domingo, 6 de setembro de 2015

TOPTULHO MUSICAL # 40!


E o TopTulho Musical começa Setembro...quarentão!

Chegamos à 40ª edição da parada mais querida do país, que compila as músicas de MPB e rock nacional das principais mídias especializadas. Quem diria hein? Nem eu botava fé que essa seção iria "pegar"!

Hoje temos 3 grandes estreias, de artistas de estilos bem diferentes entre si: a rainha do axé Ivete Sangalo aparece pela primeira vez no TopTulho, e já chega chegando em 15º com "Azul Da Cor Do Mar"; o roqueiro Leoni também pinta por essas bandas, na 17ª posição com "Amar Um Pouco Mais"; por fim, a sempre bem-vinda Adriana Calcanhotto, que está com um disco novo lindo, trazendo toda a sua "Felicidade". Nos despedimos, assim, da Banda Do Mar, da Maria Gadú e do Seu Jorge!

Marisa Monte hoje leva o troféu de maior queda da parada, uma vez que "O Que Você Quer Saber De Verdade" despencou 10 posições! E é de Francisco Eller a maior subida: 8 posições a mais com "As Folhas Da Praça Paris". 

Também temos um novo primeiro lugar. Depois de 4 semanas consecutivas, Gal Costa libera passagem para que o eterno exagerado Cazuza comande a parada, a partir de hoje. 

Veja como ficou a 40ª edição do TopTulho:

1) CAZUZA - Exagerado 3.0 (+2) (7 Semanas)
2) ZECA PAGODINHO - Ser Humano (+3) (9 Semanas)
3) EMICIDA - Boa Esperança (+1) (8 Semanas)
4) TIÊ - A Noite (-2) (13 Semanas)
5) GAL COSTA - Quando Você Olha Pra Ela (-4) (13 Semanas)
6) SEU JORGE - Felicidade (=) (5 Semanas)
7) LUIZA POSSI - Pra Te Lembrar (=) (12 Semanas)
8) JOHNNY HOOKER - Volta (=) (6 Semanas)
9) CÁSSIA ELLER - Segredo (+1) (6 Semanas)
10) JOHNNY HOOKER & THIAGO PETHIT - Wicked Game (+2) (9 Semanas)
11) CHICO CHICO - As Folhas Da Praça Paris (+8) (3 Semanas)
12) ERASMO CARLOS - Grilos (+1) (4 Semanas)
13) MARCELO JENECI - O Melhor Da Vida (+1) (6 Semanas)
14) JOTA QUEST & NATIRUTS - Reggae Town (+1) (2 Semanas)
15) IVETE SANGALO - Azul Da Cor Do Mar (ESTREIA)
16) JORGE VERCILO & LUANA MALLET - Quem? (+2) (3 Semanas)
17) LEONI - Amar Um Pouco Mais (ESTREIA)
18) LENINE - Simples Assim (-7) (13 Semanas)
19) MARISA MONTE - O Que Você Quer Saber De Verdade? (-10) (4 Semanas)
20) ADRIANA CALCANHOTTO - Felicidade (ESTREIA)

Saíram:

BANDA DO MAR - Dia Clarear (5 Semanas. Maior posição: 12)
MARIA GADÚ - O Bloco (14 Semanas. Maior posição: 03)
SEU JORGE - Motoboy (12 Semanas. Maior posição: 03)

O jeito angelical esconde uma maloqueira de carteirinha, uma malandra que vive fazendo todos rirem ao seu redor, que faz imitações gozadíssimas e que é aquela "parça" do bem, se formos colocar os artistas da MPB recentes numa sala de aula: ela seria, sem dúvidas, a piadista da turma!

Mas ela está aqui com uma balada, já há 3 meses conosco (que foi tema da novela "Sete Vidas"), e vem se mantendo firme, numa boa pontuação. Já falamos muito de sua mãe esse ano, agora é hora de homenagearmos a filha...vem pra cá, Luiza Possi!!


Luiza: a angelical maloqueira!

