinião exatamente formada sobre o Projota, mas essa música deles está super estourada nas rádios brasileiras - e aqui no TopTulho, não poderia ser diferente! Fiquemos com eles, então! Mas antes, vamos checar como ficou a edição de hoje!

TOPTULHO MUSICAL - EDIÇÃO # 86 - 31/07/2016

1) MONIQUE KESSOUS - Eu Sem Você (=) (6 Semanas)    
2) JOTAQUEST & PROJOTA - Um Dia Pra Não Se Esquecer (=) (10 Semanas)    
3) TIAGO IORC & SANDY - Me Espera (=) (9 Semanas)
4) IVETE SANGALO - O Farol (=) (6 Semanas)    
5) BABY DO BRASIL, SÉRGIO MENDES & ROGÉRIO FLAUSINO - Se Ligaê (=) (9 Semanas) 
6) ROBERTA SÁ - Me Erra (=) (6 Semanas)    
7) MARISA MONTE & DADI - Da Aurora Até O Luar (+1) (9 Semanas) 
8) MILTON NASCIMENTO & DANI BLACK - Maior (+1) (5 Semanas)  
9) ZECA BALEIRO - Era Domingo (+1) (15 Semanas)   
10) FERNANDA ABREU - Saber Chegar (+5) (3 Semanas) 
11) ALICE CAYMMI - Meu Recado (-4) (12 Semanas)  
12) NANDO REIS/2REIS - O Mundo É Bão Sebastião (+2) (3 Semanas) 
13) TITÃS - Televisão (=) (4 Semanas)
14) NATIRUTS - Dou Não Dou (+3) (3 Semanas)
15) MOSKA - Tudo O Que Acontece De Ruim É Pra Melhorar (-4) (11 Semanas) 
16) CARLINHOS BROWN & ARNALDO ANTUNES - Dois Grudados (-4) (6 Semanas) 
17) FREJAT - Mais Do Que Tudo (ESTREIA)
18) LÉO JAIME - Charme Do Mundo (=) (3 Semanas)
19) ILLY - Só Eu E Você (=) (2 Semanas)
20) MARCELO JENECI - Veja Margarida (ESTREIA)

Saiu:

TONI PLATÃO - Telefone (3 Semanas. Maior posição: 16)
SAMUEL ROSA & LÔ BORGES - O Trem Azul (4 Semanas. Maior posição: 14) 



Os jotas!

UM DIA PRA NÃO ESQUECER
Jota Quest e Projota!


Hey irmão, hoje era pra ser
O dia que ela voltaria de vez
Um dia pra não se esquecer
Mas você ainda não se ligou

Hey irmão, hoje era pra ser
Uma daquelas noites de paixão
A paz te pedindo passagem
Mas você quer se desculpou

Ooh, você não mudou
Ooh, mas você não mudou

Hoje era pra noite não ter fim
Pra se perderem por ai
Mas você não deu valor

Hoje é tua chance de se abrir
De se entregar e assumir
Que você tem um grande amor

Hey irmão hoje era pra ser
O dia dela te dizer que entendeu
Deu medo tua indiferença
E que está pronta pra te perdoar

Hey irmão, hoje pode ser
Último dia que ela pensa em você
O dia pra deixar de ser
O insensível que cê sempre foi

Ooh, a hora chegou
Ooh, a tua hora chegou

Hoje era pra noite não ter fim
Pra se perderem por ai
Mas você não deu valor

Hoje é tua chance de se abrir
De se entregar e assumir
Que você tem um grande amor


TH - Que venha um Agosto de muito bom gosto!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...