domingo, 13 de setembro de 2015

TOPTULHO MUSICAL # 41!



Edição 41 de nosso TopTulho Musical, sua parada de MPB e rock brasileiro preferida! Tem também outros estilos, como samba, por exemplo...Aqui, a democracia de ritmos se faz presente, diferente da monocultura das grandes mídias popularescas. Lembro sempre que a gente constitui a parada por meio das mídias especializadas, como a rádio MPB FM e a Billboard Brasil!

A parada de hoje não tem grandes novidades. As músicas não "se mexeram" tanto, e o primeiro lugar permanece com Cazuza, e sua versão trintona de "Exagerado". Por outro lado, temos duas grandes estreias: Ana Cañas, com seu novo single "Hoje Nunca Mais" e o Emicida, que emplaca mais um hit conosco, desta vez na companhia de Vanessa da Mata: a ótima "Passarinhos". As duas entram no lugar de Lenine ("Simples Assim") e Marisa Monte ("O Que Você Quer Saber De Verdade"), que nos deixaram.

Assim ficou a edição 41:

1) CAZUZA - Exagerado 3.0 (=) (8 Semanas)
2) ZECA PAGODINHO - Ser Humano (=) (10 Semanas)
3) SEU JORGE - Felicidade (+3) (6 Semanas)
4) EMICIDA - Boa Esperança (-1) (9 Semanas)
5) JOHNNY HOOKER - Volta (+3) (7 Semanas)
6) TIÊ - A Noite (-2) (14 Semanas)
7) GAL COSTA - Quando Você Olha Pra Ela (-2) (14 Semanas)
8) CÁSSIA ELLER - Segredo (+1) (7 Semanas)
9) JOHNNY HOOKER & THIAGO PETHIT - Wicked Game (+1) (10 Semanas)
10) JOTA QUEST & NATIRUTS - Reggae Town (+4) (3 Semanas)
11) CHICO CHICO - As Folhas Da Praça Paris (=) (4 Semanas)
12) ERASMO CARLOS - Grilos (=) (5 Semanas)
13) IVETE SANGALO - Azul Da Cor Do Mar (+2) (2 Semanas)
14) LUIZA POSSI - Pra Te Lembrar (-7) (13 Semanas)
15) MARCELO JENECI - O Melhor Da Vida (-2) (7 Semanas)
16) JORGE VERCILO & LUANA MALLET - Quem? (=) (4 Semanas)
17) LEONI - Amar Um Pouco Mais (=) (2 Semanas)
18) ADRIANA CALCANHOTTO - Felicidade (+2) (2 Semanas)
19) ANA CAÑAS - Hoje Nunca Mais (ESTREIA)
20) EMICIDA & VANESSA DA MATA - Passarinhos (ESTREIA)

Saíram:

LENINE - Simples Assim (13 Semanas. Maior posição: 01)
MARISA MONTE - O Que Você Quer Saber De Verdade? (4 Semanas. Maior posição: 09)


São décadas defendendo o samba e o pagode. E parece nunca sair da moda...Zeca Pagodinho já se elenca dentre os maiores nomes do estilo e já é figura cativa na história da música brasileira. 

Aqui no TopTulho, já são quase 3 meses representando o estilo, e hoje está na vice liderança. Nada mal, Sr. Zeca, hoje a homenagem vai especialmente para ti, "Ser Humano" iluminado! :D

Essa faixa alto astral pertence ao seu disco homônimo, lançado este ano! Aliás, uma letra bem pertinente para esses tempos de ódio que vem assolando o país...temos mesmo que TER FÉ!


Como é que é, professor?

SER HUMANO
Zeca Pagodinho

Quero ver sempre no teu rosto essa felicidade
O teu sorriso iluminado que me faz tão bem
O teu astral pra cima já é marca registrada
Esse teu jeito que não guarda mágoa de ninguém

Essa vontade de quem vai vencer na vida
Eu tô com Deus e sei que Deus está contigo
Teu coração não cabe dentro do teu peito
Que está lotado transbordando de amigos

Você tem sempre uma palavra de consolo
Fica sem jeito se deixar alguém na mão
Tá sempre junto e misturado com seu povo
Fecha com quem está sem lenço e documento

Na correria você sempre encontra tempo
De demonstrar o que é ser gente de verdade
Sempre buscando o bem da humanidade

É ser humano, é ser humano, é ser humano, ser humano eh
É ser humano, que sabe chegar pra somar
É ser humano, não deixa a canoa virar
É ser humano, na hora que o tempo fechar, ser humano eh
É ser humano, que tá pro que der e vier
É ser humano, é tema da minha canção
É ser humano, eu tenho esperança e fé no ser humano...