PRA TE LEMBRAR
Nei Lisboa. Luiza Possi

Que é que eu vou fazer pra te esquecer?
Sempre que já nem me lembro, lembras pra mim
Cada sonho teu me abraça ao acordar
Como um anjo lindo
Mais leve que o ar
Tão doce de olhar
Que nenhum adeus pode apagar

Que é que eu vou fazer pra te deixar?
Sempre que eu apresso o passo, passas por mim
E um silêncio teu me pede pra voltar
Ao te ver seguindo
Mais leve que o ar
Tão doce de olhar
Que nenhum adeus pode apagar

Me abraça ao acordar
Como um anjo lindo
Mais leve que o ar
Tão doce de olhar
Que nenhum adeus pode apagar

Que é que eu vou fazer pra te lembrar?
Como tantos que eu conheço e esqueço de amar
Em que espelho teu, sou eu que vou estar?
A te ver sorrindo

Mais leve que o ar
Tão doce de olhar
Que nenhum adeus vai apagar





Linda, não? Mas guentaí que vem mais coisa linda, pois já vai começar o...


2003 foi um ano bem apático na minha vida, talvez o mais de todos!

Inteiramente dedicado à faculdade, não namorei, não badalei, não fiz nada que os demais jovens de 21 anos fariam...

Musicalmente, porém, foi bem agitado. No mundo internacional, ocorreu o lançamento de uma das bandas de New Metal mais icônicas de todos os tempos, o Evanescence. Teve também disco novo da Madonna, o "American Life", que eu adoro, e o pop internacional estava bem nas mãos de Justin Timberlake (apontado como o novo Michael Jackson), Eminem, Britney Spears, Christina Aguilera, as lésbicas não lésbicas do t.A.T.u e com o falso rock do Linkin Park.

Na TV, pelo menos três novelas inesquecíveis: "Mulheres Apaixonadas", "Chocolate Com Pimenta" e "Celebridade". Ainda teve "Agora É Que São Elas", "Kubanacan", dentre outras! Ainda na TV, teve a estreia do programa "Panico" (que depois ficou totalmente piada de mau gosto), além da minissérie "Casa Das Sete Mulheres", o término dos "Normais" e os 30 anos do "Fantástico".

Nos cinemas, "Procurando Nemo", "O Todo Poderoso", mais continuidades das sagas "Senhor Dos Aneis", "Matrix" e "Exterminador Do Futuro".

Politicamente, foi o ano da posse do primeiro mandato de Lula e, ao seu final, a criação do tão criticado "Bolsa-Família".

E no plano musical nacional? A gente confere agora. Ligando a nave nostálgica para nos levar até...2003!

Há 12 anos...

1) TRIBALISTAS - Velha Infância
2) RENATO RUSSO - Mais Uma Vez
3) ANA CAROLINA - Encostar Na Tua 
4) JOTA QUEST - Amor Maior
5) RITA LEE - Amor e Sexo
6) TITÃS - Enquanto Houver Sol
7) SKANK - Dois Rios
8) DETONAUTAS ROQUE CLUBE - Quando O Sol Se For
9) CPM 22 - Dias Atrás
10) MARIA RITA - Cara Valente
11) LUKA - Tô Nem Aí
12) PAULINHO MOSKA - Pensando Em Você
13) ZECA BALEIRO - Telegrama
14) KID ABELHA - Lágrimas e Chuva
15) PITTY - Máscara
16) CAPITAL INICIAL - Olhos Vermelhos
17) VANESSA DA MATA - Nossa Canção
18) LOS HERMANOS - Cara Estranho
19) OS PARALAMAS DO SUCESSO - Seguindo Estrelas
20) LUIZA POSSI - Eu Sou Assim (Don't Trip On Me)


MENÇÕES HONROSAS:

