domingo, 30 de agosto de 2015

TOPTULHO MUSICAL # 39! (ESPECIAL GAL COSTA)


Elis, nossa eterna pimentinha, já havia disparado:

"Nesse país, só duas cantam: eu e Gal!"

Nesse ano lendário que foi o cinquentenário da Rede Globo e da carreira de Maria Bethânia, outra cinquentona que fez história em nosso país (não menos importante, muito pelo contrário) é nossa frugal, fatal, genial, etcétera e tal Gal!

A Gal é meio que unanimidade nos fãs de música brasileira. Não é apenas discípula de João Gilberto ou voz cristalina: é experimentalismo, é a competência de conseguir sempre o maior destaque nas mais diversas fases de sua carreira - Tropicália, carnavalesca, brega, bossa, sofisticação e até eletrônica! Não foi intencional, mas seu cinquentenário foi muito bem comemorado com o magnífico "ESTRATOSFÉRICA", lançado no primeiro semestre, que já se tornou um dos melhores de sua carreira. Parar? Mas neeeem tão cedo!

O EnTHulho Musical perguntou quais as preferidas dos internautas de Gal, para que pudéssimos montar esse TopTulho. É nossa singela forma de parabenizar a moça pelos cinquenta anos de carreira! O curiosíssimo resultado, você passa a conferir....agora!!

1) BABY ("Gal Costa", de 1968)
2) FOLHETIM ("Água Viva", de 1978)
3) MEU NOME É GAL ("Gal Tropical", de 1979)
4) MEU BEM, MEU MAL ("Fantasia", de 1981)
5) DIVINO MARAVILHOSO ("Gal Costa", de 1968)
6) BRASIL (Exclusivo pra abertura da novela "Vale Tudo", de 1988)
7) MAMÃE CORAGEM ("Tropicália Ou Panis Et Circenses", de 1968)
8) VACA PROFANA ("Profana", de 1984)
9) MÃE ("Água Viva", de 1978)
10) NEGUINHO ("Recanto", de 2011)
11) FESTA NO INTERIOR ("Fantasia", de 1981)
12) SUA ESTUPIDEZ ("Fa-Tal", de 1971)
13) EPITÁFIO ("Gal Bossa Tropical", de 2002)
14) SORTE ("Bem Bom", de 1985)
15) CABELO ("Plural", de 1990)
16) ODARA ("Mina D'Água Do Meu Canto", de 1995)
17) UM DIA DE DOMINGO ("Bem Bom", de 1985)
18) NÃO IDENTIFICADO ("Gal Costa", de 1968)
19) TIGRESA ("Caras E Bocas", de 1977)
20) SEM MEDO, NEM ESPERANÇA ("Estratosférica", de 2015)


TAMBÉM FORAM VOTADAS:

HI LILI  
MANSIDÃO 
LÁGRIMAS NEGRAS 
ALGUÉM ME DISSE 
FUTUROS AMANTES
CAMINHOS DO MAR
AZUL
PÉROLA NEGRA 
PRESENTE COTIDIANO 
DOM DE ILUDIR
NADA MAIS 
VAPOR BARATO 
MIAMI MACULELÊ
CHUVA DE PRATA



Gostei bastante desse resultado, pois a carreira de Gal ficou bem diversificada e harmônica. Muito bom encontrar fãs de diversas etapas de sua trajetória! 

O primeiro lugar, faixa do primeiríssimo disco-solo de Gal e um dos hinos da Bossa Nova (gravado por inúmeros artistas, como os Mutantes, por exemplo, e regravado pela própria Gal em demais momentos), você confere....AGORA!

BABY
Caetano Veloso e Gal Costa


Você precisa saber da piscina
Da margarina
Da Carolina
Da gasolina
Você precisa saber de mim

Baby baby
Eu sei que é assim

Você precisa tomar um sorvete
Na lanchonete
Andar com a gente
Me ver de perto
Ouvir aquela canção do Roberto

Baby baby
Há quanto tempo

Você precisa aprender inglês
Precisa aprender o que eu sei
E o que eu não sei mais
E o que eu não sei mais

Não sei, comigo vai tudo azul
Contigo vai tudo em paz
Vivemos na melhor cidade
Da América do Sul
Da América do Sul

Você precisa
Você precisa
Não sei
Leia na minha camisa

Baby baby
I love you...