Samba de primeira, hein? Mas não acabou não...agora vai começar o...





2004! Como sempre, começo pela minha experiência pessoal no ano que é objeto de análise e eu digo: esse foi um dos melhores! Conheci amigos pessoalíssimos, e foi o ano no qual comecei a blogar. Não era EnTHulho ainda, chamava Henrick's Blogger. Escrevia com tanta ingenuidade no alto de meus 22 anos, acabava colocando coisas muito pessoais e paguei o pato por isso. Mas tudo é aprendizado! Adorei esse ano, foi inesquecível!!

Musicalmente, estavam em alta bandas como Evanescence, Avril Lavigne, Seether, Simple Plan, Nightwish e a Beyoncé, a artista mais badalada do ano, em termos internacionais. 

Foi ano de Olimpíada também, e de eleições municipais. No cinema, alguns de meus filmes preferidos de todos os tempos: Crash, Closer, Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembrança, A Vila, Má Educação...

Na TV, o BBB-4 trouxe a maior briga de toda história do programa, entre Marcela e Solange "Iarnuou", com racismo e sexismo escancarados. Nas novelas, a Record voltou a concorrer nesse quesito, com duas produções: a fraca "Metamorphosis" e a elogiada "Escrava Isaura", versão da clássia que você já conhece (de Gilberto Braga), mas aqui, escrita por Tiago Santiago. Na Globo, a maior produção foi "Senhora do Destino", a maior audiência da década; a elogiada "Da Cor Do Pecado" e a versão 2004 de "Cabocla". Ainda teve as bombas "Começar de Novo" e "Como Uma Onda". Por fim, a minissérie "Um Só Coração" fecha as produções teledramatúrgicas com chave de ouro. 

Foi o ano do Tsunami no Oceano Índico, uma das maiores catástrofes mundiais...

Chegou a hora de viajar com nossa nave nostálgica e ver o que fazia sucesso na música brasileira em...2004!

Há 11 anos...

1) PITTY - Equalize
2) SKANK - Vou Deixar
3) MARCELO D2 - Qual É?
4) MARIA RITA - Encontros e Despedidas
5) ADRIANA PARTIMPIM - Fico Assim Sem Você 
6) ANA CAROLINA - Uma Louca Tempestade
7) NANDO REIS - Mantra 
8) JOTA QUEST - Do Seu Lado
9) IRA & PITTY - Eu Quero Sempre Mais
10) TRIBALISTAS - É Você
11) CÁSSIA ELLER - Palavras Ao Vento
12) ANA CAROLINA & MARIA BETHÂNIA - Pra Rua Me Levar
13) CHARLIE BROWN JR. - Tamo Aí Na Atividade
14) O RAPPA - Rodo Cotidiano
15) SIMONE - É Festa
16) MARJORIE ESTIANO - Você Sempre Será
17) RITA LEE - Tudo Vira Bosta
18) VANESSA DA MATA - Não Me Deixe Só (Remix)
19) FERNANDA PORTO & CHICO BUARQUE - Roda Viva
20) FERNANDA ABREU - Eu Vou Torcer

MENÇÕES HONROSAS:

ADRIANA PARTIMPIM - Borboleta
ADRIANA PARTIMPIM - Ciranda Da Bailarina
ALCIONE - Você Me Tira Do Sério
ANA CAROLINA - Nua
BARÃO VERMELHO - Cuidado
CAETANO VELOSO - Feelings
CAPITAL INICIAL - Não Olhe Pra Trás
CAPITAL INICIAL - Sem Cansar
CATEDRAL - Quem Disse Que O Amor Pode Acabar?
CHARLIE BROWN JR. - Champagne e Água Benda
CHARLIE BROWN JR. & MARCELO D2 - Samba Makossa
CIDADE NEGRA - Perto de Deus
COMADRE FULOZINHA - Flor de Rosa
CORDEL DO FOGO ENCANTADO - Chover
CLÁUDIO ZOLI - Manhãs De Maio
CPM 22 - Ontem
DADDY KALL - Ontem Foi Legal Demais
DANNI CARLOS - Não Leve a Mal
DETONAUTAS - O Dia Que Não Terminou
DETONAUTAS - Só Por Hoje
DETONAUTAS - Tenis Roque
DJAVAN - Bailarina
DJAVAN - Se Acontecer
DJAVAN - Vaidade
DOGÃO - Dogão É Mau (!)
EMMERSON NOGUEIRA - Hotel California
EMMERSON NOGUEIRA - Sailing
ENGENHEIROS DO HAWAII - Na Veia
ENGENHEIROS DO HAWAII - Vida Real
FELIPE DYLON - A Musa Do Verão
FELIPE DYLON - Mais Perto De Mim
FERNANDA GUIMARÃES - O Farol Da Noite
FREJAT - Túnel Do Tempo
IRA!- O Girassol
IRA! & SAMUEL ROSA - Tarde Vazia
IVETE SANGALO - Flor do Reggae
JORGE VERCILO - Contraste
LATINO - Festa No Apê
LEILAH MORENO - Vem Dançar
LENINE - Relampiano
LIAH - O Amor é Mais
LOS HERMANOS - O Vencedor
LS JACK - Meu Sossego
LUCIANA MELLO - Da Cor Do Pecado
LUDOV - Esquece e Vai Sorrir
LUIZA POSSI - Sair de Casa
LUIZA POSSI - Tudo O Que Há De Bom
LULU SANTOS - Delete
LULU SANTOS - Sem Nunca Dar Adeus
MARCELO D2 - À Procura Da Batida Perfeita
MARCELO D2 - Lodeando
MARCELO D2 - Vai Vendo
MARIA BETHÂNIA - Cigarro De Palha
MARIA BETHÂNIA - São João Xangô Menino
MARIA BETHÂNIA & NANA CAYMMI - Sussuarana
MARISA MONTE - Esqueça
MASKAVO - O Amor Não Sabe Esperar
NEGRA LI & HELIÃO - Guerreiro, Guerreira
NILA BRANCO - Pra Ninguém
O RAPPA - Salto
ORLANDO MORAES - Vem Não Vem
OS PARALAMAS DO SUCESSO & FREJAT - Uns Dias
PAULINHO MOSKA - O Jardim Do Silêncio
PAULINHO MOSKA - Reflexos e Reflexões
PAULINHO MOSKA - Tudo Novo De Novo
PITTY - I Wanna Be
PITTY - O Lobo
PITTY - Temporal
PLANTA & RAIZ - A Dois Passos Do Paraíso
PLANTA & RAIZ - De Cara Pro Mundo
RITA LEE - Meio-Fio
SKANK - Amores Imperfeitos
SKANK - Pegadas Na Lua
SKANK - Supernova
SKANK - Vamos Fugir
TITÃS - Eu Não Sou Um Bom Lugar
TITÃS - Provas De Amor
TITÃS - Vou Duvidar
TIHUANA - Mulheres são de Vênus, homens são de Marte
TRIBALISTAS - Mary Cristo
TRIBALISTAS - Passe Em Casa
VANESSA DA MATA - Essa Boneca Tem Manual
VANESSA DA MATA - Vem
ZECA BALEIRO & ZECA PAGODINHO - O Samba Do Approach
ZÉLIA DUNCAN - Dream A Little Dream Of Me
ZÉLIA DUNCAN - Jura Secreta
ZÉLIA DUNCAN & FREJAT - Exagerado 


COMENTÁRIOS DE TH: Eu considero 2004 o ano no qual a MPB reagiu e voltou a figurar nas paradas de mais pedidas de todas as rádios. Em relação ao rock brasileiro, por exemplo, a parada de hoje tem muito mais MPB!