ADRIANA CALCANHOTTO - Music
ANA CAROLINA - Elevador
ANA CAROLINA - Hoje Eu Tô Sozinha
ARMANDINHO - Folha De Bananeira
BETH LAMAS - Fama
BRO'Z - Prometida
CALEIDOSCÓPIO - Meu Sonho
CALEIDOSCÓPIO - Tem Que Valer
CAPITAL INICIAL - Como Devia Estar
CAPITAL INICIAL - Incondicionalmente
CATEDRAL - Um Minuto
CLÁUDIO ZOLI - Paraíso
CHARLIE BROWN JR. - Só Por Uma Noite
CHARLIE BROWN JR - Vícios e Virtudes
CHICO BUARQUE & MARIA BETHÂNIA - Sem Fantasia
CIDADE NEGRA - A Estrada (Acústico)
CPM 22 - Desconfio
CPM 22 - Não Sei Viver Sem Você
DANIELA MERCURY - Dona Da Banca
DANIELA MERCURY - Meu Plano
DEBORAH BLANDO - Chocolate Com Pimenta
DETONAUTAS ROQUE CLUBE - Olhos Certos
DUDU NOBRE - Tempo De Don Don
ED MOTTA - Tem Espaço Na Van
ENGENHEIROS DO HAWAII - Até O Fim
FELIPE DYLON - Deixa Disso
FERNANDA ABREU - Luxo Pesado
FERNANDA PORTO - Amor Errado
FREJAT - Eu Preciso Te Tirar Do Sério
FREJAT - Sobre Nós Dois (E O Resto Do Mundo)
GABRIEL, O PENSADOR - Retrato De Um Playboy
GABRIEL, O PENSADOR & TITÃS - Cara Feia
GAL COSTA - Epitáfio
GAL COSTA - Nossos Momentos
GURUS - Até O Fim Do Mundo
IVAN LINS - Jamais Te Esquecerei
IVETE SANGALO - Somente Eu E Você
IVETE SANGALO - Sorte Grande
JORGE ARAGÃO & JORGE VERCILO - Encontro Das Águas
JORGE VERCILO - Monalisa
JORGE VERCILO - Fênix
KÁTIA B - Segredo
KÁTIA B - Só Deixo Meu Coração Na Mão De Quem Pode
KELLY KEY - Adoleta
KID ABELHA - Quero Te Encontrar
LENINE - Agora É Que São Elas
LENINE - Quadro Negro
LS JACK - Uma Carta
LUIZA POSSI - Além Do Arco-Íris
LUIZA POSSI - Quase Um Segundo
LULU SANTOS - Já É
LULU SANTOS - Melô Do Amor
MARCELO D2 - À Procura Da Batida Perfeita
MÁRCIA - Eu e a Brisa
MARGARETH MENEZES - Dandalunda 
MARINA LIMA - Fullgás (Acústico)
MARINA LIMA - Sugar
MARIA BETHÂNIA - Magnificat
MARIA BETHÂNIA - Preciso Aprender a Ser Só
MC PELÉ - Beijo Na Boca (Namorar Pelado)
MC SERGINHO - Eguinha Pocotó
NANDO REIS - Dentro Do Mesmo Time
NANDO REIS - Luz Dos Olhos
NANDO REIS - O Meu Posto
NEY MATOGROSSO - Coubanakan
O RAPPA - Reza Vela
PAULINHO MOSKA - Lágrimas Diamantes
PITTY - Admirável Chip Novo
PITTY - Teto De Vidro
RITCHIE - Lágrimas Demais
ROBERTA SÁ - A Vizinha Do Lado
ROUGE - Beijo Molhado
RODOX - De Costas Pro Mar
ROUGE - Um Anjo Veio Me Falar
SIMONE & MARTINHO DA VILA - Ex-Amor
TIHUANNA - Bote Fé
TIM MAIA & DJ MEMÊ - Não Quero Dinheiro
TRIBALISTAS - Passe Em Casa
ULTRAJE A RIGOR - Me Dá Um Olá
VEGA - Flores No Deserto
VEGA - Vozes De Uma Dor
WANESSA CAMARGO - Um Dia...Meu Primeiro Amor!


