domingo, 26 de julho de 2015

TOPTULHO MUSICAL # 34! (Especial CAZUZA)




Como de praxe, o último TopTulho de cada vez é dedicado a um artista - e tem sido especial, pois é um ótimo momento de interatividade com os internautas, que podem votar nas músicas preferidas de algum ídolo da música brasileira. 

Neste Julho/2015, lá se v]ao 25 anos da morte do icônico Cazuza, símbolo número 1 de rebeldia e talento plural. Ele não se limitou apenas ao rock brasileiro: o ex vocalista do Barão Vermelho experimentou - com maestria, navegar por outros mares musicais, sempre com muita eficiência. 

Para homenageá-lo, o EnTHulho quis saber, dos fãs, quais os "hinos" do ídolo que eles preferem.  A votação se deu na página do EnTHulho no Facebook, na última quarta, dia 22. Antes disso, vamos viajar aqui pelo blogue mesmo, para encontrar um trechinho de um texto que fiz, há cinco anos, sobre o Sr. Agenor:

"Com a descoberta de sua condição de soropositivo, claro, o sentimento de fim permanente de festa, num primeiro momento, lhe pareceu inevitável. Mas Cazuza conseguiu, como pouco se viu no mundo musical, transformar aquilo que seria sua entrega definitiva/sentença de morte em poesia! O sofrimento foi moldado em mensagens diretas, e sua obra encerrou-se com o mesmo brilho dos olhos do garoto exagerado que o país inteiro passou a cultuar. Hoje, 20 anos depois, percebemos que, cada tempo que passa, sua obra consegue se manter importante e sempre reverenciada..."

Veremos, agora, quais as preferidas dos internautas, de acordo com a votação realizada:


1) EXAGERADO ("Exagerado", 1985)
2) FAZ PARTE DO MEU SHOW ("Ideologia", 1988)
3) O TEMPO NÃO PARA ("O Tempo Não Para", 1989)
4) CODINOME BEIJA-FLOR ("Exagerado", 1985)
5) BLUES DA PIEDADE ("Ideologia", 1988)
6) IDEOLOGIA ("Ideologia, 1988)
7) O MUNDO É UM MOINHO ("Preciso Dizer Que Te Amo", 2002)
8) PRO DIA NASCER FELIZ ("Barão Vermelho 2", 1983)
9) BRASIL ("Ideologia, 1988)
10) VIDA FÁCIL ("Ideologia", 1988)
11) EU QUERIA TER UMA BOMBA ("Maior Abandonado", 1984)
12) MAIOR ABANDONADO ("Maior Abandonado", 1984)
13) POR QUE A GENTE É ASSIM? ("Maior Abandonado", 1984)
14) VIDA LOUCA ("O Tempo Não Para", 1989)
15) QUASE UM SEGUNDO ("Burguesia", 1989)
16) O NOSSO AMOR A GENTE INVENTA (ESTÓRIA ROMÂNTICA) ("Só Se For A Dois", 1987)
17) BURGUESIA ("Burguesia", 1989)
18) QUANDO EU ESTIVER CANTANDO ("Burguesia, 1989)
19) SOLIDÃO, QUE NADA ("Só Se For A Dois", 1987)
20) BILHETINHO AZUL ("Barão Vermelho", 1982)


TAMBÉM FORAM VOTADAS...


MAIS FELIZ
ANDROIDE SEM PAR
MEDIEVAL 2
DOWN EM MIM
UM TREM DAS ESTRELAS
SÓ SE FOR A DOIS
BETE BALANÇO
PRECISO DIZER QUE TE AMO
OBRIGADO (POR TER SE MANDADO)
TODO AMOR QUE HOUVER NESSA VIDA
MULHER SEM RAZÃO


COMENTÁRIO: Gostei da relação. Algumas escolhas foram bem óbvias, mas também causou-me espanto hits como "Preciso Dizer Que Te Amo", "Todo Amor Que Houver Nessa Vida" e "Bete Balanço" ficarem de fora, bem como algumas não tão conhecidas entrarem... Em caso de empate, vale ressaltar que foi utilizado o critério cronológico para desempatar...

Falando em empate, foi justamente o que ocorreu na primeira posição: "Exagerado" e "Faz Parte Do Meu Show" ficaram com 9 votos cada, logo, como a primeira teve seus votos anteriores (cronologicamente falando) aos da segunda, vamos eleger "Exagerado" como a campeã, na opinião dos internautas. Muito propícia para qualificar o nosso homenageado de hoje!

Aliás, essa música ganhou uma roupagem nova comemorativa, intitulada "Exagerado 3.0", lançada no fim de Maio desse ano! Chegou a hora de conferi-la, então!