Antes que perguntem, não, o Felipe Dylon não entrou na parada. Ficou no quase, mas, no fim, o meu bom senso prevaleceu :P

Os Tribalistas continuaram arrebentando e, pelo terceiro ano consecutivo, figuram na seleção, ainda com singles do primeiro (e único) disco. Escolhi "É Você" pra representá-los aqui. E, por falar em projetos paralelos, Adriana Calcanhotto embarca numa vibe "infantil" e produz o elogiadíssimo "Adriana Partimpim", alcunha que acaba adotando. A série ainda teria continuações e o maior hit foi a homenagem que prestou a Claudinho & Buchecha, "Fico Assim Sem Você". 

Ainda de MPB, a (aguardada) estreia de Nando Reis em nossa seção, já em 7º com a esotérica "Mantra". Ana Carolina em dose dupla ("Uma Louca Tempestade" e "Pra Rua Me Levar", em parceria com Maria Bethânia), Maria Rita (abertura de Senhora do Destino, versão icônica de "Encontros e Despedidas"), Cássia Eller requentada, Vanessa da Mata remixada, Rita Lee (que, apesar da letra sarcástica, aqui tá mais pra MPB do que rock), Simone (mandando um sambinha bacana) e até nosso Chico Buarque, numa versão especialíssima de "Roda Vida", ao lado de Fernanda Porto! 

Fernanda Abreu abre a parada com muita positividade. Coloquei essa música de propósito, pois precisamos dessa carga positiva nesses dias de ódio! E a estreante Marjorie Estiano, que abalou esse ano como a vilã Natasha de "Malhação", nos brinda com a fofinha música "Você Sempre Será", uma prévia do que vai ser a carreira da atriz e cantora de talento. 

Mesmo com muita MPB, teve muito rock brazuca, também! Charlie Brown Jr regressa com "Tamo Aí Na Atividade". As bandas covers deles não conseguiram entrar, dessa vez...Skank marca um golaço de placa com um dos maiores hits de sua carreira: "Vou Deixar", garantindo a vice liderança! Quem também se deu bem foi a estreia solo de Marcelo D2, ex Planet Hemp, que aparece na terceira posição com a bem sucedida "Qual É?" (que, na época, cantavam "Coé" :P ). O Rappa segue com seu rock sério e consciente; o Jota Quest (A M É M) não nos manda uma balada, e sim um hit muito bem encomendado por Nando Reis ;), e fechando a trupe roqueira, uma parceria inesquecível entre Ira! e Pitty :)


Falando na roqueira, é dela a primeira posição. A nossa "Alanis" (apelido que ganhou na época) ainda vivia o grande sucesso que foi seu disco de estreia, lançado no ano anterior, e, dentre tantos hits, a romântica "Equalize" foi o mais pedido e requisitado, levando, assim, o merecido primeiro lugar. 

Garanto que você cantou pro (a) seu (sua) love na época. Eu sim! :)


EQUALIZE
Pitty Leone

Às vezes se eu me distraio
Se eu não me vigio um instante
Me transporto pra perto de você
Já vi que não posso ficar tão solta
Me vem logo aquele cheiro
Que passa de você pra mim
Num fluxo perfeito

Enquanto você conversa e me beija
Ao mesmo tempo eu vejo
As suas cores no seu olho
Tão de perto

Me balanço devagar
Como quando você me embala
O ritmo rola fácil
Parece que foi ensaiado

E eu acho que eu gosto mesmo de você
Bem do jeito que você é
Eu vou equalizar você
Numa frequência que só a gente sabe
Eu te transformei nessa canção
Pra poder te gravar em mim

Adoro essa sua cara de sono
E o timbre da sua voz
Que fica me dizendo coisas tão malucas
E que quase me mata de rir
Quando tenta me convencer
Que eu só fiquei aqui
Porque nós dois somos iguais

Até parece que você já tinha
O meu manual de instruções
Porque você decifra os meus sonhos
Porque você sabe o que eu gosto
E porque quando você me abraça
O mundo gira devagar

E o tempo é só meu
E ninguém registra a cena
De repente vira um filme
Todo em câmera lenta
E eu acho que eu gosto mesmo de você
Bem do jeito que você é

Eu vou equalizar você
Numa frequência que só a gente sabe
Eu te transformei nessa canção
Pra poder te gravar em mim

Eu vou equalizar você
Numa frequência que só a gente sabe
Eu te transformei nessa canção
Pra poder te gravar em mim!


TH - Uma boa semana a todos!! :))



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...