COMENTÁRIOS DE TH: Aproveitem enquanto ainda tem rock em nossa cronologia. Já já começa o festival de NX Zeros, Fresnos, Strikes, Restarts e demais bandas de emocore miguxês, aí vocês sentirão falta dos desdobramentos de Charlie Brown Jr que existem por aí. Por exemplo, na de hoje, tem CPM 22 e Detonautas. Curiosamente, o líder desses últimos, Tico Santa Cruz, conseguiu dar uma nova cara, mais politizada à banda, nos últimos anos. Felizmente! Já o próprio Charlie Brown Jr, por sua vez, ficou no "quase". Quase entrou em nossa parada com a música "Vícios e Virtudes", de seu acústico MTV, mas infelizmente não rolou dessa vez. 

Mais rock nacional: Os Paralamas Do Sucesso ressurgem com uma balada maravilhosa, uma das minhas preferidas: "Seguindo Estrelas"; os Los Hermanos voltam com a exótica "Cara Estranho"; Capital Inicial com a balada "Olhos Vermelhos", com direito a Maria Fernanda Cândido (de novo) no clipe; "Lágrimas e Chuva", megahit dos anos 80, voltam em versão acústica com o Kid Abelha; Jota Quest com MAIS UMA BALADA (que aguenta, SEM OR!!)...ainda se fosse uma "Enquanto Houver Sol" dos Titãs pelo menos, né? Ou uma "Dois Rios", totalmente beatlemaníaca do Skank...por fim, ainda trouxeram Renato Russo do além: aposto que tocava "Mais Uma Vez" no intervalo da sua escola! ;)

As filhotas de divas famosas fizeram a festa! Zizi Possi viu o sucesso de seu rebento Luiza Possi, (que debutou um ano antes). "Eu Sou Assim" abre a parada em 20º. Já 2003 foi também o ano de estreia de Maria Rita, filha de Elis Regina, que causou grande comoção na mídia. 

Dois debuts importantes em nosso TopTulho Do Passado: Vanessa da Mata e Pitty! Nas próximas edições, com certeza vocês verão muito mais músicas dessas belezuras!

Da macharada, o romantismo no ponto de Paulinho Moska, e o brega escrachado de Zeca Baleiro deram o tom. 

Da mulherada, o sarcasmo inconfundível de Rita Lee e o romantismo sapatônico de Ana Carolina (que lançou sua galinha de ovos de ouro esse ano - o icônico "Estampado") estiveram no auge: ambas estão no Top 5!

E ainda sobrou espaço pro pop brasileiro, aquela música que você sempre quis (ou mandou) pro(a) seu (sua) ex: "Tô Nem Aí", da Luka!


Tríade, trinômio, trindade...era assim que abria o disco dos Tribalistas - projeto constituído de Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes, que foi lançado na reta final de 2002. Um ano depois, porém, impulsionada pela novela "Mulheres Apaixonadas", a música "Velha Infância" fez um sucesso tremendo e se tornou um dos hinos da música brasileira, e o número 1 de 2003!. 

Vamos conferi-la...já!!

VELHA INFÂNCIA
Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes


Você é assim
Um sonho pra mim
E quando eu não te vejo

Eu penso em você
Desde o amanhecer
Até quando eu me deito

Eu gosto de você
E gosto de ficar com você
Meu riso é tão feliz contigo
O meu melhor amigo é o meu amor

E a gente canta
E a gente dança
E a gente não se cansa
De ser criança
Da gente brincar
Da nossa velha infância

Seus olhos, meu clarão
Me guiam dentro da escuridão
Seus pés me abrem o caminho
Eu sigo e nunca me sinto só

Você é assim
Um sonho pra mim
Quero te encher de beijos

Eu penso em você
Desde o amanhecer
Até quando eu me deito

Eu gosto de você
E gosto de ficar com você
Meu riso é tão feliz contigo
O meu melhor amigo é o meu amor

E a gente canta
A gente dança
A gente não se cansa

De ser criança
A gente brinca
A nossa velha infância

Seus olhos meu clarão
Me guiam dentro da escuridão
Seus pés me abrem o caminho
Eu sigo e nunca me sinto só

Você é assim
Um sonho pra mim
Você é assim

Você é assim
Um sonho pra mim
Você é assim

Você é assim


TH - Um ótimo feriado para vocês! ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...