Acha que acabou o especial de Gal Costa? Claro que não! Se liga quem está também em primeiro lugar no...


E com a parada normal do TopTulho, a sobremesa desse especial vem também com...Gal Costa!!

A baiana permanece há quatro semanas consecutivas em primeiro lugar com o hit "Quando Você Olha Pra Ela", essa bela canção de seu disco novo (e forte candidato a disco do ano), "Estratosférica", de autoria da "bandista do mar" Mallu Magalhães. O disco, aliás, é cheio de composições femininas, um achado em sua vasta carrreira!

Na parada, nos despedimos de "Um Tanto", do Suricato, e damos boas vindas a "Reggae Town", parceria entre os coxinhas do Jota Quest com o Natiruts!

Assim ficou a 39ª edição:

1) GAL COSTA - Quando Você Olha Pra Ela (=) (12 Semanas) 
2) TIÊ - A Noite (=) (12 Semanas)
3) CAZUZA - Exagerado 3.0 (=) (6 Semanas)
4) EMICIDA - Boa Esperança (+1) (7 Semanas)
5) ZECA PAGODINHO - Ser Humano (-1) (8 Semanas)
6) SEU JORGE - Felicidade (+4) (4 Semanas)
7) LUIZA POSSI - Pra Te Lembrar (-1) (11 Semanas)
8) JOHNNY HOOKER - Volta (-1) (5 Semanas)
9) MARISA MONTE - O Que Você Quer Saber De Verdade? (+2) (3 Semanas)
10) CÁSSIA ELLER - Segredo (-1) (5 Semanas)
11) LENINE - Simples Assim (-3) (12 Semanas)
12) JOHNNY HOOKER & THIAGO PETHIT - Wicked Game (+1) (8 Semanas) 
13) ERASMO CARLOS - Grilos (+3) (3 Semanas)
14) MARCELO JENECI - O Melhor Da Vida (+4) (5 Semanas)
15) JOTA QUEST & NATIRUTS - Reggae Town (ESTREIA)
16) BANDA DO MAR - Dia Clarear (-5) (5 Semanas)
17) MARIA GADÚ - O Bloco (-3) (14 Semanas)
18) JORGE VERCILO & LUANA MALLET - Quem? (-1) (2 Semanas)
19) CHICO CHICO - As Folhas Da Praça Paris (=) (2 Semanas)
20) SEU JORGE - Motoboy (-5) (12 Semanas)

Saiu:  

SURICATO - Um Tanto (11 Semanas. Maior posição: 07)


Então vamos com essa delícia de música, encerrando com maestria esse TopTulho especial da Gal!!


Disco do ano?


QUANDO VOCÊ OLHA PRA ELA
Mallu Magalhães.
Interpretação: Gal Costa

Quando você olha pra ela
Seu rosto te entrega
Fala mais fino com ela
Já não se pode negar

Só não se esquece que eu também te amo
Só não se esquece
Não se endurece que eu também te amo
Não se endurece

Como se faz pra ter o teu carinho
Poder ganhar teu colo
E ter felicidade
Não quero mais viver assim sozinha
Eu vou fugir de casa
Você vai ter saudade

Quando você olha pra ela
Eu viro areia
Curva seu corpo pra ela
Pra mim montanha
Só não se esquece que eu também te amo
Só não se esquece
Não se endurece que eu também te amo
Não se endurece

Como se faz pra ter o teu carinho
Poder ganhar teu colo
E ter felicidade
Não quero mais viver assim sozinha
Eu vou fugir de casa
Você vai ter saudade

Quando você olha pra ela
Seu rosto te entrega
Fala mais fino com ela
Já não se pode negar

Só não se esquece que eu também te amo
Só não se esquece
Não se endurece que eu também te amo
Não se endurece

Como se faz pra ter o teu carinho
Poder ganhar teu colo
E ter felicidade

Não quero mais viver assim sozinha
Eu vou fugir de casa
Você vai ter saudade

Quando você olha pra ela
Eu viro areia
Curva seu corpo pra ela
Pra mim montanha

Só não se esquece que eu também te amo
Só não se esquece
Não se endurece que eu também te amo
Não se endurece

Como se faz pra ter o teu carinho
Poder ganhar teu colo
E ter felicidade

Não quero mais viver assim sozinha
Eu vou fugir de casa
Você vai ter saudade

Eu viro areia


TH - Bom domingo a todos, com muita GAL!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...