Não dá uma saudade? :´

EXAGERADO 3.0
Cazuza/Ezequiel/Leoni
Interpretação: Cazuza

Amor da minha vida
Daqui até a eternidade
Nossos destinos foram traçados
Na maternidade

Paixão cruel, desenfreada
Te trago mil rosas roubadas
Pra desculpar minhas mentiras
Minhas mancadas

Exagerado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado

Eu nunca mais vou respirar
Se você não me notar
Eu posso até morrer de fome
Se você não me amar

Por você eu largo tudo
Vou mendigar, roubar, matar
Até nas coisas mais banais

Pra mim é tudo ou nunca mais...







Espero que tenham gostado desse especial do Cazuza, porém, não vão ainda...teremos agora o...


Como a parada não pode se estagnar mesmo em dia de especiais, seguimos com a seleção contemporânea de hoje, que é montada com base nas principais mídias especializadas em MPB e rock nacional. 

Não contente em ser o protagonista do especial de hoje, Cazuza também é a única estreia desta edição: "Exagerado 3.0" está estourada nas rádios, e, exageradamente, aparece direto na 12ª posição. Para que entrasse, tivemos que nos despedir de Zizi Possi. 

Acabou o reinado de Ana Carolina, que despencou oito posições e aparece em 8º. Também seguiu seu caminho o Jorge Vercilo: desceu 7 lugares e aparece em 9º. Em contrapartida, é de Tiê o prêmio de maior subida, aparecendo em 4º lugar com "A Noite", depois de ter subido seis posições. E o Lenine é quem comanda a parada a partir de hoje, com a bela "Simples Assim". 

Vamos ver como ficou:

1) LENINE - Simples Assim (+3) (7 Semanas)
2) MARIA RITA - Abismo (+1) (13 Semanas)
3) GAL COSTA - Quando Você Olha Pra Ela (+2) (7 Semanas)
4) TIÊ - A Noite (La Notte) (+6) (7 Semanas)
5) SEU JORGE - Motoboy (+2) (7 Semanas)
6) MARIA GADÚ - O Bloco (+3) (9 Semanas)
7) LUIZA POSSI - Pra Te Lembrar (+1) (6 Semanas)
8) ANA CAROLINA - Coração Selvagem (-8) (14 Semanas)
9) JORGE VERCILO - Talismã Sem Par (-7) (13 Semanas)
10) SURICATO - Um Tanto (+1) (7 Semanas)
11) MARIA BETHÂNIA - Eu Te Desejo Amor (-5) (16 Semanas)
12) CAZUZA - Exagerado 3.0 (ESTREIA)
13) MORAES MOREIRA E DAVI MORAES - Centro Da Saudade (+1) (4 Semanas)

14) ZECA PAGODINHO - Ser Humano (-1) (3 Semanas) 
15) JOHNNY HOOKER & THIAGO PETHIT - Wicked Game (+1) (3 Semanas)
16) EMICIDA - Boa Esperança (+1) (2 Semanas)
17) ANA RATTO & ROBERTA SÁ - Nem Sequer Dormi (-5) (7 Semanas)
18) JOHNNY HOOKER - Alma Sebosa (=) (2 Semanas)
19) JULIANO HOLANDA - Ouriço (-4) (5 Semanas)
20) JAY VAQUER - Loucas Horas (-1) (8 Semanas)

Saiu:

ZIZI POSSI - Sem Você (13 Semanas. Maior posição: 03)

Ela já está há 13 semanas conosco, e já é o terceiro single que emplaca esse ano. Maria Rita, decididamente, vem sendo uma das artistas que mais representam a MPB contemporânea, numa fase completamente samba.

Tá aí uma artista que demorei a gostar, mas que, hoje, me convenceu do seu talento e me fez virar até fã!

E é com essa delícia que terminamos a edição de hoje!


Ela me convenceu que é artista! ;)

ABISMO
Thiago Silva/Lele/Davi
Intérprete: Maria Rita

A sua voz é o silêncio
O seu olhar um abismo
Com medo de me encarar

De onde vem esse jeito
Se eu não fiz nada contigo
Não sei por que me julgar

Posso dizer com certeza
Se esquivar
É a contramão

O mundo não vai parar
Olhe dentro de si
Lave as mágoas do seu coração

Na dor, não cabe a gente culpar ninguém
Sem ter motivos, do nada
Fazendo disso piada

Se for pra gente se entender, vai ver
Que a vida passa e acaba
E ficam marcas pisadas

Do mal que ainda me faz
Sem perceber...


TH - Que venha um Agosto sem desgosto! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...